Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Eu sei, fui idiota.
Por alguma razão que desconheço o aplicativo SD Formatter acabou apagando todos os arquivos do meu Nuvi 2597 no qual o SD card estava inserido. Precisei formatar pois não havia espaço na raiz do GPS para acolher os mapas que vou precisar na próxima viagem e o aparelho só reconhecia 174MB num SD de 8GB.
Como erros costumam acontecer sucessivamente, e o PC é mais recente do que o último backup que eu havia feito há vários anos (não vinha usando o GPS há muito tempo também), o tal SD Formatter acabou limpando os arquivos da estrutura do GPS. Estranhamente, o aparelho continua operando com as funções básicas, mas ficou sem pasta de mapas, sem POIs, sem arquivos de voz, enfim, imprestável na prática, apesar de aparente normalidade na tela, nos menus, no reconhecimento de satélites e até na capacidade de se conectar via bluetooth com o meu celular.
Já consegui que ele fosse reconhecido como drive depois de muita pesquisa, tentativas e erros, já configurei para visualizar as pastas, mas não consigo que ele seja reconhecido pelo Garmin Express para fazer atualizações.
Gostaria de saber se alguém aqui já disponibilizou um backup da estrutura de arquivos e pastas, e se isso poderia resolver o problema. :roll:

Agradeço antecipadamente pela luz que alguém possa lançar sobre a minha imbecilidade. :)

Marcos Hayun
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por Thundercel »

mas ficou sem pasta de mapas, sem POIs, sem arquivos de voz, enfim, imprestável na prática, apesar de aparente normalidade na tela
Não compreendi perfeitamente o problema.
Se o aparelho reconhece o SD Card basta nele criar uma pasta MAP e dentro dela carregar os mapas. Os POIs normais estão inseridos no mapa.
Os POis de alerta radar e outros são carregados no SD Card em uma pasta de nome POI.

Quanto as demais estruturas de arquivos temos a do nuvi 2595 que se assemelha em muito a do 2597. Baixe em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Thundercel escreveu:
mas ficou sem pasta de mapas, sem POIs, sem arquivos de voz, enfim, imprestável na prática, apesar de aparente normalidade na tela
Não compreendi perfeitamente o problema.
Se o aparelho reconhece o SD Card basta nele criar uma pasta MAP e dentro dela carregar os mapas. Os POIs normais estão inseridos no mapa.
Os POis de alerta radar e outros são carregados no SD Card em uma pasta de nome POI.

Quanto as demais estruturas de arquivos temos a do nuvi 2595 que se assemelha em muito a do 2597. Baixe em [Link externo oculto para visitantes]
Oi Thundercel,

Obrigado por dispor do seu tempo para tentar me ajudar. Na verdade, depois de postar meu pedido de ajuda, tentei outras alternativas sem sucesso, como o chat de suporte da Garmin nos EUA, onde comprei o dispositivo. O principal problema aqui é conseguir que o Garmin Express reconheça o GPS ligado à USB. Já tentamos de tudo, mas parece que alguns arquivos importantes para viabilizar essa conexão foram perdidos na infeliz ideia que tive de formatar o sd card dentro dele. O aplicativo ou eu, provavelmente eu, fez o favor de apagar quase tudo que havia nele. Estranhamente para mim e até para o suporte da Garmin, o dispositivo liga, adquire satélites, abre todos os menus, aceita todos os comandos e até conecta via bluetooth com o celular. Mas como perdeu os mapas, por exemplo, não tem qualquer utilidade. Se eu não conseguir fazer o Garmin Express reconhecê-lo, não tenho sequer os meios para aplicar o restore do backup (a boa nova é que o sistema fez um backup automático numa atualização que fiz poucos dias antes e ontem eu o achei).
Se algum dos gurus tiver uma pista para solucionar essa bronca, serei eternamente grato.

Abraços,

Marcos Hayun
Editado pela última vez por MarcosHayun em 25 Abr 2019, 09:49, em um total de 1 vez.
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Em tempo. Já tentei com diversos cabos e em todas as portas usb de 4 computadores. Acho muito improvável que a solução passe por essa possibilidade.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por Thundercel »

O que faz o Garmin Express reconhecer o aparelho é o arquivo GarminDevice.xml que se encontra dentro da pasta gamin na memoria interna do aparelho.

No PC deve-se instalar o USB Drivers software version 2.3.1.2 que pode ser baixado em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Pois é, Márcio.

Já instalei esses drivers de usb, fiz de tudo aqui pra que o Gerenciador de arquivos do windows me mostre todos, mas ele só me apresenta praticamente nada. Com esses pouquíssimos arquivos acho que seria impossível o dispositivo fazer o que faz. Devem haver outros escondidos que expliquem o milagre, mas ainda não tive acesso a eles. Só me mostra 2 arquivos com apenas 1kb cada. Penso até em enviar o GPS para o Vaticano e pedir a beatificação do danado. É um mistério. :-)
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Como se pode ver no screenshot do Gerenciador de Arquivos, só há 2 arquivos de 1kb. A outra pasta, Garmin, foi criada há pouco quando consegui transferir um arquivo de POIs desde o POI loader, único aplicativo da Garmin que continua reconhecendo o dispositivo. Tentei criar manualmente uma pasta MAP e inserir o mapa do brasil nela, mas não funcionou. Continuou não apresentando mapa algum.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por Thundercel »

Quando voce cita que o POI loader, único aplicativo da Garmin que continua reconhecendo o dispositivo, estranho o Garmin Express não reconhecer. Isso só poderia ocorrer se o arquivo GarminDevice.xml não estiver presente dentro da pasta garmin da memoria interna.

Não informou voce se habilitou o Mass Storage no aparelho para poder ver todas as pastas e arquivos dentro dele.
Habilitar usb do GPS como Mass Storage
1) Na tela de exibição de mapa do aparelho, mantenha o dedo pressionando por uns instantes sobre a indicação de velocidade e libere a seguir;

2) Na tela que se abrirá, novamente mantenha o dedo pressionando sobre o "indicador central de velocidade" - uma tela se abrirá.

3) Role a tela que se abriu para baixo e ative "MTP Settings".

4) Na tela que se abrirá ative "Mass Storage Single Session" se quiser ter acesso ao conteúdo da memória interna uma única vez (mais seguro).
Na próxima sessão com o Windows repita a seqüencia ou marque "Mass Storage" caso queira que permanentemente o Windows exiba o conteúdo da memória interna.

Após isto você precisará configurar seu PC para visualizar Pastas e Arquivos Ocultos.

Caso não tenha configurado e ainda não consiga ver todos as pastas e arquivos ocultos, vamos configurar o seu SO Win7.

1 - Botão direito do mouse no logo Windows na extrema esquerda da Barra de Ferramentas;
2 - Clicar em "Abrir o Windows Explorer",
3 - Clicar na palavra “Organizar"
4 - Clicar na linha "Opções de pasta e pesquisa",
5 - Na janela que se abre, clique na aba "Modo de Exibição",
6 - Nesta nova janela, percorra as linhas e na opção: ", "Ocultar arquivos protegidos do sistema (recomendado)" . desmarque esta linha
7 - Mais abaixo em "Pastas e arquivos ocultos", marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas".
8 - Volte lá para cima em "Modos de exibição de pasta" e clique no botão "Aplicar às Pastas"
9 – “OK”.
No Print postado por voce identifico que o drive G deve ser do sd card. Criou nele uma pasta MAP e nela colocou algum arquivo de mapa do Brasil?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Sim. O drive G é o SD card e coloquei nele todos os mapas que vou precisar, mas apenas como backup. Estranhamente quando inserido no dispositivo, o SD apresenta uma memória de apenas 174mb, quando, na verdade, ele tem 8gb. Foi por isso que formatei e gerou esse problema no GPS. :-/
Sim, já está no modo MASS STORAGE.
Não aparece nenhum outro arquivo que não estes dois que estão no printscreen.
Será que se eu conseguir na web e colocar esse arquivo do Express e colocar no GPS ele poderá ser reconhecido? Neste caso, onde colocar: no diretório raiz ou teria que criar uma nova pasta?

Mais uma vez, obrigado pela atenção e ajuda.

Abraços.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por Thundercel »

O drive G é o SD card e coloquei nele todos os mapas que vou precisar, mas apenas como backup.
Não compreendi ter colocado apenas como backup.
Onde colocou os arquivos de mapa?
Estranhamente quando inserido no dispositivo, o SD apresenta uma memória de apenas 174mb, quando, na verdade, ele tem 8gb.
E visto por outro leitor de SD card que não o aparelho?
Será que se eu conseguir na web e colocar esse arquivo do Express e colocar no GPS ele poderá ser reconhecido? Neste caso, onde colocar: no diretório raiz ou teria que criar uma nova pasta?
O arquivo GarminDevice.xml não é do Express e sim do aparelho.
Ele contem o HWID do aparelho que é unico.
Esse arquivo, quando ausente, é criado pelo proprio firmware do aparelho ao ser religado.
Eu acredito que em se colocando um arquivo GarminDevice.xml "vazio"dentro da pasta Garmin da memoria interna do aparelho pode funcionar também, entretanto me estranha muito o gps estar funcionando com os problemas reportados, mas sem os arquivos em sua estrutura de pastas e arquivos. Aparentemente alguma proteção está impedindo do utilizador verificar sua estrutura de pastas e arquivos.
De uma olhada em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Oi Márcio,

Coloquei apenas o mapa do Brasil no raiz do F: para testar. Não apareceu. Depois criei uma pasta Map e coloquei lá. Nada.

Usando outro leitor, o SD tem seu tamanho normal. Tanto que consegui colocar os mapas todos nele, o que seria impossível se tivesse apenas 174mb.

Nas minhas pesquisas já havia me deparado com essa questão do HWID, mas até agora não consegui identificar o danado.

Abraços,

Marcos Hayun
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por Thundercel »

Parto do principio que voce habilitou o mass storage no aparelho e que verificou a estrutura de pastas e arquivos dele em outro PC.

Pelo relato, mesmo com os problemas reportados, o aparelho está inicializando o que me faz concluir que alguns arquivos da estrutura estão presentes nele, mas não são vistos conectando-se o aparelho no PC, mesmo com o windows habilitado a mostrar pastas e arquivos ocultos e de sistema.

Disso, esgota-se meus conhecimentos sobre o assunto e somente com o aparelho em mãos poderia eu diagnosticar algo mais.

Sugiro que encaminhe o aparelho a uma assistencia tecnica.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2011, 11:18

Re: Nuvi 2597. Preciso de um backup.

Mensagem por MarcosHayun »

Bom dia, Márcio.

Você está correto em suas presunções. Mas como moro no interior e o dispositivo foi adquirido nos EUA, a busca por uma autorizada passa a ser uma alternativa bastante complicada.
Vou seguir na busca por uma solução e agradeço sinceramente pela sua imensa paciência e pela prestatividade.
Se obtiver sucesso prometo retornar e esclarecer o que aconteceu.

Abraços e obrigado.

Marcos Hayun
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.