GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das ruas

Responder
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das ruas

Mensagem por Faroni »

Boa tarde,
Meu gps apontador t501 igo primo, veio desatualizado. Atualizei os radares no maparadar, atualizei o mapa pelo naviextras. O aparelho insiste em fazer caminhos muito mais longos para chegar no destino e, em muitas vezes erra em milhares de metros, ou seja, ele informa que ja cheguei ao destino, quando na realidade o numero programado ainda está pelo menos um quilometro à frente. Os radares, que agora na maioria são 60 km/h ele insiste em informar que a avenida é 70 km/h . O que é que está errado.? Será que terei que percorrer todos os radares e configurar cada um deles?
Faroni
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por magnumsoft »

Tente fazer o seguinte:

Faça um backup de seu software de navegação iGO Primo por segurança.
Delete todo o conteúdo da pasta SAVE.
Saia com o aparelho a céu aberto e ligue... ele começará a configurar como se fosse da primeira vez, não tenha pressa neste momento e faça todas as configurações a seu gosto.
Depois de configurado e com sinal de GPS, faça um teste ou simulação para ver se resolveu...
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por Faroni »

Caro amigo
Fiz exatamente o que vc me indicou, fiz uma simulação e o "problema" continua exatamente o mesmo.
Na ruas e avenidas onde a velocidade hoje é 60 km ele indica que é 70, citando como exemplo aqui na znorte, de SP a Av. Luis Dumont Villares, a Engenheiro Caetano Alvares etc, que é 60, a velocidade indicada no GPS é de 70 Km/h. Sem contar o outro problema, que o aparelho indica que cheguei ao destino, mas na realidade, em alguns lugares ainda falta pelo menos 1000 metros para chegar.
O outro GPS que eu tinha, um SIGA-ME, sempre me indicava o local correto, com apenas alguns metros a mais ou a menos e o mapa tambem era da Naviextras, só que o navegador era o IGO 8.3.
Não sei o por que destes problemas.
Liguei para a empresa "apontador" e quem me atendeu disse tambem não saber o problema. Pode?
Obrigado por enquanto
Paulo
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por magnumsoft »

Qual é o mapa que você está usando?
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
ET.
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Ago 2011, 18:58

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por ET. »

Faroni,

As velocidades das vias são definidas pelo mapa, portanto o que está ocorrendo são erros do mapa e não de seu navegador. Só reportando ao provedor para correções futuras.
O erro de numeração também é falha do mapa. Mesmo sendo baixado da Navextras podem ser mapas distintos. Navteq ou Teleatlas/TT.
O mais provável é que o mapa do seu aparelho anterior era um e o novo outro.
Um exemplo é que o Apontador Sky usa o Teleatlas/TT e o Apontador T500 o Navteq.
ET.
Garmin zumo 395 LM + CNBR/TRC/COCAR
CM-M1 + Primo
DM Projeto Tracksource - Interior de MG
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por Faroni »

Bom dia,
Em primeiro lugar obrigado pelas respostas.
Quando comprei o aparelho ele veio com o mapa navteq 2011 q1. Atualizei para o Navetq 2011 q4, assim como atualizei os radares pelo maparadar.
Posso estar colocando o mapa de outro GPS atualizado pelo naviextras porem com navegador IGO 8.3?, para experiencia, ao menos esse errava o destino só em alguns metros e os radares estavam corretos.
Acredito que seja realmente o mapa porque, os radares quando são detectados, a indicação sonora afirma "radar de velocidade à frente" mas esse aviso sonoro só chega encima do radar ou quando já passou por ele, embora ele apareça no visual à frente.
Faroni
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por Faroni »

Prezado amigo,
Eu li um tópico seu sobre o assunto de mapas que voce postou no forum para outra pessoa e na ocasião voce informava que o mapa para IGO tinha que ter a estensão fbl. Nessa atualização que fiz na Naviextras aparece tambem no final Brazil.fda. isso tá correto?
Faroni
Avatar do usuário
ET.
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Ago 2011, 18:58

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por ET. »

Faroni,

O arquivo .fda é um complemento ao mapa .fbl. Ele é o responsável pelo aparecimento nos iGOs das placas de advertências, do tipo, curva acentuada, pista escorregadia, queda de barreiras, etc., nas regiões em que o mapa já possui esta informação. :wink:

Quanto a colocar outro mapa no seu aparelho, infelizmente não é possível no navegador original. Existem opções de instalação de outro navegador desbloqueado, em um cartão SDMMC, inclusive com a opção de troca de mapas. Procure na Net.
ET.
Garmin zumo 395 LM + CNBR/TRC/COCAR
CM-M1 + Primo
DM Projeto Tracksource - Interior de MG
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por Faroni »

Bom, meu caro amigo, ao que me parece resta-me apenas aguardar que a naviextras corrija o problema do mapa e me envie um devidamente funcionando, tendo em vista que paguei pela atualização que me leva a crer está com erros. Aliás, pesquisando na internet, vejo que este modelo de GPS tem apresentado problemas identicos ao de outras pessoas. Assim que eu tiver uma confirmação positiva eu lhe retorno.

Obrigado por enquanto.
Faroni
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por Faroni »

Faroni escreveu:Bom, meu caro amigo, ao que me parece resta-me apenas aguardar que a naviextras corrija o problema do mapa e me envie um devidamente funcionando, tendo em vista que paguei pela atualização que me leva a crer está com erros. Aliás, pesquisando na internet, vejo que este modelo de GPS tem apresentado problemas identicos ao de outras pessoas. Assim que eu tiver uma confirmação positiva eu lhe retorno.

Obrigado por enquanto.
Faroni

Caro Magnum

Como havia prometido, fiz novos testes e, hoje eu tirei a prova e confirmei que o problema realmente não está no aparelho de GPS Apontador, mas sim no mapa da Navteq. A prova que citei foi em comprar outro aparelho desta vez da marca Siga-me, com navegador IGO Primo etc etc, identico ao outro e, este ultimo veio com mapa Navteq, exatamente com o mapa e versão que eu tenho no outro. Os problemas se repetem identicamente em tudo, inclusive naquele que citei anteriormente ou seja, o GPS indica que cheguei ao destino porem na realidade ainda falta pelo menos tres quarteirões e, em outras ruas chego ao destino, mas o aparelho indica que o destino está adiante. Tudo errado.
Será que os responsáveis pela Navteq irão resolver esta questão e fornecer uma nova versão que seja correta, para substituir esta que não funciona?
Faroni
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por magnumsoft »

Bom dia Faroni

Como você fez os testes e comprovou que o problema não está no aparelho e sim no mapa, sugiro que faça exatamente como o nosso companheiro ET falou... baixe na net um outro navegador e nele instalado o mapa Tom Tom (ex TeleAtlas) 2011-09, instale no cartão de memória e teste, sem ter que mexer no original.

Abraços.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Faroni
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:13

Re: GPS Apontador t501 não reconhece a velocidade real das r

Mensagem por Faroni »

magnumsoft escreveu:Bom dia Faroni

Como você fez os testes e comprovou que o problema não está no aparelho e sim no mapa, sugiro que faça exatamente como o nosso companheiro ET falou... baixe na net um outro navegador e nele instalado o mapa Tom Tom (ex TeleAtlas) 2011-09, instale no cartão de memória e teste, sem ter que mexer no original.

Abraços.

Valeu Magnum
Vou providenciar isso e ver o que acontece. Acredito que vai funcionar perfeitamente.
Faroni
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.