Mapas e Rotas Personalizadas

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
FranklinJS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2014, 11:19

Mapas e Rotas Personalizadas

Mensagem por FranklinJS »

Olá amigos, sou analista de geoprocessamento de um empresa de bioenergia, hoje nosso novos motoristas sofrem com a dificuldade de encontrar fazendas em meio aos mais de 50 mil hectares plantados, e para contornar este problema, tivemos a ideia de criar um mapa base para uso em GPS, seja num tablet ou dispositivo destinado a isso. No entanto em minhas pesquisas me perdi no emaranhado de definições, aplicativos, marcas e formatos disponíveis. Sabendo da experiência de alguns usuários sênior, gostaria de dicas e informações de quais softwares utilizar e quais passos tomar para chegar no objetivo abaixo:

Inserir os polígonos das fazendas tornando-as locais de destino/origem, como se fossem cidades e bairros porém, fazendas e quadras.
Inserir as vias de acesso
Tornar estas vias roteáveis.

Agradeço desde já a paciência e colaboração.
jpgon

Re: Mapas e Rotas Personalizadas

Mensagem por jpgon »

FranklinJS,
Bom dia.

Voce e sua equipe de motoristas poderão se cadastrar no Open Street Map (OSM) e desenharem as fazendas e os carreadores/estradas até elas.
Este é um projeto aberto mundial, onde qualquer usuário cadastrado poderá incluir seus tracklogs, como desenhar totalmente o(s) mapa (s) locais.
A comunidade COCARDL no Brasil tem trabalhado bastante neste tema, e a cada dia está evoluindo as informações nos mapas.

Calculo de rotas usando OSM
[Link externo oculto para visitantes]
FranklinJS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2014, 11:19

Re: Mapas e Rotas Personalizadas

Mensagem por FranklinJS »

Obrigado pelo feedback rápido Júlio, no entanto precisaria de mais informações a respeito, por este projeto eu conseguiria navegar off-line? Há uma irritante indisponibilidade de sinal celular na região.
Por ser global essa informação estaria completamente pública?
Qual software de navegação poderia utilizar para este formato?

Desculpe se as perguntas são tolas ou redundantes, sou leigo no assunto.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Mapas e Rotas Personalizadas

Mensagem por seggia »

Caro amigo
Para seu conhecimento os mapas do projeto são para uso em gps isolado. Não é necessário conexão com o internet.
Como vc vai criar as vias roteáveis, suas características e etc. estas informações estarão disponíveis para todos que virem a utilizar o referido mapa.
Eu, por exemplo, nas minhas viagens de turismo para Hotéis fazenda, faço modificações no mapa do Openstreet criando as vias seguindo as imagens de satélite e depois crio os pontos de referências com suas coordenadas para criar as rotas de viagem que farei.
O sistema é simples e fácil de usar e, vc poderá visualizar o que vc criou no dia seguinte , inclusive testar a navegação.
Eu uso GPS da Garmin e tenho compilado os mapas para meu uso o que permite estar super atualizados.
Estou participando do projeto COCAR e participei do desenvolvimento dos mapa de Niterói e Cabo Frio.
Ai vai o link para acesso ao Openstreet com centralização em Niterói.
[Link externo oculto para visitantes]
Dê uma olhada inicial e só mexa no mapa após ter lido como fazê-lo e se cadastrar.
Navega até a região que quer criar as vias e veja o que já existe por lá.
Volte aqui e deixe suas dúvidas ou perguntas.Estaremos prontos a tentar ajudá-lo.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
jpgon

Re: Mapas e Rotas Personalizadas

Mensagem por jpgon »

FranklinJS,
Boa tarde.

Pelo projeto de mapas OSM voce poderá navegar usando um navegador GPS .
Leia estes tópicos:
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 134#p45972

http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... car#p45410

http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... car#p43509

Estes mapas estão sendo elaboradoras e compilados para Garmin.

Mas existem outros parametros para uso em diferentes navegadores.

Veja em [Link externo oculto para visitantes]

abs
FranklinJS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2014, 11:19

Re: Mapas e Rotas Personalizadas

Mensagem por FranklinJS »

Obrigado Srs. estou estudando o material indicado, creio que será o que de fato usaremos para nosso projeto. Parece que há uma solução Android para uso em dispositivos móveis, OsmAnd, que usa também o formato OSM, e que dispõe de ferramenta própria de conversão. Uma alternativa para uso em dispositivos móveis.

[Link externo oculto para visitantes]
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.