Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Prezados, bom dia!
No dia de ontem, quase joguei pela janela do carro, o meu Nuvi 265w, de tanta dor de cabeça que ele me deu.
Demorou para localizar satélites, erros ao localizar endereços, nos guiou para caminho errado, enfim, só atrapalhou.
Emprestei meu aparelho para o meu "cu"nhado, há aigum tempo, para leva-lo em uma viagem ao exterior e depois disso nunca mais o gps funcionou como antes, pois instalaram por lá, os mapas e POis da região e depois os deletaram.
Acho que o artista melou meu gps.
Pergunto:
Como sei se todos os arquivos necessários estão instalados e quais posso apagar ou não?
Portanto gostaria de saber dos amigos, se é possível "formatar (memória interna e o cartão SD)", "limpar", "deletar", "extrair", reinstalar todos os arquivos e deixá-lo atualizado, como se tivesse comprado ele hoje.

Agradeço pela atenção.
Abraços.
José de Moura
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Quinca »

Olá José,

Nem por sonho formate a memória interna. Informe qual é o HWID de seu aparelho, e tente postar aqui um print das pastas/arquivos que tem dentro dele. A partir daí partiremos para alguma solução. Enquanto isso, faça um backup completo da memória interna. Completa mesmo, inclusive dos arquivos ocultos.

Aguardamos.

Abs.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Olá Quinca,
Como vai, tudo bem?
Por favor, as informações que você solicitou seguem abaixo.

HWID
-<Model>
<PartNumber>006-B0827-00</PartNumber>
<SoftwareVersion>780</SoftwareVersion>
<Description>nüvi 265W</Description>
</Model>

Já as pastas e arquivos, eu pus em dois anexos, um em excel e outro um txt.
Espero que isso, os ajude.

Muito obrigado de ante-mão.
Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Quinca »

Estou estudando teus arquivos. É um pouco demorado, mas vamos chegar a uma conclusão. Peço um pouco de paciência. Não esqueça de fazer um Backup Geral.

Abs.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Beleza!!! Fique tranquilo.
Só tenho que te agradecer imensamente pela atenção.
Grande abraço.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Quinca »

Olá José Moura,

Supondo (e somente se efetivamente cumprida essa etapa) que você fez um Backup Geral, vamos deletar algumas coisas que estão desnecessariamente ocupando um espaço valioso. Para você deletar com segurança, estou te reenviando o arquivo do Excel, só que agora com alguns (muitos) campos coloridos de propósito por mim. Independentemente da cor (se rosa ou amarelo), delete todos os arquivos correspondentes. Mantenha no seu GPS somente os que corresponderem às linhas brancas (sem cor). Feito isso - sem o cartão de memória inserido - desconecte o GPS do PC (seguindo os procedimentos proprios), e ligue o aparelho para ver como se comporta. Procure observar a disponibilidade de espaço ANTES e DEPOIS do procedimento.

Informe o resultado, para seguirmos adiante.

Boa Sorte.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Olá Quinca, seguirei sim a receita do bolo.
Só que farei isso na sexta-feira, pois tô no meio de uma correria brava, hoje e amanhã.
E com certeza te informo se o bolo vingou ou embatumou (rsrsrsrs).
Mas, mais uma vez agradeço muito.
Grande abraço.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Quinca, boas novas!
O ser humano é curioso por natureza e eu não poderia fugir a regra, lógico...
Vamos lá:
Fiz a deleção dos arquivos, conforme instruções e pude observar que:
1) Espaço disponível: De: 3,44 Gb Para: 1,30 Gb (Ganho sensacional);
2) Ao ligar e chegar até a tela principal - Tudo Ok, sem problemas.
3) Navegando pelos menus, também tudo Ok.
Portanto, até agora, o resultado foi nota 10.
Só não experimentei o GPS (rapidez p/ captura de satélites, navegação e etc), pois fiz agora a noite (00:00 hs) dentro de casa, no 13° andar.
Obrigado!
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Quinca »

Ótima notícia José Moura! Só para teres uma idéia do desperdício de espaço, só de modelitos de veículos que tinhas instalado (originalmente vem 4 ou 5, depois você põe mais um ou outro), chegava a 111 (cento e onze)!

Qual o mapa que está instalado? Ele é aquele arquivo "gmapsupp.img" que está dentro da pasta "Garmin".

Deverias baixar e instalar no teu PC (se é que já não tens...) o software Garmin Express, para dar uma conferida (com o GPS devidamente conectado na USB do PC) sobre a possíbilidade de algum arquivo faltante que devesse ser baixado. Cuidado com as porcarias que costumam ser oferecidas e não tem serventia para o caso particular, tipo os arquivos TXT e VOICE de outros idiomas, assim como os de HELP, EULA e etc., me entendes?

Abs.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Quinca, bom dia!
Verdade amigo, muito lixo para nada.
Respondendo a sua pergunta:
Pelo que pude observar, pelo gerenciador de arquivos do windows, o "gmapsupp.img" esta datado como 12/02/2013 e no GPS no menu "Informações do Mapa" esta assinalado TRC-Brasil 13.02.
Já no software Garmin Express o único arquivo que dei maior relevância foi - Atualização do arquivo de idiomas - português Brasil, só.
Pelo que pude ver o meu mapa tá muito desatualizado, não é mesmo?
Qual o melhor caminho a seguir agora?
Obrigado!
Abs.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Quinca »

Bom, agora que estamos com "a faca e queijo na mão", vamos para as instalações de mapas e alertas diversos.

-> primeiramente formate o seu cartão de memória, após o que crie na raiz dele uma pasta "Garmin". Dentro dessa pasta você pode colocar dois mapas distintos, desde que você já tenha uma atualização igual ou superior a versão 7.60: um sob a nomenclatura "gmapsupp.img" e mais outro sob a nomenclatura (preste bem atenção na nomenclatura, se não for exatamente como informado, o GPS não reconhece) "gmapsup1.img". Isso mesmo; sai um "p" e entra o nº 1 no lugar dele. Essa prerrogativa só é valida para uso num cartão de memória.

-> Na memória interna do GPS, dentro da pasta garmin, também é possível colocar mais de um mapa. Um de nomenclatura "gmapsupp.img" (não esqueça de deletar aquele antigo que lá está...) e outro de nomenclatura "gmapprom.img". Sempre tendo em conta que se apenas 2 mapas te fazem feliz, a preferência de instalação é no cartão de memória. Porquê? Porque se der alguma zica no arquivo do mapa e esse arquivo estiver dentro da memória interna, o GPS tranca; e se der a mesma coisa com o mapa instalado no cartão, quando o GPS trancar basta tirar o cartão....simples, né?

->Abaixo informo alguns links aqui do fórum que referem-se a mapas "Free", mas de excelente qualidade:
Cocar Brasil 17.10
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=9888

MAPEAR 14.3 - Mapa Argentina-Uruguay-Chile-Paraguay-Bolívia
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=9791

Garmin Tracksource 17.09
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=9893
Nota: Ao acessar a página própria, faça o download na opção “para cartão”
------------------------------------------------------------------------------
Para os alertas de trânsito, baixe aqui do fórum mesmo, compilados com maestria pelo Administrador Thundercel, que estarás bem servido:

http://www.gpsinfo.com.br/downloads.php?cat=2

Descompacte e coloque os "arquivos.gpi" dentro da pasta POI
--------------------------------------------------------------------------------------
Lembretes:
- Caso você instale mais de um mapa que cubra a mesma região, tipo o TrackSource e o Cocar, não esqueça de nunca manter os dois habilitados ao mesmo tempo. Um por vez. Se o que estiver em uso não lhe agradar, desmarque-o, marque o outro, e (eu faço assim) desligue/ligue o GPS para que a mudança de mapa seja "full".
-- na área de configuração da navegação, opte sempre pela opção "caminho mais rápido", não o "mais curto".

-- na área de configuração de navegação, no item "a evitar" marque com bastante critério suas opções. Se estiver com a opção "estradas não pavimentadas" marcada, poderá tornar dificil a missão do GPS em achar uma rota viável, pois às vezes uma estrada pavimentada recentemente pode levar meses - até anos - para ter essa condição atualizada no mapa. E aí....para o GPS ela continua como "não pavimentada" e cria-se o impasse.....

Por enquanto é só. Vamos ver como ele se comporta após essa etapa.

Boa Sorte.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Quinca, boa noite!
Cara, desculpe-me por não ter retornado anteriormente, não foi desprezo não, pode ter certeza.
Tive que fazer uma cirurgia de joelho (menisco) e tive alta ontem.
Agora que tô retornando ao "ar".
Testei o GPS no último dia 07 e também no dia de hoje, (estando como co-piloto da patroa) e aparentemente tá funcionando bem, ele nos guiou aos lugares com exatidão.
Mas uma coisa que ainda está me incomodando é que demora muito para fazer a captura dos satélites, mesmo estando em local aberto longe de prédios e arvores.
Isso é normal?
Meu amigo muito obrigado mesmo.
Grande abraço e bom feriado.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Quinca »

Olá José,
Legal que está tudo funcionando legal. A demora na captura dos satélites pode decorrer de "n" fatores que podem não ser os mesmos a cada dia. Mas não esquenta. Hoje em dia a gente está tão acostumado com as coisas "prá ontem", que um modelito mais antigo mas tão eficaz como os modernos nos faz pensar que alguma coisa não está bem. Mas está.

Um forte abraço e, precisando, é só dar um grito. E se a grana estiver pesando muito no bolso e dando sobrecarga no seu joelho sequelado, pode fazer um pequeno "alívio" fazendo uma doação, de qualquer valor, para o fórum. Certamente será de grande valia para a manutenção do mesmo. Desde já todos nós da Moderação e Administração te agradecemos.

Sorte.
Avatar do usuário
JMOURAJR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 00:00

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por JMOURAJR »

Bom dia, Quinca!
Felizmente não pertenço, não sou filiado a nenhum partido politico.
Sou como grande parcela do povo brasileiro, que está correndo atrás do prejuízo, não feito por nós (temos sim uma parcela de culpa), porém, consciente de que todo trabalho, bem feito e honesto, merece sim uma recompensa por este esforço.
Agradeço muito pela sua imensa ajuda e a de todos os envolvidos.
E sorte, desejo a todos nós.
Grande abraço.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Reinstalar tudo no meu Nuvi 265w

Mensagem por Angelone »

JMOURAJR escreveu: ...Mas uma coisa que ainda está me incomodando é que demora muito para fazer a captura dos satélites, mesmo estando em local aberto longe de prédios e arvores.
Isso é normal?
Normal não é.. Realmente pode ter várias causas, como o Quinca mencionou, hardware, software e ambientais..
Uma tentativa básica de solução é fazer um master reset.. Se for problema de software pode resolver.
Confira o procedimento no link: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 8105&hilit
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.