Mudança de Perfil

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
clovis2
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Jul 2009, 00:00

Mudança de Perfil

Mensagem por clovis2 »

Li no site Nimrag um post do Thundercell de que a tendência da sua compilação de alertas está se descolando cada vez mais da base de dados do Projeto Tracksource. Primeiro, devem ter sido os radares, acredito que pela falta de confiabilidade, e porque o padrão do Maparadar é melhor, mas agora também se extenderia aos demais itens (quebra molas, áreas de perigo, Polícia Rodoviária e pedágios). Pergunto: há tantos erros nesses itens também? Ou há uma tendência natural do Projeto Tracksource ser gradualmente suplantado pelo mapeamento da Garmin, que virá no futuro a ocupar todos os espaços? Se for assim, tem algo a haver com a implantação do FM traffic? Ou seriam outras as razões? Para meu conhecimento e informação, se puderem me esclarecer sobre o tema por mim abordado, antecipadamente agradeço. Com a palavra, você, Márcio.
Um abraço, clovis2
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Mudança de Perfil

Mensagem por Thundercel »

clovis2,
quando comecei a compilar arquivos de alerta e disponibilizar gratuitamente só utilizava eu pontos extraídos da base Tracksource porque acreditava a época que os pontos constantes na base TrackSource se encontravam posicionados para Garmin.

Sabia eu que a base de radares do Maparadar era mais completa até porque a quantidade de colaboradores dele era significativamente maior que os do TrackSource. Afinal o Tracksource atende tão somente a utilizadores de Garmin enquanto o MapaRadar atende a todos, independente do navegador utilizado.

Naquela ocasião, ainda sendo desenvolvedor de inumeros municípios para o TrackSource, confesso que não recebendo colaborações de pontos de alerta "colava" das recebidas pelo Maparadar, melhor georeferenciando os pontos porque o Maparadar erradamente utilizava o Google Maps como referência. Nessa ocasião enviei mensagem para a lista TrackSource na esperança de sensibilizar a todos os desenvolvedores para fazerem o mesmo, mas infelizmente não obtive sucesso e fui até criticado.

Conheci depois desse fato o Schmidt que desenvolveu para mim e a meu pedido um programa em C++ que comparava as bases TrackSource e MapaRadar. Isso foi no inicio de junho do ano passado e me lembro muito bem porque tratei de forma manual mais de 10.000 pontos de alerta, corrigindo posicionamento e aplicando a técnica dos 30 mts do Garmin, onde possivel.

Após esse arduo trabalho criei a base de dados GPSInfo com os pontos de alerta tratados e a venho atualizando até hoje. Por meio dela que compilo e disponibilizo aqui no site os arquivos de alerta para Garmin. Não utilizo a base TrackSource e tampouco a Maparadar.

Em função dos meus conhecimentos da geodésia fui convidado pelo Israel a ajudar o Maparadar, como administrador do forum, e lá me encontro até hoje transmitindo aos moderadores o devido conhecimento para melhor georeferenciar pontos de alerta. Ali também não foi tarefa georeferenciar inumeros pontos erradamente posicionados tendo o Gogle maps como referência. Ainda existiem uns residuais que serão em breve corrigidos.

Continuo em um árduo trabalho aqui no GPSInfo já que trato para Garmin todas as colaborações prestadas no Maparadar, enviadas diretamente a mim por email ou MP e também as postadas aqui no forum.

Para esse trabalho de tratamento de pontos de alerta utilizo o TrackMaker tendo como pano de fundo o TRC Brasil GTM. Nesse cenário constantemente fico entristecido pela quantidade de erros que observo no TRC e por essa razão não utilizo mais a base Tracksource como referência. Graças a Deus agora o GPSInfo tem sua propria base desde junho do ano passado.

Finalmente acredito que o grande problema do TrackSource se encontra na padronização do grupo. Esforços sempre existiram no sentido de aplicar nos validadores restrições a erros, mas todos sabemos que dificilmente um validador (hoje o Tsuite) conseguirá incorporar tudo a ser validado.

A técnica dos 30 mts aplicada para pontos de alerta Garmin foi divulgada no forum PortalGPS, mas não sei porque a grande maioria dos desenvolvedores não a aplica. Acredito que esteja faltando alertas, cobranças, comentarios, etc na lista tracksource.

Infelizmente no Tracksource existe um grupo fechado que debate passado, presente e futuro e não dissemina o que julga importante para o Grupo.

Sabemos que o cGPSmapper deixou de ser atualizado e é ele que o TrackSource se vale para compilar seus mapas.

Sabemos que a Garmin continua implantando restrições a utilização de mapas não reconhecidos por ela.

Sabemos que por esses problemas hoje não se consegue com sucesso que o Garmin processe uma longa rota tendo o TRC como base. Até já foi minimizado esse problema deixando o TRC de ser tanto fragmentado, mas o problema continua.

Não sabemos o amanhã do Tracksource porque como citei esse é debatido somente pelo Grupo Técnico. Quem sabe um dia os desenvolvedores sejam informados do que se planeja.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
clovis2
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Jul 2009, 00:00

Re: Mudança de Perfil

Mensagem por clovis2 »

Caro Márcio:

Minha pergunta foi precisa, procurando uma resposta honesta e objetiva, baseada em sua experiência pessoal, que sei não ser pequena. E o que obtive, te agradeço muito mesmo, foi de uma clareza inconteste, diria até que foi um desabafo seu, em relação a problemas com o Tracksource, com os quais concordo até onde minha capacidade alcança, como simples DM de Blumenau. Como você mesmo disse que lhe aconteceu, também tive várias sugestões óbvias no sentido do melhoramento do Tracksource "postos de lado". Bem, sendo assim, e concordando em tese com sua explanação, resta saber como ajudar da melhor forma a construir a sua base de dados nos novos itens que você deixou para trás no Tracksource, pois os antigos (radares) já eram há tempo informados em separado por mim, e, se não me engano, os dados postados até aqui pelo Tracksource (lombadas, pedágios, polícia rodoviária e perigo) estavam sendo aproveitados na sua base. Gostaria ainda de te pedir para não ignorar o registro das lombadas (quebra molas) nas áreas urbanas.
Desde já te agradeço a sinceridade e objetividade de sua resposta, que foi de imensa utilidade para minha compreensão de muitas "pendências".
Um sincero abraço,
Clóvis Schmidt
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Mudança de Perfil

Mensagem por Thundercel »

Clóvis,
foi um desabafo sim porque infelizmente identifiquei que vaidades pessoais se sobrepujam aos principais interesses de um ambicioso Projeto que no meu entender daria certo se bem conduzido.
Sempre defendi a crítica construtiva seguida da devida proposta de solução. Aprendi que devemos respeitar uns aos outros, deixando de lado vaidades e experiências pessoais, não menosprezando aqueles que consideramos "novatos" porque novatos todos fomos um dia e ainda somos e seremos para determinados assuntos.
Aprendi que o mais humilde e inexperiente pode por vezes apontar uma situação que nossa experiência não tenha ainda captado, enfim aprendi que a Instituição nunca deverá ser culpada por erros de poucos elementos que a compõem, afinal existe um ditado que cita:
- A Instituição fica e os homens passam.
Mas deixando desabafos de lado e voltando ao mérito, como citei, o trabalho de tratamento de pontos recebidos e alguns ainda existentes em nossa base de dados, não tratados e passados despercebidos por mim, tem sido feito de forma artesanal até porque desconheço algum tipo de sistema automatizado que o faça. A ajuda que necessito nesse aspecto é contar com a colaboração daqueles que utilizam os arquivos de alerta que disponibilizamos informando pontos que podem e merecem ser tratados. Esses são aqueles existentes em pistas paralelas cujo canteiro central permita um afastamento do ponto em mais de 30 mts da pista que não deve ativar o alerta.
Não pretendo, por enquanto abandonar o cadastramento de lombadas em áreas urbanas até porque já disponho na base inúmeras cadastradas, mas confesso que pretendo lá na frente separar as urbanas das de rodovias ao identificar que o números dessas já superou a casa de 20.000 cadastradas, ainda faltando muitas. Essa quantidade significativa nos levou a no MapaRadar cadastrar tão somente e por enquanto as existentes nas rodovias até porque é ali, onde se desenvolve mais velocidade que elas, sem a sinalização adequada, se tornam mais perigosas.
Agora visando suportar o que citei de erros existentes na base TrackSource convido-o a fazer um simples experimento:
Baixe somente os POIs de pedágio da base TrackSource e formate-os de forma a serem vistos no Google Earth. Com eles, tendo de pano de fundo a imagem satélite, observe, sabedor da possibilidade de desalinhamento da imagem satélite, onde alguns (não poucos) estão posicionados.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
clovis2
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Jul 2009, 00:00

Re: Mudança de Perfil

Mensagem por clovis2 »

Márcio,

Fiz o teste com o posicionamento dos pedágios do Tracksource. Realmente, sem comentários. Quanto aos pontos que ainda necessitam de tratamento e que estejam na minha área, pode contar comigo, bem como estou me prontificando no que puder ser útil. De resto, foi realmente um prazer poder tomar conhecimento das coisas aqui abordadas neste tópico.

Um abraço, Clóvis.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.