Uma crítica ao OSMand+

Navegador off line com dados OSM
Responder
zepelim
Usuario 0
Usuario 0

Uma crítica ao OSMand+

Mensagem por zepelim »

Minha experiência com o OsmAnd+

Há uns dois meses adquiri, por R$ 140,00, para meu novo carro velho, um OsmAnd+. Instalei em numa nova Multimídia Navarro, para viajar.
Há anos uso o simples e sério Garmin com TrackSource.
Hoje desisti e desinstalei o OsmAnd+, e aqui vão minhas impressões sobre o aplicativo:
Sempre fui simpático aos softwares livres - quatro vezes na vida tentei usar o Linux. Desisti 4 vezes pelos mesmos motivos que me parece terem ocorrido agora com o OsmAnd+.
Ao desistir do Linux em um Raspberry Pi 4B, concluí que ocorre ali algum tipo de fechamento para leigos, a coisa é tão hermética que requer um nerd para instalar, por exemplo, um simples limpa tela. Ora que surpresa – duas lindas filosofias criadas com a preocupação de difundir a programação pelo planeta, fecham-se (corporativamente?) entre os desenvolvedores, afastando os simples usuários.
Com o OsmAnd parece-me que ocorre o mesmo – um lindo projeto derivado do Open Street Map, fecha-se entre os desenvolvedores.
Ainda que com auxílio de grupos do Telegram e Youtubers, nunca consegui sequer a coisa mais simples e importante num país com “Indústria de Multas” – configurar Radares de Velocidade e Lombadas de Estrada !! Foram muitas horas buscando coisas simples que deviam vir pré-configuradas.
NUNCA consegui que me mostrasse NENHUM RADAR nem NENHUM SOM. Ouvi sons de músicas baixadas, do Spotify, som do Google Maps, do Waze – N A D A DO OsmAnd+ - MUDO de nascença !
Um programa que não restringe configurações – desativado de tudo exceto Carro e Estradas, continua toda a vida oferecendo opções de Mapas Marítimos, bicicletas, cavalos.
Nos grupos notei acho que geógrafos e recenseadores usando-o seriamente, mas porque oferecem a usuários leigos, e até o VENDEM ??
Tentarei pedir meu dinheiro de volta.

My experience with OsmAnd+
About two months ago, I bought an OsmAnd+ for R$140.00 for my new old car.
I installed it in a new Android Navpro Multimedia for travelling.
I've been using the simple and serious Garmin with TrackSource for years.
Today I gave up and uninstalled OsmAnd+, and here are my impressions of the application: I've always been an enthusiast of free software - I've tried to use Linux four times in my life. I gave up four times for the same reasons that I think happened now with OsmAnd+.
When I gave up on Linux on a Raspberry Pi 4B, I concluded that there's some kind of closure for laymen, the thing is so hermetic that it requires a nerd to install, for example, a simple screen saver. What a surprise - two beautiful philosophies created with the concern of spreading programming around the planet, close themselves off (corporately?) among developers, pushing ordinary users away.
It seems to me that the same thing happens with OsmAnd – a beautiful project derived from Open Street Map, is closed among its developers. Even with the help of Telegram groups and YouTubers, I have never managed to do even the simplest and most important thing in a country with a “Ticket Industry” – configure Speed ​​Cameras and Speed ​​Bumps!! I spent many hours searching for simple things that should come pre-configured.
I have NEVER managed to get it to show me ANY RADAR or ANY SOUND. I have heard sounds from downloaded music, from Spotify, from Google Maps, from Waze – NOTHING from OsmAnd+ – MUTE from birth!
A program that does not restrict settings – disabled for everything except Cars and Roads, continues to offer options for Marine Maps, bicycles, horses.
In the groups I have noticed that I think geographers and census takers are using it seriously, but why do they offer it to lay users, and even SELL it ??
I will try a money refund.
Responder