Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journey

Avatar do usuário
sandrolima23
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:00

Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journey

Mensagem por sandrolima23 »

COMO ATUALIZAR O MAPA NA FREEMONT COM UCONNECT 8.4

1.Vou descrever como realizei a atualização do mapa na minha Freemont 2014/2015.
2.É necessário realizar o downgrade para o firmware CTP13, pois a partir do firmware CTP14 foram implementadas proteções para impedir as atualizações fora das concessionárias. Para realizar o downgrade, seguir os seguintes procedimentos:

1.Baixe o firmware atualizado através do site [Link externo oculto para visitantes] e guarde para retornar à última atualização do sistema após o término do processo de atualização do mapa.


2.Caso ainda não disponha, baixar o firmware CTP13 através do link:

[Link externo oculto para visitantes]
ou
[Link externo oculto para visitantes]

Após baixa-lo, salvar o arquivo em um pen drive formatado em FAT32. Os arquivos devem ser gravados no pen drive com a seguinte estrutura: Raiz:\Garmin\gupdate.gcd
3.Copiar os dados do usuário para um pen drive formatado em FAT32. Para tal, deverá ser seguido o seguinte procedimento:

- Entrar no “dealer mode” mantendo pressionadas as 3 teclas do painel mostradas na imagem abaixo:
Como entrar no dealer mode-.png
- Após aparecer a imagem abaixo, inserir o pen drive na entrada usb do console e clicar em “Copy User Data”. Tal procedimento visa restaurar as configurações do usuário, como idioma de voz do GPS, etc. Realizado o procedimento, retirar o pen drive e manter o arquivos gravados no mesmo (sugiro fazer um cópia da pasta para o computador, de modo a evitar imprevistos)
Tela dealer mode.png
Feito o backup dos dados do usuário, realize o downgrade para o firmware CTP13, seguindo o seguinte procedimento:

- ainda na tela do "dealer mode", insira o pen drive com o firmware CTP13 e clique em "Garmin Recovery Update". Siga as instruções da tela e aguarde o processo encerrar (um pouco demorado), lembrando de manter o console do carro energizado.
======================IMPORTANTE =============================
O console do carro deve permanecer energizado durante todo o processo. Para tal, temos 2 opções:
- manter o carro ligado, lembrando de liga-lo antes de iniciar o procedimento; ou
- deixar o botão de partida em AC ou RUN, alternando entre essas posições de tempo em tempo, SEMPRE COM A PORTA DO CARRO FECHADA.
============================================================

Atualizando o mapa.?

Com o firmware CTP13 instalado, o próximo passo é instalar o mapa atualizado. Para isso, basta colocar os arquivos do mapa em um pen drive formatado em FAT32, obedecendo a seguinte estrutura de arquivos:

????Garmin
. ? gmap3d.img
. ? gmapprom.img
. ? gmaptz.img
. ? gmapbmap.img
. ? gmapdem.img
. ?
. ????ASR
. ? 05DMEN7K.SRX
. ? 05DMEN7L.ASR
. ? 05DMEN7M.ASR
. ? 05DMEN7N.ASR
. ?
. ????JCV
. ? D3191160A.JCV
. ?
. ????SID
. D2656180A.SID
. D3406150A.SID

- Como o processo é demorado, deve-se ficar atento para manter o console energizado.
- Após instalado o mapa, atualize o sistema com o firmware mais atual. O mapa permanecerá atualizado.
- Por fim, entre no dealer mode e recupere os dados do usuário, inserindo o pen drive com o backup e clicando em “Restore User Data”.

OBS. A cor do fundo de tela do GPS, logo após a atualização, fica azul. Após desligar o sistema por um tempo, a cor do fundo volta ao normal.

Caso alguém tenha algo a acrescentar ou corrigir, é só falar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Thundercel em 05 Ago 2015, 19:10, em um total de 5 vezes.
Razão: *corrigido o link para baixar o firmware CTP13
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por Angelone »

Sandrolima, muito bom o seu tutorial..
Obrigado por compartilhar, certamente vai ajudar muita gente.
Uma observaçao: o link do firmware CTP13 nao esta funcionando, voce poderia corrigir?
abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
sandrolima23
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:00

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por sandrolima23 »

O link correto para o firmware CTP13 é o seguinte: [Link externo oculto para visitantes].

Admin, não consegui editar meu post. Se vc puder fazê-lo agradeço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por Thundercel »

Editado.

Agradecemos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
leoaf79
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Ago 2015, 10:32

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por leoaf79 »

sandrolima23, parabéns e obrigado pelo tutorial!

Somente para esclarecer, quando fui fazer o downgrade na minha Journey 2013, fiquei com algumas dúvidas, que acho que podem ser úteis a outras pessoas:

1- O firmware funciona na Uconnect da Journey também?
R: Sim, galera, podem usar sem medo!

2 - Inseri o pendrive e aparece a mensagem de que o firmware é mais velho que o atual e não permite atualizar.
R: Para efetivar a atualização, após inserir o pendrive e sair da mensagem citada (clicando no ok), entrar no modo dealer e executar o Garmin Recovery Update. Demora um pouco (fiquei até com medo de ter brickado o gps), mas funciona!
FCA (Chrysler) Uconnect 8.4N Dodge Journey 2013 - CPT15 5.21
Garmin CN South America NT 2016.20
Radares maparadar.com
Avatar do usuário
sandrolima23
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:00

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por sandrolima23 »

leoaf79 escreveu:sandrolima23, parabéns e obrigado pelo tutorial!

Somente para esclarecer, quando fui fazer o downgrade na minha Journey 2013, fiquei com algumas dúvidas, que acho que podem ser úteis a outras pessoas:

1- O firmware funciona na Uconnect da Journey também?
R: Sim, galera, podem usar sem medo!

2 - Inseri o pendrive e aparece a mensagem de que o firmware é mais velho que o atual e não permite atualizar.
R: Para efetivar a atualização, após inserir o pendrive e sair da mensagem citada (clicando no ok), entrar no modo dealer e executar o Garmin Recovery Update. Demora um pouco (fiquei até com medo de ter brickado o gps), mas funciona!
Prezado leoaf, você tem razão. Deixei essa lacuna no meu tutorial.
O downgrade pode ser feito logo após realizar o backup dos dados do usuário e, sem sair do ”dealer mode", clicar na opção "Garmin Recovery Update".

Vou enviar uma MP solicitando ao admin a correção do tutorial.
Um abraço.
santizabel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Abr 2014, 17:56

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por santizabel »

sandrolima23, seu tutorial é muito bom!
Mas pergunto:
- alguém sabe apagar um mapa instalado?
Tenho dois e estão em conflito!
Avatar do usuário
leoaf79
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Ago 2015, 10:32

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por leoaf79 »

santizabel escreveu:sandrolima23, seu tutorial é muito bom!
Mas pergunto:
- alguém sabe apagar um mapa instalado?
Tenho dois e estão em conflito!
Eu fiz a mesma pergunta no tópico:

http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=320&t=8732
FCA (Chrysler) Uconnect 8.4N Dodge Journey 2013 - CPT15 5.21
Garmin CN South America NT 2016.20
Radares maparadar.com
Avatar do usuário
sandrolima23
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:00

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por sandrolima23 »

leoaf79 escreveu:
santizabel escreveu:sandrolima23, seu tutorial é muito bom!
Mas pergunto:
- alguém sabe apagar um mapa instalado?
Tenho dois e estão em conflito!
Eu fiz a mesma pergunta no tópico:

http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=320&t=8732
Seguem alguns links de um fórum em inglês, de onde tirei as informações do meu tutorial, que creio que possa ajudar:
- HOW TO: Downgrade CTP Firmware on Uconnect CTP13+ (2013 - 2014)
[Link externo oculto para visitantes]

- HOW TO: Map Update on Uconnect CTP13+ (2013 - 2014)
[Link externo oculto para visitantes]

No segundo link o autor explica como apagar os dados dos mapas antigos. Como foi a primeira vez que fiz uma atualização de mapa na minha Freemont, ainda não testei o procedimento.
santizabel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Abr 2014, 17:56

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por santizabel »

Ja conhecia o site e dele tbm havia tiradi as informações de como atualizar os mapas inclusive radares, mas não licalizei a informação de como apagar um dos mapas instalados.
Mas de qualquer forma muito obrigado pela tentativa.
Permanece a solicitação: se alguém souber como apagar mapas ficaremos muito grato!

Mais uma vez obrigado a todos!!!
kennedyvas
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Out 2014, 10:39

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por kennedyvas »

Olá, não consigo baixar a firm atualizada (CTP15) do site "[Link externo oculto para visitantes] ", alguém tem como compartilhar essa firmware por aqui?
Outra coisa, como se faz o upgrade do sistema multimidia pelo arquivo CTPMY14.KWI?
Tenho uma Freemont 2013/2014.
Grato a quem puder ajudar!!
ronaldocwb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Ago 2015, 15:22

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por ronaldocwb »

Olá Pessoal, sou novo no fórum e tenho uma dúvida. Adquiri uma Uconnect 8.4 para a minha Journey, ano 2012. Como adquiri uma central que estava instalada em um veículo baixado, solicitei o código de desbloqueio para a Concessionária e fiz a instalação sem problemas. O que ocorre é que o GPS não encontra o mapa, ou seja, o navegador funciona mas sem o mapa. Tentei informações na concessionária e fui informado que a central necessita do cartão (com mapa) plugado na entrada SD. Achei estranho, pois se alguém perder esse cartão perderia tb a funcionalidade do GPS? Testei alguns mapas via pendrive e após alguns minutos tentando validar a update a mensagem é de que o mapa é incompatível. Assim, gostaria que os colegas compartilhassem experiências que pudessem esclarecer se a central só funciona com o cartão original? Se sim, pode se obter outro de alguma forma?
Avatar do usuário
sandrolima23
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:00

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por sandrolima23 »

A concessionária está te enganando ou não tem a mínima noção de como funciona a central. Os mapas da Central uconnect são instalados na memória interna. Não há a necessidade de utilizar cartão SD. Sugiro dias linhas de ação:
1) cobrar que a concessionária instale o mapa atualizado; ou
2) você mesmo realizar a instalação seguindo o tutorial do primeiro post do tópico.

Um abraço.
ronaldocwb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Ago 2015, 15:22

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por ronaldocwb »

Sandro, a minha Journey 2012 esta com Uconnect atualizada CTP12, segui sua dica e baixei as atualizações disponíveis no site da uconnect.
O que ocorre, é que não tenho o mapa principal, tentei instalar via pen drive mas a central forneceu o numero de ID do aparelho, Codigo de Ativação e o Site da Garmin para que através do produt Key, ative o produto. Ocorre que por ter extraviado o SD original, não tenho o código do produto que por sua vez não me permite avançar com a instalação do mapa. Aqui em Curitiba me deram informações incorretas, inclusive esta de que essa central, por ser mais antiga, necessita do SD conectado. No meu caso, me parece que não se aplica uma atualização de mapa e sim uma instalação do zero, porem a central informa o Basemap = WW Autoroute DEM Basemap NR 2.00, não sei se isso interfere em alguma coisa.
Avatar do usuário
sandrolima23
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:00

Re: Tutorial como atualizar mapa - Uconnect Freemont / Journ

Mensagem por sandrolima23 »

Para fazer a atualização do mapa deve sguir passo a passo o tutorial. Ou seja, seguir a seguinte sequência:
- realizar backup dos dados do usuário através do "dealer more";
- instalar o firmware CTP13;
- atualizar o mapa;
- instalar a versão mais recente do firmware; e
- recuperar os dados do usuario.

Lembre-se que só é possível atualizar o mapa por esse método com o firmware CTP13 instalado.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.