Velocidade Real

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Arnaldo Costa
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Velocidade Real

Mensagem por Arnaldo Costa »

Como todos sabemos, a velocidade marcada no velocímetro do carro tem uma defasagem com relação a real. As Barreiras eletrônicas bem como os radares também.
Gostaria de saber se a velocidade marcada no GPS é a real?
Desde já agradeço a atenção
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Thundercel
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Re: Velocidade Real

Mensagem por Thundercel »

Sim, é a real
Marcio M Soares
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Arnaldo Costa
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Re: Velocidade Real

Mensagem por Arnaldo Costa »

Então eu posso controlar a velocidade pelo GPS que estarei no limite para os radares, exceto para as barreiras?
Notei que seguindo pelo GPS a diferença da velocidade marcada no GPS para o velocímetro do carro fica em torno de 8 KM.
Angelone
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Re: Velocidade Real

Mensagem por Angelone »

Pessoal, acho que a velocidade indicada pelo gps esta próxima da real, mas nao necessariamente é a real absoluta, isso porque o cálculo que a determina baseia-se na posiçao geografica indicada pelo gps em função do tempo, e em termos de posicionamento em movimento o nível de precisãos dos gps deixa muito a desejar (mesmo com posicionamento estático). É um tema interessante, acho que vale a pena se aprofundar um pouco. Além do grau de precisão dos gps pessoais passarem longe do exigido para uma mediçao efetiva (leia-se real), também tem a questão da variabilidade, qualidade e força dos sinais de satélites que sao captados e que são os determinantes primordiais para todos os calculos do gps. Esses sinais tem a ver com o ambiente em que se tráfega (locais com muitos prédios, arvores e outros obstáculos) além das condiçoes atmosféricas do momento. Resumindo, que a velocidade indicada no gps nao é a real nao tenho duvida alguma, faltaria apenas saber o quanto ela se aproxima de fato da real. Com todas e tantas variáveis, acho mais seguro aferir o velocimetro do carro e ver a margem de erro que ele apresenta, já que é mais constante e previsível, girando entre 0 e 10%.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
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Thundercel
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Re: Velocidade Real

Mensagem por Thundercel »

Amigos,
aqui se debate a comparação de velocidade entre a fornecida pelo velocimetro do carro com a fornecida pelo GPS. Inicialmente perdoem-me por ter sido curto e simples em minha resposta. Ali atribuí velocidade real a fornecida pelo GPS, mas na verdade a informação da velocidade real nunca teremos, nem com equipamentos de precisão. Sempre nos aproximaremos a ela e minha intenção foi citar quem mais se aproximava dos dois citados.

Na década de 90 tivemos a oportunidade de participar na ICAO ( Organização de Aviação Civil Internacional) de inúmeras reuniões técnicas decisórias do emprego do GNSS para navegação aérea. Isso nos habilita a comentar o que se segue.

Inicialmente é importante que conheçamos um pouco do sistema GNSS. Dentre inumeros outros fatores existe um de suma importancia que é o da "Integridade".

O sistema do aparelho só fornece a posição atual quando da existencia de 3 ou mais satelites fornecendo, de forma integra, a posição atual. O proprio sistema do aparelho descarta aquele satelite que esteja fornecendo erradamente a posição devido a inumeros fatores como interferencia local, explosões solares, etc.

Poderiamos nos aprofundar mais nesses aspectos tecnicos, mas vamos ao que interessa que é o trato da velocidade de deslocamento fornecida pelo sistema GNSS comparada com a fornecida pelo velocimetro do carro.

Como todos sabem, um velocimetro é o instrumento de medida de velocidade instantânea de um corpo em movimento.

Velocimetro Mecânico

A velocidade de deslocamento é medida no velocimetro do carro por meio de um cabo ligado á roda dianteira ou a caixa de engrenagens e sua calibragem depende do diametro da roda, calibragem dos pneus ou da relação de engrenagens da caixa de marchas.

Devido a esses fatores é natural que a velocidade nesse velocimetro, em geral, indique sempre uma velocidade superior a real por motivos óbvios porque ela depende da calibragem dos pneus e geralmente esses perdem rapidamente a calibração, sem contar que mesmo calibrados o ar interno se expande ou se retrai em função da temperatura.

Normalmente, até 80 km/h esse velocimetro indica velocidade superior em 3 a 5 km/h. Essa diferença é aumentada na medida em que se eleva a velocidade real.

Velocimetro Satelital

A velocidade de deslocamento é medida em função do deslocamento da posição atual do aparelho fornecida pelo GNSS.

A posição atual de um GPS depende de inumeros fatores, dentre eles do SPS (Standart Position Service) que vem a ser o grau de interferência do controle de solo americano.

Para aqueles que não sabem o americano, pressionado pela comunidade internacional, inicialmente abriu o uso civil do GPS, mas de forma controlada por ele que introduz uma interferencia proposital nos seus sinais (SPS) gerando um erro de aproximadamente de 100m na posição atual (para seu uso militar ele não gera essa interferencia e o erro de posição é de até 1m). Posteriormente, por reinvidicações aeronáuticas, essa interferência proposital foi reduzida e hoje o erro de posição se encontra entre 10 a 3m. Essa abertura permitiu a ICAO aprovar o emprego do GPS para navegação aérea e, consequentemente, menor separação entre aeronaves em vôo.

Aqueles que compreenderam o citado podem deduzir que antigamente, com um erro proposital de até 100m, ficava dificil comparar a velocidade fornecida por sistema mecanico com a fornecida por sistema satelital. Afinal trafegamos geralmente em velocidades inferiores a 100 km/h.

Após a redução desse erro proposital para 10 a 3m, podemos concluir que, por enquanto, a velocidade fornecida de forma satelital se aproxima mais da real do que a fornecida por meio mecanico.
Marcio M Soares
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jpgon

Re: Velocidade Real

Mensagem por jpgon »

Thundercel (Marcio),
Bom dia.
Grato por reportar estas informações.
Já tinha lido algumas explicações sobre velocidade real postadas por voce a já algum tempo.
Complementando para alguns colegas:
- GPS (Global Positioning System) - Sistema Norte Americano de Posicionamento
- GLONASS (Global Navigation Satellite System) - Sistema Russo de Posicionamento
- Galileo - Sistema da União Européia (UE) de Posicionamento
- Compass (Beidou) - Sistema da China de Posicionamento
- SBAS como WAAS, EGNOS, MSAS, QZSS e GAGAM

São as siglas de alguns serviços existentes sobre posicionamento global por satélites.

GIS Brasil 99 (Formato PDF 77 KB): "Erros de Digitalização com GPS"
• Revista IngoGeo N° 22 (Formato PDF 53 KB): "Computadores de Bolso e Geoteclogias"
• Revista InfoGeo N° 14 (Formato PDF 87 KB): "Desligamento da SA do GPS"
• IME - 1998 (Formato PDF 27 KB): "Transformação Vetorial Matricial"

• Programa Calcula Checksum Mensagem NMEA (1.3MB): Checksum.zip
jpgon

Re: Velocidade Real

Mensagem por jpgon »

Thundercel (Marcio),
complementando.
Neste livro algumas informações sobre :
http://www.editoraunesp.com.br/catalogo ... tl_id=1042

abs
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Thundercel
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Re: Velocidade Real

Mensagem por Thundercel »

Julio,
muitas marcas se enraizaram na cultura brasileira e hoje se torna dificil apaga-las. Assim é o caso da Gilete (lamina de barbear), Bom Bril (palha de aço), etc.

No caso do GPS observo que essa sigla também está se enraizando em nossa cultura e muitos esquecem que existem e existirão outros sistemas de navegação por satélite diferente do americano GPS. Existem os outros citados por voce.

Por essa razão que decidiu a ICAO, na década de 90, atribuir a sigla GNSS (Global Navigation Satelyte System) para definir a navegação empregando qualquer sistema que cumpra os requisitos de navegação por satélite e ai se enquadra o GPS.

Quando os outros sistemas como o GLONAS, GALILEU, etc, começarem a ser recebidos em nossos aparelho de navegação esses continuarão, infelizmente, serem denominados GPS.
Marcio M Soares
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