Cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, conseguiram falsificar sinais GPS e enganar o aparelho receptor.
Segundo o site TechRadar, a técnica consiste em tapear o dispositivo que recebe os sinais para aceitar dados emitidos por transmissores não oficiais em vez dos tradicionais satélites em órbita.
Os cientistas demoraram um ano planejando como burlar o sistema e descobriram que é possível criar um receptor intermediário capaz de captar informações de localização do satélite oficial, para então alterar e depois retransmitir os sinais para um dispositivo GPS que aceitaria gradualmente os dados.
O experimento foi conduzido como forma de testar a segurança de um sistema cada vez mais popular e que, uma vez quebrada por criminosos, poderia ter impactos sérios na segurança do país.
"Nosso objetivo é inspirar pessoas responsáveis pela criação de hardware GPS a pensar em maneiras de fazê-lo, para que os problemas que estamos levantando sejam contornados", explicou Mark Psiaki, professor da Cornell envolvido no projeto, ao site Science Daily.
Magnet
http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... s+GPS.html
Cientistas conseguem tapear sinais GPS
- Thundercel
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- Eduardo
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- Thundercel
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Eduardo,
nesse louco mundo capitalista a coisa é muito complicada.
Participava eu de grupos de trabalho na Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) quando era debatido a possibilidade de uso do sistema GNSS em avição, especialmente do GPS que emprega esse sistema.
Naquela época fomos informados que os USA haviam disponibilizado o uso do sistema, mas sómente em uma das bandas de frequência de transmissão dele. O uso das duas bandas de frequencia ficaria limitado a emprego militar deles. A outra banda não abriram para uso civil.
O uso das duas bandas, além de prover um melhor nivel de sinal quando na terra, em muito melhora a precisão (em torno de 1 metro).
Soubemos ainda naquela época que os erros encontrados de até 100 metros com o uso da banda civil eram provenientes de um inserção proposital de erro no sistema por parte dos USA com o argumento que não queriam eles o emprego militar com a concessão.
Visando a melhora da precisão, mascarando o erro induzido pelo americano, os países começaram a projetar o que muitos conhecem aumentadores de área.
Esses aumentadores podem ser em terra ou no proprio espaço. Esses tem prioridade sobre o sinal do GPS e posicionados em locais de coordenadas conhecidas, recebem o sinal do GNSS, analisam a distorção e as corrige, enviando para os aparelhos GPS.
Na época estranhei a posição americana em não interferir nessa decisão. Bastaria ele retirar o erro induzido para que ela não fosse necessária.
Hoje entendo esse louco mundo capitalista já que os sistemas de aumentação eram, em sua grande maioria, fabricado por empresas americanas.
Hoje a aviação está usando esse sistema de aumentação.
Agora vemn essa noticia de cientistas "AMERICANOS" e não se surpreenda quando lançarem a proteção, também vendida nos USA.
nesse louco mundo capitalista a coisa é muito complicada.
Participava eu de grupos de trabalho na Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) quando era debatido a possibilidade de uso do sistema GNSS em avição, especialmente do GPS que emprega esse sistema.
Naquela época fomos informados que os USA haviam disponibilizado o uso do sistema, mas sómente em uma das bandas de frequência de transmissão dele. O uso das duas bandas de frequencia ficaria limitado a emprego militar deles. A outra banda não abriram para uso civil.
O uso das duas bandas, além de prover um melhor nivel de sinal quando na terra, em muito melhora a precisão (em torno de 1 metro).
Soubemos ainda naquela época que os erros encontrados de até 100 metros com o uso da banda civil eram provenientes de um inserção proposital de erro no sistema por parte dos USA com o argumento que não queriam eles o emprego militar com a concessão.
Visando a melhora da precisão, mascarando o erro induzido pelo americano, os países começaram a projetar o que muitos conhecem aumentadores de área.
Esses aumentadores podem ser em terra ou no proprio espaço. Esses tem prioridade sobre o sinal do GPS e posicionados em locais de coordenadas conhecidas, recebem o sinal do GNSS, analisam a distorção e as corrige, enviando para os aparelhos GPS.
Na época estranhei a posição americana em não interferir nessa decisão. Bastaria ele retirar o erro induzido para que ela não fosse necessária.
Hoje entendo esse louco mundo capitalista já que os sistemas de aumentação eram, em sua grande maioria, fabricado por empresas americanas.
Hoje a aviação está usando esse sistema de aumentação.
Agora vemn essa noticia de cientistas "AMERICANOS" e não se surpreenda quando lançarem a proteção, também vendida nos USA.
- Eduardo
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