Alertas - POI Loader - utilizando base TrackSource

Forum para POIs de Alerta para garmin
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

Thundercel escreveu:Continuo não entendendo... Desejaria você que no seu GPS o alerta fosse ativado sempre proximo a uma farmacia, sem som?
Nao, nao... é porque eu nao sabia que ja haviam POIs (sem alerta) no mapa. Pensei que eu teria que baixar todos para poder coloca-los como destino ou 'achar a farmacia mais proxima', por exemplo. Agradeco o esclarecimento novamente.




Partindo agora para a parte de Vozes e Textos em portugues! =)

[]'s
Avatar do usuário
elmernet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Mai 2010, 00:00

Mensagem por elmernet »

Olá! Novato no Forun e com GPS! 10 dias com o brinquedinho e pronto para as perguntas! rsrs...vamos lá..

1) O aparelho veio com Mapas do EUA, e um cartão City Navigator 2010_30 e POI ( ao que entendi o vendedor do ML que forneceu, não deve ter vindo original acredito...).
2) Quando Liguei o aparelho pela primeira vez, além daquela demora inicial, ele me fez uma pergunta – Deseja carregar os POIs para que fiquem disponíveis em caso de retirada do cartão? - eu disse SIM!

Então, ao que parece ele APENAS COPIOU o gpi.poi para a memória do GPS na pasta do Garmin. É isso? Ou seja, se eu um dia quiser retirar esses POIs que não sei de onde vieram, basta apagar esse arquivo...certo?


3) Depois disso tudo conheci o site Tracksource.
4) Pela dica do cursosdegps.com.br indicado no Tracksource, coloquei o arquivo gmapsupp.img na memória do GPS ( não no cartão). Fiz assim porque quando usando o MapSource ele não me perguntou se eu queria colocar o Mapa no cartão ou na memória do GPS....
Por qual razão não recebi essa pergunta? Eu poderia ter matado o City Navigator 2010.30 sem querer que estava no cartão.......

5) Usei pouco o GPS ainda mas acho que gostei mais do mapa TrackSource do que o City Navigator...


Agora os POIs
6) Como não sei de onde o fornecedor do GPS tirou os POIs, quero colocar os do TrackSorce ao meu gosto e atualizá-los sempre que quiser......
li um artigo em um site indicado pelo Tracksource que dizia para baixar o poi.gpi e colocar na pasta Garmin ( assim como está no cartão o que veio com o aparelho) - e assim eu fiz ( sem o POILoader), dando a ele outro nome poi2.gpi

Então agora as dúvidas.
9) Ao que entendi, os POIs que estava no cartão quando recebi o equipamento, foram para a memória do GPS quando eu disse sim a essa pergunta...Se eu coloco outro arquivo .gpi no cartão (esse que baixei do tracksource), o GPS faz a mesma pergunta, e por enquanto eu estou respondendo NÃO ( não quero que isso vá para a memória do GPS). Será que nesse estado (dizendo não) estou usando o POIs do tracksource (poi2.gpi), esse que coloquei na pasta Garmin/POI do cartão ? Ou seja, será que respondendo NÃO, o arquivo fica no uso mesmo assim? E se tiverem alguns radares em comum ( poi.gpi e poi2.gpi) vou receber 2 alertas?????

10) Há como RETIRAR os POIs anteriores? Basta deletar da pasta Garmin/POI no cartão e na memória do GPS? Retirar com o POILOADER pode retirar POIs dos EUA que vieram (creio eu) default no aparelho.....

11) Aquela voz “semáforo radar a frente” .... "Atenção - radar fixo à frente - é do POi? Ou é do mapa? Ou do próprio GPS? Li alguns artigos e ao que entendi os POis do Tracksource fazem Bip.....Será que a voz já está no GPS, ou se eu retirar o POI e baixar outros, vou ficar só com Bip....? rsrs

12) Pelo que entendi posso ter vários arquivos .gpi no cartão, ou seja, na hora de usar eles se ajeitam....rsrs é isso? Por exemplo, se vou fazer uma viagem posso colocar restaurantes/fonte de água, etc...e quando retornar posso simplesmente retirar os arquivos para não ficar ouvindo BIP a cada restaurante...é isso?

13) Em tudo o que li, no Tracksource o arquivo de POI é .gpx. Mas no meu GPS parece que o POI é .gpi. O POILOADER faz essa conversão de gpx para gpi? Que diferença tem carregar o arquivo POI com o POI Loader (creio que arquivo .gpx) ou colocando o arquivo ( um gpi feito por alguém não sei como e que deixou para download) direto no cartão?

14) Em modo de SIMULACAO no GPS, vez ou outra escuto um BIP que parece sempre estar perto de um radar. Mas no uso nunca escutei esse Bip...qual a razão? Eu coloquei um pacote do Tracksource já em .gpi na pasta POI do cartão.....não usei o POILoader....

15) Fiz o registro do meu Garmin no site da garmin, e fiz a atualização via navegador ( WebUpdate). Depois li aqui dicas do Thundercel sobre o programa Webupdater. Baixei e instalei. Mas o WebUpdater continua a indicar atualização disponivel no firmware, na voz da Raquel entre outras...afinal, os 2 métodos não deveriam dar o mesmo resultado????
Aliás, convém fazer atualização de Firmware?

16) Aquela bandeirinha que aparece quando vem o alerta de radar (Atenção, radar fixo a frente)...junto aparece um balão azul ou vermelho ( dependendo da minha velocidade rsrs) ...esse balão está no POI? No MAPA? no GPS?

17) E quando tento usar o POILOADER recebo a mensagem de que o arquivo sox nao esta em c:/Garmin. Mas esse arquivo é descompactado nos pacotes que baixo de POI do Tracksource. Basta copiar para lá? Mas cada pacote tem um sox ...são todos iguais?

18) E o GPS, Garmin 255, aceita Som mp3, wav ou sem som para os POIs?


Por enquanto, é só...rsrs...Peço ajuda porque realmente eu preciso....
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

prezado elmernet,
antes de mais nada recomendo a leitura do que escrevemos em Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Vamos as suas perguntas:
1) O aparelho veio com Mapas do EUA, e um cartão City Navigator 2010_30 e POI ( ao que entendi o vendedor do ML que forneceu, não deve ter vindo original acredito...).
2) Quando Liguei o aparelho pela primeira vez, além daquela demora inicial, ele me fez uma pergunta – Deseja carregar os POIs para que fiquem disponíveis em caso de retirada do cartão? - eu disse SIM!

Então, ao que parece ele APENAS COPIOU o gpi.poi para a memória do GPS na pasta do Garmin. É isso? Ou seja, se eu um dia quiser retirar esses POIs que não sei de onde vieram, basta apagar esse arquivo...certo?
1 - Normalmente os aparelhos comercializados no mercado livre tem carregado do Brasil mapas (CNBR e/ou AutoGuia) "piratas". Se não fosse assim o custo do aparelho ficaria bem maior.
2 - os arquivos GPI de POIs de alerta são reconhecidos pelo sistema se instalados em pasta /poi/ na memória interna ou no cartão, dentro da pasta /garmin/.
se instalados no cartão, o sistema, após reconhece-lo, pergunta se além do cartão deseja o usuário carrega-lo na memória interna.
Se respondido sim o sistema automaticamente copia o arquivo gpi para a pasta /poi/ da memoria interna. Se respondido "não" o sistema faz funcionar aqueles pois e retornará a pergunta ao ser religado o aparelho.
3) Depois disso tudo conheci o site Tracksource.
4) Pela dica do cursosdegps.com.br indicado no Tracksource, coloquei o arquivo gmapsupp.img na memória do GPS ( não no cartão). Fiz assim porque quando usando o MapSource ele não me perguntou se eu queria colocar o Mapa no cartão ou na memória do GPS....
Por qual razão não recebi essa pergunta? Eu poderia ter matado o City Navigator 2010.30 sem querer que estava no cartão.......
o Mapsource, por default do programa, carrega mapa em arquivo nomeado gmapsupp.img e no local indicado pelo usuário (cartão ou memória interna).
por decisão da garmin que o desenvolveu o MapSource não avisa da substituição de arquivo se já existir outro de mesmo nome no local apontado para carregamento do novo mapa.
por essa razão é importante que o usuário tenha backup dos arquivos de seu aparelho e conheça em que arquivo tem o mapa carregado no GPS ou cartão e qual mapa corresponde aquele arquivo.
5) Usei pouco o GPS ainda mas acho que gostei mais do mapa TrackSource do que o City Navigator...
Faltou citar o AutoGuia que é mais um. Veio se somar aos dois citados mapas para o Brasil.
Compreenda que os 3 mapas tem erros e em quantidade maior ou menor, comparando um com outro, em determinada região.
6) Como não sei de onde o fornecedor do GPS tirou os POIs, quero colocar os do TrackSorce ao meu gosto e atualizá-los sempre que quiser......
li um artigo em um site indicado pelo Tracksource que dizia para baixar o poi.gpi e colocar na pasta Garmin ( assim como está no cartão o que veio com o aparelho) - e assim eu fiz ( sem o POILoader), dando a ele outro nome poi2.gpi
mais uma vez cita você arquivo gpi na pasta garmin. Atenção que é na pasta /poi/ quer por sua vez fica na pasta garmin. Se inserir o poi.gpi na pasta garmin o sistema nao o reconhece.
o sistema reconhece tantos quanto forem os arquivos de formato gpi carregados na pasta /poi/
se deu o nome de poi2.gpi esse arquivo será reconhecido pelo sistama.
9) Ao que entendi, os POIs que estava no cartão quando recebi o equipamento, foram para a memória do GPS quando eu disse sim a essa pergunta...Se eu coloco outro arquivo .gpi no cartão (esse que baixei do tracksource), o GPS faz a mesma pergunta, e por enquanto eu estou respondendo NÃO ( não quero que isso vá para a memória do GPS). Será que nesse estado (dizendo não) estou usando o POIs do tracksource (poi2.gpi), esse que coloquei na pasta Garmin/POI do cartão ? Ou seja, será que respondendo NÃO, o arquivo fica no uso mesmo assim? E se tiverem alguns radares em comum ( poi.gpi e poi2.gpi) vou receber 2 alertas?????
mesmo respondendo NÂO a pergunta do sistema quando esse encontra pois gpi no cartão, esse fará funcionar aqueles pois
se os pois forem de alerta e não sabe você de que se tratam atenção que terá duplicidade de alertas.
navegando pelo GPS em "Para Onde/ Extras" saberá você o que se encontra nos alertas gpi.
10) Há como RETIRAR os POIs anteriores? Basta deletar da pasta Garmin/POI no cartão e na memória do GPS? Retirar com o POILOADER pode retirar POIs dos EUA que vieram (creio eu) default no aparelho.....
basta deletar o arquivo gpi para se retirar os alertas.
o POI Loader retira tudo que for arquivo gpi da pasta poi e de uma vez só.
tendo backup da estrutura de arquivos do seu gps não entendo porque quer preservar nele os POis dos USA que vieram no aparelho.
11) Aquela voz “semáforo radar a frente” .... "Atenção - radar fixo à frente - é do POi? Ou é do mapa? Ou do próprio GPS? Li alguns artigos e ao que entendi os POis do Tracksource fazem Bip.....Será que a voz já está no GPS, ou se eu retirar o POI e baixar outros, vou ficar só com Bip....? rsrs
a voz de instrução de manobra, como vire a , siga em frente, etc, está no gps em arquivo VPM, dentro da pasta voice.
a voz de alerta de radar, semaforo, etc, está compilada junto com os pontos de alerta e imagens no arquivo gpi de alerta.
se o arquivo gpi não tiver compilado nele voz o sistema fara soar o bip no lugar dela.
12) Pelo que entendi posso ter vários arquivos .gpi no cartão, ou seja, na hora de usar eles se ajeitam....rsrs é isso? Por exemplo, se vou fazer uma viagem posso colocar restaurantes/fonte de água, etc...e quando retornar posso simplesmente retirar os arquivos para não ficar ouvindo BIP a cada restaurante...é isso?
é isso, mas normalmente se usa aalerta somente para pontos que requeram isso como radares, lombadas, perigo, etc...
se usar alerta para restaurante, mesmo que em viagem, acarretará alerta sempre que passar por um e isso irritará a quem configurou assim.
13) Em tudo o que li, no Tracksource o arquivo de POI é .gpx. Mas no meu GPS parece que o POI é .gpi. O POILOADER faz essa conversão de gpx para gpi? Que diferença tem carregar o arquivo POI com o POI Loader (creio que arquivo .gpx) ou colocando o arquivo ( um gpi feito por alguém não sei como e que deixou para download) direto no cartão?
o POI Loader faz o conversão para gpi de arquivos matriz GPX ou CSV.
a vantagem de se carregar um arquivo GPI já compilado com vozes e imagens é não se necessitar preparar o arquivo matriz e utilizar o POI Loader.
14) Em modo de SIMULACAO no GPS, vez ou outra escuto um BIP que parece sempre estar perto de um radar. Mas no uso nunca escutei esse Bip...qual a razão? Eu coloquei um pacote do Tracksource já em .gpi na pasta POI do cartão.....não usei o POILoader....
desconheço esse pacote gpi do tracksource. Do tracksource conheço a faciliadde de se fazer o download dos arquivos matriz para uso do poi loader e a consequente criação do poi.gpi. O TrackSource só disponibiliza arquivos de voz (wav ou mp3) com bip e se forem utilizados com o POI Loader so terá bip no alerta.

normalmente em simulação não identificamos o som do alerta porque a velocidade de navegação durante a simulação acompanha a maxima da via estabelecida no mapa. Por características do sistema e do gpi, se hove configuração de alerta de velocidade, o sistema só ativará o bip se a velocidade estiver de 20% abaixo da monitorada pelo radar para maior.
Exemplo:
se o radar for 80 so tera você alerta se estiver a velocidade superior a 64 km/h.
15) Fiz o registro do meu Garmin no site da garmin, e fiz a atualização via navegador ( WebUpdate). Depois li aqui dicas do Thundercel sobre o programa Webupdater. Baixei e instalei. Mas o WebUpdater continua a indicar atualização disponivel no firmware, na voz da Raquel entre outras...afinal, os 2 métodos não deveriam dar o mesmo resultado????
Aliás, convém fazer atualização de Firmware?
o metodo recomendado pela garmin para atualização do aparelho é por meio do seu programa Webupdater.

Muitos usuários de PC nunca atualizaram seus sistemas operacionais, como windows, Linux, Mac, etc. Seus PC continuam funcionando porém sem atualizações corrigindo BUg, aperfeiçoando o proprio sistema, etc.

A garmin, não de forma diferente, disponibiliza essas atualizações de sistema e de arquivos.

O fazer, ou não, atualização fica a critério do usuário.
16) Aquela bandeirinha que aparece quando vem o alerta de radar (Atenção, radar fixo a frente)...junto aparece um balão azul ou vermelho ( dependendo da minha velocidade rsrs) ...esse balão está no POI? No MAPA? no GPS?
no sistema do GPS.
quando começar a dominar você a configuração de arquivo GPX ou CSV para uso do Poi Loader terá conhecimento que o uso da sigla @ no nome do ponto ativa o sistema para o surgimento desse citado "balão" de aviso.
Exemplo:
se no nome do ponto no arquivo GPX ou CSV colocarmos Radar 80@80
o que se segue ao @ á a velecidade de monitoramento do sistema e não do radar.
nesse exemplo o balão surgirá em vermelho se estiver acima de 80 km/h e em cinza se estiver abaixo.
17) E quando tento usar o POILOADER recebo a mensagem de que o arquivo sox nao esta em c:/Garmin. Mas esse arquivo é descompactado nos pacotes que baixo de POI do Tracksource. Basta copiar para lá? Mas cada pacote tem um sox ...são todos iguais?
o poi loader só compila os sons em wav no arquivo gpi se existir o sox.exe na pasta que hospeda o executavel dele - poi loader (normalmente pasta garmin do PC e não do GPS).
18 - E o GPS, Garmin 255, aceita Som mp3, wav ou sem som para os POIs?
wav ou sem som
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
elmernet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Mai 2010, 00:00

Mensagem por elmernet »

Caríssimo Thundercel,

Muito Obrigado pela paciência de ter respondido a tantas perguntas básicas, mesmo já tendo feito isso através dos inúmeros artigos que descobri nesse forum através do link que me recomendou ler - Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes - modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1239 ( Eu realmente não tinha lido esses artigos, pois fiz pesquisa no Google e achei essa página do forum , vim direto à ela).

Ainda restam muitas dúvidas mas já me sinto preparado para entender certos termos e textos do Forum e me aventurar em testes com meu GPS, antes de postá-las por aqui...

Referente a origem do POI que está em meu cartão, segui a dica que me deu de ir em Para Onde? / Pontos de Interesse , fui em Para Onde / Extras / Cameras / e escolhi uma das cameras . e para minha surpresa havia um ícone de MAIS, que clicando abriu um comentário do autor do POI. Um texto com o nome de Schmidt e um link para [Link externo oculto para visitantes] .

Como no texto dessa página indicada há muitos elogios a esse forum, não achei ruim citá-lo por aqui (Ruim foi o vendedor do ML ter conseguido - certamente - esse pacote de POI de graça e não ter informado a fonte quando perguntei - isso sim acho coisa errada...mas...)
.
Lá ele informa que esse pacote de POI é compilado com os dados TrackSource e Maparadar.com , inclusive cita o Pacote Thundercel disponível nesse Forun ( que boa notícia saber que temos esse pacote - certamente vou instalar!!).

Inclusive, sobre a voz que eu havia perguntado - "Atenção - semáforo radar a frente" , nesse site indicado, ele menciona que esse áudio foi conseguido nos arquivos de voz da Raquel disponível nesse Forum!! Boa surpresa essa! :D

Outro detalhe, é que mencionei erroneamente que baixei um pacote poi.gpi do Tracksource. Na verdade entrei pelo site [Link externo oculto para visitantes] , cliquei no link de downloads para PC, fui redirecionado ao site www.cursosdegps.com.br e nesse site sim - havia o pacote. Como é um site que tem os fontes do Tracksource acabei por fazer confusão....

Muito Obrigado por tudo!

Parabéns pelos artigos, são ótimos!

Boa semana.
Editado pela última vez por elmernet em 17 Mai 2010, 09:49, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 87
Registrado em: 07 Dez 2008, 23:00

Mensagem por Schmidt »

elmernet,

Seja bem vindo ao GPSInfo! Aqui tem muita informação sobre GPS e sempre aparecem novidades, todo dia aprendemos um pouco mais.

[]'s
Avatar do usuário
elmernet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Mai 2010, 00:00

Mensagem por elmernet »

Caro Schmidt,
Grato pelas boa vindas...mundo pequeno esse, eu citando seu site e você moderando por aqui .. :)

Eu que não sabia de onde tinha vindo meu pacotinho .gpi, li os detalhes da sua página e fiquei satisfeitíssimo!

Abs!
Avatar do usuário
ninolindo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Mar 2010, 00:00

Mensagem por ninolindo »

THUNDER MEU CAMARADA,

VC PODERIA TIRAR UMA DÚVIDA ?
O GPS GARMIN NUVI 205W NO CASO O MEU, NÃO AVISA QUANDO TEM RADAR ?

DESDE JÁ AGRADEÇO
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

ninolindo,

o nuvi 205W não contempla a função TTS, ou seja, não produz informações em voz de nomes de ruas como os demais.

Não reconhecendo TTS ele não reconhecerá a voz da Raquel que está nos avisos de alertas. No lugar dela soará um BIP.
Mão tem a voz, mas tem a apresentação do icone do alerta na tela e da caixa de texto que, de certa forma, também é um alerta.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
ninolindo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Mar 2010, 00:00

Mensagem por ninolindo »

thunder

Como eu faço para ver esse BIP sinal de alerta ?

Vc poderia entrar no msn agora ?

muito obrigado,
Avatar do usuário
elmernet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Mai 2010, 00:00

Mensagem por elmernet »

Thunder e Ninolindo,

Comprei meu GPS ( Nuvi 255) estimulado por um amigo taxista que adquiriu um Nuvi 205.

E, após instalar os POis de alerta de radar (no meu 255), instalei no do meu amigo - Nuvi 205 - e sim, funciona normalmente, avisando com comando de voz igualmente faz com o meu 255.

Ou seja, o 205 opera bem com POi de Alerta com voz.

O Nuvi 205 não diz - Em 300 metros, Vire a direita na rua tal......E é a única diferença que notei para o meu nuvi 255. Os alertas, tanto no Pacote Thunder, quanto no Pacote Schmidt - o 205 vai muito bem.
Avatar do usuário
ninolindo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Mar 2010, 00:00

Mensagem por ninolindo »

Elmernet meu amigo,

Você poderia me explicar como eu faço isso, instalar POI com alerta de radar, onde eu pego etc..

Sou muito leigo nesses assuntos.

Desde já agradeço.
Avatar do usuário
elmernet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Mai 2010, 00:00

Mensagem por elmernet »

Nino,

Dá uma lida aqui:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1717

O Thunder explica direitinho.

Ou Aqui
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1413

O Schmidit também explica.

Em resumo, faz o seguinte:

1) você escolhe qual pacote quer usar, o do Schmidt ou o do Thunder.
2) Baixa os arquivos, estão em extensão .gpi
3) Espeta o GPS no PC, via cabo USB.
4) No cartão ou na memória do GPS ( à sua escolha), vá na pasta Garmin.
Dentro dela há a pasta POI. Copie o(s) seu(s) arquivo(s) escolhido(s).

E pronto. Está feito. Simples, pois os amigos Thunder e Schmidt facilitaram a nossa vida e nos deram tudo pronto.
Avatar do usuário
ninolindo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Mar 2010, 00:00

Mensagem por ninolindo »

elmernet,

Eu li como vc me falou, porém só tenho uma dúvida : pelo que entendi a unica diferença entre os grupos está no alerta de som certo.

Como eu sei qual grupo tem a voz da Raquel e o alerta de tom de campainha antes da voz.

Desde já agradeço.
Avatar do usuário
elmernet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Mai 2010, 00:00

Mensagem por elmernet »

Nino,

qualquer pacote que escolher, o do Thunder ou o do Schmidt - ambos - tem a voz da Raquel.

Se estiver falando do Pacote Thundercel, o Pacote Bip + Voz Wav tem Bip e Voz da Raquel ( pelo que entendi).
Avatar do usuário
ninolindo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Mar 2010, 00:00

Mensagem por ninolindo »

elmernet,

Isso mesmo eu me referia ao do Thunder.

Já consegui instalar agora só vou testar amanhã.

Muito obrigado pela ajuda.
Responder