GPS Garmin, qual escolher?

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Olá! Crio esse novo tópico porque ainda não encontrei nada à respeito, tanto no fórum quanto na própria internet.
Estou pesquisando um aparelho GPS automotivo da Garmin... Pretendo usá-lo parame auxiliar em viagens de longa distância (Atacama, Ushuaia, Machu Picchu, etc) em que geralmente se está navegando fora das estradas convencionais e muitas vezes até sem estradas.
Estou buscando um aparelho que tenha um bom hardware, mas infelizmente não consigo comprar um modelo novo. Então gostaria de perguntar aqui no fórum se alguém possui um histórico dos modelos da Garmin lançados ao longo dos anos e quais as diferenças de hardware (processamento, memória, touchscreen, etc) entre eles. Obrigado!
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por Thundercel »

Sugiro que de uma olhada em https://mybest-brazil.com.br/13258

de nada adianta tem um aparelho excelente e somente um provedor de mapa para ele. Por essa razão tendo para o aparelho Garmin que para a America do Sul tem 2 provedores de mapa, ou seja, se identificar quando da navegação erros no mapa selecionado pode voce trocar de mapa no aparelho para continuar navegando

Na minha opinião é o GPS Automotivo Garmin DriveAssist 50LM América Do Sul porém o custo dele é elevado.



Para o percurso informado vai precisar de mapa que cobre a América do Sul.

Importante, se decidir por um Garmin, que opte por ser ele LM América do Sul e não de outro continente, ou seja, ele vem com o Mapa City Navigator South America e sendo LM tem direito o usuario a carregar as atualizações desse mapa quando são lançadas e gratuitamente.

Em que pese que o o mapa oficial da garmin não se preocupa muito e estampar estradas de terra, recomendo também carregar o mapa Cocar SA que pode ser baixado em https://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=10868
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por Angelone »

Realmente a escolha de gps garmin para viajar na América do Sul, Argentina e Chile principalmente, é a melhor opçao, isso porque existem vários mapas Garmin desses países, alguns deles voltados também para off road, rotas secundárias, curvas de nivel, etc.. Se for o caso posso indicar posteriormente.
Quanto ao gps, voce irá de carro ou moto? De carro tem uma série muito boa, com tela de 6" que tem um custo bem razoavel por aqui, mas é questao de ter paciencia até aparecer alguma oportunidade. No caso seria os Garmin da série 2689. Outro excelente é o 3597, já tive vários. Hoje tenho um Driveluxe 50, outro top de linha e mais recente que o 3597, ambos tem a base magnética em que o cabo de energia fica ligado a base e nao diretamente ao aparelho, facilitando muitissimo tirar e colocar o gps na base.

No site abaixo vc pode encontrar vários testes e comparativos de gps Garmin..

[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Angelone escreveu: 26 Mar 2021, 23:51 Realmente a escolha de gps garmin para viajar na América do Sul, Argentina e Chile principalmente, é a melhor opçao, isso porque existem vários mapas Garmin desses países, alguns deles voltados também para off road, rotas secundárias, curvas de nivel, etc.. Se for o caso posso indicar posteriormente.
Quanto ao gps, voce irá de carro ou moto? De carro tem uma série muito boa, com tela de 6" que tem um custo bem razoavel por aqui, mas é questao de ter paciencia até aparecer alguma oportunidade. No caso seria os Garmin da série 2689. Outro excelente é o 3597, já tive vários. Hoje tenho um Driveluxe 50, outro top de linha e mais recente que o 3597, ambos tem a base magnética em que o cabo de energia fica ligado a base e nao diretamente ao aparelho, facilitando muitissimo tirar e colocar o gps na base.

No site abaixo vc pode encontrar vários testes e comparativos de gps Garmin..

[Link externo oculto para visitantes]
Estava dando uma olhada num Garmin Nuvi 3790. Minha idéia é usar um mapa Garmin para da America do Sul e carregá-lo no BaseCamp para criar todo o roteiro da viagem. Pelo planejamento, serão um pouco mais de 1000 km em estradas de ripio ou em locais sem marcação de estrada (ao menos no Google Maps). Vou dar uma olhada nos comparativos dos GPSs. Obrigado!
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Thundercel escreveu: 21 Mar 2021, 11:59 Sugiro que de uma olhada em https://mybest-brazil.com.br/13258

de nada adianta tem um aparelho excelente e somente um provedor de mapa para ele. Por essa razão tendo para o aparelho Garmin que para a America do Sul tem 2 provedores de mapa, ou seja, se identificar quando da navegação erros no mapa selecionado pode voce trocar de mapa no aparelho para continuar navegando

Na minha opinião é o GPS Automotivo Garmin DriveAssist 50LM América Do Sul porém o custo dele é elevado.



Para o percurso informado vai precisar de mapa que cobre a América do Sul.

Importante, se decidir por um Garmin, que opte por ser ele LM América do Sul e não de outro continente, ou seja, ele vem com o Mapa City Navigator South America e sendo LM tem direito o usuario a carregar as atualizações desse mapa quando são lançadas e gratuitamente.

Em que pese que o o mapa oficial da garmin não se preocupa muito e estampar estradas de terra, recomendo também carregar o mapa Cocar SA que pode ser baixado em https://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=10868
A idéia é usar o GPS para planejar e criar o roteiro, através do BaseCamp, e em paralelo também usar alguns apps offline, como o Maps.me e o Wikiloc, além do iOverlander para identificar pontos de interesse. Diante dessa informação da falta de abrangência nos mapas da Garmin, vou carregar alguns outros mapas também no aparelho... Sei que na Argentina existe um projeto semelhante ao TrackSource. Vou testá-lo também.
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Angelone escreveu: 26 Mar 2021, 23:51 Quanto ao gps, voce irá de carro ou moto?
Eu vou de carro 4x4 e pretendo achar umas lagunas meio perdidas lá para os lados do Paso San Francisco... Vamos em 3 veículos e estamos levando localizadores GPS com socorro e rastreamento, e todo o necessário para se fazer uma expedição segura. Para esses trechos "menos conhecidos" eu não estou esperando muito dos mapas do GPS Garmin não. Quero eles, como disse, mais para traçar o roteiro de viagem com as pernoites e abastecimentos. Claro que se houver um mapa que cubra todo o percurso, seria excelente!
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por Angelone »

lortiz escreveu: 28 Mar 2021, 18:47 Eu vou de carro 4x4 e pretendo achar umas lagunas meio perdidas lá para os lados do Paso San Francisco... Vamos em 3 veículos e estamos levando localizadores GPS com socorro e rastreamento, e todo o necessário para se fazer uma expedição segura. Para esses trechos "menos conhecidos" eu não estou esperando muito dos mapas do GPS Garmin não. Quero eles, como disse, mais para traçar o roteiro de viagem com as pernoites e abastecimentos. Claro que se houver um mapa que cubra todo o percurso, seria excelente!
Acho q vc esta com um pouco de sorte porque eu conheço a regiao do Paso San Francisco, Ojos del Salado, Pisis, montanhas que ficam na região e já fiz vários trajetos de 4x4 por lá. Um lugar espetacular em termos de paisagem e desafios 4x4. Um roteiro q recomendo é ir até a base do monte Pisis, pelo q me lembro esta a uns 4.700m, na época fiz com uma Defender 110..
Tem um trajeto 4x4 q eu nao fiz, mas adoraria fazer, q é uma rota, dura, que sai das proximidades do Paso San Francisco e segue para o Salar de Antofalla, esse que fiz mas por outra rota mais ao norte. Esplendido também e bastante desafiador. Esse salar tem mais ou menos uns 140km de extensao, por nao mais de 10km de largura e é rodeado por altas montanhas. Tem ruinas arqueológicas pré-incaicas por lá e uma pequena vila do mesmo nome mais ou menos no meio do salar. Nao tem estrada é tudo off road pelas bordas do salar.. Desse povoado sai um caminho em direçao ao Salar de Alizaro, outro que vale a pena conhecer. Do Antofalla, proximo a vila, tem caminho para outro povoado, Antofogasta de la Sierra. O legal desse lugar é que tem muitos vulcoes (negros) que dá para subir, lagunas e muitas ruinas pre-incaicas. Um pouco mais ao norte tem o Salar del Hombre Muerto, esse e nao conheço. Mas sei que existe um trajeto 4x4 dele para El Penón, outro pequeno povoado mais al sul, regiao maravilhosa.. Mais ao norte, em direçao a San Antonio de Los Cobres nao gostei, o altiplano é chapado e as montanhas distantes, o povoado é horrivel rsrs.. Em outra oportunidade fiz um grande roteiro pelo antiplando, a partir da Bolívia, descendo mas pelo lado do Chile, nao gostei tambem: muito árido (fica ao lado do Atacama, deserto mais seco do mundo), e o visual pobre de montanhas. O lado argentino é infinitamente mais bonito e selvagem.
Um detalhe absolutamente fundamental é a altitude e o frio: voces estarão andando sempre acima dos 4.000 metros, ar super seco e temperaturas muito abaixo de zero TODAS as noites. Então tem que ir muitissimo bem preparado, isto é, levar bastante combustivel e comida, nem pense em se abastecer por lá, deve ser complicado conseguir combustivel.. Esses povoados sao super isolados, qdo eu fui nem posto tinha, tive q conseguir diesel na prefeitura de Antofogasta, depois de chorar bastante rsrs.. Outra coisa, muitos dos trajetos são em rippio (cascalho) e areia, em uma grande parte formado de pedras vulcanicas vítreas, que furam pneu com facilidade. Já havia sido alertado qdo fui e nao deu outra, furou um pneu e perdi totalmente outro. Minimo 2 estepes e ferramentas para reparar independente de borracheiro. Barraca para alta montanha (para frio e q suportam fortes ventos, neve..), colchonetes idem e sacos de dormir para temperaturas de -20 graus Celcius é recomendavel.. O gas para cozinhar deve ser propano, pois o butano que usamos por aqui congela e nao sai nada qdo esta muito frio. Tem que utilizar um anti congelante no diesel, mas isso voce consegue em cidadezinhas antes de subir ao altiplano, como Tinogasta, Fiambalá, Belém.. Igualmente tem q utilizar um EXCELENTE e certificado anti-congelante para o sistema de refrigeraçao senão a agua congela nas tubulaçoes e estoura tudo.. super cuidado nessa área. Outro "detalhe" absolutamente fundamental: nao vá no inverno de forma alguma. O frio é absurdo, se voces nao estiverem super bem equipados se ferram no pior sentido. A primeira vez que estive lá foi no inverno, um erro fatal. A intençao era subir o Ojos del Salado (2o. maior pico do hemisfério sul), que fica do lado do Chile, acessivel um pouco depois da fronteira pelo Paso San Francisco. Ocorre que qdo fui simplesmente nao havia manutençao da estrada e a neve ia se acumulando e com o frio absurdo devido a altitude nao derrete. Chegando no Paso foi impossível passar logo a partir do trecho de subida do lado argentino, depois da policia de fronteira. Na parte alta, o acumulo de neve pode atingir vários metros. Já peguei nevada por lá no verão. Por sinal, o Paso ficava fechado no inverno, nao tinha viva alma no posto fronteiriço e desde Fiambalá nao vimos uma unica pessoa, ou carro, no trajeto. Hoje deve estar menos pior, voce pode pegar informaçoes. Tenho um contato em Fiambalá, Johnson, que conhece tudo por lá e dá um super suporte para montanhistas e aventureiros, se quiser te passo. Outro item importante: o mal de altitude. Antes de chegar aos 4.000m e acima, voces devem ficar alguns dias em altitude intermediarias para aclimataçao. Se forem direto para essa altitude poderao passar muito mal, incluindo ter embolia pulmonar ou cerebral que pode levar a morte, entao muito cuidado com a aclimataçao.. Como pode se ver é esquema de expediçao no sentido mais completo, tudo tem q ser muito bem planejado.
Agora o mais importante: o melhor mapa de 4x4 que existe da Argentina, é o Viajeros4x4. O mapa tem curvas de nível e inumeras rotas 4x4 com legenda de gradaçoes. A desvantagem é que nao é um mapa roteável, mas é uma preciosidade, nao tem igual e é gratuito. Outro ótimo mapa, todos para Garmin, é o Mapear Argentino, roteavel, bem completo, um mapa tradicional. Obviamente nao tem caminhos 4x4, ou se tiver deve ser raridade. Outra alternativa é o mapa de construçao coletiva Open Street Map (OSM), veja os links abaixo. Outro seria o City Navigator da Garmin, o menos recomendável por priorizar mais as regioes populosas.

Viajeros4x4: [Link externo oculto para visitantes]
*estava vendo agora no site que eles tem versao para app de celular, no caso o Oruxmaps, um app excelente, o melhor e mais completo q conheço. O bom de celular é ter tela grande e fluidez na manipulaçao do mapa, devido aos processadores rápidos q os de gps dedicados.

Mapear Argentino: [Link externo oculto para visitantes]
*gratuito, mas tem que se cadastrar no site

Maps OSM: [Link externo oculto para visitantes]
obs: mais fácil baixar o mapa Cocar America do Sul, é a mesma base, com atualizaçao a cada 30 dias
viewtopic.php?f=213&t=10868

ps.: entre outras vantagens, os mapas da Garmin podem ser usados no computador para o planejamento de rotas, etc.. No caso utilize o Basecamp, programa gratuito da Garmin..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Angelone escreveu: 30 Mar 2021, 01:34 Acho q vc esta com um pouco de sorte porque eu conheço a regiao do Paso San Francisco, Ojos del Salado, Pisis, montanhas que ficam na região e já fiz vários trajetos de 4x4 por lá. Um lugar espetacular em termos de paisagem e desafios 4x4. Um roteiro q recomendo é ir até a base do monte Pisis, pelo q me lembro esta a uns 4.700m, na época fiz com uma Defender 110..
Tem um trajeto 4x4 q eu nao fiz, mas adoraria fazer, q é uma rota, dura, que sai das proximidades do Paso San Francisco e segue para o Salar de Antofalla, esse que fiz mas por outra rota mais ao norte. Esplendido também e bastante desafiador. Esse salar tem mais ou menos uns 140km de extensao, por nao mais de 10km de largura e é rodeado por altas montanhas. Tem ruinas arqueológicas pré-incaicas por lá e uma pequena vila do mesmo nome mais ou menos no meio do salar. Nao tem estrada é tudo off road pelas bordas do salar.. Desse povoado sai um caminho em direçao ao Salar de Alizaro, outro que vale a pena conhecer. Do Antofalla, proximo a vila, tem caminho para outro povoado, Antofogasta de la Sierra. O legal desse lugar é que tem muitos vulcoes (negros) que dá para subir, lagunas e muitas ruinas pre-incaicas. Um pouco mais ao norte tem o Salar del Hombre Muerto, esse e nao conheço. Mas sei que existe um trajeto 4x4 dele para El Penón, outro pequeno povoado mais al sul, regiao maravilhosa.. Mais ao norte, em direçao a San Antonio de Los Cobres nao gostei, o altiplano é chapado e as montanhas distantes, o povoado é horrivel rsrs.. Em outra oportunidade fiz um grande roteiro pelo antiplando, a partir da Bolívia, descendo mas pelo lado do Chile, nao gostei tambem: muito árido (fica ao lado do Atacama, deserto mais seco do mundo), e o visual pobre de montanhas. O lado argentino é infinitamente mais bonito e selvagem.
Que bom encontrar alguém que tenha tido essa experiência! Se não se incomodar, gostaria de lhe chamar no PV para conversarmos mais! Minha idéia nessa viagem não vai ser tão radical... Quero passear por alguns trechos turísticos da região de San Pedro de Atacama, e outros com localização mais "complicada", como o Magic Bus e o Salar de Pedernales... Ainda estou mapeando as atrações pela região, mas essas suas dicas já são bastante valiosas para considerar aqui no meu roteiro!
Como não vamos conseguir levar muita coisa para camping selvagem, e principalmente a autonomia de combustível é bastante limitada (mesmo levando 2 galões de 20lt), vamos percorrer lá nos arredores do Paso San Francisco, somente uns 500Km e os entornos das rutas C-13, C-177 e C-173, essa última saindo de novo na Ruta 31 voltando para Copiapó.
Sobre os mapas, eu baixei o COCAR e o abrí com o BaseCamp, porém fui montar um roteiro de teste e mal conseguí encontrar pedágios pela rota para mapeá-los. Vou continuar fuçando um pouco aqui e vou baixar os outros mapas. O MAPEAR eu tenho tbm.
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Angelone escreveu: 30 Mar 2021, 01:34 Viajeros4x4: [Link externo oculto para visitantes]
*estava vendo agora no site que eles tem versao para app de celular, no caso o Oruxmaps, um app excelente, o melhor e mais completo q conheço. O bom de celular é ter tela grande e fluidez na manipulaçao do mapa, devido aos processadores rápidos q os de gps dedicados.

Mapear Argentino: [Link externo oculto para visitantes]
*gratuito, mas tem que se cadastrar no site

Maps OSM: [Link externo oculto para visitantes]
obs: mais fácil baixar o mapa Cocar America do Sul, é a mesma base, com atualizaçao a cada 30 dias
viewtopic.php?f=213&t=10868

ps.: entre outras vantagens, os mapas da Garmin podem ser usados no computador para o planejamento de rotas, etc.. No caso utilize o Basecamp, programa gratuito da Garmin..
Tudo bem Angelone!?

Fui baixar o Oruxmaps pela Play Store e apareceu uma versão paga, e daí fiquei em dúvida se é a correta. Fui no site do projeto e lá consta que existe a versão para S.O Android, dizendo ser gratuita, e reparei que esse app pago tem o mesmo ícone. Não tenho problema em pagar, mas quero ter certeza que é o app correto!
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por Angelone »

lortiz escreveu: 01 Abr 2021, 14:44
Tudo bem Angelone!?

Fui baixar o Oruxmaps pela Play Store e apareceu uma versão paga, e daí fiquei em dúvida se é a correta. Fui no site do projeto e lá consta que existe a versão para S.O Android, dizendo ser gratuita, e reparei que esse app pago tem o mesmo ícone. Não tenho problema em pagar, mas quero ter certeza que é o app correto!
Olá, o app é o correto, só nao sei se o pago tem alguma vantagem, mas mesmo se nao tiver, sendo barato vale a pena ajudar o desenvolvedor que nao ganha nada pelo trabalho fabuloso que realiza gratuitamente.. Pelo q é informado no site do Oruxmap, a versao gratuita viola os acordos de pagamento e por isso nao esta mais no Google Play.. Mas dá para instalar a partir do site deles, sem problemas. Por sinal, acabei de atualizar o meu.
É um app sofisticado, super completo e que aceita mapas off line.
Super importante ter esse app, baixe o manual e dê uma boa lida para poder aproveitar os todos os recursos, é ótimo para uso off road e em áreas remotas em geral. Para tanto, claro, tem que ter um bom mapa instalado. Todos os que indiquei sao suportados, menos o City Navigator da Garmin (esse só funciona em gps Garmin).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
lortiz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mar 2021, 11:23

Re: GPS Garmin, qual escolher?

Mensagem por lortiz »

Angelone escreveu: 01 Abr 2021, 18:41 Olá, o app é o correto, só nao sei se o pago tem alguma vantagem, mas mesmo se nao tiver, sendo barato vale a pena ajudar o desenvolvedor que nao ganha nada pelo trabalho fabuloso que realiza gratuitamente.. Pelo q é informado no site do Oruxmap, a versao gratuita viola os acordos de pagamento e por isso nao esta mais no Google Play.. Mas dá para instalar a partir do site deles, sem problemas. Por sinal, acabei de atualizar o meu.
É um app sofisticado, super completo e que aceita mapas off line.
Super importante ter esse app, baixe o manual e dê uma boa lida para poder aproveitar os todos os recursos, é ótimo para uso off road e em áreas remotas em geral. Para tanto, claro, tem que ter um bom mapa instalado. Todos os que indiquei sao suportados, menos o City Navigator da Garmin (esse só funciona em gps Garmin).
Vou baixar a versão paga então, para ajudar o desenvolvedor e me livrar das propagandas! Achei um valor bem justo! Obrigado novamente!
Leandro Ortiz
Garmin nüvi 3790-T
Curitiba/PR - Brasil
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.