Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por Thundercel »

Deu a louca no GPS e no Google sem a Perimetral


Aparelhos entram em pane quando carros passam em novas vias, como a Binário


Amanda Raiter
29/11/2013 00:17:44

Rio - Nunca a expressão “a ver navios” combinou tanto com a Zona Portuária: motoristas que usam o GPS ou o Google Maps encontram o trecho demolido da Perimetral na indicação do caminho e as antigas rotas nos bairros de Santo Cristo, Gamboa, Saúde — muitas vias ali tiveram até a mão trocada.

No aplicativo do Google, sequer há outra alternativa para quem sai do Aeroporto Santos Dumont em direção à Niterói. A rota indica apenas a Perimetral como único caminho, e ainda sinaliza que a via, que foi demolida em parte no último domingo, está “temporariamente” fechada. A Perimetral também aparece no Google Street View, que é considerado outro instrumento de navegação importante, pois mostra as imagens do endereço solicitado.

Imagem
Ao passar pela nova Via Binário,na Zona Portuária, o aparelho de GPS entrou em pane
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia


Já quem faz o trajeto utilizando o GPS encontra, inicialmente, o elevado na rota. Porém, quando o motorista, ao volante, opta por descer na Avenida Rodrigues Alves, já no Porto do Rio, o sistema faz a alteração. Todavia, mudanças de mão ou vias recentemente abertas na Zona Portuária, como o Túnel do Binário, são ignoradas.

Na contramão

No caso das ruas que inverteram o sentido, como a Santo Cristo, do trecho próximo à rodoviária e à Praça Santo Cristo, o GPS indica para o motorista entrar na contramão — o que pode causar colisões.

Em locadoras de automóveis do Santos Dumont, turistas já estariam reclamando da falta de atualização do GPS, segundo uma funcionária: “Há um custo adicional do aluguel do aparelho, mas, sem as rotas novas, eles ficam perdidos. Para o estrangeiro, o GPS é fundamental, pois ele não entende placas em português”.

Imagem
Rotas virtuais não acompanham andamento das obras
Foto: Arte: O Dia

Imagem
Rotas virtuais não acompanham andamento das obras
Foto: Arte: O Dia


Só ‘com sorte’ para encontrar o caminho

Tanto para o GPS quanto para o Google, a demora para atualização deve continuar. Enquanto o GPS é atualizado anualmente, o Google informou que ainda não há previsão para inserir as modificações no sistema.

O grupo ainda demonstrou que não havia notado que a empresa que presta o serviço ao Maps já estaria com as rotas alteradas, conforme as implantações ocorridas desde outubro. A assessoria do Google alegou que a empresa aguardava o Maplink fazer a atualização para em seguida incluir as retificações. Porém, um teste feito ontem mostrou que a Maplink já inclui o novo sistema viário em seu mapa. Agora, só resta ao motorista contar com o jargão ‘Estou com sorte’, famoso na busca do Google.

Fonte:
Jornal O Dia
Avatar do usuário
ET.
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Ago 2011, 18:58

Re: Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por ET. »

Grande Márcio,

Sei que não atua mais no TRC do RJ, mas poderia montar um .gtm de colaboração de como ficou o tal binário e enviar para o DE. Ajudaria muito a nós que sempre estamos viajando ao Rio de Janeiro. Como sabemos que os mapas pagos vão demorar, no mínimo uns 06 meses para implementar em suas versões, teríamos assim uma opção. Abraços. :wink:
ET.
Garmin zumo 395 LM + CNBR/TRC/COCAR
CM-M1 + Primo
DM Projeto Tracksource - Interior de MG
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por Thundercel »

Prezado ET. e demais utilizadores do TRC Brasil do Tracksource.

Por razões por mim desconhecidas fui expulso da lista de correspondência rerservada a DMs do Tracksource mesmo estando ainda como DM de São Roque - SP.

Infelizmente antipatias pessoais superam o elevado espirito daquele Projeto e afastam elementos experientes que em muito ainda poderiam contribuir para ele e, consequentemente, para todos seus usuários.

Apesar de defender o ditado de que "os homens passam, mas a Instituição fica" decidi não mais contribuir com o Tracksource.

Recomendo aos utilizadores de GPS Garmin em circulação pelo Rio de Janeiro que empreguem o mapa AutoGuia que em sua proxima versão (v3.27) contemplará todos as modificações da malha viária no Município.

Estamos alimentando a Multispectral, produtora desse mapa, com todas as informações necessárias e essa irá até antecipar o lançamento dessa nova versão, possivelmente para o dia 16 dez .

Quanto ao GTM do Municipio do Rio de Janeiro e adjacências por mim desenhadas, venho mantendo a todos atualizados. Ainda não decidi o que farei com esses mapas atualizados, mas é bem provavel que os compile e disponibilize para quem desejar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por seggia »

Caro Márcio
Fico triste em saber que não esta mais a frente do trcksource do Rio de Janeiro.
Acho sua ideia em disponibilizar os mapas do Rio de janeiro uma ótima ideia.
Será mais uma diferencial do GPSINFO e todos poderemos contar com sua dedicação e conhecimento a nos guiar na referida cidade.
Saudações
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
Henriquee G Correa
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Out 2011, 10:21

Re: Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por Henriquee G Correa »

Thundecel

Acompanho o seu trabalho desde que me associei ao gpsinfo, inclusive foi você que esclareceu a minha primeira dúvida, orientando-me corretamente.
Não sabia que estava à frente do Tracksource no Rio de Janeiro; tomei conhecimento por sua mensagem acima.
Quem perde é o projeto tracksource por deixar de contar com sua dedicação e comprovada expertise.
Abraços
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por Thundercel »

Henriquee,
agradeço seus elogios a minha pessoa e reparto os méritos com os que se unem para auxiliar aqueles que ora ingressam nesse louco mundo do GNSS.

Quanto ao Projeto Tracksource sou de opinião, pelos anos que nele ajudei, que é um Projeto ambicioso de brasileiros para brasileiros, mas que carece de uma adequada administração em se tratando de um projeto colaborativista.

Infelizmente aqueles que estão a frente do Projeto, apesar de alguns serem bastante experientes em programação, falta-lhes a experiência administrativa. Confundem grupo de trabalho com equipe de trabalho.

"TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE"

Em uma equipe todos tomam parte das decisões, que não vêm simplesmente de cima para baixo. A ideia parte do princípio de que quem trabalha provavelmente tem uma perspectiva melhor de como fazer as coisas do que o chefe. É uma questão de alocar o know-how onde o know-how efetivamente está.

Infelizmente, no ambiente Tracksource problemas pessoais em muito superam os profissionais e essa situação, se não revertida, em muito penalisará aquele Projeto.

Independente dessa situação o que desejamos é ter um mapa de qualidade no Rio de Janeiro, independente do provedor. Por essa razão estamos em contato com a Multispectral e juntos envidando esforços no aperfeiçoamento do mapa AutoGuia que esperamos em sua versão antecipada para 16 dez, sair com pouquissimos erros no Rio de Janeiro.

Em paralelo estamos analisando a possibilidade de disponibilização de um mapa para ser empregado somente no municipio do Rio de Janeiro.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Rio de Janeiro - Deu a louca no GPS

Mensagem por tadferreira »

Eu apenas acho que tanto o Tracksource, quanto a Multispectral e a Navteq principalmente tinha o conhecimento que seria demolida a via e que o mais esperto deveria ter se antecipado em criar rotas alternativas.
Disponibiliza as mesmas e numa próxima edição fazer as melhorias cabíveis.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.