Extrair gpx de videos do Garmin Drive Assist 50 e Mapillary

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Extrair gpx de videos do Garmin Drive Assist 50 e Mapillary

Mensagem por hctomio »

O gps Garmin Drive Assist 50 possui uma câmera integrada para utilização como Dash Cam (câmera veicular).

Ela grava o percurso realizado, com vídeos de 1 min cada.

Imagem

Imagem


Esses vídeos registram em seus frames, as coordenadas de gps do veículo.

Usando o programa Dash Cam Player da Garmin, podem ser extraídos os tracks gpx dos vídeos.

Segue abaixo um tutorial:

1. Instale o programa Garmin Dash Cam Player (GDCPlayer).

Este programa existe apenas na versão windows e deixou de ser distribuído pela Garmin. Ainda pode ser baixado de :
[Link externo oculto para visitantes]

2. Crie uma pasta no computador onde serão salvos os vídeos de interesse.

3. Abra o programa GDCPlayer e em Settings, mude "Change Path of Saved Videos" para o mesmo endereço da pasta criada anteriormente. Depois feche o programa:

Imagem


4. Copie os vídeos para a pasta criada.

5. Abra novamente o GDCPlayer. Deverão aparecer na lateral esquerda os videos salvos na pasta do computador.

Selecione o video desejado e clicando com a tecla direita do mouse, escolha no menu a opção "Export record as GPX".

Salve o arquivo track gpx obtido em alguma pasta (pode ser a mesma dos vídeos). Está finalizado o procedimento!!

Imagem


Importante:

Uma ótima opção para uso desses arquivos de vídeo e gpx obtidos com o Garmin Drive Assist 50, é fazer o upload para o Projeto Mapillary ([Link externo oculto para visitantes]).
Ex.: [Link externo oculto para visitantes]

O projeto Mapillary disponibiliza as informações para o website Map Creator da Here e para o projeto Openstreetmap.

Assim editores/colaboradores de ambas as plataformas (Here/Openstreetmap) podem usar essas informações para melhorar os mapas de gps da Garmin.

Havendo interesse, posso ajudar com orientações bastando contatar-me.

P.S.: Agradecimentos a todos do grupo Telegram Mapillary Brasil, em especial ao Nuno, que ajudaram no funcionamento da extração gpx do GDCPlayer.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Responder