RENAULT MEDIA NAV

Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por Merlin34 »

marcelo_sr1 escreveu: O Ideal seria perguntar ao Neodarkman o que realmente fazer!
Realmente, marcelo, é melhor esperar para ver se eles podem me ajudar.

Vi que em um post lá pela página 50 e pouco, o neodarkman ajudando um colega aqui do fórum colocou:

"[...] Quando atualizei via toolbox, o pendrive foi ZERADO antes...
Eu sempre zerei o pendrive ANTES de colocar nele os arquivos do Menavrus, ZEREI de novo antes de colocar o arquivo do leonardoHB...
Veja que nesses arquivos sempre há um arquivo chamado upgrade.lgu...
Se misturar o upgrade.lgu do Menavrus, com o upgrade.lgu do leonardoHB ou mesmo do toolbox = ZICA. Cuidado."

Acho que aquela minha ideia da mensagem anterior não daria certo. Enfim ....
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

rrosado escreveu:
neodarkman escreveu:Resumindo o que sei sobre o MediaNav e câmera de ré:
Cara, excelente tutorial mas o que me impediu de seguir em frente com a instalação foi algo muito mais básico: por onde vc passou o fio da camera pra sair no porta malas? Eu comprei a camera de ré que fica embutida na luz da placa mas nao encontrei o caminho pra passar o fio ate o porta malas, vocês poderiam me ajudar?
Obrigado!
Veja essa imagem:

Imagem

Eu passei pelo forro subindo por dentro do acabamento da coluna do lado do motorista no para brisa, seguindo pelo forro do teto....e por baixo do forro do "tampão" até sair no porta malas...
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Merlin34 escreveu:
marcelo_sr1 escreveu:
Merlin34 escreveu:
marcelo_sr1 escreveu:
Merlin34 escreveu:Bom dia a todos !

Realmente ainda estou na dúvida...
Antes de instalar fisicamente a câmera faça os procedimentos antes, para ver se vai funcionar. Não esqueça de fazer a cópia de segurança do arquivo DSI_config.bsd
Boa Sorte

Bom, na minha primeira tentativa de instalação já apareceu a primeira questão.

Como a versão do meu firmware é 2.09, tenho que instalar a versão 4.0.3.

Baixei o arquivo que o neodarkman colocou na primeira página do tutorial, pluguei no meu media nav e ele está dizendo que vai instalar para a versão 4.0.2 !!!! Muito estranho.

Quando descompactei o arquivo, automaticamente criou uma pasta chamada MediaNav4.0.3, mas no visor do MediaNav está aparecendo 4.0.2. Será que devo atualizar assim mesmo? 8O :?:
Não é que nós não "ligamos".... é necessário atualizar o mediaNav para 4.0.3.!!!!
No meu tutorial isso está bem claro:

http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... 795#p49234

Destravar usando o Menavrus

1- baixe o Menavrus.
2 - atualize via toolbox (programa da Renault) o MediaNav para a versão 4.0.3;
...

O método MICON já independe disso...
Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Merlin34 »

Caros,

Tentei atualizar a firmware pelo toolbox da Renault, e não tem jeito, ele acaba atualizando para a versão 4.0.5. E acabei fazendo isso.

Uma saída que eu vi, revisando aqui o forum, para instalar o Menavrus na versão 4.0.5, foi uma dica que o eliseu!!! deu na página 90, através de um fórum russo que ele achou. Ele coloca uns links lá para o Menavrux pra versão 4.0.5.
Olhei os arquivos e um tutorial em inglês que tem nele, e vi que lá tem instrução para o usar o Menavrus tanto para quem quem versão antes de 4.0.2, como para quem tem versão 4.0.5.

Só não sei se o Eliseu!!! ou algum outro colega aqui já fez este teste e deu certo.

Neodarkman, obrigado pelo alerta quanto à somente fazer todo o procedimento com a versão 4.0.3.

Coloco aqui pra relembrar a dica do Eliseu!!! na página 90.

elizeu!!! escreveu:
Alguem sabe indentificar, se a media nav hw 1.6.3, tem suporte para camera de ré??
Esta com firmware 4.0.3, Ja tentei o disbloqueio via menavrus e trava o mapa mais nao acontece nada quando ligo os pinos da camera.

segue links do novo menavrus 4.0.5.1 e realeses:
[Link externo oculto para visitantes]

segue links do fórum duster russo:
[Link externo oculto para visitantes] ... post185214
rrosado
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rrosado »

Obrigado pela resposta neodarkman! [quote="neodarkman"]

Eu vi essa foto e tentei fazer justamente o mesmo caminho, a minha dificuldade foi na hora que encaixei a camera na luz da placa e depois disso eu não consegui jogar o fio pra dentro do carro. Eu não achei nenhum buraco ou caminho com outros fios que chegasse até o porta-malas.
Do porta-malas em diante eu consegui visualizar o caminho pra passar os fios. Meu problema está no para-choque, eu até tentei seguir o caminho do sensor de ré mas também não tive sucesso.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

rrosado escreveu:Obrigado pela resposta neodarkman!
neodarkman escreveu:
Eu vi essa foto e tentei fazer justamente o mesmo caminho, a minha dificuldade foi na hora que encaixei a camera na luz da placa e depois disso eu não consegui jogar o fio pra dentro do carro. Eu não achei nenhum buraco ou caminho com outros fios que chegasse até o porta-malas.
Do porta-malas em diante eu consegui visualizar o caminho pra passar os fios. Meu problema está no para-choque, eu até tentei seguir o caminho do sensor de ré mas também não tive sucesso.
Essa parte é trabalhosa sim.
Por debaixo do carro, do lado do motorista, há uma entrada dos fios da luz da placa. Eu usei essa entrada. Passei o fio da câmera por ali e passei fita isolante para vedar bem. Daí o fio "apareceu" dentro no porta malas, atrás do feltro que cobre a lateral do mesmo.
Qual é o teu carro mesmo?
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Merlin34 escreveu:Caros,

Tentei atualizar a firmware pelo toolbox da Renault, e não tem jeito, ele acaba atualizando para a versão 4.0.5. E acabei fazendo isso.

Uma saída que eu vi, revisando aqui o forum, para instalar o Menavrus na versão 4.0.5, foi uma dica que o eliseu!!! deu na página 90, através de um fórum russo que ele achou. Ele coloca uns links lá para o Menavrux pra versão 4.0.5.
Olhei os arquivos e um tutorial em inglês que tem nele, e vi que lá tem instrução para o usar o Menavrus tanto para quem quem versão antes de 4.0.2, como para quem tem versão 4.0.5.

Só não sei se o Eliseu!!! ou algum outro colega aqui já fez este teste e deu certo.

Neodarkman, obrigado pelo alerta quanto à somente fazer todo o procedimento com a versão 4.0.3.

Coloco aqui pra relembrar a dica do Eliseu!!! na página 90.

elizeu!!! escreveu:
Alguem sabe indentificar, se a media nav hw 1.6.3, tem suporte para camera de ré??
Esta com firmware 4.0.3, Ja tentei o disbloqueio via menavrus e trava o mapa mais nao acontece nada quando ligo os pinos da camera.

segue links do novo menavrus 4.0.5.1 e realeses:

segue links do fórum duster russo:
[Link externo oculto para visitantes] ... post185214
Há alguns posts atrás, teve gente aqui que instalou o mediaskin na versão 4.0.5 e obteve êxito.
O medi@skin não altera nada no medianav, na verdade acrescenta uma chamada ao programa principal (WOLFNCU) no pendrive, daí a necessidade do pendrive ficar no medianav. Sem o pendrive no medianav, após a instalação, nem o ícone do medi@skin (na verdade do WOLFNCU) aparece....

O arquivo upgrade.lgu é tipo um autoexec.bat para o medianav, tanto que depois da instalação do medi@skin esse arquivo DEVE ser apagado do pendrive.

Eu não testei isso, pois não tive a necessidade de atualizar o medianav para a 4.0.5.
rrosado
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rrosado »

neodarkman escreveu:
rrosado escreveu:Obrigado pela resposta neodarkman!
neodarkman escreveu:
Por debaixo do carro, do lado do motorista, há uma entrada dos fios da luz da placa. Eu usei essa entrada. Passei o fio da câmera por ali e passei fita isolante para vedar bem. Daí o fio "apareceu" dentro no porta malas, atrás do feltro que cobre a lateral do mesmo.
Qual é o teu carro mesmo?
Entendi neodarkman, vou verificar esse caminho e depois eu falo aqui se deu certo. O meu carro é o Sandero Expression 2015. Valeu pela ajuda! Abraço!
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por marcelo_sr1 »

neodarkman escreveu:HABILITANDO CÂMERA DE RÉ - MÉTODO MICOM (SEM MENAVRUS)

...MICON...
OBSERVAÇÕES GERAIS
Na verdade, usando esse procedimento é corrompido um arquivo em /Storage Card/System/ no MediaNav deixando o botão Concordo desabilitado e impedindo de iniciar o IGO original..
O arquivo corrompido é esse:

DSI_config.bsd

Quem tiver instalado o Medi@Skin ANTES de habilitar a câmera de ré pelo método descrito aqui, pode fazer uma cópia desse arquivo e APÓS usar o método descrito, restaurar a cópia que o botão concordo voltará a ficar ativo.

Resumindo:

1- entrar no totalcommander via Medi@skin
2- ir na pasta /Storage Card/System/ no MediaNav
3- copiar o arquivo DSI_config.bsd (fazer uma cópia de segurança)
4- sair do totalcommander/Medi@Skin
5- usar o desbloqueio via MICOM
6- botão "Concordo" ficou inativo ? Caso afirmativo, tentar os passos a seguir:
6.1- entrar no Medi@Skin
6.2- ir no totalcommander e restaurar a cópia de segurança do DSI_config.bsd
6.3- sair do totalcommander/Medi@skin
6.4- dar um boot no MediaNav (desligar totalmente e religar)
6.5- botão "Concordo" ficou ativo? Caso afirmativo, ok. Caso negativo apelar para o navigation_restore.

Esses passos são válidos apenas para quem não usou o Menavrus ou o Método MICOM ANTES, isto é, o MediaNav ainda é "virgem" de câmera de ré (rs...) mas instalou o Medi@Skin (para poder usar o Totalcommander).

Eu não tive a oportunidade de testar essa parte, haja vista que a descobri depois de habilitar a câmera e usar o arquivo de restauração (navigation_restore), daí se alguém fizer e obtiver sucesso, por favor me avise, estou pensando numa forma de automatizar esse processo de cópia e restauração do arquivo corrompido.

Agradeço aos usuários que testaram o método MICOM ( Marcelo Veit, Fabricio capua,...) antes da reorganização desse tutorial.

LEMBRANDO MAIS UMA VEZ: O MEDI@SKIN NÃO HABILITA A CÂMERA, APENAS ACRESCENTA ALGUMAS FUNCIONALIDADES (PLAYER DE VIDEO, IGO com possibilidades de atualização de mapas, 7Ways que usa mapas do projeto Tracksource, TOTALCOMMANDER...)

FINALMENTE CONSEGUI COLOCAR A CÂMERA DE RÉ PARA FUNCIONAR!

Graças as orientações do Grande "Neodarkman", seguindo as orientações de seu "manual" consegui finalmente!
Depois de tentar por mais de 4 vezes o primeiro procedimento, MediaNav4.0.3, Menavrus, GPS, SEM ÊXITO. Tive que partir para outra solução "MÉTODO MICON" foi a solução para o desbloqueio do meu MediaNav.
Obrigado a todos que colaboraram com a solução do meu problema, em particular ao Neodarkman e Tadferreira!
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

marcelo_sr1 escreveu:
neodarkman escreveu:HABILITANDO CÂMERA DE RÉ - MÉTODO MICOM (SEM MENAVRUS)

...MICON...
OBSERVAÇÕES GERAIS
Na verdade, usando esse procedimento é corrompido um arquivo em /Storage Card/System/ no MediaNav deixando o botão Concordo desabilitado e impedindo de iniciar o IGO original..
O arquivo corrompido é esse:

DSI_config.bsd

Quem tiver instalado o Medi@Skin ANTES de habilitar a câmera de ré pelo método descrito aqui, pode fazer uma cópia desse arquivo e APÓS usar o método descrito, restaurar a cópia que o botão concordo voltará a ficar ativo.

Resumindo:

1- entrar no totalcommander via Medi@skin
2- ir na pasta /Storage Card/System/ no MediaNav
3- copiar o arquivo DSI_config.bsd (fazer uma cópia de segurança)
4- sair do totalcommander/Medi@Skin
5- usar o desbloqueio via MICOM
6- botão "Concordo" ficou inativo ? Caso afirmativo, tentar os passos a seguir:
6.1- entrar no Medi@Skin
6.2- ir no totalcommander e restaurar a cópia de segurança do DSI_config.bsd
6.3- sair do totalcommander/Medi@skin
6.4- dar um boot no MediaNav (desligar totalmente e religar)
6.5- botão "Concordo" ficou ativo? Caso afirmativo, ok. Caso negativo apelar para o navigation_restore.

Esses passos são válidos apenas para quem não usou o Menavrus ou o Método MICOM ANTES, isto é, o MediaNav ainda é "virgem" de câmera de ré (rs...) mas instalou o Medi@Skin (para poder usar o Totalcommander).

Eu não tive a oportunidade de testar essa parte, haja vista que a descobri depois de habilitar a câmera e usar o arquivo de restauração (navigation_restore), daí se alguém fizer e obtiver sucesso, por favor me avise, estou pensando numa forma de automatizar esse processo de cópia e restauração do arquivo corrompido.

Agradeço aos usuários que testaram o método MICOM ( Marcelo Veit, Fabricio capua,...) antes da reorganização desse tutorial.

LEMBRANDO MAIS UMA VEZ: O MEDI@SKIN NÃO HABILITA A CÂMERA, APENAS ACRESCENTA ALGUMAS FUNCIONALIDADES (PLAYER DE VIDEO, IGO com possibilidades de atualização de mapas, 7Ways que usa mapas do projeto Tracksource, TOTALCOMMANDER...)

FINALMENTE CONSEGUI COLOCAR A CÂMERA DE RÉ PARA FUNCIONAR!

Graças as orientações do Grande "Neodarkman", seguindo as orientações de seu "manual" consegui finalmente!
Depois de tentar por mais de 4 vezes o primeiro procedimento, MediaNav4.0.3, Menavrus, GPS, SEM ÊXITO. Tive que partir para outra solução "MÉTODO MICON" foi a solução para o desbloqueio do meu MediaNav.
Obrigado a todos que colaboraram com a solução do meu problema, em particular ao Neodarkman e Tadferreira!
:D :D :D :D :D :D :D

Parabéns fico feliz em ter ajudado.
Mas não teve problemas com o botão Concordo?
:D :D :D :D :D :D :D
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

Tive sim.
Assim que reiniciou o MediaNav ele apresentou essa tela:
Mas graças a sua orientação de fazer uma cópia de segurança e restaurá-lo, ficou tudo bem!

Mais uma dúvida aproveitando sua atenção, baixei o Nokia Here 2015 e o maparadar baixo para Igo 8/Amigo ou Primo???
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

marcelo_sr1 escreveu:
Merlin34 escreveu:
marcelo_sr1 escreveu:Exatamente o que aconteceu comigo, até relatei pro Neo e tadferreira, mas acho que eles não se ligaram, depois que roda o Menavrus Ahh ...só agora vi nas tuas mensagens anteriores, marcelo, que você realmente reportou esse problema.

Bom, estou pensando o que fazer !
O Ideal seria perguntar ao Neodarkman o que realmente fazer!
Merlin34, consegui fazer a câmera do meu MediaNav funcionar, pô muito Show, usei o MICON, mas antes fiz uma cópia do arquivo DSI_config.bsd, pois após o procedimento o GPS deu erro (apresentou essa tela da imagem) segui os procedimentos do Neodarkman, um detalhe, depois de instalar o Medi@skin acessei o totalcommander (um tipo de explorer), clique no sinal de mais (+) procure o explorer.exe nas pastas (caracas não me lembro agora qual pasta) para poder selecionar o arquivo e copiá-lo para o seu pendriver, é fundamental fazer a cópia, pois pode dar o tal erro no GPS e a maneira de corrigir é copiando de volta o arquivo DSI_config.bsd.
Abraços e boa sorte!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
santosacm
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por santosacm »

Tal qual o Marcelo e o Merlin, após usar o upgrade.lgu do post da 1a. página, meu MediaNAV foi do 2.1.0 para o 4.0.2. E não consegui achar o upgrade oficial pro 4.0.3 no post

Agora, baixei o arquivo GPS.zip do LeonardoBH para tentar levar o MediaNav para o 4.0.3. Mas antes de fazer isso, gostaria de saber se posso ter algum problema. Alguém já fez algo parecido? Preciso copiar os 2 arquivos: upgrade e upgrade_root? Ou só o primeiro basta no meu caso?

Não quero instalar a camera de ré, apenas desbloquear o navegador (para atualizar os mapas) e o liberar o video com o Medi@Skin.

Obrigado galera!
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

santosacm escreveu:Tal qual o Marcelo e o Merlin, após usar o upgrade.lgu do post da 1a. página, meu MediaNAV foi do 2.1.0 para o 4.0.2. E não consegui achar o upgrade oficial pro 4.0.3 no post

Agora, baixei o arquivo GPS.zip do LeonardoBH para tentar levar o MediaNav para o 4.0.3. Mas antes de fazer isso, gostaria de saber se posso ter algum problema. Alguém já fez algo parecido? Preciso copiar os 2 arquivos: upgrade e upgrade_root? Ou só o primeiro basta no meu caso?

Não quero instalar a camera de ré, apenas desbloquear o navegador (para atualizar os mapas) e o liberar o video com o Medi@Skin.

Obrigado galera!
Camarada, fiz todo o procedimento e instalei sem problemas o Midi@skin ele atualizou para o 4.02 e depois o GPS com 4.0.3 e depois o midi@skin
santosacm
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por santosacm »

marcelo_sr1 escreveu:
santosacm escreveu:Tal qual o Marcelo e o Merlin, após usar o upgrade.lgu do post da 1a. página, meu MediaNAV foi do 2.1.0 para o 4.0.2. E não consegui achar o upgrade oficial pro 4.0.3 no post

Obrigado galera!
Camarada, fiz todo o procedimento e instalei sem problemas o Midi@skin ele atualizou para o 4.02 e depois o GPS com 4.0.3 e depois o midi@skin
E você precisou usar os 2 arquivos lgu (upgrade e upgrade_root) do GPS.zip do LeonardoBH? Ou só com o upgrade.lgu já funciona?

Valeu!
Responder