* Talvez os usuários não tenham a verdadeira noção de como é importante saber dominar o receptor GPS, de como é fundamental possuir um bom conhecimento sobre o assunto e do perigo que alguns usuários correm por não saber operar corretamente um GPS.
Gostaria apenas de lembrar aos usuários e leitores que o GPS Security surgiu com finalidade promover a segurança aos usuários através de palestras e treinamentos aplicados aos receptores GPS.
Como um exemplo sobre GPS e segurança, citaremos um fato já ocorrido algum tempo atrás com uma aeronave. Esse mesmo assunto foi abordado pela revista AEROMAGAZINE desse mês (março) e expande um pouco o assunto aqui resumido:
FATO: Uma aeronave numa aproximação por instrumentos para a cidade de Joinvile após iniciar a aproximação final do desvia e colide com um morro.
EVIDÊNCIAS: Como ilustrado, o nome do fixo para bloqueio próximo da cabeceira é PP Iririu (freq. 225 Khz). No GPS foi encontrado como próximo ponto a ser voado: PP.
Por que então o avião desviou para a direita colidindo com o morro?
Foram analisados várias hipóteses e o fato mais surpreendente é de que: o PP ao qual a aeronave estava aproando (voando na direção) coincidia exatamente para o PP (metro) de São Paulo, uma posição para aproximação na pista 35 de Congonhas.
A trajetória em preto é a correta, levaria a aeronave para a pista. A traj. em vermelho é a mesma direção de São Paulo.
COMENTÁRIOS: Todo o acidente comprovadamente ocorre por uma série de erros e fatores chamados de elos. Quando isso ocorre o acidente torna-se quase que inevitável. Todos somos responsáveis pela segurança e segurança se faz com conhecimentos.
No ocorrido acima percebemos que os usuários do GPS cometeram um simples erro: Inseriram uma posição errada para direcionar o avião, ou seja, uma posição errada para o avião sobrevoar. Quando o GPS "listou" as opções de designativos PP o piloto selecionou uma opção diferente da qual estava querendo voar, não confirmando (checando) as coordenadas. Desse modo o avião voou para o lugar errado.
Todos os GPS que listam as posições com duplicidade de nomes, o fazem de forma organizada, ou seja, listam na ordem de proximidade.
Pelo fato de eu trabalhar na aviação e lidar com isso todos os dias, não é muito raro eu ver pessoas que "pegam" o primeiro item da lista quando ocorre a duplicidade de nomes.
Um fator interessante é que provavelmente não havia o PP de Joinvile mas sim o de São Paulo e outros e o piloto teria selecionado o primeiro por proximidade.
CONCLUSÃO: Em todas as palestras e cursos, falo sempre a mesma coisa: "É fundamental saber usar corretamente o seu GPS e conhecer os perigos que ele oferece quando não é bem utilizado". Apesar da situação descrita ser um fator voltado a aviação, o mesmo pode ocorrer numa caminhada pela selva ou em outra aplicação.
Saliento o fato de o piloto ter deixado de usar os equipamentos básicos de navegação, era a medida a ser tomada, pois o GPS não deveria ser usado para navegação nessa situação. O GPS poderia ser usado como mais uma fonte para confirmação de dados.
RECOMENDAÇÃO: Não utilize o GPS como meio único de navegação; Domine os recursos do seu equipamento antes de utiliza-lo;Sempre desconfie e cheque as ações e informações que ele executando.
www.mapas-rs.com.br/gps/dicas.htm
Operar um gps e mais importante que se pensa
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