Camera Lytro

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
Responder
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Camera Lytro

Mensagem por jauvane »

Aqueles que se interessam por fotografia ou tecnologia de um modo amplo. Vocês já ouviram falar da Câmera Lytro? Resumindo é uma cãmera que permite a pessoa tirar uma foto e escolher o ponto de foco depois. Para tal ela grava não a imagem que foi projetada sobre uma superfície (cor apenas) mas os rais de luz que geraram a imagem (direção também).

Uma imagem, depois de processada permite a operação de mudança de foco (clicando em posições distintas da foto mudam o foco para lá), bem como mudança de perspectiva (clicando e arrastando permite que a pessoa veja a imagem sob um ângulo ligeiramente diferente).

A Lytro está com um concurso de fotos "vivas" e uma das fotos que submeti está em 7o. em votos. De acordo com as regas do concurso, apenas as 25 mais bem votadas serão analisadas por um juri técnico, motivo pelo qual estou buscando me manter próximo do topo da lista. Se quiseres ajudar votos são bem vindos. Cada pessoa pode votar duas vezes, uma usando uma conta twitter e outra usando uma conta facebook. Quem vota concorre a uma cãmera Lytro. A foto que tenho melhor posicionada mostra uma abelha pousando em uma flor amarela, com um campo de flores ao fundo e uma parede com galhos de uma planta trepadeira mais ao fundo (cada camada aceita novo ponto de foco). O link para votos é:
[Link externo oculto para visitantes] (votos são bem vindos, mas o sistema só os aceita até 21/06/2013).

Podes ver outras fotos que tirei em:
[Link externo oculto para visitantes]

Mais informação sobre a câmera em si e a tecnologia por trás dela em:
[Link externo oculto para visitantes]

Em algum tempo podemos vir a encontrar tal tecnologia em mais câmeras. A tecnologia não é nova, existem empresas que vendem câmeras do tipo a mais de uma década, mas não a preços acessíveis ao consumidor normal.

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
jpgon

Re: Camera Lytro

Mensagem por jpgon »

jauvane,
Bom dia.
Parabéns por esta iniciativa em fotos/imagens.
Vou acessar o link e votar.
Gosto muito de fotografias, e tenho o Curso Camera da Nikon.
Fotografo free lance
Abs

PS. Voto realizado pelo Face
Acleite tambem é um apaixonado por fotografias
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por jauvane »

Tenho foto como hobby desde 1990, mas tornei-me mais sério de 2009 em diante, quando fiz vários cursos formais (Basico I, Basico Ii, Estudio I, Estudio Ii, Estudio Iii, Flash Criativo, Macrofotografia). Acabei por adqurir um MONTE de equipamento. Basicamente um estúdio portátil, mas continuo levando fotografia como hobby. Tenho especial interesse em fotos macro, motivo pelo qual tenho MUiTO equipamento daquele nicho. Uso equipamento Canon, pois desde quando adquiri minha primeira SLR (entre 96 e 97) adquiri uma Canon, e curiosamente a Canon tem uma lente especializada para foto macro que aumenta o objeto em 5x (8x em sensor APS-C), a MP-E 65mm. Não sou de guerras Nikon vs. Canon. Ambas são excelentes, mas por vezes uma melhor em um nicho específico.

Como todos os meus hobbies, adquiro muita literatura e material em vídeos. Tenho os DVDs do David Hobby (todos), do Joe McNally, bem como vários DVDs do Michael "The Maven" Andrew. O que falta é tempo para ler tudo...

Nesta de equiparme com meus hobbies... Precisa bver meu caiaque... Até vela ele tem, bem com rádio marítimo (e o devido registro na Marinha, como embarcação miúda, para tal). :-)

Valeu pelos votos. Quero ver se eles mandam algum feedback da foto :)

Depois podemos trocar idéias sobre fotografia. Juntei o pessoal de varios dos cursos que fiz no Ateliê da Imagem em uma lista de discussão. O pessoal é legal, mas difícil de fazer encontros. Minha idéia era ter encontros regulares (um por mes) onde cada vez teríamos algum tema ou objeto para trabalhar. O grupo foi michando com a falta de interesse e hoje é uma lista de bate papo de amigos, mas sem muitos encontros, infelizmente. Continuo fazendo minhas experiencias mil, entretanto. A pouco andei testando um ring light Orbis, que é muito bom!

Abraços,

JVc.
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por jauvane »

A propósito... Tenho um excesso de hobbies... Costumo dizer que quando me aposentar terei uma estafa para dar conta de todos...
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por acleite »

Muito bacana Jauvane!
Eu já tinha visto uma reportagem com uma câmera destas, mas não sabia que já estava acessível para nós, pobres mortais. rsrs
Também fotografo somente por hobby. Aliás, faz um tempinho que não faço umas fotos...
Também tenho uma Canon, modestinha, mas me serve bem. :)
Quanto a sua foto, já votei pelo twitter.
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por jauvane »

Valeu. A propósito, vi que moras em Campinas? A fotos de flores, insetos e besouros eu tirei perto daí, em Nova Odessa :). Até tinha levado o equipamento macro mas fiquei 90% do tempo entretido com a Lytro, só usando a Canon para tentar resultado parecido com o de algumas fotos Lytro. Preciso ir lá de novo com mais tempo deixando a Lytro em casa :)

A camera Lytro já está disponivel comercialmente desde maio do ano passado. Recebi esta a cerca de um mes atrás. É ótima para hobby, mas de questionável potencial comercial. Hoje estava pensando em como usá-la em estúdio com fotos de splash, usando um flash. Ambiente escuro, a Lytro expondo por vários segundos e o flash sendo disparado quando o barulho de objetos caindo na água o dispare. Os resultados podem ser interssantes, desde que existam diferentes camadas para que a pessoa selecione foco a posteriori. Uma foto com um unico plano de objetos fica extremamente sem graça com a Lytro (veja a foto do avião na lista do concurso na última página, é um bom mau exemplo :D ).
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por acleite »

Nova Odessa é aqui do lado mesmo. Faz parte da chamada RMC. (Região Metropolitana de Campinas)
Macros eu também sou fã, sempre achei interessante esta área da fotografia.
Revela por muitas vezes coisas surpreendentes que normalmente escapam aos nossos olhos. :)
Tenho uma macro de água que fiz na raça mesmo, sem trigger ou coisa do tipo. Aliás, fiz com uma maquininha Sony, compactazinha mesmo.
Se quiser dar uma olhada, está no meu flickr: [Link externo oculto para visitantes]
E aqui, algumas outras fotos que fiz por aí, algumas com a SLR mesmo: [Link externo oculto para visitantes]
Se reparar, uma das primeiras que aparecem, é de uma rotunda (de trem), que foi uma experiência que fiz, de foto em 3D. Da pra ver com aquele óculos bicolor, cyano/vermelho.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por jauvane »

Muito legal teu splash! No cusro de estudio 3 (produto) tinha um engenheiro eletronico aposentado na turma que fez um circuito de disparo de flash por som (com controle de retardo e tudo) que foi muito legal. Uma oportunidade de comprar um a preço de custo. O hobby dele eram projetos do tipo :)

Muito boas tuas fotos! Tens bastante talento!
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por acleite »

Obrigado!
Tenho um amigo aqui em Campinas que também montou um trigger destes de som. E ainda o fez com regulagens de tempo.
Ele tem uns splashs de respeito. Da só uma olhada: [Link externo oculto para visitantes]
Cada louco com a sua mania. rsrs
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
jpgon

Re: Camera Lytro

Mensagem por jpgon »

Acleite / jauvane,
Boa noite.

Este link com as imagens captadas em velocidades controladas é muito bom.
Tenho uma Nikon F2A para filme 35mm, com objetiva 55mm Micro, anel de alongamento para macro; anel duplicador; e objetiva grande angular de 35 mm.
Minha Nikon foi comprada no Japão em 1979. Tenho ainda hoje a nota fiscal.
As novas Nikon são digitais, com muito mais recursos eletronicos.
Sem falar nas objetivas e qualidade das lentes, luminosidade, etc...
Sou muito modesto perto de voces.
abs
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Re: Camera Lytro

Mensagem por jauvane »

A Nikon F2 é clássica! Minha primeira SLR foi uma Canon AE1-Program, já da fase com alguma automação. À época optei por comprar a mesma câmera que minha irmã havia comprado. Nem sei se ela ainda tem a dela. A minha continua funcionando bem e em sua estufa, mas praticamente não a uso mais. ano retrasado mandei limparem e lubrificarem e este ano a coloquei em uma estufa. A propósito, estas estufas são ótimas para equipamento eletrônico em geral. Meus GPS também ficam em uma:
http://www.macrofotografia.com.br/class ... ento.shtml

Eu tinha comprado uma caixa destas maiores da loja e da última vez que o Tácio Phillip veio ao Ri opara lecionar um curso de macrofotografia, ele tinha trazido mais algumas delas. Acabei ficando com todas. São excepcionais para guardar eletrônicos e evitar mofo e afins (especialmente em locais úmidos como onde moro e onde trabalho também).

O livro do Tácio Phillip é muito bom! Acabei colecionando quase todas as opções que ele menciona lá para foto macro, até um fole!
Link para o livro: http://www.macrofotografia.com.br/livraria/index.shtml

Com respeito ao concurso Lytro. Já cheguei a 5o em votos populares! Que máximo! A parte de votos populares é só para selecionar os 25 que serão analisados por um juri técnico. É um feedback deste juri que estou aguardando:
[Link externo oculto para visitantes]
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.