Capturando satélite, localizando satélite, Cold Start etc

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Timoneiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Nov 2016, 00:10

Capturando satélite, localizando satélite, Cold Start etc

Mensagem por Timoneiro »

Pessoal:

Meu GPS, do nada, demorou mais de 10 minutos para localizar satélite na seguinte situação: desliguei ele em um local e no mesmo dia, 30 minutos depois, no mesmo local, ao ligar demorou uns 10 minutos para localizar.

Note dois fatos que não sei se representam um problema:

Primeiro o GPS informa "Captando satélites". Quando não consegue localizar ele diz: "Problema para encontrar satélites. Continuar pesquisando?" Se eu responder sim passa a avisar "Localizando satélites" e não mais "Captando satélites". Pode ser uma bobagem, mas achei estranho.

Em seguida pesquisei aqui no fórum e achei antiga mensagem do Angelone no link abaixo:

https://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?p=36183
Em suma, para melhorar a precisao dos modelos citados temos que apagar os 3 arquivos hotfix da pasta GPS (arc.bin, bee.bin and mt.nvm), que fica na pasta .System, e em seguida, em local aberto, depois de sintonizar todos os satélites disponíveis fazer o Cold Start (reset dos satélites). Para tanto temos que entrar na tela dos satélites (apertar e manter o dedo sobre o simbolo das barrinhas de sintonia de satélites no canto superior esquerdo da tela) e nela pressionar e manter o dedo sobre o campo "Elevaçao" até aparecer a tela "GPS SNR Logging". Estando ainda em local com ampla vista do céu, marcar a opçao "Cold Start" e no canto superior esquerdo clicar em "Start Single" para iniciar um novo processo de sintonia dos satélites e registro das efemérires (eph). Avalie a sintonia pela tabela a direita da tela ou volte para a tela anterior e acompanhe a apresentação gráfica da sintonia até a completa sincronizaçao com os satélites disponíveis. A precisão em metros aumentará significativamente na maioria dos casos devendo atingir a casa de 3 a 4 metros (mediçao estática). Nos aparelhos que já estão com bons parâmetros registrados não há perceptível melhora, mas como nao há qualquer tipo de risco no procedimento, vale a pena tentar. Ficaria grato se os proprietários dos modelos mencionados dessem um retorno dos seus resultados..
Testei o procedimento e funcionou.

Contudo, o problema retornou depois que atualizei os mapas. Eu salvo em um cartão de memória o mapa COCAR e do Tracksource e nunca deixo os dois ativos. Caso troque um pelo outro desligo o GPS assim que troco.

Teria alguma relação? Um mapa pode causar isso? Por cautela já salvei o COCAR em um cartão de memória separado e vou usar só ele. Caso precise do Tracksource, usarei ele em outro cartão.

Outro comportamento que pode ser normal e talvez nunca tenha percebido: ao desligar o GPS apertando o botão power SEM demorar para desligar totalmente pela opção desligar, mas sim deixando em stand by, depois, ao ligar de imediato (exemplo: 5 segundos depois) ele começa a procurar os satélites novamente. Salvo engano ele acharia de imediato.

Fui na tela que o Angelone ensinou e lá tem outras opções:

Predicted Eph: não sei o significado.
Cold Start: não sei o significado.

Na barra com três traços tem três opções:

Start CN0 Log: normalmente ela fica como Stop CN0 Log. Desconfio que é a localização dos satélite.
Start Single
Start TTFF Log

O angelone falou para usar apenas o Start Single. Pergunto:

Para que serve o Start CN0 Log?
Para que serve o Start TTFF Log

Percebi que para eu fazer esse Start Single é preciso antes clicar em Stop CN0 Log para parar e ficar ativa a opção Start Single.

É preciso marcar o Predicted Eph em algum momento?

Desculpem o excesso de perguntas.
Responder