Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Aplicavel aos 3 tipos de navegador iGO
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por magnumsoft »

Este é um aplicativo para rodar no GPS cujo objetivo é encontrar os parâmetros de Port & Baud Rate do receptor do aparelho GPS o qual sempre adicionamos no sys.txt
Por ser um arquivo.exe o interessante é fazê-lo rodar em seu GPS, ou seja, colocar no executável de seu iGO ou Menu, ou qual que seja o executável que está em primeiro plano.
Basta indicar o caminho do executável, após feito isso, reinicie seu GPS, clique no navegador e aguarde alguns segundos e o mesmo mostrará corretamente a Port , Baudrate e Protocol de seu GPS.
Pode ser feito tanto no SD como na memória interna.
Aparecerá na tela de seu GPS só como Exemplo:

Port: COM2
Baudrate: 4800
Protocol: NMEA

Link:
[Link externo oculto para visitantes]?

Após ter anotado tudo certinho, basta deletar esse arquivo executável e renomear novamente o de seu navegador.
Claro que serve para os que têm problemas em descobrir esses parâmetros de leitura, e para quem não sabe, esse .exe é uma mão na roda.
Lembrando que tudo que é feito em seu GPS é por sua conta e risco.

Crédito ao nosso amigo Sherlock
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
marbelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 83
Registrado em: 27 Abr 2010, 00:00

Mensagem por marbelo »

Obrigado pelo post!, vou testar.

Att.

Mariano
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Mensagem por magnumsoft »

Ok Mariano

Teste e poste o resultado do que achou...
Abraços
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
marbelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 83
Registrado em: 27 Abr 2010, 00:00

Mensagem por marbelo »

Prezados:

Testei no meu celular com windows mobile e ele deu os dados de port, baud e protocolo corretamente. Muito obrigado novamente, o progama é muito util para teste!

Att.

Mariano
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Mensagem por magnumsoft »

Legal Mariano

Obrigado
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
AleLincoln
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Jul 2011, 13:53

Re:

Mensagem por AleLincoln »

magnumsoft escreveu:Legal Mariano

Obrigado
Companheiro, tenho um Dynamic 3.5 que veio com o Ndrive. Desbloquiei e coloquei o iGO Primo no cartão de memória.
Acontece que quando utilizo o Ndrive ele acha o satelite na hr, mas quando coloco o iGO não acha. Ja mudei o sys.txt , ka coloquei em "auto" coloquei mais uns 3 parametros diferentes e nada. Salvei o .exe que vc deixou no forum, executei, editei novamente o sys.txt mesmo assim nada...ja fiz com o [gps] e sem tb...mas n tem jeito. Vc tem alguma solução p meu problema?

obrigado e aguardo.
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por magnumsoft »

Olá AleLincoln
Eu não me lembro se o seu aparelho tem a opção de dar um reset na parte de configuração de satelite, (não é o reset do aparelho) se tiver faça isso...
Caso tenha 99% do problema foi resolvido.
Caso não tenha, no iGo entre em opções... Seta para a direita... Clique em GPS... Desative - GPS Ativado... No rodapé do lado direito, clique em Auto Detectar... espere... Pronto.
Sempre lembrando que estas operações devem ser realizadas sempre a céu aberto, caso contrário, será quase impossível ser localizado pelos satélites.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por acleite »

Boa Magnum!
As vezes esses programas salvam a pátria... rsrs
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por magnumsoft »

Olá acleite, tudo bem?

Nem me fale... já me ajudou varias vezes....
Abraços...
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
AleLincoln
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Jul 2011, 13:53

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por AleLincoln »

magnumsoft escreveu:Olá AleLincoln
Eu não me lembro se o seu aparelho tem a opção de dar um reset na parte de configuração de satelite, (não é o reset do aparelho) se tiver faça isso...
Caso tenha 99% do problema foi resolvido.
Caso não tenha, no iGo entre em opções... Seta para a direita... Clique em GPS... Desative - GPS Ativado... No rodapé do lado direito, clique em Auto Detectar... espere... Pronto.
Sempre lembrando que estas operações devem ser realizadas sempre a céu aberto, caso contrário, será quase impossível ser localizado pelos satélites.
olá magnumsoft
Realmente meu aparelho não tem essa parte de reset, quanto as instruções que me passou não batem com as do meu iGO, o meu é o IGO PRIMO V 1.2 v9.2.1.179499 25/05/2011. Percebi que esse n tem a opção de destivar o GPS, fui em opção e só vem opções de configurar son, transito, menu etc...mas nada referente a GPS, além disso cliquei em tudo procurando e não encontrei.
Tem mais alguma sugestão?

Obrigado pelo trabalho.
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por magnumsoft »

Tente fazer o seguinte:
Entre no arquivo Sys.txt e deixe este comando assim...

[gps]
port=''auto"
baud=''auto"

Salve e saia deste arquivo.
Entre na pasta Save... apague o conteudo da pasta 'Save' e só deixe o arquivo System dentro dela. depois apague o conteúdo da System e só deixe a linha:
[gps]
port=''auto"
baud=''auto"

Salve e saia.
Ligue o GPS a céu aberto e teste...

Mas antes de fazer qualquer alteração faça backup de tudo, caso não funcione você terá como restaurar.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por magnumsoft »

Só mais um detalhe:
Você experimentou usar o programa que indiquei no início deste Post?
Caso negativo... Use, e use as configurações que apresentar lá, pois são as verdadeiras de seu aparelho...
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
AleLincoln
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Jul 2011, 13:53

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por AleLincoln »

magnumsoft escreveu:Só mais um detalhe:
Você experimentou usar o programa que indiquei no início deste Post?
Caso negativo... Use, e use as configurações que apresentar lá, pois são as verdadeiras de seu aparelho...

Boa Tarde magnumsoft,
Fiz direitinho toda sua orientação, e nada feito...inclusive com o port e o baud "auto" e com o parametro que o .exe me forneceu.

port. com7
boud. 4800

Nada feito, apaguei tb os arquivos da pasta "save" (só os arquivos, as sub-pastas eu deixei) e deixei tb o arquivo system conforme vc orientou.
É amigão...gostaria muito de usar o iGO pois parece ser muito mais completo do que o NDrive que é versão 9 com a ultima atualização do ano passado...tenho que pagar para poder usar a versão 11. É F*** né?
Se vc tiver mais alguma orientação, por favor porte...muito obrigado.
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por magnumsoft »

Olá AleLincoln

Tem coisas que é meio dificil mesmo de entender, inclusive aqui em minha loja, as vezes coisas que são aparentemente fáceis acabam tomando um bom tempo nosso para que saia a contento... mas nada é impossível.
Tente baixar um outro iGO de algum outro lugar e teste, pode ser que este que você tem esteja configurado para certo tipo de aparelho e como nós não temos ele em mãos, fica um tanto difícil de te ajudar.
vamos tentando até dar certo...
Instale o iGO8.3.4 ou 5 é muito mais fácil de captar satélites.
Abraços
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
AleLincoln
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Jul 2011, 13:53

Re: Descobrindo Port e Baud de seu GPS.

Mensagem por AleLincoln »

magnumsoft escreveu:Olá AleLincoln

Tem coisas que é meio dificil mesmo de entender, inclusive aqui em minha loja, as vezes coisas que são aparentemente fáceis acabam tomando um bom tempo nosso para que saia a contento... mas nada é impossível.
Tente baixar um outro iGO de algum outro lugar e teste, pode ser que este que você tem esteja configurado para certo tipo de aparelho e como nós não temos ele em mãos, fica um tanto difícil de te ajudar.
vamos tentando até dar certo...
Instale o iGO8.3.4 ou 5 é muito mais fácil de captar satélites.
Abraços
Certo,

Vc tem um link que tenha o 5? e depois eu tenho como atualizar? ou copiar os mapas e colar?

Grande abraço
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.