POILoader - Utilização e carregamento de Radares

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

POILoader - Utilização e carregamento de Radares

Mensagem por Thundercel »

Aqui neste tutorial vamos explicar o funcionamento do programa POILoader e a forma de utilizá-lo para carregar radares em seu Garmin.

Primeiramente vamos fazer o download do programa diretamente do site da Garmin clicando [Link externo oculto para visitantes]. Essa versão 2.5.3 é a versão disponivel na data em que foi escrito este tutorial.

Tendo feito o download instale o programa em seu computador.

O programa POILoader carrega arquivos contidos em uma determinada pasta do PC. Se nessa pasta existirem muitos arquivos, o POILoader vai carregar todos. Por isso é importante que criemos uma pasta onde dentro dela só exista o arquivo a ser carregado pelo POILoader.

Antes de fazer o download do arquivo que contém os radares, crie em seu HD uma pasta para recebe-los e a denomine com o nome que desejar.

Tendo criado a pasta vamos ao site do maparadar para nele pegar a atualização dos radares. Para isso clique [Link externo oculto para visitantes]

Estando na home do site maparadar, clique no Exportar assinalado na imagem abaixo.

Imagem

Na janela que se abre no meio da página se identifica diversos padrões que os arquivos são disponibilizados. Para o Garmin existem ali dois e particularmente prefiro fazer o download do com aviso de distância, de nome CSV (Garmin, Navman) - Com aviso de distância

Imagem

Faça o download do arquivo direcionando-o para a pasta anteriormente criado para recebe-lo.

Pronto! Já dispomos do arquivo atualizado e agora podemos proceder para o seu carregamento no Garmin. Para isso primeiro conecte seu GPS na USB do PC.

Estando o GPS conectado na USB vamos abrir o programa POILoader recem instalado em nosso computador e na sua tela inicial clique em Avançar.

Imagem

Na próxima tela, deixe marcado Garmin Device para que o arquivo seja compilado e carregado na memoria flash do seu aparelho e clique em Avançar.

Imagem

Na proxima tela, aguarda alguns instantes até que sua unidade surja na janela Device, caso isso não ocorra clique no Find Device para que o POILOader a procure. estanndo seu Garmin ali na janela clique em Avançar.

Imagem

Na proxima tela existem duas opções. Uma para carregamento do arquivo no Garmin e outra para descarregamento dos arquivos existentes no Garmin.
Quando se opta pela segunda opção (descarregamento) o POILoader retira do NUVI os POIs anteriormente carregados. e nessa situação, ao final ele necessita ser reinicializado para um novo procedimento.

Como estamos carregando radares vamos deixar a primeira opção assinalada e clicar no Avançar

Imagem

Na proxima tela devemos clicar em Browser e direcionar para a pasta que criamos no inicio e onde se encontra o arquivo de radar a ser carregado. Quando selecionamos a pasta a tecla de Avançar no rodapé da tela fica disponível. Clique nela.

Imagem

Pronto! Arquivos de radar carregados no Garmin. Clique em Concluir que o POILoader se fecghará automaticamente.

Imagem
micato
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Abr 2009, 00:00

Mensagem por micato »

Gostei muito do Garmin....a unica coisa que me chateou, é ele simplesmente não ter a minha cidade.... MONTE MOR - SP.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Amigo micato,
para Garmin podemos utilizar o City Navigator, que é o mapa oficial da Garmin, ou o TrackSource, que é o mapa desenvolvido por brasileiros.

Para saber o desenvolvedor de sua cidade no TrackSource dirija-se à página do TrackSource clicando [Link externo oculto para visitantes] e lá, no primeiro quadro, existe a função de consulta de desenvolvedor por município.

Facilitando, para a Cidade de Campo Mor - SP lá consta:

Desenvolvedor municipal
Nome : Wallace Moraes Junior
e-mail : wallacemjr@yahoo.com

Desenvolvedor estadual
Nome : Sérgio Barroso
e-mail : nqnnospam@terra.com.br

Envie um mail para um dos dois perguntando quando iniciarão o desenvolvimento de sua cidade ou, se preferir, se cadastre como desenvolvedor e solicite para desenvolver sua cidade em benefício de todos os demais.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
micato
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Abr 2009, 00:00

Mensagem por micato »

Valeu, vou fazer isso.

Destinator para a minha cidade é o que erra menos, os demais todos erram.

Garmim, mostra a cidade somente. Acho que devido ela ser pequena o pessoal não se interessou por desenvolver os mapas ainda.

Em Monte Mor o prefeito tá mudando as mãos de várias ruas, então acho melhor esperar senão o mapeamento ficará desatualizado.

Em Campinas, está ótimo o Garmim !!
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Neste tutorial do POI LOader foi utilizada a opção "Express (Recommended)". Alguém já utilizou a opção "Manual"?

Em "Manual" surgem 3 alternativas:
- Ignore this file (que tornam não funcionais as outras 2 mas que não sei para que serve também),
- Alerta de velocidade e
- Alerta de proximidade

Nunca entendi direito as 2 últimas alternativas, ou seja, não consigo estabelecer um Alerta de proximidade sem perder o Alerta de velocidade?

Alerta de velocidade é o texto que aparece em cinza ou vermelho (no Nuvi 780) conforme estamos até o limite ou acima dele, respectivamente certo?

Tenho enviado os POIs do MapaRadar via opção "Express (Recommended)" onde tenho tanto o Alerta de velocidade quanto o Alerta de proximidade.

Em resumo, alguma luz sobre como utilizar o POI Loader na opção "Manual"?

[ ]s a todos.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Amigo Sandro,
confesso a você que não tenho mais utilizado a base de dados radar fornecida pelo site maparadar. Não que aquela base está errada, mas simplesmente porque depois que comecei a desenvolver mapas para o TrackSource comecei a entender um pouco mais sobre o algoritmo Garmin.

Se pararmos um pouco para pensar identificaremos que os radares do maparadar tem como base o mapa do GoogleMaps.

Ora, em meu aparelho não uso o mapa do Google. Nele uso o CityNavigator ou o TrackSource.

Entendido isso vamos continuar a análise.

O algoritmo Garmin tem uma sensibilidade de leitura de POI se esse estiver lateralmente distante em até 30 mts da via. Estando eu a usar uma base de mapa (CNBr ou TrackSource) diferente da utilizada para plotar os radares (Googlemaps) é natural que desalinhamentos ocorram e que por vezes os radares estejam plotados a mais de 30 mts da via.

Por essa razão que tenho utilizado a base radares do proprio TrackSource, pois utilizando o mapa dele tenho certeza que os radares estão plotados tendo como referencia o mapa que utilizo em meu aparelho.
Em "Manual" surgem 3 alternativas:
- Ignore this file (que tornam não funcionais as outras 2 mas que não sei para que serve também),
- Alerta de velocidade e
- Alerta de proximidade
Não costumo utilizar o carregamento manual do POILoader porque sei que o arquivo a ser carregado já vem por default com configuração de alerta.

"Ignore this file" - utiliza a configuração default que vem no arquivo.

"Alerta de velocidade" - modifica a configuração default que alerta em texto quando se estiver acima da velocidade permitida na via.

"Alerta de proximidade" - modifica a configuração default da distância que queremos ser alertado do ponto em que está o radar.

Espero ter contribuído.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Eduardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 67
Registrado em: 10 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Eduardo »

Caro Márcio,

É muito bom vê-lo ativo entre nós. Sua presença é muito valiosa neste espaço.

Achei bastante interessante seu ponto de vista em relação à utilização dos POIs do projeto em relação ao Maparadar, realmente tem muita lógica. Eu não havia ainda analisado isso dessa forma.

Uma questão que nunca compreendo... qdo vc carrega o maparadar no POI, você não está apagando o POI original do City Navigator?
Outra dúvida, e você que agora é um desenvolvedor pode explicar com mais crédito, os POIs fornecidos no projeto tracksource já não estão nos mapas? Li isso em algum lugar e achei estranho, pois se você usa os mapas do projeto, então não deveria carregar os POIs que estão disponíveis no próprio site do tracksource. Isso procede?

Grande abraço e parabéns pelo espaço que está crescendo muito a cada dia, mostrando que a cordialidade, o respeito e a educação ainda são muito importantes num fórum de debates.

Eduardo
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Prezado Eduardo,
quando decidi desenvolver mapas mergulhei no aprendizado e isso muito me consumiu e, na verdade, ainda consome. Desenvolvo um numero significativo de municípios, mas o do Rio de janeiro é o que mais dá trabalho pela infinidade de informações recebidas de colaboradores.
Uma questão que nunca compreendo... qdo vc carrega o maparadar no POI, você não está apagando o POI original do City Navigator?
Não!
Quando você carrega POis, o arquivo carregado de nome poi.gpi se hospeda dentro da pasta /Garmin/Poi/.
O garmin é configurado para ler os POIs inseridos no mapa e os carregados. Poderá existir duplicidade se carregarmos POI já inserido no mapa.

Os POIs do CNBr estão inseridos no próprio mapa e o Garmin só começa a le-los a partir do momento que você no aparelho seleciona o uso desse mapa.
Outra dúvida, e você que agora é um desenvolvedor pode explicar com mais crédito, os POIs fornecidos no projeto tracksource já não estão nos mapas?
Não!
Os POIs TrackSource estão em uma base de dados que recebe informação do mapa e de colaboradores. É uma tarefa para o desenvolvedor inserir no mapa os POIs da base de dados que nele não estão.
Todos os POIs do mapa estão nessa base de dados mas nem todos os POIs da base de dados estão no mapa.
O TrackSource está neste momento trabalhando nisso de forma a otimizar esse processo.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Eduardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 67
Registrado em: 10 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Eduardo »

Caro Márcio,

Obrigado pelas explicações.
Minha dúvida ocorreu porque ao instalat o mapa do CN Brazil 2010.10, encontrei uma pasta chamada POI, que contém o arquivo Poi.gpi, com 31Mb.
Pensei em enviar este arquivo também para o Nuvi, substituindo o arquivo Poi.gpi dele, que tem somente 536Kb. Mas, não sei se este arquivo contém os radares do maparadar ou é o próprio maparadar, e fico com receio de perdê-los.
Você acha que os POIs do projeto estão mais atualizados que os do CN? E quanto aos radares?

Mais uma coisa, já saiu uma nova atualização (update) para o Nuvi 760.

Download aqui (na verdade a atualização se faz com o WebupDater):
[Link externo oculto para visitantes]

Changes made from version 4.70 to 4.80:

* Corrected issue with TTS voice stuttering.
* Corrections to Language Guide.
* Correction to MAD Maps routing.
* Improvements to phone number/contact display.

Um abraço,

Eduardo
Avatar do usuário
Eduardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 67
Registrado em: 10 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Eduardo »

Ahh !!!

Lembrei agora que na pasta POI do meu Nuvi ainda tem outro arquivo chamado Sem título.gdb. Acho que este arquivo não deveria estar aí, deveria?
Funciona esse negócio de ter vários arquivos com extensão .gpi com nomes diferentes e mantê-los todos na pasta POI do garmin?

Abraço,

Eduardo
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Minha dúvida ocorreu porque ao instalat o mapa do CN Brazil 2010.10, encontrei uma pasta chamada POI, que contém o arquivo Poi.gpi, com 31Mb.
Estranho, pois ao instalar o CNBr 2010 ele só carrega no aparelho o arquivo gmapsupp.img que é o mapa.

O arquivo Poi.gpi que fica dentro da pasta /Poi/ contém os Poi´s carregados pelo PoiLoader.

Muito estranho também o tamanho do arquivo (31 Mb). os Póis não ocupam tanto espaço assim.

De qualquer forma esse arquivo Poi.gpi pode ser deletado tranquilamente e recarregado do jeito que se deseja, pois na não existência dele o PoiLoader cria automaticamente outro.
Você acha que os POIs do projeto estão mais atualizados que os do CN? E quanto aos radares?
Não!
O CNBr dispõe de um maior número de Pois, entretanto ele usa a base do IBGE e os nomes dos Pois são pela razão social e não pelo nome fantasia. Já os Pois TrackSource, em menorquantidade, são nomeados pelo que conhecemos.

Quanto aos radares o site mais atualizado é o do maparadar, porém ele usa como referência o mapa do Google. Como utilizamos o mapa CNBr ou tracksource esses radares ficarão deslocados do eixo das vias.
Mais uma coisa, já saiu uma nova atualização (update) para o Nuvi 760.
Fiz essa atualização hoje no meu NUVI 760 e ainda não vi em campo o resultado.

Já abri um tópico aqui dentro comentando a respeito.
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=565

Obrigado!
[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Eduardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 67
Registrado em: 10 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Eduardo »

Pois é, Márcio, é um arquivo bem grande. Também estranhei.
Aliás, também veio uma pasta (Vehicle) com 108 veículos para carregar.

Abraço

Eduardo
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Eduardo,
pelo jeito precisa você fazer uma faxina geral na memória interna do seu NUVI.

Após essa faxina identificará o quanto ele ficará mais rápido em termos de inicialização e recalculo de rota.

Tire todos os idiomas que não vai usar (texto e voz).
Tire todos os veiculos e imagens que nao vai usar.
Limpe a pasta POI e carregue pelo POILoader somente os Pois que deseja.
etc


Não se esqueça, antes da faxina, fazer um backup de tudo que está dentro dele.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Eduardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 67
Registrado em: 10 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Eduardo »

Márcio,

Estes arquivos estão no arquivo de instalação do City que recebi. Eu só instalei o mapa, mas estou curioso em relação aos POis e aos veículos, mas não estou disposto a carregar todos no Garmin para vê-los.

Abraços

Eduardo
Avatar do usuário
marloslc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2009, 00:00

Mensagem por marloslc »

Olá a todos.
Estou carregando informações no meu 60Cx para uma viagem que farei no feriado próximo e durante esse processo fiquei em dúvida numa coisa.
No projeto tracksource podemos coletar POIs via página de desenvolvimento, setando uma distância para que seja soado um alarme no gps...mesma coisa feita com os radares do mapradar...Até ai tudo bem. Consigo enviar esse pontos via poiloader pro gps e os mesmos aparecem corretamente em: Find - Pontos Interesse Personalizados.

Porém se eu criar um arquivo gpx(que é reconhecido pelo Poilader...) com outros pontos (uma escola, por exemplo), e nesse ponto, nas suas propriedades, colocar uma distância para ele me avisar com um alarme, e enviar esse arquivo pelo poiloader para o GPS, esse ponto Não aparece como um Ponto Interesse Personalizado...e sim como um ponto comum...aparece em Find - Pontos. Por que essa diferença ? E como criar um arquivo igual ao gerado no site do tracksource usando o mapsource ou outro programa ?

Obrigado !!!
Responder