Novos Pontos de Interesse

Duvidas e Informações sobre alertas em geral
Responder
Rangel C
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Abr 2014, 23:47

Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Rangel C »

Ola, Boa Noite
Thundercel Por favor, sou novo aqui o Gps Info, Trabalho como Motorista de Carreta, e meu primeiro Gps é o Nuvi 2580 Tv, já aprendi a usar e instalei os POIs disponiveis no site, todos funcionaram bem até agora, tenho instalados uns de dezembro, assim que voltar pra casa vou atualizar, mas minha duvida é, onde posso achar POIs de Postos de Gasolina e restaurantes ao longo das Estradas? Mercosul tb... temos aqui no Site?

Obrigado!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Thundercel »

Rangel,
e, que pese que o site maparadar tem cadastro de alguns postos de gasolina, esse serviço lá disponivel só é aplicado aqueles que empregam o APP maparadar.

Os POI de posto de combustivel são considerados POI normais (não de alertas) e por isso são inseridos no mapa juntamente com os demais POI normais e, a excessão do mapa OSM (COCAR), somente os provedores desses mapas tem acesso a essa inserção.

Até poder-se-ia criar uma base de dados de postos de combustiveis e com os pontos deles se gerar um arquivo em formato GPI, entretanto existiriam nesse caso uma grande duplicação de pontos, dos inseridos no mapa e dos gerados em arquivo GPI.

A solução mais pratica que vejo no momento é o proprio usuário inserir o POI do Posto de combustivel no mapa OSM e depois empregar em seu gps o mapa do Brasil de nome COCAR que aqui no site disponibilizamos. Acredito que na medida que mais pessoas forem cadastrando no mapa OSM os postos de combustivel, mais gente poderá se beneficiar dessa facilidade.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Angelone »

Rangel C escreveu:Ola, Boa Noite
Thundercel Por favor, sou novo aqui o Gps Info, Trabalho como Motorista de Carreta, e meu primeiro Gps é o Nuvi 2580 Tv, já aprendi a usar e instalei os POIs disponiveis no site, todos funcionaram bem até agora, tenho instalados uns de dezembro, assim que voltar pra casa vou atualizar, mas minha duvida é, onde posso achar POIs de Postos de Gasolina e restaurantes ao longo das Estradas? Mercosul tb... temos aqui no Site?

Obrigado!
Além da sugestão do Thundercel, procure experimentar diferentes mapas, pois alguns trazem maior numero desses POIs, provavelmente caso do Tracksource (para Brasil) e Mapear (para Mercosul), além do Autoguia. O City Navigator South America, original da Garmin, pode ser bom para grandes centros urbanos, mas nem tanto para áreas mais afastadas. Sua eficiência em termos de malha rodoviária somente quem trafega corriqueiramente por elas poderá dizer. Resumindo, tenha todos esses mapas instalados no gps e faça pesquisas de POIs para conferir qual o mais completo para a suas necessidades. Com o OSM do Cocar voce poderá contribuir e/ou editar diretamente o mapa, colaborando para o seu aprimoramento.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Thundercel »

[youtube][Link externo oculto para visitantes][/youtube]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Rangel C
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Abr 2014, 23:47

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Rangel C »

Obrigado pela Ajuda Thundercel,e tb ao AngelOne assisti o video e gostei muito da explicação, sempre que eu tiver estacionado em algum posto e tiver sinal da tim , certamente irei incluir essas informações, porem como passo a maior parte do tempo dirigindo ficaria difícil o fazer ao mesmo tempo pois passo muito rapido por eles pra poder incluir os dados, e a minha necessidade era de enquanto eu estivesse dirigindo fossem aparecendo ao longo do percurso exatamente como os POIs de alerta como nessa imagem https://www.google.com.br/search?q=gps+ ... B800%3B480
assim seria excelente pois eu iria programar minha viagem e ao longo do percurso esntando dirigindo eu teria a visualização de onde tem postos de combustivel, pois do jeito que está agora eu tenho que clicar em cima do automovel na tela do GPS, ai aparece as informaçoes de onde estou e etc... ai do lado tem postos de combustível ( bem completo por sinal, diz se é Shell, Ipiranga ou outro e me diz a distancia em Km a que estou) tb tem delegacia e hospitais, porem eu não posso parar de dirigir para procurar, por que o GPS fica no parabrisa, plugado e é distante do alcance das mãos, então eu estava pensando o mapa que uso é o TRC - Brasil 13.09 que baixei aqui do site mesmo e tenho o CN South America NT 2013.10, esse não gostei muito, pois um dia numa viagem eu estava indo pra Relvado fazer uma entrega e passando por Encantado esse mapa ia me jogando dentro dum rio!! ai fiquei meio ressabiado com ele, uso mais o TRC, e ai eu estava pensando, como nessa imagem que postei o link acima, será que existe um mapa que já seja assim? será que seria possível usar o mapa do GPS IGO? e na sua opinião qual seria o mapa mais completo e rico de informações no momento Thundercel, desde já obrigado pelas explicações, e a boa vontade em ajudar e resolver nossas dificuldades!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Thundercel »

sempre que eu tiver estacionado em algum posto e tiver sinal da tim , certamente irei incluir essas informações,
A inclusão independe de sinal de telefonia celular. Ela não é feita de imediato e sim posteriormente, em casa. O que se necessita é informação das coordenadas aproximadas do posto de combustivel para depois, visualizando-se na imagem satélite, se posicionar adequadamente as instalações dele no mapa OSM.
passo a maior parte do tempo dirigindo ficaria difícil o fazer ao mesmo tempo pois passo muito rapido por eles pra poder incluir os dados,
Sem duvida não se deve desviar a atenção da direção. O ideal é se ter um ajudante (co-piloto) que grave a posição do posto no gps quando da passagem dele. Em casa, com as coordenadas gravadas, pode-se com calma identificar aquele posto na imagem satélite (se esse não for novo e nela aparecer) e inclui-lo no mapa OSM.
Como nem sempre se tem um ajudando, eu levo comigo um gravador juntamente com o gps. Gravo no gps a posição aproximada passando rapidamente por ele e no gravador gravo em voz o que corresponde aquele ponto gravado no gps. Em casa processo os pontos gravados e a gravação em voz.
a minha necessidade era de enquanto eu estivesse dirigindo fossem aparecendo ao longo do percurso exatamente como os POIs de alerta como nessa imagem
ESsa imagem é do navegador iGO.
O iGO permite a seleção dos tipos de POI que devem aparecer na tela e até onde sei o Garmin não permite isso.
Os POI para navegador iGO se encontram fora do mapa e em um arquivo de formato .poi.
NO aspecto de visualização de POI o iGO está a frente do Garmin, entretanto perde no mapa uma vez que enquanto o Garmin tem 4 opções de mapa para o Brasil, o iGO só tem 2. Ganha-se na apresentação de POI, mas perde-se na navegação pelos erros do mapa.
assim seria excelente pois eu iria programar minha viagem e ao longo do percurso esntando dirigindo eu teria a visualização de onde tem postos de combustivel, pois do jeito que está agora eu tenho que clicar em cima do automovel na tela do GPS, ai aparece as informaçoes de onde estou e etc... ai do lado tem postos de combustível ( bem completo por sinal, diz se é Shell, Ipiranga ou outro e me diz a distancia em Km a que estou) tb tem delegacia e hospitais, porem eu não posso parar de dirigir para procurar, por que o GPS fica no parabrisa, plugado e é distante do alcance das mãos,
Por essa e outras razões que começaram a surgir no mercado os aparelhos GPS com comando de voz, sem a necessidade de dirigir e nele ficar selecionando funções. O Garmin 3597 faz isso entretanto o preço dele ainda não é acessível a todos.
mapa que uso é o TRC - Brasil 13.09
Esse mapa se encontra bastante desatualizado. Ele já está na versão 14.03.
Compreenda que o Brasil, seguindo a tradição "deitado eternamente em berço explêndido", como citado em seu hino, tarde acordou para a necessidade de digitalização de seu território. Permitiu que fosse atropelado pelo avanço tecnológico.
Agora estamos correndo atrás desse prejuizo e sinto pena dos provedores de mapa que tentam reduzir os erros dos seus mapas sem contar com fontes confiaveis de pesquisa e referência.
Por enquanto vencem aqueles que tem periodicidade menor de lançamento de novas versões do mapa.
Por essa e inumeras outras razões não é recomendável se manter um mapa de gps desatualizado.
ai eu estava pensando, como nessa imagem que postei o link acima, será que existe um mapa que já seja assim?
Para Garmin não, mas para iGO sim desde que no arquivo de POI que acompanha o mapa exista o posto de gasolina nele incluido.
A inclusão, até onde sei, pode ser feita pelo provedor do mapa, entratento no iGO existe o POI inserido pelo proprio utilizador que se hospeda em arquivo a parte.
na sua opinião qual seria o mapa mais completo e rico de informações no momento
Essa pergunta não tem resposta porque existe o mapa mais completo e mais rico de informações para determinada área/ região.
Cada utilizador deve identificar aquele com menos erros onde mais trafega.

Finalmente deixo registrado que qualquer mapa, para ser completo e rico de informações, depende de colaboradores que informem os objetos a serem inseridos, excluidos, alterados no mapa. Sem referencia confiavel e sem colaboradores, dificilmente um mapa se aproximará do seu "dever ser".
Apontei o mapa OSM/COCAR porque até o presente momento não existe facilidade maior de inclusão, alteração e/ou exclusão de objetos. NO video voce mesmo pode constatar que qualquer um pode fazer isso sem solicitar a terceiros que o faça.

Enquanto nos mantivermos "deitados em berço explêndido", aguardando a "mamadeira pronta", não teremos um mapa de qualidade para emprego no Brasil.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Moderador
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Dez 2012, 09:29

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por afmenez »

Thundercel escreveu:
a minha necessidade era de enquanto eu estivesse dirigindo fossem aparecendo ao longo do percurso exatamente como os POIs de alerta como nessa imagem
ESsa imagem é do navegador iGO.
O iGO permite a seleção dos tipos de POI que devem aparecer na tela e até onde sei o Garmin não permite isso.
Os POI para navegador iGO se encontram fora do mapa e em um arquivo de formato .poi.
NO aspecto de visualização de POI o iGO está a frente do Garmin, entretanto perde no mapa uma vez que enquanto o Garmin tem 4 opções de mapa para o Brasil, o iGO só tem 2. Ganha-se na apresentação de POI, mas perde-se na navegação pelos erros do mapa.
ai eu estava pensando, como nessa imagem que postei o link acima, será que existe um mapa que já seja assim?
Para Garmin não, mas para iGO sim desde que no arquivo de POI que acompanha o mapa exista o posto de gasolina nele incluido.
A inclusão, até onde sei, pode ser feita pelo provedor do mapa, entratento no iGO existe o POI inserido pelo proprio utilizador que se hospeda em arquivo a parte.
Acho que isso depende do modelo de GPS da Garmin. Eu tenho um nüvi 3490 e ele mostra os ícones de postos e restaurantes no caminho, exatamente como no exemplo postado. Mas não consigo escolher que ícones mostrar, ele sempre mostra só esses. É alguma coisa configurável no TYP?

[]s,

Alexandre
Rangel C
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Abr 2014, 23:47

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Rangel C »

Thundercel, mais uma vez muito Obrigado pela ajuda, ficou claro esses detalhes, desde meus 16 anos me interesso por assuntos de mecanica e etc, e lendo sobre mecanica e aviaçao, cheguei ate seus Gps e Radares, são em sua maioria esmagadora Garmin a muitos anos, então, fazendo mais uma pesquisa na internet, não tive duvida de qual Marca comprar, porem nos POIs fiquei bastante insatisfeito, duas ultimas duvidas por favor seria possivel colocar um mapa IGO no Garmin? ele é gratuito? e por que meu Nuvi 2580Tv mostra na caixa exatamente como nesse Link abaixo, a imagem a direita nas proximidades com entroncamentos, acessos, a imagem da direita mostra a foto, do acesso, as setas cor de rosa indicando a direção, e as placas de sinalização, meu Garmim desde que comprei e o uso nunca vi nada disso, que propaganda enganosa é essa? ou eu estou fazendo algo de errado? http://www.submarino.com.br/produto/111 ... 7AodmB0A2w
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Thundercel »

afmenez escreveu:Acho que isso depende do modelo de GPS da Garmin. Eu tenho um nüvi 3490 e ele mostra os ícones de postos e restaurantes no caminho, exatamente como no exemplo postado. Mas não consigo escolher que ícones mostrar, ele sempre mostra só esses. É alguma coisa configurável no TYP?
Eu não citei que o Garmin não tem. Tenho um nuvi 3460 que mostra os POIs durante a navegação.
Olha o que citei:
O iGO permite a seleção dos tipos de POI que devem aparecer na tela e até onde sei o Garmin não permite isso.
Alguns modelos garmin mostram os POIs entretanto não tem a seleção do que mostrar como tem o iGO.
Rangel C escreveu:duvidas por favor seria possivel colocar um mapa IGO no Garmin?
Não porque os fomatos de arquivo são diferentes, entretanto a Navteq fornece o mapa do Brasil para iGO e Garmin. Teoricamente deveriam ser iguais, entretanto a pratica já identificou que nem sempre o que sai em uma nova versão do mapa Navteq para Garmin saí também no para iGO.
Rangel C escreveu: por que meu Nuvi 2580Tv mostra na caixa exatamente como nesse Link abaixo, a imagem a direita nas proximidades com entroncamentos, acessos, a imagem da direita mostra a foto, do acesso, as setas cor de rosa indicando a direção, e as placas de sinalização, meu Garmim desde que comprei e o uso nunca vi nada disso, que propaganda enganosa é essa? ou eu estou fazendo algo de errado?
Os novos modelos Garmin suportam a função Junction View (JCV) e o seu modelo a suporta.
O aparecimento dessas imagens do JCV depende do carregamento do arquivo em formato JCV na pasta de mesmo nome da memoria interna. Esse arquivo acompanha o arquivo do mapa quando adquirido ou baixado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Rangel C
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Abr 2014, 23:47

Re: Novos Pontos de Interesse

Mensagem por Rangel C »

humm
JCV...
então não deve estar atualizado...
eu tenho direito a uma atualização gratis depois da compra que ainda nao a fiz, vou tentar fazer isso, ou entao começar uma pesquisa sobre esses arquivos JCV, e colocalos nessa pasta, Thundercel mais uma vez Obrigado pela informação e vamus ajudar o projeto COCAR, Grande Abraço!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.