GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Assuntos não tratados nos outros fóruns
L.Oscar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2017, 09:45

GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por L.Oscar »

Bom dia pessoal, vou viajar do RJ para o interior de Sao Paulo e como tem muitos radares novos, gostaria de
saber qual GPS melhor com radares mais atualizados?
vi uma discrepancia grande de preços
no site da garmin so tem 2 modelos
o DRIVEASSIST 50LM e mais outro
vi no mercado livre alguns diferentes e mais em conta mas nao sei se suportam atualizaçoes....
e no site da Tom tom vi alguns tb...
Qual posso comprar sem erro?
Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Thundercel »

Na minha opinião o garmin está a frente do TomTom até porque para o Brasil ele tem 4 opções de mapas enquanto o TomTom só uma.

Se deseja alertas radares, qualquer modelo de Garmin, inclusive os mais em conta, suportam atualizações.

Em adquirindo um garmin recomendo junto adquirir um SD card classe 10. Esse cartão será empregado por voce para carregar os arquivos de radares e, se desejar, os 4 mapas do Brasil disponiveis e de provedores diferentes.

Para isso um sd card classe 10 de 4 GB de capacidade de memória é mais do que suficiente.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
L.Oscar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2017, 09:45

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por L.Oscar »

Thundercel escreveu:Na minha opinião o garmin está a frente do TomTom até porque para o Brasil ele tem 4 opções de mapas enquanto o TomTom só uma.

Se deseja alertas radares, qualquer modelo de Garmin, inclusive os mais em conta, suportam atualizações.

Em adquirindo um garmin recomendo junto adquirir um SD card classe 10. Esse cartão será empregado por voce para carregar os arquivos de radares e, se desejar, os 4 mapas do Brasil disponiveis e de provedores diferentes.

Para isso um sd card classe 10 de 4 GB de capacidade de memória é mais do que suficiente.
Bom saber
Eu quero comprar um bom Garmin que consiga atualizar esses 4 mapas e todos os radares possiveis
é tranquilo instalar um tracksource?
em quanto tempo faço isso?
Se puder me indicar uns bons modelos facil de encontrar
agradeço
vou viajar em 7 dias e preciso pra ontem resolver isso por causa dos radares no interior de sao paulo e adjacencias
L.Oscar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2017, 09:45

Mensagem por L.Oscar »

o drive assist 50LM ou DRIVELUXE 50 LM? Qual dos 2?
É facil atualizar e colocar tracksource?
qual desses mapas é melhor para radar? navigator? tracksource? coco?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Thundercel »

Amigo,
não tenho experiencia nos dois mdoelos de garmin citados. Tenho experiencia com Garmin e como citei anteriormente qualquer um atende aos seus anseios.

Carregar mapa no sd card é questão de transferencia de um unico arquivo para cada mapa desejado.

Os arquivos de alerta contendo os radares funcionam com qualquer mapa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
phninke
Moderador
Moderador
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2010, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por phninke »

Oscar,

Se fosse você eu evitaria essa série 50 da Garmin.
Tenho um Garmin Drive 50 LM que um amigo trouxe dos EUA em março deste ano.
Confesso que estou bem decepcionado com esse modelo.
Apesar de bonitinho, é ordinário (rs).

Com ele sequer consigo simular uma rota de Vila Velha-ES até a divisa com a Bahia (290 km).
Já pro sul, a simulação faz rotas até perto de Campos dos Goytacazes (260 km).
Essas simulações dão erro tanto usando o Tracksource TS-Brasil, quando usando o Cocar.

Estranhamente, ou curiosamente, se usar o City Naviagator USA que veio instalado nele, é possível simular rotas da costa oeste para a costa leste dos EUA sem qualquer tipo de problema (dá mais de 5000 km).
E usando o Mapear, também é possível simular rotas de mais de 2000 km, sem qualquer problema.

Ou seja, se esses modelos 50 que a Garmin vende no site deles se comportar igual ao modelo 50 comprado no EUA, você corre o risco de ter problemas com os mapas gratuitos brasileiros.

Por outro lado, tenho um modelo mais antigo (Nuvi 3460) que faz rotas muito maiores usando o Tracksource ou o Cocar (+ 1500 km). Com esse modelo 3460 nunca tive problemas ao fazer rotas igual tenho no Nuvi 50.

No Mercado Livre você encontra o modelo 3560 (5 polegadas) na faixa de 900 a 1000 reais.
Esse modelo é considerado de alta resolução (800 x 480).

Se quiser um modelo provavelmente mais recente que o Nuvi 3560, porém de resolução menor (igual do Nuvi 50), pode encontrar os modelos Nuvi 2659 por preço equivalente ao do Nuvi 50.
Não testei esse Nuvi 2659 usando os mapas gratuitos brasileiros, mas testei num modelo 2580 e não tive problemas.

Como sua intenção é usar mapas gratuitos brasileiros (Tracksource ou Cocar) não creio que compense você investir em modelos de última geração da Garmin (que só faltam dirigir o carro por você), pois muitas das funções novas desses modelos só funcionam com o mapa original que vem neles.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Angelone »

Caro Oscar e Phninke,

Primeiro minha recomendação, totalmente oposta ao phninke: priorize a compra de um Garmin DriveLuxe série 50, para meu gosto e uso o melhor Garmin dentre uns 30 modelos diferentes que já tive. Usei um Drive Luxe por quase 1 ano e sem dúvida alguma foi o melhor gps Garmin que já utilizei, e o meu era importado..
O problema de erro em calculo de rota não implica em o gps ser ruim ou não. Ele é composto de hardware, software (firmware + algoritimos de calculo + mapas). O hardware do Driveluxe50 é topo de linha em tudo, processador moderno (e mais rápido), caixa de metal, tela de de vidro alta resoluçao e contraste e mais o software de navegaçao avançado e muito completo, com inumeros alertas (velocidade, curvas, proximidades de areas perigosas, escolas, transito lento a frente, desvios, recebimentos de mensagens, inclusive do whattsapp (com reproduçao falada), conexão bluetooth excelente com o smartphone (permite receber e fazer ligaçoes sem tirar a mão do volante) e várias outras que nao tem nos modelos mais antigos. Processador rápido permite maior fluidez na movimentaçao do mapa, zoom, recalculo de rotas super rápido (qdo se sai do caminho), comando de voz em portugues do Brasil, eficiente identificação do transito com várias informaçoes e calculos relacionados, como estimativa de chegada ao destino em funçao do transito, sugestão de novas rotas etc, etc.. Entretanto quase, senão todos esses recursos só estão disponiveis quando se utiliza o mapa original da Garmin, no caso o City Navigator South América (que inclui o Brasil), obviamente porque ele é 100% compativel, tem os códigos necessarios para serem devidamente processados pelo algoritimo que habilita os recursos e também os que possibilitam o correto calculo de rotas.
Mas porque ocorre erros em rotas com mapas como o Tracksource e o Cocar? Primeiro porque eles utilizam compiladores paralelos que nao tem todos os códigos requeridos pelos algoritimos dos gps mais recentes da Garmin. Note-se que o o Phninke nao testou com o City Navigator South America e nem com o também pago Autoguia, ambos utilizam o compilador da Garmin, apesar do Autoguia nao ter todos os recursos do CNSA, com certeza deve apresentar menos problemas de erros em rotas. A prova de que o problema do erro de calculo de rotas esta nos mapas é o exemplo feito com o mapa Garmin norte americano, que nao apresentou problema algum. Isso nao significa que o CNSA será perfeito, com certeza nao, deve ter erros, pois esta longe da precisão do CNNA (City Navigator North America).
O porque do Phninke nao ter testado seu DriveLuxe50 IMPORTADO com o CNSA ou Autoguia é fácil de enteder, ele nao quis compra-los. Os modelos novos da Garmin tem um bloqueio contra mapas desbloqueados (piratas), logo, para utilizar esses gps com o mapa original e todos os seus recursos, tem que ser comprado (apesar de haver indicaçoes na net de como desbloquear o firmware). Afora essa desvantagem do importado (bloqueio no firmware), o restante é vantagem: tem mais memória interna (8 gb contra 4 gb do nacional e sintonizador de transito FM - sem internet - embutido no gps, o que o nacional nao tem). Modelos como o 3560 sao bons, mas com processador antigo (de 2012), nao tem como instalar comando de voz em portugues, sao grossos e mais pesados. A vantagem da conexão magnética com a base do DriveLuxe50, é extremamente prática, um diferencial que valorizo muiiito.. Particularmente só utilizo o CNSA da Garmin, principalmente pelo recurso das informaçoes do transito, que considero absolutamente fundamental por quem circula em cidades congestionadas como Sao Paulo, Rio de Janeiro e outras.. Os mapas gratuitos (Tracksource e Cocar) nao dispoe desse e de inumeros outros recursos mencionados. Entretanto, eles podem ser muito uteis em outras situaçoes ou locais, sobretudo em regiões mais afastadas.. Ter todos os mapas instalados com certeza poderá ser util em grandes viagens, mas o bom senso recomenda experimentarmos as rotas no computador antes de viajar ou simula-las no gps. Se por algum motivo priorizarmos um mapa que apresente problema em longas rotas, basta fraciona-la em partes, caso outro mapa nao resolva. Assim, posso concluir que nao será o mero erro em rota com algum mapa que me fará definir se um gps é bom ou não..

Em relação ao DriveAssist: ele usa basicamente o mesmo software de navegaçao do driveluxe50, com alguns acréscimos em relaçao à camera anti-colisão. Em termos de hardware é inferior, tela com metade da resoluçao, etc.., mas o sistema da camera é uma grande vantagem em termos de segurança, nao só documentando colisões, mas dando alertas de perigo, proximidade demasiada do veiculo à frente, saida inespera da faixa de rolamento (dormir ao volante, por exemplo), etc.. O concorrente direto do DriveAssist seria o Garmin Nuvicam, bem superior em vários aspectos: tela maior, de 6 polegadas, e de alta resoluçao, assim com a camera, excelente som, botão dedicado para fotos instantaneas, etcc., enfim um modelo super completo (tenho um também). Dificil de encontrar a venda por aqui, mas as vezes aparece algum no mercado livre.

Uma vantagem importante do DriveLuxe50 e DriveAssist nacional é a atualizaçao do mapa vitalício, o que é uma tranquilidade para quem for utilizar os recursos mencionados antes. São modelos altamente recomendados, com certeza topo de linha em termos globais..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
phninke
Moderador
Moderador
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2010, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por phninke »

Primeiro minha recomendação, totalmente oposta ao phninke: priorize a compra de um Garmin DriveLuxe série 50, para meu gosto e uso o melhor Garmin dentre uns 30 modelos diferentes que já tive. Usei um Drive Luxe por quase 1 ano e sem dúvida alguma foi o melhor gps Garmin que já utilizei, e o meu era importado..

A versão que tenho é a de início. A mais barata: Garmin Drive 50LM


O problema de erro em calculo de rota não implica em o gps ser ruim ou não. Ele é composto de hardware, software (firmware + algoritimos de calculo + mapas). O hardware do Driveluxe50 é topo de linha em tudo, processador moderno (e mais rápido), caixa de metal, tela de de vidro alta resoluçao e contraste e mais o software de navegaçao avançado e muito completo, com inumeros alertas (velocidade, curvas, proximidades de areas perigosas, escolas, transito lento a frente, desvios, recebimentos de mensagens, inclusive do whattsapp (com reproduçao falada), conexão bluetooth excelente com o smartphone (permite receber e fazer ligaçoes sem tirar a mão do volante) e várias outras que nao tem nos modelos mais antigos. Processador rápido permite maior fluidez na movimentaçao do mapa, zoom, recalculo de rotas super rápido (qdo se sai do caminho), comando de voz em portugues do Brasil, eficiente identificação do transito com várias informaçoes e calculos relacionados, como estimativa de chegada ao destino em funçao do transito, sugestão de novas rotas etc, etc..

Com esse hardware é capaz de funcionar tudo...


Entretanto quase, senão todos esses recursos só estão disponiveis quando se utiliza o mapa original da Garmin, no caso o City Navigator South América (que inclui o Brasil), obviamente porque ele é 100% compativel, tem os códigos necessarios para serem devidamente processados pelo algoritimo que habilita os recursos e também os que possibilitam o correto calculo de rotas.
Mas porque ocorre erros em rotas com mapas como o Tracksource e o Cocar? Primeiro porque eles utilizam compiladores paralelos que nao tem todos os códigos requeridos pelos algoritimos dos gps mais recentes da Garmin. Note-se que o o Phninke nao testou com o City Navigator South America e nem com o também pago Autoguia, ambos utilizam o compilador da Garmin, apesar do Autoguia nao ter todos os recursos do CNSA, com certeza deve apresentar menos problemas de erros em rotas.


Moro no ES. Aqui o CNSA é uma porcaria. Não dá para comprar um mapa desses e usar.
O Autoguia também não é dos melhores.
Quem mora fora de SP, RJ, BH o jeito é usar Tracksource e Cocar (você mesmo faz o seu mapa).


A prova de que o problema do erro de calculo de rotas esta nos mapas é o exemplo feito com o mapa Garmin norte americano, que nao apresentou problema algum. Isso nao significa que o CNSA será perfeito, com certeza nao, deve ter erros, esta longe da precisão do CNNA (City Navigator North America).

Também não há erros de rotas em modelos antigos como 3460, 2580, 2415.
O problema é exclusivo desse modelo 50 que tenho.


O porque do Phninke nao ter testado seu DriveLuxe50 IMPORTADO com o CNSA ou Autoguia é fácil de enteder: os modelos novos da Garmin tem um bloqueio contra mapas desbloqueados (piratas), logo, para utilizar esses gps com o mapa original com e todos os seus recursos, ele tem que ser comprado (apesar de haver indicaçoes na net de como desbloquear o firmware).

Porque eu compraria um mapa que não serve para ser utilizado fora dos grandes centros?? Aqui no ES usar CNSA não ajuda em nada...rs


Afora essa desvantagem do importado (bloqueio no firmware), o restante é vantagem: tem mais memória interna (8 gb contra 4 gb do nacional e sintonizador de transito FM - sem internet - embutido no gps, o que o nacional nao tem). Modelos como o 3560 sao bons, mas com processador antigo (de 2012), nao tem como instalar comando de voz em portugues, sao grossos e mais pesados. A vantagem da conexão magnética com a base do DriveLuxe50 extremamente prática.. Particularmente só utilizo o CNSA da Garmin, principalmente pelo recurso das informaçoes do transito, que considero absolutamente fundamental por quem circula em cidades congestionadas como Sao Paulo, Rio de Janeiro e outras.. Os mapas gratuitos (Tracksource e Cocar) nao dispoe desse e de inumeros outros recursos mencionados. Entretanto, eles podem ser muito uteis em outras situaçoes ou locais, sobretudo em regiões mais afastadas.. Ter todos os mapas instalados com certeza poderá ser util em grandes viagens, mas o bom senso recomenda experimentarmos as rotas no computador antes de viajar ou simula-las no gps. Se por algum motivo priorizarmos um mapa que apresente problema em longas rotas, basta fraciona-la em partes, caso outro mapa nao resolva.


A informação passada pelo Oscar é que ele queria usar o Tracksource, que não tem nada dessas funcionalidades..
Avatar do usuário
phninke
Moderador
Moderador
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2010, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por phninke »

Isso sem contar o preço.

- Drive Luxe 50 = 1900,00
- Modelos mais antigos e que funcionam muito bem usando o Tracksource ou Cocar = 900 reais.

A menos que o usuário seja um entusiasta de tecnologia e vá querer usar prioritariamente o City Navigator, acho que a diferença de preço não compensa.
L.Oscar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2017, 09:45

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por L.Oscar »

Obrigado pela ajuda rapaziada,
mas agora fiquei bem na duvida
vejo que o DL 50 Tem muitos recursos e é bem superior...
porem, meu maior foco sao os radares de velocidade,
gostaria de um modelo que mostrasse com mais precisao...
estava indo para o interior de SP e
tomei multa andando a 103km/h e o limite era 100 km/h
a tolerancia era 101 km...
e tendo em vista essa industria faminta das multas temos q ficar de olho

Essas atualizaçoes do sistema da Garmin pelo que vejo nao tem todos os radares conforme constam nos que usam o tracksource
estou certo?

em suma pra esse objetivo
qual seria mais funcional? o DL50 ou os compativeis com tracksource?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Thundercel »

L.Oscar escreveu:meu maior foco sao os radares de velocidade,
Sem desejar entrar em debate quanto ao melhor ou pior, logo de início comentei:
Thundercel escreveu:Se deseja alertas radares, qualquer modelo de Garmin, inclusive os mais em conta, suportam atualizações.
Compreendi que seu objetivo era ter alertas de radar e buscava um Gps mais em conta.
Assim recomendo o Garmin mais barato que encontrar no mercado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Angelone »

phninke escreveu:Isso sem contar o preço.

- Drive Luxe 50 = 1900,00
- Modelos mais antigos e que funcionam muito bem usando o Tracksource ou Cocar = 900 reais.

A menos que o usuário seja um entusiasta de tecnologia e vá querer usar prioritariamente o City Navigator, acho que a diferença de preço não compensa.

Então, a confusão da minha parte, talvez tenha da sua tb, é que o usuário pediu dicas sobre o DriveLuxe 50 e o Driveassist e voce citou o Drive 50 e entendi que vc se referia ao Driveluxe50..
O drive 50 realmente é um modelo bem simples, de entrada, já ouvi reclamaçoes sobre ele.. De semelhante ao DriveLuxe só tem o nome, nada mais. Em relaçao aos erros de rota faltou vc testar com o CNSA para saber se o problema é de fato com o gps, mas pode até ser.. No final parece q voce generalizou para todos os Drivesxxx... injusto comparar..
O CNSA em SP e estradas importantes funciona bem.., mas sempre tenho os outros mapas instalados para conferir..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Angelone »

L.Oscar escreveu:...

Essas atualizaçoes do sistema da Garmin pelo que vejo nao tem todos os radares conforme constam nos que usam o tracksource
estou certo?

em suma pra esse objetivo
qual seria mais funcional? o DL50 ou os compativeis com tracksource?
O DL 50 (DriveLuxe 50) LMT (Lifetime Maps and Traffic) é compativel com o Tracksource e gratuitos, nao sei se apresentará os mesmos problemas que o Drive 50LM (Lifetime Maps) que o phninke mencionou: um é modelo top o outro modelo super basico, de entrada. Se vc tem o recurso compre o melhor, um DL50, DriveAssist ou Nuvicam, com certeza vai gostar muito.. Se quer economizar, qq garmin barato, da série 2xxx (2595, 2597..), 34xx, 35xx, 2xx9.. pode servir, principalmente se a preocupaçao for só radar..
O Tracksource tem alertas de radar embutido no mapa, os demais mapas nao. Voce tem que baixar os alertas e instalar no gps, com a vantagem desses serem mais atualizados e completos. A base de dados é do MapaRadar, fornecida por usuários de todas as plataformas de navegadores gps e depois compilada aqui no Gpsinfo pelo Thundercel, tambem um admin do MapaRadar. Resumindo: a melhor base de alertas de radar e outros, para plataforma Garmin, encontra-se aqui no Gpsinfo. http://www.gpsinfo.com.br/downloads.php
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
phninke
Moderador
Moderador
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2010, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por phninke »

O Tracksource tem alertas de radar embutido no mapa, os demais mapas nao.
Está informação pode induzir ao erro.
Só utilizar o mapa do Tracksource não vai trazer os alertas de radar.
Ainda é necessário ter o arquivo GPI de alerta na pasta POI do GPS ou cartão SD para que os radares sejam avisados.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN OU TOM TOM PARA RADARES???

Mensagem por Thundercel »

Angelone escreveu:O Tracksource tem alertas de radar embutido no mapa
Ele tem os pontos de alerta, com seus respectivos icones, inseridos no mapa, mas esses não ativam os alertas em voz e texto como osdos arquivos GPI carregados na pasta POI.

Quando ainda no Tracksource fui voto vencido quando sugeri a retirada dessa informação no mapa já que ela só servia para coletar da base os pontos de alerta a fim de gerar os arquivos de alerta por ele fornecido, em separado, fora do mapa.

Seria recomendado, quando da compilação do mapa Tracksource, se excluir o processamento desses pontos de alerta, permanecendo eles na base para o fim a que se destinam, ou seja, para criação dos arquivos de alerta.

Essa inclusão dos icones no mapa gera duplicidade de icones (sem TYP) já que nos arquivos GPI de alerta esses icones estão presentes. Essa situação acarreta uma sobrecarga desnecessária aos limitados processadores dos GPS, além da poluição visual que de certa forma é mascarada ao se empregar o arquivo TYP com os icones transparentes.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.