Página 1 de 1

Reino Unido desenvolve GPS sem satélite

Enviado: 19 Mai 2014, 10:43
por Angelone
"Um dia o sistema de navegação com GPS foi algo que só os militares usavam, hoje está a serviço de qualquer pessoa através do celular. E isso é o que pode acontecer com a nova tecnologia que o Reino Unido está desenvolvendo.
Chamada de Compasso Quântico*, a tecnologia que foi pensada para navios e submarinos - que não conseguem usar GPS - e funciona interagindo partículas subatômicas com o campo magnético da terra, o que oferece uma precisão muito maior que o sistema através de GPS. Segundo o Ministério da Defesa britânico, a tolerância de erro é de apenas 90 cm.
Outra vantagem do sistema é que, ao contrário do GPS, ele é praticamente impossível de ser adulterado. Se chegar ao nível civil de uso, o sistema poderia gerar uma navegação milimétrica através do sistema em carros e telefones, como já fazemos atualmente com GPS."


*provavelmente mal traduzido: parece ter mais sentido ser bússola quântica

fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-car ... 9030,0.htm

Re: Reino Unido desenvolve GPS sem satélite

Enviado: 19 Mai 2014, 18:02
por Henriquee G Correa
Excelente notícia. Você está certo, provavelmente erro de tradução. A palavra compass tanto pode ser usada como compasso (beat ou calipers) como por bússola, que parece ser o caso.
Tradutores que não dominam tecnicamente o assunto, frequentemente cometem erros pontuais, que na realidade não comprometem o assunto como um todo.
Quanto ao GPS não poder ser usado em navios acho estranho, pois existem equipamentos náuticos e mapas marítimos do mundo inteiro. Pensando como leigo no assunto, não vejo como um submarino na superfície não possa acessar um satélite.

Re: Reino Unido desenvolve GPS sem satélite

Enviado: 20 Mai 2014, 11:42
por Angelone
Realmente Henrique, a afirmaçao de que gps nao pode ser usado em navios é equivocada, pois o melhor lugar para sintonia de satélites é exatamente nos mares, locais abertos e sem as interferências topográficas tipicas do continente (vales, montanhas, edificaçoes, matas, etc..). Para submarinos nao tem o que discutir mesmo.. Provavelmente deve ser mais um erro de interpretação ou tradução do autor, por isso seria muito bom consultar a fonte original da informaçao.
A precisão milimetrica obtida com essa tecnologia deverá ser aproveitada muito além da melhoria da navegaçao, pois esta sendo desenvolvida pela Marinha do Reino Unido e deverá ser mais direcionada para o aperfeiçoamento e precisao de armamentos, infelizmente, por isso nao sou muito otimista quanto ao uso civil no curto prazo.
De qualquer forma acho que vale muito a pena pesquisar sobre o assunto, realmente pode ser uma revolução total na tecnologia de navegaçao por gps e precisamos informarmo-nos sobre o assunto..
Tentei pesquisar sobre o tema, mas nao consegui informaçao alguma. Seria interessante saber alguma coisa sobre o estagio de desenvolvimento, custo, tamanho e complexidade dos dispositivos (tomara q seja simples como uma bússola rss..), perspectivas para chegar ao "mercado" e coisas do tipo. Se alguém conseguir informações nao deixe de postar, esse tema é interessantíssimo..

Re: Reino Unido desenvolve GPS sem satélite

Enviado: 20 Mai 2014, 13:41
por Henriquee G Correa
Nesses endereços existem algumas informações interessantes:

[Link externo oculto para visitantes]

[Link externo oculto para visitantes]

Re: Reino Unido desenvolve GPS sem satélite

Enviado: 21 Mai 2014, 10:43
por Angelone
Henriquee G Correa escreveu:Nesses endereços existem algumas informações interessantes:

[Link externo oculto para visitantes]

[Link externo oculto para visitantes]
Henrique, excelentes indicaçoes!
A da ultrainfoz deve ter sido a fonte do artigo do Estadao, bem mal entendido pelo jornalista brasileiro, diga-se.
O artigo do iflscience é bem mais informativo. Li rapidamente, mas espero ter tempo de poder comenta-lo a noite..
Obrigado!

Re: Reino Unido desenvolve GPS sem satélite

Enviado: 11 Jul 2014, 14:56
por joelsobrinho
Tradução mal feita ou tendenciosa para o sensacionalismo.
Qdo submerso os submarinos usam acelerômetros para medirem o deslocamento. De tempos em tempos vão a superfície e corrigem a posição.
A proposta eh com um raio laser, aprisionar uma nuvem de elétrons e a temperatura próxima do zero absoluto, a nuvem pode ser lida tornando se um acelerômetro muito exato.
Ele não fornece a posição absoluta e sim o deslocamento relativo. Nada a ver com GPS.