GPS - "Lane Assistant", ou Assistente de Pista

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

GPS - "Lane Assistant", ou Assistente de Pista

Mensagem por Thundercel »

Você saberia se dar bem num trevo assim?

Imagem

Os mais novos modelos de GPS automotivos lançados no exterior estão oferecendo mais uma maneira de facilitar a vida dos motoristas nas estradas e grandes cidades.

É o chamado "Lane Assistant", ou Assistente de Pista. É ele que vai orientar você a ficar na faixa certa da via em trevos e cruzamentos mais complicados, de modo a não deixar que você erre um acesso ou saída - e tenha que fazer o retorno muitos quilômetros depois, para então retomar o caminho no ponto onde errou.

Imagem
A tela do GPS mostra a pista e a placa certas para não errar a saída

Funciona assim: além dos comandos de voz dando orientações do tipo "mantenha a esquerda", o GPS mostra na tela uma ilustração detalhada das pistas à frente.

Tal orientação visual é muito importante sempre que a mudança de pista seja determinante para que se tome o acesso correto num trevo complicado. Da mesma forma, a indicação sobre permanência em uma determinada pista é crucial para evitar que se atinja a estrada errada.

O que é mais interessante é que as placas de sinalização desenhadas na tela são as mesmas que o motorista deve estar vendo à sua frente, com a sofisticação que somente a placa que leva ao destino correto é realçada. O sistema também auxilia em todas as conversões que exijam especial atenção.

Mesmo que um GPS com lane assist seja usado no país, com os mapas locais que hoje são oferecidos, o auxílio de mudança de pista não vai funcionar a contento porque as informações necessárias sobre as pistas e as placas não foram devidamente mapeadas e compiladas nos mapas - ainda.

Abaixo, uma situação muito comum em São Paulo, exemplo tipico onde o assistende de pista poderia ser usado.

Imagem
Se você não permanecer na pista 1 da Marginal Tietê jamais vai conseguir pegar o acesso à via Dutra.

___________________________________________________________
André Gurgel - 28/08/2008
Para Guia4Rodas
Responder