Garmim memória cheia - gmapprom

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Thundercel »

Muitos adquirem o Garmin fora do Brasil e quando vão tentar nele instalar mapas do nosso país recebem informação de memória cheia, o que os obriga a comprar um SD Card para concluir seu intento (ocorreu comigo).

Depois de muito pesquisar concluí que o arquivo gmapprom.img, na memória interna do Garmin NUVI 760, dentro da pasta de mesmo nome "Garmin", tinha 1,5 GB e ocupava 3/4 da memória interna do aparelho de 2 GB.

Descobri que esse arquivo gmapprom.img se referia aos mapas de fábrica que por sua vez podem ser dos USA, EUROPA, etc... Dependendo de onde o aparelho foi adquirido.

Associado a esse arquivo existe o gmapprom.sum, de menor tamanho e que serve para verificar a integridade do seu irmão .img.

Para liberar espaço na memória interna, não precisando da utilização de SD Card, sugiro fazer backup desses 2 arquivos citados e deletálos da memória interna do Garmin.

No caso de necessidade de utilização dos mapas de fábrica basta restituir os arquivos para a memória interna do aparelho.

Por fim lembro que em sistemas, a limpesa da base de dados interna agiliza o funcionamento do mesmo. No caso do GPS agiliza a inicialização e o calculo do roteamento.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Confesso que desconheço a capacidade reservada para Favoritos ou se ela existe, mas já identifiquei que esses se hospedam junto com os percursos que fazemos (tracklogs) em um único arquivo de nome Current.gpx que se hospeda dentro da pasta Garmin/GPX/. Se periodicamente não fazemos uma faxina de registros de viagem e favoritos pelas funções disponibilizadas pelo SO do garmin, esse arquivo vai crescer até um limite que pode estourar a memoria interna de 2 GB (desconheço se o SO tem limitação para esse arquivo).

Já identifiquei também que as rotas configuradas pelo MapSource, transferidas e não utilizadas, se hospedam em um arquivo, de nome Temp.gpx, que fica na mesma pasta que hospeda o Current.gpx citado anteriormente.

Não encontrei (até agora) no SO aonde podemos excluir esses registros temporários de rotas que configuramos pelo MapSource, transferimos para o GPS e não utilizamos. Se alguém souber please, avise.

Quando apagamos registros (viagem e favoritos) pelo SO o safadinho não apaga esses do arquivo Temp.gpx citado. Eles ficam lá ocupando memória e sempre aparecem quando selecionamos importar rotas do ficheiro. Tem lógica uma vez que eles não foram carregados pelo SO e usados.

Pensei em carregar a rota temp e apagar depois pelo SO os registros de viagem, mas não fiz isso porque, pelo que vi, O SO nessa função apaga todo o conteúdo do arquivo Current.gpx, ou seja, meus tracklogs vão pro brejo.

Aí algum engraçadinho diz: - ueh! pq não salva em seu HD os registros e depois apaga da memoria interna?
eu respondo: - me ensina a sobrepor registros de tracklogs em uma mesma apresentação pelo MapSource que faço como recomenda.

Se alguém souber como esvaziar o Temp.gpx agradeço antecipadamente a informação. Por enquanto estou usando o meio "Tupiniquin", ou seja, deletando o arquivo na mão pelo explorer do meu Windows com o GPS ligado ao PC, é claro.

ATENÇÃO!
Não errem como eu que deletei uma vez o arquivo Temp.gpx e uma rota sempre aparecia no Importar rota do ficheiro.
Simplesmente uma vez carreguei uma rota configurada pelo MapSource para o cartão SD e essa rota que sempre aparecia no meu GPS para importar estava lá no Temp.gpx, mas do SD Card e não do GPS.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Pelo que aprendi até agora, o arquivo do mapabase, também chamado world map, é o gmapbmap.img, lógicamente agregado ao gmapbmap.sum que é o seu validador e protetor. Esses dois NÃO deletei na faxina que fiz na memoria interna.

Fazendo uma faxina excluí os idiomas que não usaria e tampouco sei falar. Só deixei o portugues e ingles.

Na pasta /Text/ também fiz uma faxina geral deixando só os dois idiomas que deixei com voz.

Na pasta /scrn/ limpei geral, pois não gostei das imagens que vieram de fabrica e tampouco pretendo usar meu GPS para ficar vendo fotos. Ali agora só entra, de forma temporária, as imagens dos print screns que faço com a função Ecrã/Captura de Ecrã ativada. Só não gostei que o SO faz print em .bmp que ocupa muito espaço. Seria melhor se ele fosse configurado para fazer em .jpg ou .gif, mas isso é assunto para a Garmin estudar.

Como fico muitas vezes brigando com os carregamentos e descarregamentos dos mapas do projeto (são tantos nomes e mapas né? :( ) optei em fazer isso gastando a superfície do SD Card e não da memoria interna do GPS. Na memória interna coloquei e lá fica quietinho o CiTy Navigator Brazil v4 para ser usado em caso de emergência.

Tentei tirar de lá o City, mas ele é em arquivo de nome GMAPSUPP. Fui atras de informações de um foro que bastava renomear esse GMAPSUPP para GMAPSUPP2 que entrava outro mapa, me dei mal. Não entrou :oops: . Pode ser que entre em outro modelo. Sei lá!

To até pensando fazer um teste colocando os arquivos do City para o nome gmapprom e ver no que dá. :lol:

Finalmente, minha memoria interna está com o City Navigator carregado e usada somente com 336 MB dos seus 2 GB de capacidade.
Avatar do usuário
Erico Neves
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Dez 2011, 13:41

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Erico Neves »

Caro Amigo, estou com mesmo problema fui carregar na memoria interna do meu gps 1490 Poi, não aceitou mais dizendo que a memoria esta cheia,
Pergunto se eu colocar transferir a Pasta dos Pois da memoria interna para a externa, funcional normal,
ou tennho que fazer uma faxima cfe. voce comter acima, meu medo agente é uma pouco leigo e acaba deletanto coisa que não deve.heheheh,
)bs, os mapas estão na memoria externa a não ser o mapa de fabricar na memoria interna.
abraços
erico
Erico
Floripa-SC
Gps 276 c
Gps 1490 t
Desenvolvedor Tracksource
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Thundercel »

Pergunto se eu colocar transferir a Pasta dos Pois da memoria interna para a externa, funcional normal,
Sim, funciona normal, porém ao ligar o gps ele reconhecerá os pois carregados no sd card e perguntará se deseja transferi-los para a memoria interna de forma que quando o cartão for retirado os pois continuem sendo reconhecidos. Se responder SIM estando com a memoria interna cheia ele não completará o processo. Se respodner NÃO (recomendado) terá os alertas normalmente.

De qualquer forma a faxina interna é sempre recomendavel extraindo da memoria interna os arquivos que nunca utilizará.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
AntonioCarlos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jan 2010, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por AntonioCarlos »

Olá Marcio

Estou adquirindo um 2565LT, no meu outro o 1450 tinha um microSD de 2 GB e adotava todas as suas recomendações da limpesa da memoria interna, tem sites vendendo junto com 4 GB, qual é o tamanho maximo do microSD que o Garmin aceita?

Antonio Carlos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Thundercel »

AntonioCarlos,
até onde sei o garmin aceita cartão de até 16 GB. Confesso que não sei se isso mudou, mas já fiz funcionar um 765T com cartão dessa capacidade.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Bueno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Jun 2012, 23:04

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Bueno »

Prezado Thundercel, boa noite.

Estou fazendo uma faxina para liberar espaço na memória interna do meu 1490t conforme orientações acima (sempre fazendo backup de tudo antes de limpar a memória interna), pois não uso cartão e já recebi mensagem de memória cheia no Garmin Web updater (resolvido após a faxina).
Excluí alguns veículos, algumas vozes, helps e imagens.
Não tive coragem de excluir os arquivos gmapsupp.img, gmapsupp.sum e gmapsupp.unl (acho que só tenho estes mapas)

Na pasta /Text/ fiquei na dúvida de quais arquivos são importantes para manter o português (pt_BR.glx, pt_PT.glx, pt_PT_PRX.glx e pt_PT_TRF.glx?) e inglês.

Obrigado

Cláudio Bueno.
Claudio Bueno
Garmin Nuvi 1490t e Garmin Oregon 650
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Thundercel »

Bueno,
se ainda não extraiu de seu GPS, na pasta oculta de nome .system tem voce o mapa americano que ocupa aproximadamente 1.2 GB da memoria interna de 2 GB. Esse mapa está no arquivo de nome gmapprom.img

Quanto a outros arquivos, na pasta TXT do meu 1490T, só mantenho os arquivos de portugues BR (PT_BR) e Ingles
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
romulorms
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2013, 10:52

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por romulorms »

Caro Thander!

Tenho um Garmin Nuvi 265w e ápos última atualização do Tracksource e os POIs do maparadar meu aparelho passou a aparecer as seguintes telas:
1ª - "MEMÓRIA CHEIA", aparece quando liga o equipamento;
2ª - "MEMORIA DE PONTOS DE ROTAS CHEIA", aparece quando tento marcar um ponto no mapa e peço para traçar a rota;
3ª - "IMPOSSÍVEL CALCULAR ROTA: SEM ESTRADAS PERTO DO DESTINO", aparece quando peço para traçar a rota de um POI
que está nos Favorito.
Já fiz o procedimento de retirar da unidade os arquivos gmapprom.img e o gmapprom.sun, limpando sua memória e mesmo assim continuam aparecendo as referidas mensagens (1,2 e 3).
Que devo fazer?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Thundercel »

Possivelmente carregou voce arquivos de alerta onde não devia e esses entupiram a memoria de POIS de interesse do seu GPS.

Fazendo backup de segurança para não perder seus pontos de interesse, sugiro excluir a pasta GPX da memoria interna do aparelho.

Ao ser religado ele vai recriar essa pasta automaticamente.

Solucionado o problema reinstale pelo mapsource seus favoritos.

Quanto aos POIs de alerta recomendo baixar os disponibilizados aqui no site e carrega-los na pasta POI
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
romulorms
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2013, 10:52

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por romulorms »

Exato, entupi meus favoritos com arquivos de semáfaros e radares.
Eliminei-os manualmente, um a um. Foi um "passeio" pelos MEUS FAVORITOS!!!
As mensagens de MEMORIA CHEIA e as demais desapareceram apos este procedimento.
Obrigado pelas dicas.

Abraços!!!
xakojapa
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mar 2016, 08:34

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por xakojapa »

Boa tarde pessoal estou com um grande problema preciso de formatar meu garmin nuvi 3460 na minha memoria interna consta que tem 650MB mais diz que está cheio ja fiz de tudo:
Tentei segurando o power segurando na parte de baixo direita da tela neste modelo ñ tem esta opção.
Tentei formatar pelo PC só que ñ existe está opção.
Tb tem opção de excluir as pastas mais eu tirando tudo so mostra que saiu 650MB o resto não aparece.
Vi se tinha pasta oculta e não existe nenhuma tb as que eu tinha já delete no caso da Sistem.
Aconteceu isto no meu chip SD e só consegui formatar ele com minha câmera digital.
Parece ser um virus que so resolveria formatando mais não achei esta opção neste modelo de GPS
Alguém poderia me ajudar desde já obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por Thundercel »

Não recomendamos formatar a memória do aparelho antes de outras ações.

Na situação comentada é recomendável se fazer um "master reset".

Nuvis série: 3400, 3500, 3507, 3700 (3490, 3560, 3597, 3790, etc..)
Para o master reset desses modelos, mantenha os aparelhos horizontalmente e siga as instruções abaixo:

• Confira se o gps esta desligado de fato, pois não pode estar em stand by. Para desliga-lo efetivamente, pressione e mantenha o botão Power até aparecer o aviso de desligar.
• Ligue o gps
• Quando aparecer a tela com o Copyright (ícone Garmin), pressione e mantenha o canto inferior direito da tela do gps.
• Remova o dedo da tela quando aparecer “Apagar todos os dados de usuário?”
• Escolha: Sim

Obs: outra forma de resetar é através da pagina oculta Diagnostic Page: apertando o canto superior da tela do Volume por 3 segundos aparece a página Diagnostic Page. Na sequencia clicar no primeiro item, "Clear all user data". Esse reset nao apaga os dados da memoria Não Volátil, onde ficam alguns dados que podem estar corrompidos quando o gps apresenta problemas. Assim, para um reset completo (Master Reset), a partir da página do Diagnostic Page, clicar em Developer Info/Nonvol Statistics e a partir do menu do canto superior esquerdo, clicar em Clear NonVol (limpar memória nao volátil). Dessa forma, de fato, o gps voltara para o padrão de configuraçao de fábrica.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmim memória cheia - gmapprom

Mensagem por tadferreira »

Recomendo a todos que antes de realizar o Clear all user data e o Clear Non Vol façam um backup completo do aparelho.
Copiar todas as pastas inclusive as pastas ocultas.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.