Dúvida recálculo de rota - Não faz! Zumo XT

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Bis34
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jul 2023, 14:39

Dúvida recálculo de rota - Não faz! Zumo XT

Mensagem por Bis34 »

Boa tarde a todos. Não sei uso o espaço certo para a questão, mas pesquisei no site todo e acredito que seria aqui. Se me enganei, peço desculpas.

Tenho um Garmin Zumo XT em minha moto. Ocorre que as vezes ele me da um caminho a seguir entre um ponto e outro. Durante o percurso, eu sei que existe um caminho melhor pra ir, como por exemplo, por dentro da cidade enquanto ele me orienta a ir pela via expressa que circunda esta cidade. Até aí tudo bem.

Acontece que ele fica recalculando a rota, indefinidamente, para que eu volte pra via expressa, de forma insistente até que eu "encoste" na rota que ele previa antes. Ou seja, ele recalcula e a minha "distância ao destino" vai aumentando e aumentando - quando eu sei que esta diminuindo - até que 20 minutos depois, quando ele encosta na rota novamente, ele recalcula certo e me deixa novamente na rota.

Parece bobagem, mas em situações em que eu não conheço o lugar, isso pode me atrasar muito. ELe deveria ter feito o recalculo para que eu continuasse por dentro da cidade (neste caso que ilustrei) quilometros e quilometros antes, mas insiste em me mandar voltar. Até quando enconsta na rota novamente e na maior cara de pau retira o "300km até o destino" e coloca "80km até o destino". Se eu o seguisse, faria 220 km a mais.

Isso ocorre SEMPRE.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo? O "Novo cálculo por desvio" está em "Automático".

Desde ja muito obrigado!
Rodrigo
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Dúvida recálculo de rota - Não faz! Zumo XT

Mensagem por Thundercel »

Boa tarde Rodrigo.

Antes e tudo devemos nos lembrar que a rota apresentada no aparelho é fruto de inúmeras análises do mapa e calculo automatico de mehor caminho, se no aparelho estiver selecionado pelo usuário, o melhor. Se selecionar o mais curto ele não prioriza o mais rápido.

Outra situação a ser verificada nas configurações do aparelho selecionadas pelo usuário é a função "A Evitar". Dentre elas ali tem uma de nome "Pedágios". Alguns, com ela acionada, criticam roteamento não empregando Rodovia Pedagiada.

Outro ponto a ser considerado é alguma falha em determinado trecho de via que obriga o condutor a ir por caminho diferente. Por vezes o reclaculo de rota aparece aparece constantemente ate o condutor ultrapassar o local com problema.

Para analisarmos melhor essa situação é necessário que informe:

1 - Qual mapa emprega em seu Zumo? De qual provedor?
2 - Rota de onde / para onde
3- Em que região do mapa a situação ocorre?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Bis34
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jul 2023, 14:39

Re: Dúvida recálculo de rota - Não faz! Zumo XT

Mensagem por Bis34 »

Muito obrigado pela resposta Marcio. Agradeço muito.

O mapa que eu uso é o que veio com ele. Meu aparelho é um Garmin Zumo XT, comprado e sendo usado na Europa, ao qual atualizo sempre que solicitado. City Navigator Europe NTU 2024.1

Nos elementos a evitar, não há nada marcado, salvo estradas de terra. Forma de cálculo pelo percurso mais rápido.

O aparelho faz isso que relatei sempre, não se trata de ser em uma região específica. É a forma como ele se comporta, ele é "apegado" a rota que ele traçou originalmente, não querendo mudá-la por quase nada no mundo. Sò aceita alterá-la (no recálculo) quando ja estou a chegar no destino e está mais do que óbvio que ele (o GPS) está "errado" em me mandar voltar.

O que mudei agora foi selecionar "EVITAR INVERSÃO DE MARCHA" para ver como ele se comportará, mas ainda não testei.

Mas o fato é: Ele calcula uma rota de A até B. Ok... durante o percurso, eu sei de um atalho (urbano mesmo, estamos falando dentro da cidade ou estradas). Ele não aceita o atalho e fica mandando eu voltar ao percurso traçado por ele, mesmo quando eu ja estou a chegar em B, a poucos metros. Não sei se me faço claro...

Obrigado pela atenção e espero que possam me ajudar.

Um grande braço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Dúvida recálculo de rota - Não faz! Zumo XT

Mensagem por Thundercel »

Ele não aceita o atalho e fica mandando eu voltar ao percurso traçado por ele, mesmo quando eu ja estou a chegar em B, a poucos metros.
Se estiver configurado como rota mais rápida ele não aceitará "atalhos". Irá sempre orientar voltar a rota mais rápida pelas principais vias por ele calculadas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder