ALERTA DE VOZ

Forum para POIs de Alerta para garmin
jackson Hertenstein
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Set 2011, 16:30

ALERTA DE VOZ

Mensagem por jackson Hertenstein »

Olá , instalei os 6 arquivos de alerta de voz bip+wav mas só escuto o bip não ouço a mensagem.
Quando seleciono o poi como um ponto "para onde" ele da a mensagem certinho.
Meu aparelho é um Garmin KNA-G431 com voz da Voice, Brazilian Portuguese-Raquel (TTS) software version 1.40
Será que há algo de errado?
Obrigado pela Atenção
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Thundercel »

Não tenho experiencia com esse modelo Garmin KNA-G431, mas sei que ele funciona como um modulo de Dvd Player Kenwood.

Não tem sentido ele alertar normalmente em se dirigindo para o ponto e não alertar quando roteado, só se existir nele limitação para alerta em voz quando roteado, aos moldes do Garmin Mobile XT.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
feliperodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2012, 10:04

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por feliperodrigues »

jackson Hertenstein escreveu:Olá , instalei os 6 arquivos de alerta de voz bip+wav mas só escuto o bip não ouço a mensagem.
Quando seleciono o poi como um ponto "para onde" ele da a mensagem certinho.
Meu aparelho é um Garmin KNA-G431 com voz da Voice, Brazilian Portuguese-Raquel (TTS) software version 1.40
Será que há algo de errado?
Obrigado pela Atenção
tenho um garmin nuvi 205 instalei os 6 arquivos de poi mas ele avisa muito em cima sobre os radares e outras vezes no mesmo radar não avisa como isso pode ser acertado ?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Thundercel »

feliperodrigues,
para que possamos analisar o ponto é necessário que seja voce pontual informando qual ponto de alerta isso ocorre.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
feliperodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2012, 10:04

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por feliperodrigues »

Thundercel escreveu:feliperodrigues,
para que possamos analisar o ponto é necessário que seja voce pontual informando qual ponto de alerta isso ocorre.

eu instalei os 6 arquivos wav e ja tentei tambem o bip+ wav e todos os tipos de radares apenas um radar fixo aqui na minha região é avisado com voz e mesmo assim muito raramente mas o aviso em forma de bip avisa sempre apenas o de voz não funciona no garmin nuvi 205
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Quinca »

Felipe,

O que o Thunder quis dizer seu último post, é que você deve informar exatamente qual(is) o(s) Ponto(s) - através das coordenadas de latitude e longidude de cada um, para que ele possa revisar o posicionamento, dentre os milhares existentes.

Abs.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Thundercel »

feliperodrigues escreveu:eu instalei os 6 arquivos wav e ja tentei tambem o bip+ wav e todos os tipos de radares apenas um radar fixo aqui na minha região é avisado com voz e mesmo assim muito raramente mas o aviso em forma de bip avisa sempre apenas o de voz não funciona no garmin nuvi 205
Felipe,
a matriz para compilação em wav e wav+bip é a mesma, só diferencia nos arquivos de voz em WAV.
Se não alerta com wav não alertará com wav+bip.

A primira situação de não aviso ocorre quando o mapa utilizado contem erros de alinhamento na área onde se trafega. Procuramos posicionar os pontos em sua real posição, bem georeferenciados, na esperança que o mapa errado seja corrigido em tempo. Não aplicamos erro no ponto para determinado mapa porque assim o fazendo estaremos penalisando o mapa certo. Como voce deve saber para garmin existem 3 mapas do brasil disponiveis: CNBR, AutoGuia e TRC. Qual mapa está utilizando voce em seu GPS?

Por favor, como citou o Quinca, informe as coordenadas aproximadas de um radar que não está alertando em seu GPS.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
fmesilva
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2010, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por fmesilva »

Senhores, muito boa noite.

Acabo de receber um novo GPS Garmin Nuvi255 para presentear meu pai. Eu já tenho um dispositivo igual a este, cuja base de radares sempre atualizo utilizando os arquivos gpi disponibilizados pelo Thunder neste site.

Entretanto, notei que há uma diferença entre este GPS e o meu, que é com relação à mensagem de voz durante o alerta. O meu apenas informa "radar 80" ou coisa parecida, enquanto este informa: ATENÇÃO, radar 80 e assim por diante. Ou seja, a palavra ATENÇÃO é basicamente a diferença entre a voz que me alerta no meu Nuv255 e no Nuv255 novo que vou dar para meu pai.

Assim sendo, questiono-lhe duas coisas simples, que para mim nunca foram necessárias, mas com certaza serão para meu pai:

1) se eu pegar a base de radares, lombadas, etc. do gpsinfo, é possível manter os ALERTAS DE VOZES que existem no GPS em pauta? Pois os alertas são interessantes pois eles falam: ATENÇÃO, radar 80km , e os alertas normalmente não vêm com a palavra ATENÇÃO e tenho certeza que meu pai vai gostar de isso for mantido.

2) é possível customizar, alterar a distância de proximidade do radar, para que o GPS alerte por exemplo há 1km do radar ou há 30segundos do radar ou coisa parecida? Nunca precisei fazer isso, mas tenho certeza que meu pai vai me questionar quanto a isso.

Agradeço antecipadamente.

Atenciosamente,

FERDINANDO Mesquita e Silva
Ferdinando Mesquita e Silva
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Thundercel »

1) se eu pegar a base de radares, lombadas, etc. do gpsinfo, é possível manter os ALERTAS DE VOZES que existem no GPS em pauta? Pois os alertas são interessantes pois eles falam: ATENÇÃO, radar 80km , e os alertas normalmente não vêm com a palavra ATENÇÃO e tenho certeza que meu pai vai gostar de isso for mantido.
Não é possivel porque as vozes dos alertas estão compiladas no arquivo GPI.
Utilizavamos antigamente a voz de ATENÇÂO no inicio da fala porem com a experiencia adquirida identificamos que quanto menor for a fala do alerta melhor funcionara o processamento do gps e por isso encurtamos as vozes retirando, dentre outros, a fala ATENÇÃO.
2) é possível customizar, alterar a distância de proximidade do radar, para que o GPS alerte por exemplo há 1km do radar ou há 30segundos do radar ou coisa parecida? Nunca precisei fazer isso, mas tenho certeza que meu pai vai me questionar quanto a isso.
Somente compilado seu proprio arquivo de alerta podera voce modificar as proximidades de alertas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
fmesilva
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2010, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por fmesilva »

Thunder,
Como sempre sua eficiência é algo que, além de manter este site como o mais confiável de todos, nos deixa cada dia mais felizes por fazermos parte desta 'comunidade'.

Agradeço sua gentil resposta.

Eu verifiquei realmente que os arquivos .POI que estavamo no GPS eram de julho do ano passado, fiz agora a pouco a atualização para a base de alertas novos (de 27/05) e vou tentar instruir meu pai da melhor forma possível quanto ao uso do GPS.

Muitíssimo grato novamente e excelente trabalho!

Ferdinando.
Ferdinando Mesquita e Silva
Avatar do usuário
look
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por look »

Thundercel escreveu:Não tenho experiencia com esse modelo Garmin KNA-G431, mas sei que ele funciona como um modulo de Dvd Player Kenwood.

Não tem sentido ele alertar normalmente em se dirigindo para o ponto e não alertar quando roteado, só se existir nele limitação para alerta em voz quando roteado, aos moldes do Garmin Mobile XT.
Thundercel, tudo bem.
Estava justamente visitando o site para pesquisar a respeito disso. Tenho um Kenwood DNX 6980 instalado no meu carro recentemente, com firmware atualizado e tudo mais mencionado acima.

Funciona perfeitamente e sempre avisa com o BIP e com a mensagem os POIs. Não consigo entender por que a voz neste caso não funciona, é tão útil e impede de ficar olhando a tela. Também muda para vermelho se estou acima do limite de velocidade.

Será que temos que instalar o voz da Raquel? Li em alguns sites americanos sobre esse modelo, que uma vez instalado os POIs, a voz funcionava sem problemas, ou seja, não localizei ninguem lá fora que estivesse passando por isso, só eu e o meu colega que abriu esse tópico. Uso os mapas do TRC e tirando isso, navego perfeitamente bem.

Tentei com a própria Kenwood solucionar esse problema mas parece que não estavam interessados.
O que atrapalha muito neste caso, é que o GPS não é um modulo que pode ser retirado, fica dentro do aparelho.

Se tiver alguma dica ou ideia para esse problema, ficaria bastante agradecido.

SDS
Luís
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Thundercel »

look,
não tenho certeza, mas até onde sei o Kenwood roda em plataforma win ce.

para plataforma win ce a garmin, que tem seu produto top rodando em linux, desenvolveu o navegador para rodar em win ce. Esse navegador é o garmin mobile XT que até onde sei tem inumeras limitações ainda, dentre elas o reconhecimento de voz em TTS.

Os navegadores que reconhecem voz em TSS permitem a fala dos nomes de ruas. A voz da raquel citada por voce é para TTS.

As vozes dos alertas sós funcionam nos que tem característica TTS.

Do exposto, aqueles que se valem do garmin mobile XT não terão as vozes dos arquivos de alerta.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
look
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por look »

Muito obrigado Thundercel!
É uma pena existir essa incompatibilidade ........... os alertas são o recurso que mais uso no GPS, mesmo em locais conhecidos.
Será que no futuro eles poderão corrigir isso? Não parece ser uma coisa muito dificil de se fazer, mas isso é a opinião de um leigo.

Mais uma vez obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por Thundercel »

look,
é bem provavel eles corrigirem isso até porque estão em desvantagem com seus concorrentes em não disponibilizando essa facilidade.

Até lá, se não morre de amores pelo garmin, recomendo carregar o navegador iGO nele que tem essa facilidade das vozes dos radares.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
look
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:00

Re: ALERTA DE VOZ

Mensagem por look »

Uso os mapas do projeto tracksource....... que não rodam no IGO.
Eu gosto da Garmin e além desse multimidea do carro, tenho um 765T que me atende super bem aqui e no exterior. Fico temeroso em fazer essa mudança.
Mas sua ideia é super boa, não sabia que podia mudar o software do GPS. Mas apesar de não achar o ideal só ter o BIP como alerta, vou esperar e torcer pelas mudanças no mobile XT.
A propósito Thundercel, são excelentes seus pacotes de alertas. Muito bom mesmo. Uso todos!
Responder