RENAULT MEDIA NAV

neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por neodarkman »

marcelo_sr1:
"... amigo "tadferreira" ele possui dois fios conectados nos pinos 13 e 14 que na tabela indicam Speed e IGN respectivamente, e já no ..."

Esses sinais nada tem a ver com a câmera de ré. SE o menavrus habilitou a câmera a nível de software, o que falta a a ligação no hardware.
Para tal é necessário a ligação da saída de video da câmera nos pinos 22 e 10 conforme a imagem abaixo:

Imagem

O pino 3, é que vai habilitar a entrada de video do MediaNav (ele funciona como um interruptor), colocando +12VDC nesse pino, a entrada no pino 10 passa a receber o sinal de video da câmera. O pino 22 é apenas a conexão de massa da câmera com o MediaNav.
O pino 3 pode ser ligado no pino 40 da UCH que fica escondida sob o painel, próximo à alavanca de abertura do capô do carro, automatizando o acionamento da câmera com o engate da marcha ré:

Imagem

Muito cuidado com as conexões dos pinos 3, 10 e 22. SE mal feitas a câmera não funciona.

Imagem

Oriente-se pelo tutorial : http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... 795#p49234

Quanto ao método MICON, cuidado com o problema de corromper o botão "Concordo" da função GPS. Pode ser que aconteça ou não... o procedimento foi testado com a versão 4.0.3. Não sei como se comportará com a 4.0.5 e nem se o uso do pacth: navigation_Restore irá reativar o botão. O que pode ser corrompido, é o arquivo de "licença" do iGO capado que vem no medianav. Na versão 4.0.5, o firmware parece lidar de forma diferente com esse arquivo, daí não sei se o uso do navigation_restore irá resolver... e nem mesmo se o procedimento descrito no tutorial (cópia e restauração do DSI_config.bsd) resolverá.

Tente por tua conta e risco.
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por marcelo_sr1 »

[quote="neodarkman"]HABILITANDO CÂMERA DE RÉ - MÉTODO MICOM (SEM MENAVRUS)

Pesquisei em vários fóruns (italianos/alemães/poloneses...) até que consegui entrar num consenso com as informações obtidas e vi que era possível habilitar a câmera de ré usando o MICOM (modo teste do MediaNav).

Antes verifique o tipo de controle (comando satélite) que teu MediaNav tem...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ok entendi, mas me dê uma luz, no meu caso como não consegui de jeito nenhum destravar a câmera de Ré pelo Menavrus e como o meu carro não veio com o MediaNav, só com o radio original e já possuía o controle do volante que no caso RVC_SWRC # 1 (2A) do TIPO 1 que tive que praticamente adaptá-lo pois as ranhuras do conector não deixavam encaixá-lo no Medianav, mas depois de remover as ranhuras o controle encaixou e funciona perfeitamente todas as funções. Te pergunto, na configuração do MICOM escolho o RVC_SWRC # 1 (2A)? como não instalei o Medi@Skin, tenho que instalá-lo para salvar o arquivo DSI_config.bsd para eventual problema no botão CONCORDO do GPS.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Mensagem por neodarkman »

marcelo_sr1 escreveu:
neodarkman escreveu:HABILITANDO CÂMERA DE RÉ - MÉTODO MICOM (SEM MENAVRUS)

Pesquisei em vários fóruns (italianos/alemães/poloneses...) até que consegui entrar num consenso com as informações obtidas e vi que era possível habilitar a câmera de ré usando o MICOM (modo teste do MediaNav).

Antes verifique o tipo de controle (comando satélite) que teu MediaNav tem...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ok entendi, mas me dê uma luz, no meu caso como não consegui de jeito nenhum destravar a câmera de Ré pelo Menavrus e como o meu carro não veio com o MediaNav, só com o radio original e já possuía o controle do volante que no caso RVC_SWRC # 1 (2A) do TIPO 1 que tive que praticamente adaptá-lo pois as ranhuras do conector não deixavam encaixá-lo no Medianav, mas depois de remover as ranhuras o controle encaixou e funciona perfeitamente todas as funções. Te pergunto, na configuração do MICOM escolho o RVC_SWRC # 1 (2A)? como não instalei o Medi@Skin, tenho que instalá-lo para salvar o arquivo DSI_config.bsd para eventual problema no botão CONCORDO do GPS.
A instalação do medi@skin é para poder rodar o totalcommander (um tipo de explorer) e ter acesso as pastas internas do medianav e poder fazer backup de arquivos.
Curioso, o Menavrus não habilitou a ré? eu o instalei, rodei uma vez, e desinstalei pois não comprei a tal licença e isso foi o suficiente.

Se pretende usar o método MICON deve escolher o botão de acordo com o teu controle do volante (comando satélite).

Ainda pode tentar o seguinte:

Descobri que tanto o menavrus quanto pelo método MICON a câmera é destravada alterando o seguinte arquivo: DSI_config.bsd, que fica em: /Storage Card/System/ no MediaNav.

Com uma cópia, abri o arquivo num editor hexadecimal e vi que dois bytes são alterados:
(Tem que ser um editor hexadecimal, um editor comum notepad, etc. não irá servir)

[Link externo oculto para visitantes]

No meu caso tinha @BR (42 52 em hexadecimal) antes do desbloqueio, após ficou @** (2A 2A em hexadecimal) o de um outro usuário (sem desbloqueio) era @FR (46 32 em hexadecimal)....
Na TEORIA, bastava alterar esses bytes após o @ para ** (2A 2A em hexa) copiar para o medianav (na mesma pasta) e testar... mas lembre-se de fazer uma cópia de segurança do DSI_Config.bsd.

Faça uma cópia da pasta (toda): storage card4/NNG/ por precaução (é aí que fica o iGO capado original do medianav.)

Eu não testei o procedimento acima descrito (hackear o DSI_config.bsd), se fizer é por tua conta e risco.
Altere apenas esses dois bytes.
A minha versão do MediaNav é a 4.0.3 não sei se isso funcionaria na 4.0.5 nos fóruns gringos dizem que o metodo MICON independe da versão da firmware... eu não tenho certeza disso.
Não me responsabilizo por qualquer dando que esse procedimento possa causar.
diegoprazeres
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por diegoprazeres »

Bom dia;
Consegui baixar o media skin aqui > [Link externo oculto para visitantes]
Quando descompactar, jogar os arquivos direto no pen drive (os arquivos não podem ficar em uma pasta do pen drive. Esse era o erro no meu).
quando descompactar, acrescente uma pasta mp3 e outra de vídeo. ok?
Meu carro é uma SANDERO EXPRESION 1.0 2015 JA COM SISTEMA 4.0.3...
Com carro desligado, coloque o pen drive > ligue o carro > o sistema vai atualizar para 4.0.3.1
Vai aparecer uma bolinha branca com desenho vermelho.
Agora to so vendo o formato do vídeo pra rodar, pq baixei em .AVI, (em clipconverte vcs podem converter os vídeos do youtube) mas ta demorando muito para abrir os vídeos.
Espero ter ajudado.
rrosado
Usuario 0
Usuario 0

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por rrosado »

neodarkman escreveu:Resumindo o que sei sobre o MediaNav e câmera de ré:
Cara, excelente tutorial mas o que me impediu de seguir em frente com a instalação foi algo muito mais básico: por onde vc passou o fio da camera pra sair no porta malas? Eu comprei a camera de ré que fica embutida na luz da placa mas nao encontrei o caminho pra passar o fio ate o porta malas, vocês poderiam me ajudar?
Obrigado!
Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Merlin34 »

Bom dia a todos !

Bom, estou criando coragem para instalar a câmera de ré no meu media nav através do MICON.

Gostaria de uma opinião do neodarkman e demais companheiros com experiência o assunto.

A firmware do meu media nav é a versão 2.0.9.

Antes de tentar entrar no MICON devo atualizar para a versão 4.0.3, já que foi a mais testada com êxito? Eu baixei essa atualização através de um link postado nas páginas anteriores, mas ainda não atualizei.

Lembrando que quero apenas instalar a câmera de ré.

Abraços !
doricao
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por doricao »

Pessoal bom dia, sou novo por aqui, e gostaria de saber se alguem conseguiu fazer o medi@skin rodar na nova versão do media nav (mod 2016)?
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

[quote="Merlin34"]Bom dia a todos !

Bom, estou criando coragem para instalar a câmera de ré no meu media nav através do MICON.

Merlin34, vc já tentou Destravar usando o Menavrus? Eu ainda não consegui, mas primeiro tente o Destravar usando o Menavrus, depois se não der resultado tente o MICON, no meu caso eu não consegui e agora irei tentar pelo MICON que é mais arriscado.
Boa Sorte!
Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Merlin34 »

marcelo_sr1 escreveu:
Merlin34 escreveu:Bom dia a todos !

Merlin34, vc já tentou Destravar usando o Menavrus? Eu ainda não consegui, mas primeiro tente o Destravar usando o Menavrus, depois se não der resultado tente o MICON, no meu caso eu não consegui e agora irei tentar pelo MICON que é mais arriscado.
Boa Sorte!
Olá marcelo_sr1 !

Realmente ainda não testei destravar com o Menavrus. Acho mais complicado ir por ele, e ainda vejo relato mais de problemas com o Menavrus, do que com o MICON.

Tentarei ir pelo MICON pelo fato de ser mais simples o processo (se nada der errado, claro), e me contentaria apenas com a adição da câmera de ré.

Mas se for com o Menavrus, ai também vou querer tudo ...câmera de ré, ver videos, e também o gps com radar (se é que funciona mesmo) ... :) :)

Ainda estou em dúvida, realmente. Mas estou propenso a seguir pelo MICON.

Tenho um amigo que é mecânico de um opala que eu tenho, e que também trabalha com produtos de equipadora. Já encomendei a câmera e essa semana partirei pra tentativa. O danado é que ele nunca pegou pra mexer no Media Nav, e quem vai ter que desenrolar essa parte do software sou eu. Ele apenas vai instalar a câmera.

Realmente ainda estou na dúvida...
Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Merlin34 »

Pensando bem, marcelo_sr1, vou tentar primeiro desbloquear a câmera de ré pelo Menavrus, e instalar o Media Skin.

Acaso não der certo, vou a tentar com o MICON. Durante essa semana irei reportando os resultados.
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

Merlin34 escreveu:
marcelo_sr1 escreveu:

Antes de instalar fisicamente a câmera faça os procedimentos antes, para ver se vai funcionar. Não esqueça de fazer a cópia de segurança do arquivo DSI_config.bsd
Boa Sorte
Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Merlin34 »

marcelo_sr1 escreveu:
Merlin34 escreveu:
marcelo_sr1 escreveu:

Antes de instalar fisicamente a câmera faça os procedimentos antes, para ver se vai funcionar. Não esqueça de fazer a cópia de segurança do arquivo DSI_config.bsd
Boa Sorte

Bom, na minha primeira tentativa de instalação já apareceu a primeira questão.

Como a versão do meu firmware é 2.09, tenho que instalar a versão 4.0.3.

Baixei o arquivo que o neodarkman colocou na primeira página do tutorial, pluguei no meu media nav e ele está dizendo que vai instalar para a versão 4.0.2 !!!! Muito estranho.

Quando descompactei o arquivo, automaticamente criou uma pasta chamada MediaNav4.0.3, mas no visor do MediaNav está aparecendo 4.0.2. Será que devo atualizar assim mesmo? 8O :?:
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

Exatamente o que aconteceu comigo, até relatei pro Neo e tadferreira, mas acho que eles não se ligaram, depois que roda o Menavrus e instala o arquivo gps ele fica com a versão Firmware4.0.3 e no final não funcionou.
Merlin34
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Merlin34 »

marcelo_sr1 escreveu:Exatamente o que aconteceu comigo, até relatei pro Neo e tadferreira, mas acho que eles não se ligaram, depois que roda o Menavrus e instala o arquivo gps ele fica com a versão Firmware4.0.3 e no final não funcionou.
Então marcelo, tivemos o mesmo problema. O nosso medianav reconheceu a versão do software inicial como 4.0.2, e não 4.0.3.

Bom, eu preferi não seguir adiante.

Uma ideia que eu tive foi a seguinte:

Já que na pasta GPS há um arquivo upgrade.lgu, e os arquivos desta pasta é o que faz desativar o Menavrus e voltar ao software 4.0.3, pensei em copiar esse arquivo upgrade.lgu da pasta GPS para tentar atualizar direto por ele, de primeira. Ao invés de utilizar o upgrade.lgu do arquivo que o neo colocou, que gera uma pasta chamada MediaNav4.0.3, eu colocaria upgrade.lgu que está na pasta gps. Depois seguiria todo o procedimento normal: instalar o menavrus, e utilizar os arquivos do GPS para desistalar o menavrus.

Parece complicado, não é, mas é uma ideia !!! rsrsrs :lol:

Observei também que esses arquivos upgrade.lgu tem tamanhos diferentes ( o que está na pasta GPS e o que está na pasta de atualização - MediaNav403, no tutorial da página 1.

Ahh ...só agora vi nas tuas mensagens anteriores, marcelo, que você realmente reportou esse problema.

Bom, estou pensando o que fazer !
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0

Merlin34 escreveu:
marcelo_sr1 escreveu:Exatamente o que aconteceu comigo, até relatei pro Neo e tadferreira, mas acho que eles não se ligaram, depois que roda o Menavrus Ahh ...só agora vi nas tuas mensagens anteriores, marcelo, que você realmente reportou esse problema.

Bom, estou pensando o que fazer !
O Ideal seria perguntar ao Neodarkman o que realmente fazer!
Responder