Automóveis conectados e inteligentes

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Automóveis conectados e inteligentes

Mensagem por magnumsoft »

As formas chamam a atenção. E, as marcas são reconhecidas mundialmente. Mas, aqui na CES, dificilmente você vai ouvir o ronco dos motores possantes, ou vai ouvir falar de câmbio ou suspensão. Aqui, o mundo dos carros se encontra com o mundo da tecnologia para oferecer aos passageiros mais e mais recursos de entretenimento e localização.

No Brasil, quem compra um carro da Ford top de linha vai encontrar um sistema de entretenimento a bordo. Ele é fruto de uma parceria entre a montadora e a Microsoft. No painel sensível ao toque, o usuário tem acesso a rádio via satélite – algo que não temos no Brasil – sinal de TV digital e GPS. O legal é que todos esses comandos podem ser acionados por voz. Mas, ao contrário do que pode parecer, esse não é um carro conectado. Pelo menos não na nossa concepção. Esses carros não se conectam a nenhuma rede celular sozinhos. Você pode, sim, acoplar o seu telefone a eles e, a partir daí, ter acesso à Internet. Mas o carro sozinho não.

Para nós, exemplo de carro conectado é esse, da alemã Audi. Os recursos oferecidos são bem mais amplos com a conexão. Esse é um protótipo que usa as redes 4G aqui nos Estados Unidos. Mas, já estão à venda carros que se conectam às redes 3G. Com essa ligação, dá para usar mapas e fazer buscas em tempo real. O melhor: usando comandos de voz. O demonstrador localiza um restaurante, pede ao carro para procurar uma loja da rede Starbucks. Nesse intervalo de tempo, o carro se conecta à Internet, faz a busca no Google e traz as opções, já localizadas no mapa.

E dá até para ver a imagem do lugar onde você quer ir, pelo Google Street View. E, tem mais: o próprio automóvel gera uma rede Wi-Fi, que oferece acesso a todos os ocupantes. Ou seja, os passageiros podem estar conectados, usando computadores ou smartphones com acesso à Internet. Agora você entendeu por que achamos que esse é realmente um carro conectado.

http://www.olhardigital.com.br/produtos ... as-4-rodas

Créditos - Olhar Digital.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Responder