Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
wallace40.1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2015, 18:10

Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por wallace40.1 »

Boa noite galera,

instalei um mapa no meu Garmin 205 no cartão de memória, porém não consigo fazer funcionar pois ele não lê o mapa do cartão, somente faz a leitura do mapa que instalei na memória interna(são mapas e extensões diferentes).
Alguém poderia me ensinar como resolver isto???
Abs.
jpgon

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por jpgon »

wallace40.1,
Boa noite

Leia este tutorial neste tópico, e verifique se está fazendo o procedimento correto com o seu navegador GPS Garmin 205
Neste tópico: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239

Na série de navegadores GPS Garmin 205, o cartão deverá ter uma pasta de nome Garmin, na raiz do cartão, e dentro dela o arquivo do mapa com o nome de gmapsupp.img.
Este arquivo poderá ter mais de um mapa fundido pelo programa Gmaptool.
O cartão de memoria deverá ser de boa procedência, tal qual o cabo USB.

Abs
wallace40.1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2015, 18:10

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por wallace40.1 »

Valeu amigo. To começando agora a entender um pouco do meu GPS pois me interessei em atualizar por conta própria.
Sei que este modelo é bem antigo, mas para minha necessidade cumpre bem suas funções.
Abs.
wallace40.1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2015, 18:10

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por wallace40.1 »

Como recomendado no tópico para iniciantes da Garmin, instalei o tracker source no cartão sd( gmapssup) e na memória interna coloquei o CNBr mas este não roda. acredito que não estou sabendo como renomear o arquivo descompactado da memória interna. Meu gps é um 205.
Como faço galera??? pois queria ter dois mapas- sendo um no cartão e outro na memória interna.
Um abraço.
jpgon

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por jpgon »

wallace40.1,
Boa noite

Na memória interna, o arquivo do mapa pode ter o nome gmapprom.img, e o usuário deve saber se este arquivo que está gravando na memória interna é um arquivo de boa qualidade, de procedência correta, e está desbloqueado, ouno caso um arquivo adquirido diretamente do site da Garmin, e fornecido com os seus dois arquivos autenticadores que liberam o bloqueio. Estes dois arquivos autenticadores trabalham com a identificação do aparelho navegador.

No Cartão de Memória, o arquivo do mapa Tracksource deve ser gravado dentro da pasta Garmin, com o nome gmapsupp.img (o mesmo arquivo descompactado no computador, copiado e colado no cartão de memória.
wallace40.1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2015, 18:10

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por wallace40.1 »

Valeu Júlio sem vc estaria perdido. Consegui colocar os dois mapas: um do autoguia e outro tracker source(cartão sd).
é verdade que não se deve colocar mapas na memória interna pois se der algum problema o gps pode travar? Mais uma vez obrigado Júlio!!!!
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por seggia »

Wallace
Saudações
É verdade. Vc deve ,SEMPRE, evitar de colocar arquivos de mapas dentro da memória do gps. Se , por acaso, vc. colocar um arquivo corrompido o GPS vai ficar congelado e vc vai ter um trabalho danado para consertar.
No seu gps: vc deve utilizar um programa que permite unir mais de um mapa dentro de um único arquivo. Nome dele: Gmaptool. Depois de unir os mapa vc deverá colocá-lo dentro da pasta garmin, que ficará na raiz do cartão SD , com o nome de gmapsupp.img.
VC poderá escolher um dos mapas e assim terá vários a sua disposição mesmo num gps mais antigo.
Eu tenho 3 GPS da Garmin: 660, 765T e 3590.
Nos dois primeiros tenho que agir como lhe expliquei pois tem as mesmas limitações do seu , no que concerne, a utilização de Vários mapas. Sempre uno os mapas que existem para o gps garmin ( Autoguia, TRC. Cocar, Citynavigator) num único arquivo gmapsupp.img. Escolho o a ser usado de acordo com o que tem menor numero de erros na região onde vou andar.
Na minha última viagem utilizei o Openstreet para o região do Caribe. Este era o único mapa que servia para os meus destinos. Para sua informação o Openstreet, Cocar e TRC são gratuitos, os demais pagos.
Espero ter lhe ajuda na melhor utilização do seu gps.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por Quinca »

Lembrando, com a devida permissão do colega Seggia, que em novembro de 2012, com a atualização de firmware 5.10 para os aparelhos Garmin Nüvi das séries 2XX, (ver link: [Link externo oculto para visitantes] )foi criada a prerrogativa de se colocar mais um mapa na pasta Garmin do cartão de memória. Assim, podemos ter mapas com as seguintes nomenclaturas:

--> gmapsupp.img
--> gmapsup1.img (observe que foi suprimido um caracter "p" e acrescentado o numeral "1" no lugar.

Então, se o aparelho estiver devidamente atualizado, podemos ter:

Cartão de memória, dentro da pasta Garmin:
>>gmapsupp.img
>>gmapsup1.img

Memória interna, dentro da pasta Garmin:
>>gmapprom.img
>>gmapsupp.img

Abs.
wallace40.1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2015, 18:10

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por wallace40.1 »

Valeu galera, só instalei na memória interna 01 mapa e outro no cartão sd pois se o cartão sd desse problema, eu teria o mapa interno, inclusive em caso de travamento por arquivo corrompido eu já fiz o backup de todo o sistema( não sei se ajuda no caso citado por vcs). De qualquer forma vou fazer as atualizações que vocês me ensinaram.
Abs.
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por pvezu »

Aproveitando o tópico sobre o Garmin 205...

Ao tentar atualizar um 205 deparei com uma situação inusitada:
Fiz os seguintes procedimentos:
a) Inicialmente o 205 estava com o CNBR2010.10 na memória interna.
b) Removi este arquivo da memória interna;
c) Instalei um cartão 4Gb contendo a pasta "Garmin" e dentro dela um arquivo denominado "gmapsupp.img" com 3 mapas (TRC-Brasil 14.12 + CNBr2015.40 + AutoGuia 3.39);
d) Ao verificar as opções dos mapas no aparelho, tudo estava correto. Os três mapas apareceram normalmente, porém todos automaticamente selecionados;
e) Tentei selecionar somente um deles, mas foi impossível. O último mapa da lista, no caso era o AutoGuia 3.39, não desmarca de jeito nenhum.
Fiz novas tentativas, com novos arquivos gmapsupp (com dois mapas, com quatro mapas), tanto usando o cartão SD como na memória interna e o resultado é sempre o mesmo. Ou seja, o último mapa da lista nunca é desmarcado.
Sendo assim não tem como escolher qual mapa deixar habilitado. Sempre o último da lista fica marcado.

Vale lembrar que o GPS foi atualizado pelo Webupdater antes dos procedimentos acima.

Alguém já viu isso ?
jpgon

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por jpgon »

pvezu,
boa noite.

Verifique na memória interna se o navegador tem o mapa base: gmapbmap.img
Ele não pode faltar na relação principal da memoria interna, como também o mapa time zone : gmaptz.img
Na falta do mapa base, o sistma operacional do navegador marca um dos mapas existentes como mapa base, e se torna impossível desmarcar.
Abs
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por pvezu »

Olá Júlio !!

Realmente o navegador não continha o arquivo "gmapbmap.img.
Uma vez instalado, problema solucionado.

Agradeço pela informação.
Abraços
romimgatim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Jun 2012, 19:28

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por romimgatim »

OLA.....TENHO UM 205W QUE NAO LEPELO USB MAIS SOMENTE PELO CARTAO SD ........MAIS ELE NAO ESTA LENDO OS MAPAS !! ALGUEM PODE ME AJUDAR 34991131366
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 205- Não lê mapa no cartão sd

Mensagem por Thundercel »

OLA.....TENHO UM 205W QUE NAO LE PELO USB MAIS SOMENTE PELO CARTAO SD ........MAIS ELE NAO ESTA LENDO OS MAPAS !! ALGUEM PODE ME AJUDAR 34991131366
Não compreendi não le pela USB. Ele conectado no PC não é reconhecido?
Depende onde carregou os arquivos de mapa na extensão IMG e com quais nomes de arquivo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder