Alertas Radar - Lombada - Polícia - Pedágio - Voz da Raquel

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Excelente, obrigado pelo link do tutorial. Vou submeter os POIs diretamente ao Tracksource.

Abraços,

JVc.
Avatar do usuário
renatospock
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Nov 2009, 23:00

[b]Atualizações dos POIS[/b]

Mensagem por renatospock »

Ola, senhores.
Olha, a ultima atualização dos POIS 08/02/2010 esta cada vez mais afinada....OTIMO!!!
Estive fora uns 8 dias, saindo de Caxias do sul - RS a Curitiba - PR, tudo pelos acesso vias praias. Simplesmente as posições dos alertas OK, certeiros. Não falhou nadinha. A unica coisa que falei anteriormente é dar uma distancia maior quanto a existencia de posto policial Federal ou Estadual, acredito que 1000 metros. Geralmente o motorista vem queimando asfalto, na surpresa os policiais estão com radares moveis proximo dos seus postos. O porque não sei. mas já fui multado no começo deste ano. Mas tudo bem. A imprudência foi minha.
- A pergunta agora é as proximas atualizações é só pegar no site TrackSource que já esta normalizado com os dados posições dos alertas ou em breve teremos novidades neste fórum?
- Os dados alertas do Site TrackSource já esta em 100% ou ainda falta ser alimentado com aquela perda que tivemos o ano passado?

- Marcio (Thundercel) o seu GPS Nuvi 885T esta configurado IDIOMA todo ele em portugues?? Ou você deixa escrita em portugues e a fala ingles ou ao contrario.
- Esta pergunta é porque notei uma diferença quando você deixa nos idiomas Europeu o rendimento do software é muito mais rapido, bastante notavel. Pior que não é psicológico não!!!
- Pessoal deste forun qual configurações IDIOMAS usam os GPS!!!
Isso não teria que acontecer, mas segundo informações dos tecnicos do GPS garmin no Brasil é que algumas series, modelos são exclusivos para Europa e que a forma do Portugues Brasil tem uma certa dificuldade em tradução. Mesmo que o aparelho tenha a opção portugues Brasil.

Abraços.....
Renato Bonetto
Central Volkswagen Discover Pro
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9203
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

renatospock,

estamos em falta com a atualização do arquivo poi.gpi porque identificamos que os pontos radar extraídos da base do site maparadar estão muito defasados fora dos grandes centros por simples desalinhamento nessas regiões das vias apresentadas no Google Maps. Como o maparadar se vale do google mapas para georeferenciar os pontos e tendo sido comprovado que essa referência encontra-se desalinhada fora dos grandes centros, é natural que muitos alarmes não ocorram apesar de existir o ponto radar.
O Garmin só ativa o alarme se o ponto estiver até 30 mts para cada lado da via.

Mesmo tendo o maparadar mais radares que o TrackSource decidimos voltar a utilizar a base TrackSource uma vez que os radares contantes nessa, por teoria, deverão estar posicionados adequadamente para ativar o alarme nos GPS Garmin.

Quanto ao alarme de Polícia Rodoviária iremos configurá-lo para ativar o alarme a 1 km do ponto como sugerido.

Estamos dando um tempo para o lançamento nda nova versão poi.gpi porque a base de dados TrackSource está gradativamente sendo atualizada para o pontos de alerta para Lombada e Perigo.
Recentemente o TrackSource decidiu separar esses dois alertas permitindo, dessa forma, que possamos retornar a voz da Raquel para alerta de Lombada quando essa existir. Por enquanto em nosso arquivo ela está falando perigo à frente porque os pontos englobam lombadas e outros perigos como cruzamento ferrovia, declive na pista, ponte estreita, mata burro, etc.
Os desenvolvedores estão adequando seus mapas a essa nova padronização e consequentemente a base de dados está sendo rápidamente alimentada dentro desse novo padrão.

O meu nuvi 885T está configurado para idioma todo português e já observei que ele trabalha mais leve se selecionarmos a voz para o Inglês.
Desconheço as caracteristicas do SO, mas acredito que tendo sido ele programado no idioma Inglês é natural que funcione melhor nesse idioma.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Eu usava menus em inglês e voz em português, mas para usar a voz TTS um bug no Nuvi 5000 EXIGE que os menus estejam também em portugues (a opção de voz TTS em português só aparece quando menus em portuguÊs é selecionado), o que é um apena, pois as traduções dos menus raramente ficam boas. Este problema evitava que eu usasse voz (sem TTS) em portuguÊs com menus em inglês, mas uma atualização do software do Nuvi passou a permití-lo. Isso ainda não foi feito para voz TTS :( Só não coloquei ainda menu e voz TTS em inglês porque a pronúncia dos nomes das ruas fica ruim...
Avatar do usuário
cgs12
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2010, 23:00

Mensagem por cgs12 »

Caro Thundercel, bom dia.

Esta é minha primeira postagem no fórum e sou novato no mundo GPS, embora já tenha aprendido bastante com vocês aqui, pelo que agradeço.

Fiquei com uma dúvida a respeito dos arquivos POI disponibilizados. Como tópicos fixos há 2 pacotes disponibilizados: um compilado pelo colega Schmidt e outro por você. Quais as diferenças entre ambos ? Há vantagens de um ou outro em determinados contextos ?

Se puder esclarecer, agradeço.

Um abraço,
Candido
Thundercel escreveu:renatospock,

estamos em falta com a atualização do arquivo poi.gpi porque identificamos que os pontos radar extraídos da base do site maparadar estão muito defasados fora dos grandes centros por simples desalinhamento nessas regiões das vias apresentadas no Google Maps. Como o maparadar se vale do google mapas para georeferenciar os pontos e tendo sido comprovado que essa referência encontra-se desalinhada fora dos grandes centros, é natural que muitos alarmes não ocorram apesar de existir o ponto radar.
O Garmin só ativa o alarme se o ponto estiver até 30 mts para cada lado da via.

Mesmo tendo o maparadar mais radares que o TrackSource decidimos voltar a utilizar a base TrackSource uma vez que os radares contantes nessa, por teoria, deverão estar posicionados adequadamente para ativar o alarme nos GPS Garmin.

Quanto ao alarme de Polícia Rodoviária iremos configurá-lo para ativar o alarme a 1 km do ponto como sugerido.

Estamos dando um tempo para o lançamento nda nova versão poi.gpi porque a base de dados TrackSource está gradativamente sendo atualizada para o pontos de alerta para Lombada e Perigo.
Recentemente o TrackSource decidiu separar esses dois alertas permitindo, dessa forma, que possamos retornar a voz da Raquel para alerta de Lombada quando essa existir. Por enquanto em nosso arquivo ela está falando perigo à frente porque os pontos englobam lombadas e outros perigos como cruzamento ferrovia, declive na pista, ponte estreita, mata burro, etc.
Os desenvolvedores estão adequando seus mapas a essa nova padronização e consequentemente a base de dados está sendo rápidamente alimentada dentro desse novo padrão.

O meu nuvi 885T está configurado para idioma todo português e já observei que ele trabalha mais leve se selecionarmos a voz para o Inglês.
Desconheço as caracteristicas do SO, mas acredito que tendo sido ele programado no idioma Inglês é natural que funcione melhor nesse idioma.

[]s
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9203
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

cgs12,

no início somente um colaborador disponibilizava, em outro site, arquivo GPI de alerta. Esse colaborador vislumbrou a possibilidade de ganho com isso e passou a cobrar o serviço fazendo propaganda do pacote no Mercado Livre.

Com o passar do tempo o pessoal começou a aprender a personalizar os alertas e aqueles de espírito colaborador começaram a disponibilizar gratuitamente seu trabalho.

Não diferentemente aprendemos a fazer a configuração e também começamos a disponibilizar em nosso site os pacotes. Fomos mais além e também elaboramos um tutorial de personalização repassando o que aprendemos nessa personalização de alertas. Esse tutorial pode ser visto AQUI

Hoje, aqui em nosso fórum existem 4 pacotes disponibilizados. Um preparado pelo Schmidt, outro pelo Rodrigo1, outro pelo seggia e outro por nós.

Até onde sei, para preparar arquivo de alertas de radar, polícia, lombada e pedágio, todos os 4 se valem de pontos extraídos das bases de dados TrackSource e MapaRadar. Para inserir outros alertas outras bases são utilizadas.

Os 4 se diferenciam entre si na configuração da distância programada para ativação do alerta e outros detalhes como o aviso em voz do alerta mais pequenos detalhes.
Acredito que os 4 pacotes atingem a finalidade que é o alerta em si do ponto de interesse, agora qual é o melhor depende do critério e simpatia de cada usuário.

Como o processo de carregamento do arquivo contendo os alertas é relativamente simples, recomendo para aqueles que não desejam preparar seus proprios arquivos se valendo do tutorial que preparamos, carregar um por vez dos 4 pacotes e ficar com aquele que melhor lhe agrade.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 87
Registrado em: 07 Dez 2008, 23:00

Mensagem por Schmidt »

O conteúdo dos pacotes é praticamente o mesmo, pois tanto eu quanto o Thunder usamos as bases de POI's do TrackSource e do MapaRadar.

O que mais muda não só entre estes dois pacotes, mas entre quase todos disponíveis na net são os detalhes, como: frases que utilizadas para dar o alerta, ícones, distâncias configuradas para os alertas e coisas deste tipo.

Como tecnicamente são muito parecidos, pra fazer a escolha o melhor é testar os dois e ver qual te agrada mais.

Nas próximas versões o Thunder usará apenas a base do TrackSource, valorizando a precisão em detrimento do número de pontos.
Avatar do usuário
cgs12
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2010, 23:00

Mensagem por cgs12 »

Prezados Thundercel e Schmidt,

Obrigado pelas informações e parabéns por disponibilizarem suas contribuições, bem como os outros 2 colegas citados.

Um abraço

Schmidt escreveu:O conteúdo dos pacotes é praticamente o mesmo, pois tanto eu quanto o Thunder usamos as bases de POI's do TrackSource e do MapaRadar.

O que mais muda não só entre estes dois pacotes, mas entre quase todos disponíveis na net são os detalhes, como: frases que utilizadas para dar o alerta, ícones, distâncias configuradas para os alertas e coisas deste tipo.

Como tecnicamente são muito parecidos, pra fazer a escolha o melhor é testar os dois e ver qual te agrada mais.

Nas próximas versões o Thunder usará apenas a base do TrackSource, valorizando a precisão em detrimento do número de pontos.
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Posso acrescentar que adquiri o POI oferecido no Mercado Livre para testá-lo (em dezembro, pouco antes de minha longa viagem ao NE) e o arquivo não funcionou no meu Nuvi 5000... Não tive tempo ainda de fuçar mais o assunto para ver o motivo, sequer contactei o vendedor a respeito. Simplesmente copiei o arquivo para a pasta devida e nenhum aviso era dado (nem ícone aparecia na tela)... Voltei então a usar este arquivo, que entre os que testei foi o que me deu melhores resultados.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9203
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

ATUALIZAÇÃO 20 MAR 2010

Amigos,

depois de muitas informações de não ativação do alerta em função do ponto estar posicionado afastado em mais de 30 mts da via, decidimos voltar a utilizar somente os dados constantes da base de dados TrackSource.

Assim e dessa forma já estamos disponibilizando em nossa área de download novos arquivos, atualizados na data de hoje, 20 MAR 2010.

Agregamos mais pacotes para download uma vez que agora o TrackSource está separando lombada de área de perigo. Ainda será encontrado lombada alarmando como área de perigo, mas isso será gradativamente corrigido na medido em que os desenvolvedores adaptarem seus mapas as novas recomendações TrackSource.

Nessa nova versão e por solicitação de alguns reduzimos o volume da voz da Raquel de forma a aproximá-lo ao tom de voz da instrução de manobra.

Bom proveito.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
AntonioCarlos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jan 2010, 23:00

Mensagem por AntonioCarlos »

Olá Professor

Pelo que entendi, voce deixou de agregar os pontos do MAPARADAR, com quantos radares ficou o arquivo ?

Antonio Carlos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9203
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Antonio Carlos,
não podemos e não devemos comparar quantidade de radares existentes na base TrackSource com os existentes na base MapaRadar por diversos fatores. Dentre eles cito:
1 - a base MapaRadar contempla radares da Argentina e Uruguai. A do Tracksource não.
2 - Para pistas paralelas, onde exista um radar monitorando cada pista, o MapaRadar posiciona um ponto radar para cada Pista, já o TrackSource posiciona um só radar entre as pistas,
3 - Por alguma razão desconhecida por mim o MapaRadar posicionou radar nos postos de Polícia Rodoviária e onde não existem radares
4 - etc.

De qualquer forma o nosso pacote contempla 5050 pontos de radar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
AntonioCarlos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jan 2010, 23:00

Mensagem por AntonioCarlos »

Olá Professor

Obrigado pela pronta respostas, mas tenho notado que nos postos de Policia Rodoviaria nos trechos que circulo, foram instalados radares, não sei se para verificar velocidade ou documentação, mas estão lá.

Um abraço

Antonio Carlos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9203
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Antonio,
em momento algum citei que em postos de polícia rodoviária não tem radar. O que citei é que os pontos de polícia rodoviária, constantes na base de dados MapaRadar, todos, estampam um ponto radar.

Como bem sabe você a velocidade máxima permitida na via, quando da passagem por um posto de polícia rodoviária, é bem reduzida, chegando normalmente a limitação de 40 km/h e, por vezes, até menor.

Abrindo o arquivo baixado do MapaRadar no MapSource identificaremos todos os pontos constantes naquela base, com discriminação de Polícia Rodoviária, associados a radar com determinada velocidade. Ali encontrará você policia rodoviaria associada a radar de até 90 km/h o que, na minha opinião, não tem sentido a permissão de passagem a 90 km/h por um posto da polícia rodoviária.

Já na base de dados TrackSource, quando da existência de um radar no posto da polícia rodoviária, encontramos 2 POI. Um de radar e outro da polícia o que nos permite facilmente criar alerta para cada um.

Por essa razão comentamos que não utilizamos a base MapaRadar para ponto de polícia rodoviária e também que não podemos comparar quantidade de pontos de uma base e outra já que, dentre outros, os existentes carecem de revisão.

Se estiver você utilizando o arquivo de alertas GPI por nós disponibilizado e encontrar algum radar que não esteja nele solicitamos que informe ao TrackSource de forma que esse seja inserido na base de dados deles. Para isso efetue o procedimento por nós descrito AQUI

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
joanim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Jan 2010, 23:00

Mensagem por joanim »

Ola, Thundercel. Obrigado pelo novo pacote. Gostaria tbém de uma ajuda dos meus nobres colegas. Não estou conseguindo inserir no meu Nuvi 255w pontos de interesse durante a navagação(nem sem navegação). Clico no carrinho azul, depois clico no Guardar Local, porém sempre aparece a mensagem de Memoria de Favoritos Completa. Não posso assim colocar no meu gps pontos de radar e outros do meu interesse. Tbem não consigo configurar a função CASA colocando o meu endereço(não sei se o endereço só pode ser colocado no aparelho atraves do Mapsource).
Sds.
Trancado