Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
Wlamir Rodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Abr 2013, 10:29

Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por Wlamir Rodrigues »

Olá,
Eu tenho um GPS Garmin Nuvi 1200 comprado nos Estados Unidos...Recentemente, comprei novos arquivos da América do Norte da própria Garmin (City Navigator North America NT)...Recebi um cartão SD...
Viajei e utilizei-o sem problemas, mas como torná-lo disponível no GPS sem ser através do cartão SD ???
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por magnumsoft »

Leia este tópico e encontrará respostas para as suas dúvidas: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239

MagnumSoft.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
Wlamir Rodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Abr 2013, 10:29

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por Wlamir Rodrigues »

Magnunsoft, obrigado por sua resposta !!!

Li várias vezes o tópico apontado, mas não consegui encontrar uma solução...
Pelo que eu pude entender, para passar esse mapa para memória interna do GPS só será possível através do Mapsource...Pois bem, os arquivos da NAVTEQ constantes do cartão SD são: GMAPSUPP.GMA, GMAPSUPP.IMG e GMAPSUPP.UNL...Porém, nenhum deles eu consigo abrir no Mapsource...
A simples cópia deles para outro local torna-os ilegíveis pelo sistema do GPS também, alegando ser bloqueados...
O meu problema é torná-los disponíveis na memória interna do GPS em substituição ao mapa norte americano antigo, para que eu não necessite ficar trocando o cartão SD que contém o mapa Brasileiro...
Como eu posso abrir esses arquivos no Mapsource ???
Qual a extensão de arquivos que o Mapsource lê ???
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por magnumsoft »

Do tópico:

13 - Identifiquei que meu GPS tem nele carregado o mapa dos Estados Unidos (ou Europa). Como tirar esse mapa, liberando espaço na memória interna?
Antes de se mexer na estrutura de arquivos do GPS, por segurança, deve-se fazer um back up de todo o seu conteúdo, copiando a estrutura de pastas e arquivos para o PC.
O GPS sai de fábrica com o mapa da região onde será comercializado. Esse mapa se encontra em um arquivo compactado de nome gmapprom.img. Esse arquivo, enquanto a Garmin não modificar a estrutura de arquivos, é encontrado no aparelho, dentro da pasta / Garmin /.
Nos modelos de série 1XXX esse arquivo se encontra dentro da pasta oculta .system. Para ve-la seu sistema operacional deve estar habilitado para mostrar pastas e arquivos ocultos.
Tanto o mapa dos Estados Unidos, como o da Europa, são protegidos por direitos autorais e por essa razão na pasta citada será também encontrado arquivo de mesmo nome gmapprom, mas na extensão sum (gmapprom.sum).
Tendo feito o back up pode deletar esses dois arquivos citados (gmapprom.img e gmapprom.sum) da memória interna.


Depois de deletado o mapa original copiar este seu mapa para o mesmo local do original e renomeá-lo caso precise para o mesmo nome do original (alterar seu PC para que ele enxergue arquivos ocultos).
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
Wlamir Rodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Abr 2013, 10:29

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por Wlamir Rodrigues »

Caro Magnunsoft, obrigado novamente por sua resposta...!!!
Tentei a sugestão apontada sem sucesso, pois mesmo retirando os arquivos antigos (GMAPPROM.IMG e GMAPPROM.SUM), não há espaço suficiente na memória interna do GPS para essa transferência...
Os arquivos originais antigos têm 1.048.064 e 1 kb, respectivamente...Já os 3 novos no cartão SD (GMAPSUPP.GMA, GMAPSUPP.IMG e GMAPSUPP.UNL) possuem respectivamente: 3, 1.663.328 e 1 kb cada...A informação é que faltam cerca de 361 MB para transferência.
Não sei onde conseguiria mais esse espaço e tampouco se teria sucesso em vista da transferência que eu tentei para outro cartão SD de maior capacidade que já contempla o mapa Brasileiro...Nesse caso, eu consigo transferir os arquivos, mas ao ligar o GPS os mapas da América do Norte não são carregados e há a informação que estão bloqueados...
Enfim, agradeço sua atenção e ajuda.
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por acleite »

O melhor é não ficar mexendo na memória interna dele para não correr o risco de travar o gps. (e acontece bastante isso)
Portanto, o ideal é se usar o cartão SD mesmo.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Wlamir Rodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Abr 2013, 10:29

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por Wlamir Rodrigues »

Caro Alexandre, obrigado pela resposta...!!!
O que cansa é ficar trocando esse cartão miúdo cada vez que viajo para os Estados Unidos e volto para o Brasil...
A única coisa que não tentei, por receio, foi jogar o mapa do Brasil (Tracksource) no cartão SD da NAVTEQ onde tem o mapa original da América do Norte que eu comprei recentemente...Será que isso funcionaria sem comprometer o mapa da NAVETQ ???
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por acleite »

Se tiver espaço e você colocar o mapa (Tracksource) numa pasta de nome Map com um nome personalizado (por exemplo trc1304.img) funciona sem problemas e resolve seu dilema. :)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Wlamir Rodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Abr 2013, 10:29

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por Wlamir Rodrigues »

Caro Alexandre,
Segui sua orientação e deu certo...Valeu, velho !!!
Você é o cara !!! :D
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1200 - Atualização Mapa Americano

Mensagem por acleite »

:)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.