Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por Thundercel »

Finalmente lançou a Garmin seu navegador para SmathPhones com sistemas Android ou iOS.

A grande vantagem desse APP é que com ele podemos empregar qualquer mapa do Brasil disponivel para Garmin.

[attachment=0]1.jpg[/attachment]


Esse navegador não é gratuito. Em seu lançamento ele está com um preço promocional de aproximadamente US$ 1,00 ( em torno de R$ 2,50).

Ele pode ser baixado pelo APP Store de seu smarthphone.

Após instalação ele vem com o mapa Here/Navteq e os POIs desse mapa.

Para instalar um outro mapa Garmin deve-se carregar o arquivo gmapsupp.img do mapa na pasta Garmin do aplicativo que geralmente é instalado no SD Card. O caminho para essa pasta é o seguinte:

Código: Selecionar todos

/storage/ext sd Card/Android/data/com.garmin.android.apps.viago/files/Garmin
Para que o navegador Viaga faça busca por endereços e POIs off line, devemos nesse mesmo diretório Garmin onde foi carregado o mapa, carregar o um arquivo por nós criado de nome country_codes_generated.gar

Para criar esse arquivo abra o bloco de notas do windows e nele insira o seguinte texto:

Código: Selecionar todos

{"gmapsupp.img":"BR"}
Salve esse arquivo com o seguinte nome "country_codes_generated.gar "
O emprego das aspas envolvendo o nome do arquivo é necessário para que o bloco de notas salve o mesmo na extensão .gar designada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jpgon

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por jpgon »

Thundercel (Marcio),
Bom dia.

Muito bom este aplicativo.
Vamos implantar em nossos smartphones e testar a funcionalidade.
Poderemos fazer comparativos com o navegador GPS Garmin e analisar os resultados.
Nosso agradecimento por reportar mais esta novidade.
Abs
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Moderador
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Dez 2012, 09:29

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por afmenez »

Só complementando: o aplicativo é barato mas os serviços adicionais (LiveTraffic, etc) são pagos (em torno de $5). Vou continuar usando meu GPS dedicado por enquanto. :)
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por Angelone »

Experimentei ontem o Viago no meu tablet (Nexus 7 com Android 4.4.4) e fiquei surpreso: o traffic esta aparecendo normalmente no city Navigator on line, mesmo eu nao tendo comprado a assinatura. Como esperado, o trafego nao é mostrado qdo utilizo o mapa Tracksource. O resultado geral foi muito bom: a manipulação do mapa é mais fácil e rapida q no meu 3597, certamente devido ao processador quadri-core, resolucao e tamanho de tela tornam a visualização excelente. Entretanto o navegador do 3597 é, de longe, muito superior em facilidades e opções ao Viago, alem de poder utilizar o city Navigator e autoguia off line (q só funcionam off se comprados). Certamente a Garmin vai manter essas diferenças enquanto puder ir segurando as vendas de gps rodoviarios, ou melhor, até a concorrencia redefinir rumos.. De qq forma, o Viago é uma boa alternativa para smartphones e tablets, nao tao completo como os IGOs, mas com a enorme vantagem de poder utilizar grande variedade de mapas para garmin, além do traffic, indispensável em gdes centros..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por seggia »

Também instalei o aplicativo. Achou os satélites rapidamente. E navegação foi feita a contento com mapas online.
Tentei colocar os avisos de radares e afins na pasta Garmin , tanto no celular quanto no cartão mas não aparece os ícones. Vou sair hoje para testar com o arquivo no cartão ao vivo , passando por radares e ver o que acontece.
Fiquei com uma dúvida. Segundo orientação do Márcio podemos colocar o mapa na pasta e ele será o utilizado. Terá que ser com o nome de gmapsupp.img.
Poderemos usar qualquer mapa com este nome? Ou o sistema detecta se é ou não o City?
Ângelo, por azar meu, na ocasião que resolvi usar o streetpilot o meu sistema do android não era compatível. Só roda até o 4.1.2.
Vamos fuçar o viago e ver o que conseguimos.
Vou tentar instalar o mapa conforme orientação do márcio e desligar o fluxo de dados da internet e ver se roda.
Vamos mantendo contato e o andamento dos progressos.
No caso do Márcio a instalação foi no cartão mas no meu foi parte no celular e parte no cartão. E no seu caso onde foi a instalação?
Isto ainda complica mais na compreensão do porque.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por Angelone »

Seggia, li no site da Garmin que ainda nao é possivel instalar POIs de alerta personalizados no Viago, somente comprando essa opçao. Nao testei, mas acho que os POIs embutidos no Tracksource ou outro mapa deve funcionar.
Quanto ao nome: nao é necessário renomear mapas como gmapsupp.img, serve qualquer nome com terminaçao .img, desde que fiquem na pasta Garmin. Se algum mapa rodoviário roteável local estiver nessa pasta, ele terá prioridade sobre o City Navigator on line. O Traffic funciona muito bem, com muito mais informaçao do que a versão cabeada, creio que é igual aos dados que temos via Smartphone Link, mas a visualizaçao no mapa somente com o City Navigator. Mapas com compilador Garmin como o Autoguia nao funcionaram comigo, talvez tenha alguma maneira de resolver.
No caso da minha instalaçao, meu tablet nao tem expansao para memória externa, apenas 16 gigas disponíveis, e 1 gb de Ram, ou seja, creio q tudo é considerado memória interna. De qq forma existem aplicativos nativos que deslocam quase todos os programas instalados para memória externa ou interna, e o Viago nao deve ser muito diferente.

Compartilhando as minhas observaçoes constatei, em resumo, que:
1) o mapa pode ter qualquer nome e nao necessariamente gmapsupp.img.
2) é possível, ter vários mapas habilitados ao mesmo tempo, apesar de alguns conflitarem entre si, provavelmente devido a caracteristicas intrinsicas deles como transparencia, FID, etc.. e até alguem explicar o porque, somente experimentando na prática para ver o resultado do conjunto instalado.
3) como mencionado, mapas de terceiros como OSM, Tracksource, Mapear.. funcionam muito bem.
4) Um desses mapas mencionados, estando na pasta Garmin terá prioridade na execuçao sob a versão do City Navigator on Line, pelo menos nos mapas que testei.
5) Quando o City Navigator online estiver ativo, todos os demais mapas da Garmin nao aparecerao na tela, ou seja, ele se sobrepõe aos demais, mesmo quando off line, quando ainda estiver na memória cache. A soluçao é habilitar um mapa off line local de terceiros, apenas mudando o nome para xxxxx.img com um gerenciador de arquivos.
6) existem interaçoes estranhas entre mapas, por exemplo a Bluechart G2 (HXSA001R - v2011.5) só funciona quando o Tracksource (cgpsmaper map) esta instalado, nao funciona isoladamente, nem com o mapa base nem com outros mapas que testei, mas nessa interaçao o Tracksource é sobreposto (nao aparece na tela).
7) apesar do tema de mapa do Viago ser bastante mais simples e bem menor, é possivel instalar temas da versão gps, basta somente alterar o nome desse arquivo para Viago.kmtf e coloca-lo na pasta Themes. Para o meu gosto as cores originais do tema Viago, também dificultam a visualizaçao das indicaçoes do trafego no mapa, por isso eu instalei a versão traffic que esta disponível aqui no forum para quem se interessar.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por seggia »

Angelo
Saudações
Tentei fazer contato com vc ontem pelo skype para papearmos sobre este tema mas não consegui.
Bem coloquei o autoguia com o nome de gmapsupp.img. na pasta garmin do cartão Sd.
Desliguei o fluxo de dados da internet.
Acionei o aplicativo.
Aparece o mapa e localiza os satélites. Mas, qdo mando ir para um endereço ele informa que o fluxo de dados da internet não esta ativa e não calcula a rota.
Também não consegui usar os pontos de interesse. Novamente pede para ligar o fluxo de dados da internet.
Pelo ocorrido acredito não funcionar o auto guia, conforme sua afirmações .Vou tentar instalar o city sulamerica e ver o que acontece.
Colocando os avisos de radares na pasta garmin também não funcionou.
Qto ao tema vou copiar aquele vc sugeriu.
O traffic funciona direto ou vc tem fazer alguma coisa?
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por seggia »

Angelo
Rodando o aplicativo apareceu as linhas do traffic com mapa online.
Qual dos temas vc preferiu usar ?
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por tadferreira »

E ai Pessoal,
Excelente notícia irei testar também.
Mas uma pergunta já antecipada antes de testar. No iPhone não tem cartão de memória para inserir o Mapa se fará necessário Programas como iExplorer para que eu possa acessar as pastas do iPhone e copiar ele dentro ou através do iTunes já é possível? Eu vou fuçar mas caso alguém já tenha passado por isso ai eu agradeceria pela dica.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por Angelone »

Tad, infelizmente o Viago é somente para Android, mas felizmente tem o Garmin Street Pilot para iOS. Vc sabe onde procurar.. Abs

Seggia, coloquei o tema traffic q preparei. Basta copiar para pasta themes e renomear para Viago.ktmf


**correção: o Viago tem versão para iOS.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por tadferreira »

Olá Angelone,
Não é só para Android é também para iOS disponível na App Store e não disponível no Cydia.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por Angelone »

Ops, falha minha Tad, você tem razão. Será que ela vai continuar com o Street Pilot? Acho pouco provável com o lançamento do Viago..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por seggia »

Pessoal
Mais algumas informações:
1- Fique atento no local onde colocar o mapa . Se seu smartphone tiver cartão, será criado dois caminhos idênticos um no celular e outro no cartão.
O local correto é aquele em que haverá várias pastas dentro da pasta Garmin. coloque aí o mapa e o arquivo informado pelo Márcio.
2- Nos meus teste o mapa City navigator não funcionou. Fica apenas a opção online ativa.
3- Instalei o Tracksource e funcionou direto. O problema que aí o traffic não funciona.
4- A pesquisa de pontos de interesse rodou legal com as informações originais do mapa colocado.
Não consegui descobrir como fazer rodar o city sul America.
Bem, vamos tentar descobrir como fazê-lo funcionar já que o traffic é muito útil.
Se alguém descobrir dê a dica.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por Angelone »

Seggia, pelo q sei somente pelo método empírico. O Cocar e Tracksource tem layout diferente do CNSA, apesar do tema do mapa dar uma igualada. Normalmente eu confiro se o Tracksource tem trilhas em algum lugar como Itatiaia, por exemplo. O CNSA nao tem tracks.. Na sua região, o Tracksource deve ter uma enormidade de trilhas pelas montanhas locais, acho q é um modo fácil de conferir..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin Viago - navegador Garmin para SmarthPhones

Mensagem por seggia »

Ângelo
Tenho lhe procurado no skype para discutirmos o assunto mas não tenho lhe encontrado. O horário que tenho disponível e na parte da manhã se tiver tempo me chama.
Abraços
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.