Acessar o WinCE (Windows Explorer) no GPS

Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Acessar o WinCE (Windows Explorer) no GPS

Mensagem por Thundercel »

O windows ce na verdade é executado qdo vc liga o aparelho e faz a chamada para o programa que vem no gps, normalmente com mp3 player etc, ferramentas.....

Então na verdade o que vc precisa fazer é ele fazer uma chamada para o ambiente X, ou seja o ambiente windows.

Não sei qual a versão real do seu windows ce e não sei se o seu gps é igual ao china, mas segue lá

A maioria dos GPS china vem com um arquivo no seu sdcard chamado shell.ini que é um arquivinho que contem o caminho do programa a ser executado. Se seu gps veio com igo por exemplo algo parecido com: \\sdcard\igo\navgo.exe, ou seja indica o executavel e o seu caminho.

Tudo o que vc tem a fazer é baixar o arquivo StartWin.exe na área de download deste site em modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=12.

Coloque ele na raiz do seu sdcard e então faça uma cópia do seu shell.ini para shell.ini.old e então altere o shell indicando o caminho do start x.
Algo parecido com: \\sdcard\StartWin.exe

Se nada encontrou veja então no seu cartão sd se encontra o arquivo StartWin.exe. Assim vc pode alterar o arquivo que falei mudando a chamada do programa para o StartWin.exe.

Se o seu soft é o destinador o arquivo Shell.ini ou outro com a mesma função deve conter o atalho.

\\sdcard\DestinadorApps\Destinator\destinator.exe.

Mude esse atalho para o caminho onde colocar o StatWin.exe como descrevi acima. Lembrando que vc precisa acessar o menu de configuração do seu GPS e na opção de leitura ou algo similar mudar de modo de leitura ao invés de ler na memória flash para ler a partir do sdcard. Normalmente já vem com essas 2 opções.

Lembrando que se der certo vc vai ter uma tela similar ao do windows que conhecemos então para rodar seu navegador ou outro que vc instalar ou até mesmo programas vc tera de clicar no iniciar, e depois no run(executar) e apontar para os executaveis dos navegadores ou programas que vc ira rodar.

Normalmente o arquivo Shell.ini fica na raiz.
Pode ser que o programa que foi instalado no seu GPS não use esse aquivo Shell.ini mas use outro que chame um outro script.
Então a minha dica é: Procure por arquivos com extensão ini, ou até mesmo sys ou bat. O importante é que dentro do arquivo vai existir uma chamada para o executável do Destinator. Quando encontrar substitua o caminho \sdcard\destinatorapps\destinador.exe -> StartWin.exe, apontando para o arquivo que vc deve baixar e copiar dentro da raiz do seu sd card o StatWin.exe.

Prontinho se funcionar vc vai ter a interface windows ce china (ahah) rodando, daí é o basico, iniciar, etc....

Eu não encontrei de fato aplicativos que fossem compativeis com esse S.O, a não ser os navegadores.... para rodar os navegadores mande a opção run e escolha o executavel do navegador.

Bom como vc deve ter lido, ideal mesmo é achar o arquivo shell.ini, start.ini, etc. que contem o caminho no qual o wince vai buscar o executável do navegador.

Tenho a teoria de que o não funcionamento para alguns (caso o win inicialize e se feche em seguida ) se deve ao problema de pastas, de não estar na pasta correta.

Do destinator não rodar dessa forma é porque tem um arquivo de configuração se não me engano chamado destinator.ini que contem o nome do executável, e outros parametros de funcionamento do destinator e como vc mudou dessa forma fará com que o destinator funcione.

Mas se quer um conselho melhor ja que o seu win está rodando vai então uma gambiarra maior. uahiahuhau

Crie uma nova pasta para o destinator, com o caminho da primeira pasta diferente a original é \destinatorapps, deixe somente como \destinator e deixe essa que vc renomeou apenas com o arquivo Startwin.exe ( renomeado para destinator ) para executar a chamada do wince, dai vc pode apagar tudo deixando somente o \destinatorapps\destinator\destinator.exe ( sendo esse o fake com o startwin renomeado).

Na pasta nova que vc vai criar coloque o destinator original com todos os arquivos mapas e etc. Pronto.

O mesmo procedimento para outros navegadores Miomap, Igo, basta copiá-los cada um na sua pasta e para executar procurar por eles através do run do wince.

Assim vc vai iniciar o destinator correto através do wince só que em outra pasta.

helitoncosta
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=314&t=5799
Avatar do usuário
ivanmaluco
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Nov 2008, 23:00

eu fiz e deu certo...

Mensagem por ivanmaluco »

olá Thundercel...

eu fiz o descrito e funcionou... consegui acessar o win da china(o duro é ler alguma coisa)...

Uma pergunta: Tem como trocar o OS por idioma Ingles??
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Ivan,
o sistema operacional do seu GPS, pelo visto é Windows Mobile Vx.x China.

Originalmente ele pede uma chamada no arquivo Shell.ini ( que nada mais é que um arquivinho bat com o atalho que será executado ).

Desconheço a marca e modelo de seu GPS mas nesse arquivo Shell.ini ele veio configurado para chamar o executavel do Navegador que veio nele (Igo, Mio, não sei qual era).

Se você quer simplesmente mudar o navegador, nem precisa ficar tentando ler chines. Basta instalar a pasta do novo navegador e direcionar o executavel dele nesse shell.ini.

O Starwin.exe descrito no tutorial serve para se abrir a interface gráfica do WinCE. Ele não é o windows em sí, é apenas uma chamada para a interface ( janela ) do windows que já estava instalado (china).

Para instalar outro S.O começa a complicar.

A instalação errada de outro sistema operacional pode inutilizar de vez o seu GPS.

Por enquanto só vejo uma solução no seu caso:

- Instalar o MioPOcket e enganar o winCe.

Tutorial de instalação do MioPocket está aqui em:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=77
Avatar do usuário
ivanmaluco
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Nov 2008, 23:00

Mensagem por ivanmaluco »

Obrigado Thundercel,

vou verificar e ler sobre...

Desculpe incomodar, mas o que ou onde posso ler sobre usar GPS. O meu usa o IGo8. Mas ainda não entrei em acordo com ele (kkkkkk).

Já está com voz e mapa do BRASIL, mas por exemplo não tem radares e na minha cidade o mapa está desatualizado.

Vc poderia me dar umas dicas ?

Muito obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Ivan,
desejaria saber a marca e modelo do seu GPS e qual a cidade onde você mora.

Se o Igo8 já está instalado nele creio que é um bom sinal, pois muita gente está elogiando esse navegador.

Temos disponivel o Manual em Portugues dele em nossa área de downloads.

Quanto a radares recomendamos baixar do site [Link externo oculto para visitantes]
Em que pese que muitos estão la lançando radares que não existem, os que existem estão lá lançados.

Quanto a mapas isso é outra estoria.

Os mapas do Brasil disponíveis ainda carecem de muita informação. Aos poucos (anualmente) lançam novo conjunto, mas que ainda deixam muito a desejar, principalmente em cidades do interior.

Por enquanto o conjunto de mapas que está sendo atualizado quase que diariamente é o do Projeto Tracksource. A desvantagem que esses mapas são feitos só para navegadores da Garmin.

O pessoal que usa o GPS Nav 730 ou 740 da V7 ja conseguiu instalar o navegador Garmin Mobile XT em seus aparelhos e estao desfrutando dos mapas atualizados do TrackSource.

Talvez o caminho para se ter mapas mais atualizados seja esse. Descobrir como instalar o Garmin Mobile XT em seu aparelho.
Avatar do usuário
ivanmaluco
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Nov 2008, 23:00

Mensagem por ivanmaluco »

Thundercel escreveu:Ivan,
desejaria saber a marca e modelo do seu GPS e qual a cidade onde você mora.

Se o Igo8 já está instalado nele creio que é um bom sinal, pois muita gente está elogiando esse navegador.

Temos disponivel o Manual em Portugues dele em nossa área de downloads.
eu tbem gostaria de saber, mais nao tenho ideia... eu comprei pelo ebay.. made in china (a unica coisa escrita é "GPS NAVIGATOR PMP PLAYER"...

Estou em Itatiba (entre em Jundiai e Campinas)

Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Ivan.
se deseja usar outros aplicativos ou navegadores em seu GPS sugiro então instalar o MioPocket nele sem desinstalar seu SO Chines.

Usando seu SO chines você direciona ele para o WinPocket e vai ter as mesmas funções do wince e no idioma que desejar.
Avatar do usuário
diogolamberg
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Dez 2008, 23:00

Mensagem por diogolamberg »

Nos chinas é o shell.ini que manda e no Ndrive qual é?

Abraços
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

GPS.TXT
A instalação em NDrive é bem simples:

Para quem nao sabe, no GPS NDrive basta extrair os arquivos do novo navegador para o aparelho, não é para o cartão SD, ele ira criar a pasta (nome do navegador) com todos os arquivos necessários.

Para acessar o programa tem dois caminhos:

Sem mecher em nada, entre em Media, Navegador, Memoria Local, pasta (navegador), arquivo (navegador).exe

Ou, pode fazer com que entre automatico clicando em GPS, para isso faça, por segurança, um bakup do arquivo GPS.TXT.

Depois altere o conteudo do arquivo com o Bloco de Notas de:

\vdisk\MobileNavigat\MobileNavigator.exe

para:

\vdisk\(pasta do navegador)\(navegador).exe

e salve

Pronto, ja pode navegar com o navegador clicando no icone quando liga,

Para voltar com o Ndrive, é só alterar o arquivo novamente...
Avatar do usuário
diogolamberg
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Dez 2008, 23:00

Mensagem por diogolamberg »

Agradeço novamente a atenção... mas a memoria interna do gps g50 so tem 80 mb de espaço... o que eu faço? Não tem como instalar no sd e rodar por la?
Avatar do usuário
diogolamberg
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Dez 2008, 23:00

Mensagem por diogolamberg »

Ah sim... o gps desse meu amigo ta com o sd limpo... nao tem nada la... nem esse arquivo gps.txt... onde consigo?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

diogo, please,
procure fazer perguntas sobre o NDrive lá na seção dele para não perdermos a organização do forum e de forma que companheiros com o mesmo GPS e problemas possam encontrar facilmente soluções em um unico local.
Avatar do usuário
luferj
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:00

Mensagem por luferj »

Os carinhas que desenvolvem o MIOPOCKET são rápidos no gatilho, já saiu o realease 36 de 5/01/09.

No meu GPS foi perfeito pois as outras versões estava apresentando problema e esta está redonda!

Update: (Release 36), 01/05/2009
[Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
Assao
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Jan 2009, 23:00

Mensagem por Assao »

Thundercel escreveu:diogo, please,
procure fazer perguntas sobre o NDrive lá na seção dele para não perdermos a organização do forum e de forma que companheiros com o mesmo GPS e problemas possam encontrar facilmente soluções em um unico local.
Thundercel,
Seguinte eu fiz algo parecido... Havia descoberto isso pouco antes de achar seu tutorial... Como vc. mesmo já mencionou o meu problema é ao acessar o windows ce após 2 seg ele volta para o software do GPS... Como concerto isso?!?

Já coloquei o Starwin no SD e fiz alterei o shell com o caminho dele... Mas nada... A mesma coisa aconteceu...

Como faço pro GPS fechar o software que vem instalado e rodar apenas o windows CE?!?

Abraço
Avatar do usuário
Rodrigofsa
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jan 2009, 23:00

Acessar Win CE, no magneti marelli VOlksvagen tech

Mensagem por Rodrigofsa »

Bom dia,
como acesso o Win Ce, no Magneti Marelli? gostaria de mudar o navegador para ter acesso a outros mapas e desbloquear o localizador de radares. é possivel?

obrigado.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.