Pernambuco - Erros de mapa - Trajeto errado - Garanhuns-Recife-Olinda e até João Pessoa

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Timoneiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Nov 2016, 00:10

Pernambuco - Erros de mapa - Trajeto errado - Garanhuns-Recife-Olinda e até João Pessoa

Mensagem por Timoneiro »

Prezados:

1. Há erro de mapa no trajeto entre Garanhuns-PE e Recife-PE, o que pode ter como causa alguma alteração que fizeram em razão de obras na entrada de Recife por quem vem pela BR 232.

2. Pelo OpenStreetMap, o trajeto correto, que também aparecia no Mapa COCAR, é o abaixo.
Open - Garanhuns-Recife.jpg
3. No GPS, com mapa COCAR, o mesmo trajeto Garanhuns-Recife deixou de ficar como acima para ficar como abaixo:
Garanhuns-Recife - Trajeto errado.jpg
4. Caso eu ignore o trajeto e faça seguindo o do OpenStreetMap, chegarei na BR 232. Estando na BR 232, caso eu mande o GPS ir para Recife, o trajeto será calculado para eu voltar como quem segue para perto de Garanhuns para então seguir para o Recife pelo trajeto maior mencionado no item 3 acima.
Garanhuns-Recife estando na BR 232 - Manda voltar.jpg
5. A única forma de o trajeto se dar pela BR 232 e ir até próximo de Recife (e não mandar voltar da BR 232 para próximo de Garanhuns e seguir pelo trajeto maior para Recife, conforme consta do item 4) é, ainda na BR 232, mandar para uma coordenada próxima de Recife, no caso, para o Recife Outlet (S 08.096059º O 035.068396º). Nesse caso o trajeto fica na BR 232. Se eu escolher Recife não funciona: manda voltar.
Garanhuns - até Recife Outlet que fica fora de Recife.jpg
6. Se eu estiver em Caruaru e quiser ir para Recife, o normal seria seguir pela BR 232. Pelo trajeto, a rota errada implica voltar até próximo de Garanhuns para então seguir o trajeto maior:
Estando em Caruaru, para ir para Recife, manda voltar até próximo de Garanhuns.jpg
7, Estando em Recife, para ir até Caruaru, cujo trajeto normal é direto pela BR 232, mandar dar uma volta. A depender do ponto no qual eu mande calcular, pode forçar eu sair da BR 232 e ir até João Pessoa ou força eu fazer o trajeto inverso na forma do item 1.

Trajeto errado: sai de Recife, passa por João Pessoa, para depois voltar para a BR 232 e seguir até Caruaru:
Recife Caruaru por João Pessoa.jpg
Trajeto errado Recife Caruaru sem usar a BR 232:
Recife - Caruaru.jpg
De Recife para Caruaru ainda mostra esse outro trajeto estranho, quando o certo é pela BR 232:
Recife - Caruaru - Outro trajeto estranho.jpg
8. Caso eu crie um trajeto inserindo coordenadas salvas, consigo que a rota fique similar a do OpenStreetMap:
Forçando com coordenadas salvas.jpg
9. Outro erro: antigamente, estando em Garanhuns, chegava em Olinda-PE passando por Recife. Agora é feito um desvio por Paulista. Antes é feito um desvio estranho para sair da BR 232: segue-se pela BR 232 (linha rosa) e depois ela sai da BR 232 que então fica com linha verde.
Caruaru - Olinda.jpg
10. Na entrada de Recife, os desvios que haviam em torno da triplicação da BR 232 acabaram. No roteamento houve alguma alteração para prever os desvios. Como eles acabaram, não houve atualização para voltar ao trajeto original. Assim, quando lá se passa, o GPS fica o tempo todo mandando sair da BR 232. Não tenho a foto e a coordenada, mas fica na entrada de Recife e depois do recife Outlet que mencionei no item 5.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Pernambuco - Erros de mapa - Trajeto errado - Garanhuns-Recife-Olinda e até João Pessoa

Mensagem por Thundercel »

3. No GPS, com mapa COCAR, o mesmo trajeto Garanhuns-Recife deixou de ficar como acima para ficar como abaixo:
-
Qual versão do mapa cocar?

Pergunto porque na versão 23.06 do Mapa Cocar esse percurso Garanhuns/Recife, visto pelo Mapsource, está correto.
1.jpg
O Mapa Cocar emprega a base de dados do OSM e nele, o roteamento é visto como compilado esses dados que resultam no mapa Cocar.
[Link externo oculto para visitantes]
2.jpg
Verifique na função Navegação do seu aparelho, em "A Evitar", se existe alguma seleção para não rotear pelo item selecionado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Timoneiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Nov 2016, 00:10

Re: Pernambuco - Erros de mapa - Trajeto errado - Garanhuns-Recife-Olinda e até João Pessoa

Mensagem por Timoneiro »

Thundercel escreveu: 21 Jun 2023, 23:50
3. No GPS, com mapa COCAR, o mesmo trajeto Garanhuns-Recife deixou de ficar como acima para ficar como abaixo:
-
Qual versão do mapa cocar?

Pergunto porque na versão 23.06 do Mapa Cocar esse percurso Garanhuns/Recife, visto pelo Mapsource, está correto.

1.jpg

O Mapa Cocar emprega a base de dados do OSM e nele, o roteamento é visto como compilado esses dados que resultam no mapa Cocar.
[Link externo oculto para visitantes]
2.jpg

Verifique na função Navegação do seu aparelho, em "A Evitar", se existe alguma seleção para não rotear pelo item selecionado.

O mapa é a versão 23.05. Em versão anterior já estava com esse problema e em outro GPS também.

Em navegação, áreas a serem evitadas, nunca fiz alteração. Está na configuração de fábrica da seguinte forma:

Áreas a serem evitadas:

Retorno (marcado para evitar)
Rodovias (não marcado para evitar)
Balsas (não marcado para evitar)
Pista de transporte solidário (marcado para evitar)
Rodovias não pavimentadas (marcado para evitar)
Timoneiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Nov 2016, 00:10

Re: Pernambuco - Erros de mapa - Trajeto errado - Garanhuns-Recife-Olinda e até João Pessoa

Mensagem por Timoneiro »

Thundercel:

Instalei a versão atual 23.06 e fiz o teste e está resolvido. Apontou o trajeto correto saindo de Garanhuns até Recife pela BR 232.

Na versão anterior, 23.05, e em outra mais antiga que não lembro (talvez a 23.04 ou 23.03), também apresentava o mesmo problema. Já versões bem mais antigas não apresentavam. Por isso desconfiei de alguma alteração na entrada de recife (obra de triplicação e desvios) ter afetado o percurso.

De todo modo, agradeço a ajuda porque quando vc questionou a versão, tive a ideia simples de testar com a nova versão.

Em suma: tudo resolvido. Muito grato.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Pernambuco - Erros de mapa - Trajeto errado - Garanhuns-Recife-Olinda e até João Pessoa

Mensagem por Thundercel »

De todo modo, agradeço a ajuda porque quando vc questionou a versão, tive a ideia simples de testar com a nova versão.
Lançamos gratuitamente nova versão do mapa todo inicio do mes. A versão 23.06 corresponde ano.mes.
Consideramos importante sempre manter no aparelho mapa atualizado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder