Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Forum de Mapas para Garmin
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone, você conhece ou sugere algum programa para transformar o raster (.TIFF) em .kmz garmin?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

De cabeça o Global Mapper e o gpsmapedit, esse com versão gratuita (que creio grava kmz garmin).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Eu instalei o gpsmapedit que você já havia sugerido anteriormente, mas diz que o arquivo é inválido. A imagem/mapa georeferenciado está no formato .TIFF.
Não sei se é o formato .TIFF que o programa não aceita ou se não estou sabendo importá-lo.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Informa que a imagem não está georeferenciada, só no QGIS ela está.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Veja se nesse programa tem a opção para salvar em jpg (georeferenciado)... Se nao, vc tem q procurar um a leia tiff e salve em jpg ou que georeferencie em jpg diretamente. O Global Mapper faz tudo isso..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa noite a todos!
Pessoal, ainda dentro do tema, vocês conhecem algum programa para Celular/Tablet que leia/vizualize mapas georeferenciados?
O uso seria ter um mapa georeferenciado no Smartphone ou Tablet, onde onde pudesse extrair as coordenadas de um determinado ponto do mapa.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Oruxmaps para Android:

[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa noite pessoal!
Voltando aqui para informar que na data de hoje consegui finalmente georeferenciar e colocar os mapas municipais do IBGE no GPS Garmin, demorou só oito meses, mas enfim, deu certo.
Vou deixar os passos aqui para servir de ajuda ao pessoal interessado e que, assim como eu, tenha dificuldades.

1ª PASSO:
Baixei o Mapa do site do IBGE em formato PDF, daí usando o programa Corel Draw, cortei as bordas desnecessárias e salvei no formato ".TIFF".

2º PASSO
Usando o programa QGIS, adicionei a imagem e fiz o georeferenciamento, salvando no formato permitido que é o ".TIFF".

3º PASSO
Hoje, após várias tentativas com inúmeros softwares, descobri a existência do programa "G-Raster", que converte o formato ".TIFF" em "KMZ".

4º PASSO
após a conversão, coloquei os arquivos na pasta "CustomMaps" e para a minha surpresa funcionou perfeitamente, conferi vários "pontos de coordenadas" anteriormente tirados e bateu certinho no mapa georeferenciado.

Desde já agradeço pela atenção de todos e estarei a disposição.

Abraço,
Editado pela última vez por soares.fabio em 08 Mar 2016, 22:09, em um total de 1 vez.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

e6ed5986-2a82-41ea-9113-417106418247.jpg
O resultado final do trabalho.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

O que me motivou a buscar concretizar esse trabalho foi a possibilidade, a partir desses mapas disponibilizados pelo IBGE, e com uso de um aparelho GPS, o indivíduo consegui localizar e principalmente se deslocar para qualquer Vila, Povoado, Localidade, Cidade deste país, podendo encontrar com certa precisão estradas, fonte de água (açudes e rios), linhas férreas e etc.
Para quem gosta de viagens e principalmente trilhas, é bastante útil.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Boa Soares, muito bom!
No Oregon 600 / 650 talvez a manipulaçao desses mapas raster personalizados (kmz) fiquem bons, mas em outros modelos mais antigos fica um pouco lento.
Esse formato tem, propositalmente, várias limitaçoes em relaçao ao padrão birdseye da garmin (.jnx). A mais chata é o numero de tiles (blocos) que compõe o mapa kmz. Colocando um ou mais mapas do tipo o total dos blocos é computado no conjunto pelo sistema e um dos mapas poderá nao será reconhecido, entre outras limitaçoes.
Por isso é ideal utilizar mapas raster georefenciados no formato jnx, dá um pouco mais de trabalho, mas compensa amplamente (tem que desbloquear o firmware do gps também para poder usar qq jnx).
De qualquer forma, nao dá para negar que os personalizados sao bem mais fáceis de elaborar, basta ter um programinha simples de geo referenciamento de imagens (existem inumeros por ai) mais outro que converta em kmz Garmin, como o G-Raster que voce indicou ([Link externo oculto para visitantes]).
Nesse link o desenvolvedor que criou um app para liberar o jnx nos firmwares de garmin outdoors, mostra as diferenças entre jnx e kmz garmin além de indicar vários apps uteis.. .
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa noite Angelone!
Acredito que no futuro eu consiga melhorar, o formato .JNX é o objetivo, mas por enquanto atendeu a minha necessidade, mas continuarei acompanhando os tópicos e pesquisando melhorias.
Costumo andar muito em mata fechada, zona rural e locais de difícil acesso, onde muitas vezes não sabia onde realmente estava (localidade), pois não há mapas tão detalhados assim, daí esses do IBGE serviram bem.
Apesar de bem mais simples, achei um grande avanço para um iniciante no mundo Geo.
Mais uma vez agradeço pela atenção!
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa tarde Angelone!
Voltando aqui mais uma vez. De fato ocorreu o que vc previu, pois quando coloquei apenas 10 (dez) mapas e apresentou a seguinte mensagem "Demasiadas imagens de mapa personalizadas. Não serão todas apresentadas", ou seja, os tais numero de tiles (blocos) que compõe o mapa kmz excederam o limite. Fazendo uma pesquisa identifiquei que o limite do meu gps é de 499 imagens, assim, creio que esses dez mapas, divididos em blocos, excederam esse limite.
Lendo novamente seu post acima, entrei no link "[Link externo oculto para visitantes]" do desenvolvedor que criou um app para conversão em JNX, lá em cita algumas maneiras, dentre elas um conversor que, após convertida a imagem, basta ter uma conta Birdseye que é possível ativar a imagem no gps, mas me parece que o app é pago, não compreendi bem. Angelone, você já realizou esse tipo de trabalho? e/ou poderia me orientar de como fazer essa conversão? tenho uma assinatura birdseye ativa.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu:Boa tarde Angelone!
Voltando aqui mais uma vez. De fato ocorreu o que vc previu, pois quando coloquei apenas 10 (dez) mapas e apresentou a seguinte mensagem "Demasiadas imagens de mapa personalizadas. Não serão todas apresentadas", ou seja, os tais numero de tiles (blocos) que compõe o mapa kmz excederam o limite. Fazendo uma pesquisa identifiquei que o limite do meu gps é de 499 imagens, assim, creio que esses dez mapas, divididos em blocos, excederam esse limite.
Lendo novamente seu post acima, entrei no link "[Link externo oculto para visitantes]" do desenvolvedor que criou um app para conversão em JNX, lá em cita algumas maneiras, dentre elas um conversor que, após convertida a imagem, basta ter uma conta Birdseye que é possível ativar a imagem no gps, mas me parece que o app é pago, não compreendi bem. Angelone, você já realizou esse tipo de trabalho? e/ou poderia me orientar de como fazer essa conversão? tenho uma assinatura birdseye ativa.
O Alex Whiter nao criou um app de conversao, mas sim um patcher para destravar o uso do imagens padrão birdseye (.jnx) em gps garmin compatíveis. Esse patcher deve ser aplicado do firmware do gps para posterior instalaçao. A assinatura Birdseye permite voce utilizar imagens de satélite georeferenciadas do banco de dados da Garmin. Diria, com quase 100% de certeza, que sem o patcher do Alex Whiter o gps nao reconhece outros arquivos raster .jnx, sejam eles imagens de satélites ou mapas personalizados (kmz). Voce pode tentar, mas tudo indica que vc primeiro tem q instalar o patcher. Se voce já tem o arquivo (mapa) devidamente georeferenciado teria que conseguir um programa que salva direto em jnx; o que eu utilizo para isso é o Global Mapper, mas é pago e caro. Certamente existem outros, como o Mapc2mapc que faz o mesmo trabalho, além de georeferenciar imagens, etc.. a versão paga é bem barata. Experimente e poste os resultados.
Pesquise convert kmz to jnx file e strings do genero, que vc deve encontrar mais alternativas.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone, já havia pesquisado e instalado alguns programas conversores, mas não obtive sucesso na conversão para JNX.
Hoje, além de outros, também Instalei o Global Mapper 17 para ver as funcionalidades e tem a opção em: "File/Export/Export Raster/Image Format", mas só é possível converter na versão paga.
Seria possível o colega converter apenas um único arquivo pra mim em JNX para que eu postar testar no GPS e ver se dar certo? eu poderia disponibilizar o arquivo em nuvem (Google Drive, One drive, Box, Dropbox ou Mega), se for possível.
Att,
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.