COMO VISUALIZAR ARQUIVOS .IMG (MoGeo) no PC

Forum de Mapas para Garmin
Responder
aphetonn
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mar 2020, 16:39

COMO VISUALIZAR ARQUIVOS .IMG (MoGeo) no PC

Mensagem por aphetonn »

Olá a todos!

- Novo no Fórum. Tenho a seguinte dúvida:

Leigo em GPS, baixei alguns arquivos de topografia em um tópico antigo do fórum ( https://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f= ... 7&start=45 ) em formato .IMG, no entanto não faço idéia de como executá-lo no Windows.

Sou militar e gostaria de saber como executá-lo no PC e adicionar quadrículas para imprimi-lo e usá-lo em adestramentos e instruções de orientação terrestre. Sei que é possível porque já vi um material impresso nesses parâmetros, como o do exemplo anexado. Mas não sei o procedimento. Alguma alma bondosa saberia me explicar como fazer isso?

Grato!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: COMO VISUALIZAR ARQUIVOS .IMG (MoGeo) no PC

Mensagem por hctomio »

aphetonn,

Apenas conheço o aplicativo gratuito Oruxmaps, que abre mapas .img do Garmin. Mas ele é para celular.

Eu gostaria de sugerir, que vc instale o Qgis, que é um software livre e gratuito.

Nele, vc abre muitas informações, como imagens satelitais, do openstreetmap, curvas de niveis,..., e pode gerar quadriculas como precisa:
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

O Qgis tem uma comunidade muito grande, com muitos videos de ajuda e grupos no Telegram que também ajudam.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
aphetonn
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mar 2020, 16:39

Re: COMO VISUALIZAR ARQUIVOS .IMG (MoGeo) no PC

Mensagem por aphetonn »

Muito obrigado, Nobre!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: COMO VISUALIZAR ARQUIVOS .IMG (MoGeo) no PC

Mensagem por Angelone »

aphetonn escreveu: 17 Mar 2020, 23:48 Olá a todos!

- Novo no Fórum. Tenho a seguinte dúvida:

Leigo em GPS, baixei alguns arquivos de topografia em um tópico antigo do fórum ( https://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f= ... 7&start=45 ) em formato .IMG, no entanto não faço idéia de como executá-lo no Windows.

Sou militar e gostaria de saber como executá-lo no PC e adicionar quadrículas para imprimi-lo e usá-lo em adestramentos e instruções de orientação terrestre. Sei que é possível porque já vi um material impresso nesses parâmetros, como o do exemplo anexado. Mas não sei o procedimento. Alguma alma bondosa saberia me explicar como fazer isso?

Grato!
Voce pode abrir a maioria dos mapas nao proprietários Garmin .img com algum editor de mapas para Windows, como o Gpsmapedit (Geopainting), Global Mapper e alguns outros. O primeiro é mais intuitivo e deve resolver. O ultimo é um programa profissional, mais poderoso, para ediçao e produçao de mapas..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
aphetonn
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mar 2020, 16:39

Re: COMO VISUALIZAR ARQUIVOS .IMG (MoGeo) no PC

Mensagem por aphetonn »

hctomio escreveu: 19 Mar 2020, 18:25 aphetonn,

Apenas conheço o aplicativo gratuito Oruxmaps, que abre mapas .img do Garmin. Mas ele é para celular.

Eu gostaria de sugerir, que vc instale o Qgis, que é um software livre e gratuito.

Nele, vc abre muitas informações, como imagens satelitais, do openstreetmap, curvas de niveis,..., e pode gerar quadriculas como precisa:
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

O Qgis tem uma comunidade muito grande, com muitos videos de ajuda e grupos no Telegram que também ajudam.
Muito obrigado pela ajuda, também!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.