iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por Thundercel »

Mapa aberto cria edição online e pretende rivalizar com Google

[attachment=1]openstreetmaps-osm-id-line-editor-online-crowsource-aberto-repro.jpg[/attachment]Ferramenta de edição online do OpenStreetMap, o iD permite criar e identificar ruas, lugares e estabelecimentos


O OpenStreetMap anunciou nesta terça-feira uma nova ferramenta de edição coletiva da sua base de mapas. O iD, como foi chamado o serviço, permite que qualquer usuário, sem precisar de login, edite os mapas adicionando ruas, lugares, e estabelecimentos. As informações são do Mashable.

A base de mapas de código aberto já tem 1 milhão de usuários, dos quais 20 mil são ativos e inseriram dados cartográficos no último mês. O iD é uma ferramenta feita para ser fácil de usar, uma vez que busca agregar contribuições coletivas da comunidade.

Ao abrir o iD, o usuário pode pesquisar a localidade, usar a ferramenta 'linha' para desenhar ruas ou caminhos, indicar se aceitam tráfego de carros, caminhos, pessoas, seu nome e outros dados. No caso dos estabelecimentos, é possível inserir website, telefone e até informações como acessibilidade.

[attachment=0]openstreetmaps-osm-id-zoo-editor-online-crowsource-aberto-repro.jpg[/attachment]Usuários insere nome, localização e tem opção de adicionar notas e observações quanto a acessibilidade, por exemplo



O Google Maps oferece a possibilidade de corrigir erros nos mapas e até tem uma ferramenta para que o usuário arrume um engano, mas é pouco usada, segundo o site de notícias americano.

A ferramenta iD vai ajudar a melhorar o OpenStreetMap (OSM), que recolhe coordenadas de ruas e prédios através de crowdsource e envia os dados brutos para a MapBox, que então cria mapas interativos e especiais para clientes pagos - entre eles, por exemplo, o Foursquare e o Evernote.

Mas não é apenas a MapBox que se beneficia do conhecimento agregado pela comunidade de usuários. Como o OSM é aberto, pelos termos de uso, outras empresas que desejem usar a base também precisam reverter uma parte da receita em benefícios ao OSM.

Segundo o chefe de desenvolvimento do projeto na MapBox, Tom MacWright, o iD é a "ferramenta de edição de mapas mais de ponta já feita". Ele detalha que a programação é toda em JavaScript com "biblioteca de visualização d3 e com padrões de web aberta", e acrescenta que a comunidade de desenvolvedores já começou a consertar bugs do iD.

Embora a maior parte dos usuários não conheça o OSM, o mapa aberta agrega 2 mil novos usuários diariamente. Além disso, há rumores de que o Facebook pode trocar a ferramenta de mapas da Microsoft, a Bing Maps, pela OSM, o que colocaria o mapa crowdsource em grande evidência e com chances reais de rivalizar com o Google Maps, avalia o Mashable.

Fonte:

Terra Internet
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por acleite »

Ótima notícia! Tenho no cel um programa que usa os mapas do OSM offline. :)
Chama-se OsmAnd ( [Link externo oculto para visitantes] )
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por Thundercel »

OsmAnd ????? :lol: :lol: :lol:
O avanço tecnologico já me atropelou faz tempo. :oops:

Quando imagino que estou atingindo o emparelhamento com ele identifico que ele acelerou e já está bem mais a frente.

Comprei um smarthphone sansung galaxy S3 e tenho apanhado muito para dominar suas funções em plataforma android. Já li que saiu o S4. Affffffff.

Depois de dominar o windows XP, veio o win7 que acredito estar dominando e já tem o win8 que carreguei no meu note e desisti voltando para o 7. Era muita coisa nova a estudar que pela falta de tempo optei em manter o anterior que eu já domino.

É muita coisa nova surgindo e me sinto incapaz de acompanhar essa evolução. Meu dia só tem 26 hs. :P
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por seggia »

Alexandre
Saudações
Vc testou o dito cujo? Que mapa vc usou? Qual sua opinião a respeito?
Este ainda não testei no android. De todos que testei gostei mais do igo myway e do sygic. A minha critica aos dois é o problema dos mapas com atualizações poucas.Talvez este com o sistema que o Márcio colocou passe a ser melhor.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por acleite »

Oi seggia!
Eu ainda não cheguei a testar em campo, mas nas rotas que testei (olhando como ele iria fazer a rota) ele se saiu muito bem. Ao menos aqui na minha região.
O mapa que uso nele é o que ele mesmo baixa, do OSM. A versão free dele permite baixar até 10 mapas.
É bem bacana o programa. Gostei mais dele que do Orux.
Neste você pode procurar por POIs, endereços, coordenadas...
E tem um plugin interessante (tbm free) que serve para localizar o carro estacionado.
Já que é free, instalem e testem pra ver o que vcs acham.
Aqui no meu S3 ele roda legal! :)
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por seggia »

Vou baixar, testar e depois reporto.
Abraços do
seggia
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: iD Mapa Aberto para Edição de Mapas

Mensagem por acleite »

Teste aí. :)
Eu finalmente instalei o iGo e também roda muito bem.
De todos o iGo ainda ta melhor, mais robusto, mas o OsmAnd tem futuro!
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.