TMC no navegador TomTom em hardware Mio

Responder
Avatar do usuário
marozsas
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

TMC no navegador TomTom em hardware Mio

Mensagem por marozsas »

Olá,

Meu GPS é o Mio Spirit S555 que tem funcionando o TMC (Aviso de tráfego por rádio FM) com o software Mio original.

Instalei o navegador TomTom mas o recurso de TMC não está ativado.

Alguém saberia como ativar esse recurso no TomTom ? Pelo que eu vi, na lateral direita da tela apareceria uma coluna com o status do TMC no topo e a barra indicaria o nível de alerta....ou seja, o software tem o recurso e o harfware que eu tenho tb tem. Então deve ser questão apenas de acertar a frequencia de recepção ou alguma coisa assim, não ?

Usei o procedimento no topo deste post para instalar o TomTom, mas não há nada sobre o TMC.

Alguém sabe algo sobre esse assunto ?

Abraços,
Avatar do usuário
marozsas
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

resolvido!

Mensagem por marozsas »

Achei o TMC no hardware MIO Spirit S555: ANotem ai quem se interessar:
Program Files/Navman/SmartST_CE/UserData/device_settings.ini

tmc port open=false
tmc port=COM1
tmc baud rate=14400
tmc duplex mode=true
tmc gns module=false
tmc command timeout=100
tmc command retry=3

com isso vcs conseguem ativar o TMC no iGo8 por exemplo...

PS: mas no tomtom ainda não consegui....
Avatar do usuário
Podcre
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Fev 2010, 23:00

Mensagem por Podcre »

Olá, tenho o MIO Spirit S505.
Você sabe dizer como faço para ativar o TMC no IGo 8?
Entro na configuração e tento auto-detectar mas só consigo a mensagem "no TMC hardware found"
Avatar do usuário
marozsas
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por marozsas »

Quando eu postei os dados da porta TMC achei que sera trivial ativa-la em outros navegadores, mas não é por duas razões:

1) O dispositivo é virtual. Ou seja, depende de um software que acessa o dispositivo real e cria a porta virtual com1@14.440

2) No caso do iGo8 o software não tem opção para se conectar a 14.400, só 9.600 ou 19.200.

Para resolver o primeiro ponto, depende do software de desbloqueio usado. O software de desbloqueio tem que manter rodando o processo que acessa o TMC (e o Bluetooth tb, no caso do Mio Spirit S555). Estou em contato com o criador do shell VisualGPS para que ele mantenha ativado o software que mantém funcionando o TMC e Bluetooth. Manualmente já foi possivel rodar o software e verificar que o TMC/BT continuaram operando após o desbloqueio. Assim que eu tiver mais novidades, eu posto o resultado aqui.

O segundo caso vai depender da resolução do primeiro. Há a remota possibilidade do auto-detectar encontrar o TMC/BT se eles estiverem disponíveis. Com certeza as coisas seriam mais simples se o iGO8 tivesse uma configuração de velocidade de 14.400.

Espero ter alguma novidade no decorrer da próxima semana.

PS: Qual o software de desbloquio que vc usou no seu Mio ? Verifique se mesmo usando o software de navegação original do Mio, que é o Spirit, o BT e TMC estão ativados e funcionais. Se estiverem, parabéns, seu software de desbloqueio ja lida com isso adequadamente e então é só questão de ativar o TMC em com1@14.400 nos demais softwares.
Caso mesmo com o Spirit o TMC/BT estiverem inacessíveis, então o problema é o mesmo do VisualGPS que eu uso.
Avatar do usuário
Podcre
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Fev 2010, 23:00

Mensagem por Podcre »

Uso o software MioPocket 3.0 R57
Sim, rodando o software original (Spirit) o TMC funciona normalmente (o bluetooth só não funciona pq o S505 não possui :lol: )

Eu tentei usar o editor de registro pra configurar outra porta para o TMC (HKEY_LOCAL_MACHINE -> Drivers -> BuiltIn -> TMC_HWCOM -> Index), com isto o "auto-detectar" do iGo 8.3 mostra os protocolos e quando chega no GNS ele procura algumas portas e em seguida mostra a mensagem "no tmc hardware found".
Sem esta alteração, o iGo apenas mostra "Testando" na porta e "N/A" no protocolo.
No momento retornei à configuração original do MioPocket e estou utilizando o software original para usar o TMC (mas pretendo utilizar outro navegador, pois o software original é lento e de vez em quando fecha sozinho)
Dantas2012
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mai 2012, 22:29

Re: TMC no navegador TomTom em hardware Mio

Mensagem por Dantas2012 »

Ola! Eu tenho Mio S555 Gostaria de saber como posso ativar TMC, até agora não consegui ver funcionando, e depois mudar para outro software.
Se alguém souber oque fazer para ativar por favor me ajude.
Alguns fala que não funciona outro dizem que sim.
Se alguém já conseguiu por favor me socorre!

Dantas2012
Dantas2012
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mai 2012, 22:29

Re: TMC no navegador TomTom em hardware Mio

Mensagem por Dantas2012 »

Encontrei um tópico ensinando editar o primo 2.0 Performance Edition 2012.03 para fazer TMC funcionar.
A primeira vez eu tentei mais nada aconteceu.
Fiz uma pesquisa e descobri que o sys do Primo editado no tópico está assim:

[tmc]
saved_config_available="1"
saved_config_classname="NMEA_GPSTMC_ROYALTEK"
saved_config_portname="COM"
saved_config_port="4"
auto_tuning="1"
tuner_model="IGO_GPSTMC_TUNER"
skip_loading_built_in_provider_list=1
tmcprovider_freeze_on_tunnel=1
tmcprovider_ignore_altfreq=1
tmcprovider_max_freeze_timeout=100
last_known_tmc_station="905"
saved_last_frequency="905"
saved_last_tuning_mode="0"
saved_stations=30
test_fixedstation_time=2
test_station_time=60

Eu modifiquei saved_config_port="4" para saved_config_port="1" ai o Primo começou a procurar
Sinal TMC mais deu uma mensagem que Hardware TMC não foi encontrado.
Descobri que as portas que o Mio usa no software original são:

tmc port open=false
tmc port=COM1
tmc baud rate=14400
tmc duplex mode=true
tmc gns module=false
tmc command timeout=100
tmc command retry=3

Alguém saberia editar o sys do Primo sugerido no tópico com essas portas para o Mio?
Se isso der certo será uma grande evolução para turma que tem o Mio S555 e está desanimada
por não conseguir usar o TMC.
Responder