GPS - Qual comprar?

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

GPS - Qual comprar?

Mensagem por Thundercel »

Aqueles que tencionam comprar GPS, no Brasil ou lá fora, muita atenção!

Não entrem em papo de vendedor.

Inúmeros relatos em fórum estão reclamando disso e aqui cito só um exemplo:

"Oi Pessoal, sou mais um que caiu no conto do "excelente" vendedor de uma loja num dos shopping's de Lisboa, quando comprei o NAVIGON 2100 perguntei se tinha mapa do Brasil, o "ilustríssimo" me disse que sim.
Não informou que tinha que pagar pelos mapas, um preço bem salgadinho, por volta de Euro 50,00 cada mapa ou atualização, depende do que você quer.
Entrei no site da NAVIGON, depois de ter comprado o aparelho e percebi que havia uma gama grande de mapas, então pensei, deve ter mesmo o do Brasil...... "entrei pelo cano"."


Tentando resumir...

O aparelho GPS é um hardware que necessita de um software que, por sua vez, necessita de um banco de dados (mapa) para fornecer a informação.

Nisso identificamos 3 mercados:

1 - Hardware
2 - Software
3 - Mapa

No campo Hardware já existe uma infinidade de marcas de GPS e um volume significativo dessas já estão a venda no Brasil.

No campo Software a grande maioria usa o Microsoft Windows CE (WinCE) que nada mais é do que uma versão portátil, porém poderosa, do sistema operacional windows que todos conhecem, pois grande parte usa no computador. Ele é uma plataforma de sistema operacional para uma ampla gama de dispositivos de comunicações, entretenimento e computação móvel.

Poucas marcas tem plataforma própria. A Garmin e a TomTom são duas que usam sua propria plataforma.

O maior problema encontra-se no campo Mapa. Esse sim está sendo usado pela maioria dos vendedores para enganar o comprador e a maioria dos fabricantes para amarrar o cliente na venda de mapas. É aquele famoso mercado de celulares bloqueados que tanto conhecemos.

Primeiro entendam que por mais que o equipamento seja vendido no Brasil e venha com o mapa daqui é lógico que esse mapa requererá atualização.

Adivinhem quem vende o mapa atualizado?

Aí entra o mercado da pirataria.
Avatar do usuário
leandro_pcampos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Mensagem por leandro_pcampos »

ola quero comprar um to entre um MIO c320 e aquele infoscape(parecem ter bastate recursos)....mas meu medo são as atualizações dos mapas como não caio nessa... aonde eu atualizo esses mapas? são de graça? isso varia de marca do aparelho?
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

leandro_pcampos

Gostariamos de saber se conseguiu escolher o equipamento para comprar e qual comprou

Abraços
Avatar do usuário
leandro_pcampos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

BAK Japan 4303

Mensagem por leandro_pcampos »

Olá!

Eu comprei um BAK Japan 4303.

Achei muito bom o aparelho!

Imagem

Vem com o iGO8 e o MioMap, além de fotos, vídeos, músicas e Bluetooth...

Foi o meio termo entre a qualidade e o preço que encontrei (R$440,00).

Agora tenho que aprender a atualizar mapas e POI's, pois o iGO8 não está com muitos POI's.

Depois quero instalar o pacote do Office: Excel, Word, e outras coisinhas!rs...

Mas por enquanto, só estou fuçando!rs...
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

leandro_pcampos

Que bom! Este GPS é muito recomendado por aqueles que o possuem!

Espero que você possa adquirir bastante conhecimento à respeito deste equipamento o mais rápido possível e muito em breve comece a postar muito material sobre ele aqui!rs...

Abraços
Avatar do usuário
leandro_pcampos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Mensagem por leandro_pcampos »

cara fui pra floripa ... foi tudo bem, tengho que atulizar POIS radares, mas teve horas que eu estava voando fora da pista.... aparecia ruas que nao existiam... depois eu voltava pra pista ... e voava d novo... sabe me explicar o pq?
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

leandro_pcampos

Amigo e muito simples os nossos mapas brasileiros não estão 100% os desenvolvedores ficaram mais preocupados com as grandes capitais e não deram bola ao inteior e as estradas por isso temos estas grandes differenças
O que posso dizer qaundo for para alguma cidade do interior ou se distanciar das capitais tente usar o polnav pois me parece melhor para estas situações
Este navegador polnav esta disponivel em nosso forum e fico a sua disposição

Abraços
Avatar do usuário
nhf75
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 105
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:00

Minha Opinião.

Mensagem por nhf75 »

Boa tarde à todos!

Todos querem o bom e o barato!

Eu mesmo queria um com WinCE, Transmissor FM, Bluetooth, memória interna = ou > 1 Gb, suporte a SD, Av-in, dentre outros itens de hardware e software no mesmo aparelho.

Muitos são enganados com a seguinte balela de vendedor:

"Tem suporte à linguagem português Brasil (é mesmo?)"

"Comando por voz (veicular...qual não tem?)"

"Pontos de Interesse (Idem!)"

"Mapa do Brasil. (Sse está vendendo para brasileiro tem que ter né?)"


Em suma, muito me irrito com enganações que vejo, dos vendedores com os leigos.

E tem mais, os vendedores vivem misturando itens de hardware com os de software para confundir seus clientes.

Bem...com o tempo, aprendemos que devemos comprar por hardware e não pelo software.

Em contrapartida, temos que ver qual a nossa real necessidade.

Eu por exemplo, tenho um aparelho com AV-IN...

E daí? Eu nem uso!!!

A verdade é que eu comprei por pura luxúria (um dos maiores pecados capitais) e me lasquei!

Ao invés de AV-IN, eu estaria mais feliz se tivesse um aparelho com uma memória interna de 1Gb ou mais, além da extensão de memória para catões SD, pois a memória interna é mais rápida.

(Nem preciso comentar sobre isso, não é?)

Não adianta se afobar por um GPS que tenha isso ou aquilo a mais que os outros, vejam que tipo de usuário vc é!

Por exemplo:

Se vai fazer trilha? Linha Garmin.

É só matagal? Corra dos veiculares! (Para quê comando por voz?)

Quer iGO, MioMap, Destinator e PolNav? Linha que possua WinCE!

Nada de Garmin, nem TomTom (se não me engano ambos rodam na plataforma Linux).

Seria bom fazer a pergunta aqui, já com seus argumentos em mente, que daí poderemos opinar que tipo de usuário vc é.

Só assim teremos uma opinião que realmente lhe ajudará na sua escolha.

Pedimos apenas que não se deixe enganar por vendedor que fala algo de software como se fosse exclusividade, como é o caso dos hardwares.

Comando por voz é software (todos tem, basta instalar o navegador), já Bluetooth é hardware (só alguns aparelhos possuem este recurso).

Tem também os casos citados neste fórum:

Tem mapa do Brasil sim!!!! Ôô se tem!

Cuidado com a ansiedade!

Antes de comprar pergunte nos fóruns, não é vergonha, tampouco sacrifício da nossa parte ajudar!

Se eu não ajudar, é pq não tenho o conhecimento, estava viajando ou simplesmente não acessei a net ou não tive tempo de entrar no fórum.

Pergunta ideal:

"Quero um GPS que eu possa usar o celular, também seja rápido ao acessar satélite e rápido para os programas."

Eu te daria a seguinte resposta:

"Amigo, pega um com Bluetooth, antena SirfStarIII, processador com dual core ou Samsung 400mhz pra cima (Cuidado! Muitos dizem que é 400mhz, engano! Veja o processador ARM e cheque no Google) e que possua memória interna e não o que dependa exclusivamente de cartão SD para funcionar."

Daí vc saírá em busca de GPS que estão dentro destes parâmetros, analizando o melhor custo/benefício.

Nunca te diria para pegar um aparelho com av-in, foto e transmissor FM, pois se tem tudo isso, tem que ser bom!

Neste caso estaria simplesmente te empurrando um baita de um "bagulho" goela abaixo, além de lhe fazer gastar com coisa inútil, que vc nunca usará ou que seu pai, por ser da antiga, nunca se adaptará à essa ou aquela tecnologia.

Qual GPS vc deve comprar, é muito específico e complexo para se ter uma receita de bolo que satisfaça a todos.

Mas este tópico é para isso mesmo, então pergunte a si mesmo qual a sua real necessidade e crie a SUA própria receita ideal!

Abraço!!

Você pode não ver, mas estamos sempre presentes! SELVA!
Avatar do usuário
beduino
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mar 2009, 00:00

Mensagem por beduino »

Amigos,
Eu comprei o GPS MIDi 4309, preciso de atualização, pois ele veio com o IGO 6.
O que vçs acham deste GPG, fiz bom negocio?

att
Beduino
Avatar do usuário
nhf75
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 105
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:00

Mensagem por nhf75 »

Depende, o fez você se interessar por ele?
Quanto vc pagou?
Vc usará o bluetooth com o celular?
Trata-se de um bom aparelho, viu o custoXbenefício? viu se tem aparelho no mesmo preço, que vc comprou, com mais itens hardware que vc utilizaria??
Não queremos desmotivá-lo em sua aquisição, o negócio é que vc já o comprou e agora o que interessa é sua satisfação.

Só posso dizer: bem vindo à comunidade!
Avatar do usuário
TomCat_sor
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mai 2009, 00:00

Mensagem por TomCat_sor »

ola pessoal,

Também sou novato nessa tecnologia, cheguei a comprar um iPaq e uma antena para funcionar o destinator, mas não fiquei muito contente com o resultado.
Estou procurando agora um GPS, + ou - como o descrito no exemplo da pergunta a cima, para uso do bleutooth com o celular (hansfree - atender ligações e discar pela tela do GPS) e se possível com memória expansível por cartão SD, porque gostaria de instalar por exemplo o Office, onde eu gerencio consumo e outros itens do carro, como eu fazia com o iPaq.
Pelo que pesquisei um pouco, precisaria ser um GPS com bluetooth, SO em Windows CE e com cartão de memória.
Me interessei bastante no BAK e no Midi 4309 com esses requisitos. Vocês teriam outro modelo hoje no mercado para aconselhar? E entre os dois pelo conhecimento de todos, tem alguma diferença ou só a carcaça mesmo?

Não sei se essa é a maneira correta de fazer as pergntas, mas estou com muito de comprar algo que não me agrade novamente.

Antecipadamente obrigado.
Avatar do usuário
Pbl
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jun 2009, 00:00

Nuvi 205w ou Orange g450 Slim ???

Mensagem por Pbl »

Boa noite,

Desde já, parabéns pelo nível do fórum...realmente bastante esclarecedor.

Indo direto ao assunto: pretendo comprar meu primeiro GPS e estou em dúvida entre o Garmin 205w e o Orange g450 Slim.

Talvez a dúvida deva-se ao fato do site da Orange pouco falar nas características mais detalhadas dos seus modelos (alguém conhece mais a fundo essa marca ???).

Observei em outros fóruns, diversos usuários c/ problemas p/ atualizar o modelo Orange g430 Slim.

O Garmin parece um clássico e muito confiável, mas US$50,00 mais caro.

O que me atraiu no Orange, além do preço, foi seu acabamento e recursos (dos quais, dou mais importância ao Bluetooth).

Pretendo comprar o navegador p/ viajar e moro no interior do RS, uso bem básico.

Quais os prós e contras de cada navegador e seu custo X benefício ???

Se alguém puder ajudar...

Muito obrigado.

Um abraço!
Avatar do usuário
Coutinh0
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jul 2009, 00:00

Mensagem por Coutinh0 »

galera eu ja estou completamente confuso de tanto ler o forum entao vou pedir a opiniao de voces!

eu faço viagens de fusca pelo brasil e nessas viagens sempre enfrento trilhas e locais de dificil acesso e cidades pequenas e gostaria de um gps que me guie com confiança e tranquilidade.

um gps que me possibilite atualizar de graça e que tenha um minimo de precisão.

ja ouvi falar mto bem da marca garmim mas nao sei se ela é a ideal para minha situação e se é eu nao sei qual modelo se encaixa!!

Espero que voces possam ajudar um ignorante no assunto que nem eu kkkk

Obrigado desde já
Avatar do usuário
kblocat
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Dez 2009, 23:00

Mensagem por kblocat »

Comprei em 20/12/2009 um foston FS 430N. Não entendia lhufas de GPS, já tinha o Garmin no Nokia E71 e um PSP com o Mapthis!. Comprei o Foston porque:

1- PSP com Mapthis: tem que criar rotas no computador e ele não faz nada além de te guiar nas rotas que voce traça;

2 - Legal, Celular e GPs, mas a tela é pra comedores de formiga ! ! ! Muito pequena.

O Foston N tem processador Sirf IV, processador de 400 MHz e 64 de RAM, além de memoria interna de 2 GB, transmissão FM e WinCE 6.0.

O que eu acredito ser um GPS ideal:

WinCE 6.0, processador Sirf IV, processador de 400 MHz e 128 de RAM, além de memoria interna de 2 GB, transmissão FM e Bluetooth.

[]`s

Christian
Avatar do usuário
cwmanges
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

simples porém confiável

Mensagem por cwmanges »

Olá pessoal!!
Irei comprar meu primeiro GPS e agradeceria muito se os senhores pudessem me sugerir um aparelho.
Nada muito complicado, minha maior necessidade em um GPS é o identificador de radar. Existem varios deles onde moro e tenho recebido algumas multas em radares proximos de casa.
Então poderia ser um aparelho com poucos recursos, porém confiável.

grato
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.