Atualização do Google Maps leva usuários a erros

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Atualização do Google Maps leva usuários a erros

Mensagem por Thundercel »

Serviço de mapeamento da gigante da internet tem falhas na hora de informar a localização de vias importantes do Rio

Sistema usa apenas o nome oficial de estradas, ruas e avenidas


Pedro Mansur

Igor Ricardo
Atualizado: 19/12/13 - 6h17
[Link externo oculto para visitantes]

RIO - Não se deve confiar num mapa a ponto de esquecer que ele é apenas uma representação da realidade. A confiança excessiva na tecnologia pode resultar em armadilhas inesperadas. Isso pôde ser visto na recente atualização — de 11 de dezembro — do serviço Google Maps para o Rio de Janeiro, bíblia do direcionamento de usuários de tablets e smartphones. E isso em alguns endereços emblemáticos da terra carioca. Essa atualização finalmente traz a Via Binário do Porto, na Zona Portuária, inaugurada em 2 de novembro. Só que perdeu algumas das principais vias da cidade. O Túnel Rebouças não fica nem no Rio Comprido, nem no Cosme Velho nem no Humaitá — mas no Maracanã. O Túnel Zuzu Angel, na Gávea, pode ser encontrado em Campo Grande, onde há, na verdade, uma Rua Zuzu Angel.

Gasômetro sumiu

O Viaduto Saint Hilaire, que dá acesso ao Túnel Rebouças pelo Humaitá, foi parar em Bonsucesso. A Rua Humaitá surge em dois bairros: no que lhe dá nome e em Colégio, na Zona Norte do Rio. Já a Linha Vermelha (Avenida Presidente João Goulart) tem um trecho em Honório Gurgel, na Zona Norte. E a Ponte Rio-Niterói (oficialmente Ponte Presidente Costa e Silva), antes nos bairros Caju e Ilha da Conceição, aparece identificada no bairro de Paciência. E o Viaduto do Gasômetro, no Caju, sumiu.

Curiosamente, apenas os bairros estão errados. Os mapas não mudaram, nem as referências por GPS. A Ponte Rio-Niterói ainda cruza a Baía de Guanabara. O problema é a designação do bairro que o Google aplica aos pontos. A situação é tão insólita que o Maps informa que a Ponte fica, ao mesmo tempo, no mar (conforme a imagem) e em Paciência (endereço informado). Ao pedir uma rota da ponte até Paciência, o primeiro caminho planejado tem 73,1 quilômetros, já que o bairro fica do outro lado do Rio de Janeiro, e o motorista deve atravessar quase toda a Avenida Brasil. Outro trajeto sugerido é pela Rodovia Presidente Dutra e em seguida por vias internas de Comendador Soares e Cabuçu, numa rota de 86,9 quilômetros.

Apesar disso, os aplicativos de trânsito que usam os sistemas do Google Maps, como o VaiRio, do GLOBO, ou o Waze, que atualmente pertence ao Google, não foram afetados. A confusão também não chegou a influenciar o sistema de mapas do Centro de Operações Rio (COR), parcialmente baseado na ferramenta, afirma Pedro Junqueira, chefe-executivo do órgão:

— O Google é a base do nosso mapa. Nosso aplicativo, o Geoportal, pode ser visualizado de duas formas: com mapas do Google ou do Instituto Pereira Passos (IPP). Trabalhamos com essa duplicidade porque, geralmente, uma área está mais atualizada em um mapa que em outro. Por isso, a confusão do Google não chega a impactar nosso sistema.

Apelidos são ignorados

O serviço também patina por causa dos “apelidos” de algumas vias cariocas. A procura por Linha Vermelha encontra a “Estação Dom Pedro II”, em São Paulo, ou a “Rua Linha Vermelha Félix Cheim, Otton Marins, Espírito Santo”. Para encontrar a pista que liga o Centro à Baixada Fluminense é preciso digitar Via Expressa Presidente João Goulart, seu nome de batismo. Acontece o mesmo com a Radial Oeste, que, para o Google Maps, é uma avenida de Itajaí, Santa Catarina — e não a pista que margeia o Maracanã, batizada oficialmente (como o Google informa) Avenida Presidente Castelo Branco.

Em nota, o Google informa apenas que lançou no último dia 11 no Brasil seu projeto Ground Truth. Em seu blog, a empresa explica: “Com os dados do Ground Truth, podemos aprimorar o mapa de um país mais rapidamente, para que reflita o mundo em constante mudança”. Também foi relançado o Map Maker, com sua função “Informe um problema”, que permite que os usuários contribuam com informações.

Atualização pode demorar

A empresa afirma também que, antes das mudanças, usava a base de dados de um parceiro contratado. Agora utiliza informações oficiais, combinadas com imagens de satélites e do próprio Street View. E pede que os usuários colaborem com as localizações corretas, a fim de corrigir os problemas. Entretanto, segundo a empresa, “algumas atualizações podem levar até um mês”.

— O mundo está ficando colaborativo. Ninguém quer mais ser o sabedor de tudo (sozinho). Ao pedir para receber as informações dos usuários, o Google mostra que está tentando se atualizar — comenta Pedro Junqueira.

Não é a primeira vez que o Google Maps fica na berlinda. Quando começou a reforma na Zona Portuária, em 2011, o serviço mostrava imagens da região intactas, apesar de várias ruas estarem fechadas.
Avatar do usuário
ET.
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Ago 2011, 18:58

Re: Atualização do Google Maps leva usuários a erros

Mensagem por ET. »

Não é só no RJ que o Google Maps piorou. Aqui em JF, esta nova base ficou muito ruim. As ruas estão desalinhadas e muitas incrivelmente tortas. A Avenida Rio Branco, principal da cidade virou BR 267/MG 353, com trechos com mudança de hierarquia sem lógica. :evil:
ET.
Garmin zumo 395 LM + CNBR/TRC/COCAR
CM-M1 + Primo
DM Projeto Tracksource - Interior de MG
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Atualização do Google Maps leva usuários a erros

Mensagem por seggia »

No Galaxy III, ao atualizar o mapas da google desaparece o aplicativo do gps.
Vc em que desinstalar para retornar o aplicativo , ou seja, a coisa tá feia.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
kathi
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Nov 2014, 09:16

Re: Atualização do Google Maps leva usuários a erros

Mensagem por kathi »

Já testei e funciona perfeitamente. Penso que por formatar pelo Windows é que às vezes dá pane nos SD cards. A partir de agora "adeus" ao Windows format.
Aos colegas do fórum interessados, sugiro que acessem o site e, com certeza, irão complementar seus conhecimentos. Na coluna da esquerda, começando com: About SD Association existem vários itens que quando acionados abrem outras abas.
we are the pioneers in providing [Link externo oculto para visitantes] dumps and [Link externo oculto para visitantes] tutorials with [Link externo oculto para visitantes] pass guarantee. Download our latest testking [Link externo oculto para visitantes]
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.