Mapa Navteq x mapa Google

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por Thundercel »

A navteq lanço um site muito interessante e aos moldes do existente do Google maps.

Interessante que no site dela, além de ter seu mapa para GPS também informa condições de tráfego.

Vejam em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por acleite »

Ué?
O Google Maps também mostra condições de tráfego.
Acho que no final das contas, acaba dando na mesma...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por Thundercel »

Sendo duas empresas diferentes resta saber a referencia utilizada para condições de tráfego.

O que diferencia uma da outra não é a condição de trafego nesse caso e sim o mapa. O mapa estampado é o CNBr. O mapa do Google contem os inumeros erros que já sabemos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jpgon

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por jpgon »

Marcio Marques e Alexandre Leite, ja entrei para visualizar a minha cidade. Realmente é o mapa da Navtec, com alguns erros ainda, quanto as informações de ruas. Vamos testar e ver as consistências de traçar rotas com esta nova ferramenta.
Desejando sucessos a esta empreitada.
Abraços
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por bearshare »

O problema dos mapas do Google é que a empresa depende de acordos comerciais com inúmeros fornecedores de mapas no mundo inteiro.

A Navteq, que foi comprada pela Nokia faz alguns anos, é a maior fornecedora mundial de mapas e fornece mapas para uma infinidade de sistemas de navegação.

De modo geral, eu confio muito mais na cartografia Navteq do que no Google, que como foi comentado, tem muitos erros.

Há também o site do Nokia Maps, que utiliza a mesma cartografia Navteq, mas que não tem info. de tráfego: [Link externo oculto para visitantes]

A grande vantagem do Nokia Maps, para quem tem celular Nokia com GPS, é que pode-se salvar lugares favoritos e rotas no site e depois sincronizar estes dados no celular. Isto é fantástico!
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por bearshare »

Outro ponto importante, dentro da questão Navteq x Google:

O mapa do Google é bom... para os gringos. De modo geral, o que observo é que o Google não se interessa muito por regiões do mundo que não são muito frequentadas por norte-americanos.

Um exemplo disto é a Ilha da Madeira, onde estive em Junho deste ano. A Madeira é uma das regiões mais turísticas da Europa, um destino obrigatório para os europeus. Porém, a maioria dos turistas é de ingleses, alemães, franceses, russos, portugueses. Nos 9 dias em que estive na Madeira, eu não vi nenhum norte-americano.

Como os norte-americanos não se interessam muito pela Madeira, o mapa do Google é muito ruim e não tem roteamento! Faz sentido, não ter roteamento num dos lugares mais turísticos da Europa? Faz, apenas para os gringos...

Outro exemplo é o Uruguai. Faz muito tempo que a Navteq tem mapa do Uruguai roteável e recentemente este mapa foi disponibilizado para o Nokia Maps (online e no celular). O Google até hoje tem um mapa do Uruguai que é incompleto e que não tem roteamento.

Abraços!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por Thundercel »

bearshare,
acredito que com o advento da Copa, em 2014, muita coisa vai melhorar para o Brasil.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por bearshare »

Thundercel,

Muito bem lembrado! Certamente os mapas para navegação GPS vão melhorar bastante devido à Copa de 2014.

A cobertura dos mapas de GPS para o Brasil (de todos os fabricantes) por enquanto se limita às regiões e cidades mais populosas do país. Quando comparamos com a cobertura de mais de 99% disponível para países da Europa e para os EUA, é de dar inveja.

Enquanto isto não melhora, vamos nos virando nas cidades menores graças ao Tracksource, a salvação dos navegadores GPS no Brasil!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por Thundercel »

Tracksource...
Faz tempo que ajudo no TrackSource, agora em menor intensidade, mas já cheguei a ser responsável pelo desenvolvimento de 28 municipios, inclusive o do proprio Rio de Janeiro onde tive a oportunidade de desenhar o arruamento de toda a zona oeste.

Infelizmente no TrackSource, muitos com a vontade de ajudar assumem o desenvolvimento de municipios onde nunca pisaram e se valem da unica fonte de referência disponivel que é a imagem satélite do Google para proceder com o desenho do arruamento. Confesso que fui um deles.

Ainda encontraremos alguns mapas municipais do TrackSource requerendo alinhamento de vias, mas o importante é a pronta resposta do TrackSource às correções. Basta informar discrepâncias encontradas.

A grande maioria dos brasileiros merecem aculturamento. Em 3 anos desenvolvendo mapas para o TrackSource conto nos dedos as colaborações recebidas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
TajWolfe
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jan 2012, 07:23

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por TajWolfe »

i can't understand Portuguese :(
[Link externo oculto para visitantes] | [Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por joelsobrinho »

Marcio, acho que vou reabrir o tópico! rsrsrsr
É um assunto importante. Hoje temos ONG para tudo, até para cuidar de artistas que ganham R$ 2.000.000,00 para escrever poesia em site. Não que eu não goste de poesias, mas posso deixar de gastar um valor deste EM POESIAS, e gostaria que fosse aplicado em benefício da população como um todo.
Não seria possivel montar uma ONG para cuidar de mapas Brasil? É uma pergunta interessante.

A segunda opinião eh sobre o assunto de confecção de mapas. Logo de inicio tive muita vontade de poder ajudar a fazer mapas, queria colocar minha pequena cidade no GPS, assim como seus pontos comerciais e turíticos. Entrei em contato como TrackSource e recebi um volume de informação tão grande que perdi o horizonte. Para se fazer mapas, tem que saber fazer e aiesta o problema!!!! Praticamente ninguem sabe. Se tivermos um pequeno treinamento em como fazer mapas. Começar com um pequeno mapa para treinar as rotinas e os metodos. Aprender a usar os softwares envolvidos. Enfim, conhecer COM CALMA, a extrutura de confecção de um mapa, com certeza terímos mais gente ajudando.

Vc que ja sabe fazer, não poderia montar um pequeno treinamento ? Abrir um Titulo e na pagina aprenderímos?
Eh trabalhoso, mas os dividendos serão enormes.
Com um pouco de propaganda na net, a pagina iria ter muitos visitantes.

Abraços,

Joel Sobrinho
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por Thundercel »

joelsobrinho,
na minha opinião estamos hoje sofrendo o que já cita nosso hino nacional: "DEITADO EM BERÇO EXPLENDIDO ".

Fomos atropelados pelo avanço tecnológico e acordamos tarde para a necessidade de digitalização de nosso território. Não imagine voce a falta de referencia para se desenhar um mapa. A grande maioria das prefeituras não sabem nem o que é isso.

Os provedores de mapa enfrentam grande dificuldade em produzir e fornecer um mapa do Brasil sem erros. Aliado a isso ainda tem as cameras estaduais e municipais, para mostrar serviço e ganhar $$$, modificado constantemente nomes de ruas.

A engenharia de trafego dos municipios não fica atras. Impressionante como não chegam a uma conclusão quanto a sentido de mão de via. Mudam da noite para o dia e voltam ao que eram antes no dia seguinte. Não existe um planejamento adequado.

Esse é o cenário brasileiro e espero que um dia possamos estabilizar a situação permitindo que os provedores possam bem elaborar mapas para o nosso territorio.

Quanto ao Tracksource admiro muito o ambicioso projeto e acredito nele, porém deixei de ali participar devido a desavenças com a administração.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Mapa Navteq x mapa Google

Mensagem por bearshare »

Prezados,

Eu mantenho a minha opinião: num sentido geral e global, o melhor e mais atualizado mapa é o da NavTeq. Eu tenho um celular Nokia C6-01 (Symbian Anna) e o mapa da Nokia (base de dados NavTeq) é atualizado uma vez a cada três meses. O mapa do Google, que sempre é online e deve ser baixado à medida em que se acessa, quase sempre é menos atualizado do que o Nokia. Eu prefiro um mapa baixado no celular e atualizado a cada três meses (Nokia) a um mapa online que quase nunca é atualizado (Google). Outra questão é que sistema de navegação GPS do meu celular de modo geral calcula rotas mais otimizadas que o mapa Google.

Porém, o mapa NavTeq, assim como o Google, continua sofrendo de um problema com relação ao Brasil e alguns países da América do Sul (específicamente Uruguai e Perú, que eu conheço). A cobertura de ambos os mapas para pequenas cidades do interior é ruim ou inexistente.

Aí é que entram o Projeto Tracksource e seus congêneres sul-americanos Mapear (Argentina, Uruguai e Chile) e PeruT (Perú Ruteable). Estes projetos suprem as deficiências mencionadas acima, de NavTeq e Google. Quando eu viajo ao interior do RS, ao Uruguai e eventualmente ao Perú, costumo usar o Garmin Mobile XT.

Abraços!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.