Dicas para comprar um GPS estrangeiro

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Dicas para comprar um GPS estrangeiro

Mensagem por wassuncao »

Trazer um GPS de uma viagem ao exterior pode parecer uma boa pedida para quem quer aproveitar a atual baixa cotação do dólar para fazer compras. A diferença de preços entre os produtos encontrados no exterior e por aqui varia tremendamente – nos Estados Unidos, os aparelhos “de passeio” (ou outdoor) mais baratos custam cerca de US$150; no Brasil, os modelos mais modestos não saem por menos de R$ 1 mil*.


Mas antes de comprar o aparelho é preciso verificar se há aplicativos de mapas do Brasil compatíveis com o equipamento. "Se você comprar um lá fora, tem que se certificar que haja um provedor de mapas no Brasil compatível com ele", explica Augusto Pagliacci, diretor da GPSCenter – empresa especializada em venda e manutenção de aparelhos de GPS e na revenda de aparelhos Garmin.

“Muitos clientes compram GPS na Europa e querem mapas brasileiros, mas adquirem equipamentos de marcas que nem são vendidas aqui", completa Lucas Tomasini, da empresa especializada em aparelhos topográficos Teodonível. Tomasini ensina que há aparelhos GPS que permitem carregar os mapas por meio de download, comprando um pacote de mapas ou atualizando o que vem no produto. Outros modelos são compatíveis com cartões de memória, com isso, o usuário pode comprar cartões com mapas e usar no GPS.

Entre os modelos de GPS mais populares no Brasil para uso automotivo – para traçar rotas urbanas e de estradas – estão as marcas Garmin, Elgin e Airis. "Os aparelhos da marca Garmin podem ser atualizados na Internet, sem custo adicional, com mapas de diferentes países e continentes. Já os da marca Airis devem ser comprados em kits separados", conta Carlos Eduardo Bassi, da Empório K, empresa do ramo de microeletrônicos.

Opção para PDAs e PocketPCs

Para quem tem serviço de GPS em seu PocketPC, é possível adquirir um software específico para utilização do sistema. Aline Dombek, da Movix - especializada em soluções para mobilidade -, indica o progama MapLinkDestinator, que atualmente oferece sistema de navegação por 157 cidades, 847 que servem de orientação no mapa – sem grande detalhamento – e mais de 323 estabelecimentos turísticos e comerciais cadastrados. Dependendo da compra dos pacotes, é possível adquirir mapas da América do Norte e da Europa. Ela informa que existem produtos similares para outros aparelhos móveis, também na linha de aplicativos.

Compartilhamento e recursos

O site GeoBusca oferece uma série de serviços e formas de compartilhamento de arquivos para usuários de GPS que pretendem explorar ao máximo seus aparelhos. Após fazer o cadastramento gratuito no site, é possível fazer o download no computador do usuário de diversas trilhas, rotas ou pontos de referência, e depois transferi-los para o GPS.

Para fazer a troca de informações entre o computador e o GPS, é necessário o uso de softwares que fazem a manipulação de dados – como o Trackmaker, de download gratuito na Internet. Lucas Tomasini explica que com eles é possível “trabalhar em cima de pontos que você capta com o GPS, como fotos por satélite, fazer cálculo de áreas, distâncias entre locais”. Ele sugere outro aplicativo com a mesma função, o GeoOfficeGPS.

Alguns serviços oferecidos gratuitamente na Internet para GPS**:

- Pesquisar pontos dentro de uma região geoespacial
- Contar a história da sua viagem em textos e fotos
- Conhecer o contexto ambiental de um ponto
- Ver a hora do nascer e pôr do Sol de um ponto
- Colaborar dados diretamente do seu GPS
- Agrupar segmentos de trilhas vindas do GPS/GTM
- Ver as colaborações de outro usuário

* Pesquisa realizada em sites de venda online.
** Disponível no site GeoBusca. Veja no site a especificação de aparelhos compatíveis.

http://wnews.uol.com.br/
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Mensagem por MOSCA »

wassuncao,

Eu já comprei algumas coisas de fora do Brasil, e é engraçado você ter citado esse tópico, mas com essa minha curiosidade em saber sobre gps, eu tenho olhado bastante o site newegg.com para ver os modelos vendidos e preços.

Infelizmente o risco d'eu ser taxado comprando fora é alto, a não ser que eu mande via navio, mas que levaria em torno de 3 meses para chegar =/
Quem sabe fazendo uma viagem pra lá qualquer dia desses.. hehehe
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

MOSCA

Em outros paises temos muitoas opções de equipamentos de marcas mais confiaveis mas sempre verificar se tem como adicionar o navegador de sua escolha

Abraços
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.