Garmin Alertas - direcionamento, ver gpi, colaborar

Duvidas e Informações sobre alertas em geral
Responder
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Garmin Alertas - direcionamento, ver gpi, colaborar

Mensagem por pedrolopes665 »

Por favor, me tirem algumas duvidas.

1) Quando existe um radar a frente que fiscalize somente a pista em um sentido, e 500m a frente outro radar que fiscaliza em outro sentido, o GPS nao consegue detectar que eh pra avisar somente no sentido em que estamos?

2) Como faco pra ver as coordenadas dos POIs nos arquivos .gpi?

3) Como informo RADARES MÓVEIS para o novo projeto de voces dois? Posso informar ao tracksource ou maparadar ou diretamente com vcs?


[]s
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

1) Quando existe um radar a frente que fiscalize somente a pista em um sentido, e 500m a frente outro radar que fiscaliza em outro sentido, o GPS nao consegue detectar que eh pra avisar somente no sentido em que estamos?
No Garmin não. No iGO existe a possibilidade de direcionamento.
No Garmin para que o radar não ative o alerta para a pista paralela e que não monitora devemos afasta-lo dessa em mais de 30 mts. Dessa forma esse radar só ativará o alerta para a pista certa.

Esse é um dos trabalhos que estamos de forma artezanal fazendo em nosso arquivo base e para isso necessitamos de informação do ponto onde ocorre o alerta indesejado.
2) Como faco pra ver as coordenadas dos POIs nos arquivos .gpi?
No arquivo GPI desconheço maneira de se verificar as coordenadas do ponto. Esse ponto é representado na tela, quando da passagem por ele, por um simbolo representativo da velocidade monitorada pelo radar.
Se deseja corrigir as coordenadas de algum POI não precisa saber as coordenadas do ponto errado. Basta informar as coordenadas do ponto correto e informar que o ponto do Radar X à frente, sentido Y/Z, não existe.
3) Como informo RADARES MÓVEIS para o novo projeto de voces dois? Posso informar ao tracksource ou maparadar ou diretamente com vcs?
Por força de lei os radares móveis só podem ser instalados em locais previamente divulgados.
Todos os sites do DETRAN e do DNER informam as posições onde se pode instalar um radar movel porem eles informam em KM x da via Y e não temos como no mapa identificar a kilometragem da via. Por essa razão solicitamos que ao passarem por um radar movel cliquem no carrinho na tela do gps para identificar aquele ponto e depois informar isso a nós, tracksource e Maparadar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

Thundercel escreveu:No Garmin não. No iGO existe a possibilidade de direcionamento.
No Garmin para que o radar não ative o alerta para a pista paralela e que não monitora devemos afasta-lo dessa em mais de 30 mts. Dessa forma esse radar só ativará o alerta para a pista certa.

Esse é um dos trabalhos que estamos de forma artezanal fazendo em nosso arquivo base e para isso necessitamos de informação do ponto onde ocorre o alerta indesejado.
Nao sei se essa é a melhor forma de contribuir, mas vou falar o ponto onde notei ocorrer esse fenomeno.

Estrada BR-101, Tanguá-Rio de Janeiro.

Olhando no Google Maps, o radar esta em -22.735513,-42.802844. Este é o sentido Tanguá-Rio de Janeiro.

No sentido Rio de Janeiro-Tanguá, o radar esta em -22.738692,-42.807031.

Note que há uma distancia grande entre os dois radares, e os dois sao ativados em ambos os sentidos, oq faz o garmin avisar "Atencao, Radar 50 a frente" 4 vezes desnecessariamente.


ps: a precisao das coordenadas pode nao estar 100%, visto que peguei agora no google earth; use as coordenadas dos POIs já existente.

PS: acabei de perceber algo bem estranho. No site do mapa radar, se vc digitar -22.738692,-42.807031 vai para uma determinada localizacao. E se for no [Link externo oculto para visitantes], digitando-se a msma coordenada, vai para lugar diferente. Explicavel? (veja bem, as coordenadas acima peguei no google maps, e nao o mapa radar. O maparadar, pra mim, esta errado; só olhar q a sombra do radar esta bem distante da coordenada indicada pelo Mapa)
No arquivo GPI desconheço maneira de se verificar as coordenadas do ponto. Esse ponto é representado na tela, quando da passagem por ele, por um simbolo representativo da velocidade monitorada pelo radar.
Se deseja corrigir as coordenadas de algum POI não precisa saber as coordenadas do ponto errado. Basta informar as coordenadas do ponto correto e informar que o ponto do Radar X à frente, sentido Y/Z, não existe.
Exemplo: passando por uma policia rodoviaria na BR-101, o garmin avisa exatamente quando passo por ela, e nao a 1km antes (ou a distancia programada por voces para policia rodoviaria). Mas ocorre somente qunado estou sentido Rio de Janeiro-Tanguá; quando estou Tanguá-Rio de Janeiro avisa com boa antecedencia. Como faco para saber onde esta aquele ponto errado e informar o certo? É só informar o certo? Se for, de acordo com o google maps, é -22.792948,-43.024797 e SENTIDO DUPLO (no maparadar o sentido é unico, talvez seja esse o problema ).

Por força de lei os radares móveis só podem ser instalados em locais previamente divulgados.
Todos os sites do DETRAN e do DNER informam as posições onde se pode instalar um radar movel porem eles informam em KM x da via Y e não temos como no mapa identificar a kilometragem da via. Por essa razão solicitamos que ao passarem por um radar movel cliquem no carrinho na tela do gps para identificar aquele ponto e depois informar isso a nós, tracksource e Maparadar.
Os radares móveis que tenho passado, e muito, é na RJ-124, Via Lagos. Prox x que passar vou anotar no GPS.
Avatar do usuário
Gili
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 45
Registrado em: 17 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Gili »

Eita, via lagos ta tendo radar movel onde????? vou passar la amanha!!!

abs
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

pedrolopes665,
esses 2 radares 50, na BR-101 Tanguá/Rio de janeiro, são muito conhecidos por nós já que frequentemente passamos ali indo em direção a Saquarema, pela Via Lagos e voltando pelo mesmo caminho.

Interessante que não observamos o citado por você de ativação de 4 alertas ali.

Em nosso pacote aplicamos a técnica dos 30 mts para posicionamento dos pontos de forma que cada um só ative o alerta para a pista que monitora e não também para a outra pista.

Imagem

Observe na imagem acima o posicionamento dos pontos feito por nós e apontado com a seta vermelha.
Cada ponto está distante da outra pista em 35 mts o que técnicamente não ativa o alerta para a outra pista uma vez que está a mais de 30 mts dela.
O Radar 50 ao norte está sobre a via porque ali essa dista 37 mts da paralela (RJ/Tanguá). Já o Radar 50 ao sul está deslocado da pista e a 35 mts da paralela (Tanguá/Rio).

Não estaria você utilizando outro pacote de alerta ou um pacote desatualizado?
Verifique na pasta poi do seu GPS se lá existe o arquivo 20100529_bipwav_radar.gpi ou o arquivo 20100529_wav_radar.gpi

Certifique-se também que não existe outro arquivo poi.gpi contendo alertas radar.
PS: acabei de perceber algo bem estranho. No site do mapa radar, se vc digitar -22.738692,-42.807031 vai para uma determinada localizacao. E se for no [Link externo oculto para visitantes], digitando-se a msma coordenada, vai para lugar diferente. Explicavel? (veja bem, as coordenadas acima peguei no google maps, e nao o mapa radar. O maparadar, pra mim, esta errado; só olhar q a sombra do radar esta bem distante da coordenada indicada pelo Mapa)
Sim é explicável a diferença de ponto de mesmas coordenadas.
O MapaRadar se vale como referência do Google Maps API e o Google Maps não estampa o mesmo mapa do seu irmão API. Não deveria ser assim, mas é.

Ponderei com os administradores do MapaRadar quanto ao posicionamento do ponto feito por eles. Eles recebem as coordenadas do ponto e se valendo do Google Maps API arrastam o ponto recebido para sobre a via no mapa. Ora, se sabemos que o mapa está muito mal georeferenciado é natural que essa prática descaracteriza o ponto.
Se quiser saber sobre essa minha ponderação e respostas a ela, logado no orkut dirija-se a
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... 1501965825

Ainda na imagem acima observe esses radares 50 (ponto preto) plotados no mapa tracksource de Itaboraí. O desenvolvedor colocou os 2 radares no meio das pistas e aqueles que se valem dos dados contidos na base TrackSource terão 4 alertas nessa área. O desenvolvedor deve corrigir isso e já foi por mim informado no ano passado dessa situação. Talvez por problemas pessoais não tenha tido tempo de fazê-lo.

Por essas razões aqui apresentadas quanto ao MapaRadar e TrackSource é que decidimos montar nossa própria base e contando com a colaboração dos amigos ir ajustando os pontos que merecem ajustes no tempo requerido pelo usuário.
Exemplo: passando por uma policia rodoviaria na BR-101, o garmin avisa exatamente quando passo por ela, e nao a 1km antes (ou a distancia programada por voces para policia rodoviaria). Mas ocorre somente qunado estou sentido Rio de Janeiro-Tanguá; quando estou Tanguá-Rio de Janeiro avisa com boa antecedencia. Como faco para saber onde esta aquele ponto errado e informar o certo? É só informar o certo? Se for, de acordo com o google maps, é -22.792948,-43.024797 e SENTIDO DUPLO (no maparadar o sentido é unico, talvez seja esse o problema ).
Por características do algoritmo Garmin as instruções de manobra tem prioridade sobre as de alerta. Outros processamentos de roteamento também são priorizados.
Essa situação por vezes pode causar uma falsa impressão que o ponto não está em sua posição correta.
Observe a imagem de policia e não a voz. Se a imagem for vista, mas a voz não, o sistema estava processando alguma coisa e deixou a voz na espera.
Digo isso porque programamos a distância para alerta de Polícia Rodoviária para 1 km antes do ponto e técnicamente ela funciona nessa distância para ambos os sentidos uma vez que o ponto dista menos de 30 mts de ambas as pistas.
Os radares móveis que tenho passado, e muito, é na RJ-124, Via Lagos. Prox x que passar vou anotar no GPS.
Quando trafego pela Via Lagos ainda não tive oportunidade de ver um radar movel, mas se puder você, quando da passagem por um, clicar no carrinho na tela e salvar o ponto, solicito que nos informae as coordenadas do ponto salvo.
Essas coordenadas do ponto salvo podem ser extraídas pelo MapSource quando em casa.
[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Garmin Alertas - direcionamento, ver gpi, colaborar

Mensagem por pedrolopes665 »

Thunder, obrigado pela aula. Infelizmente eu nao tenho orkut, mas entendi oq disse. Eu realmente tenho utilizado sempre a sua base de dados de POIs (baixada na parte de downloads). Vou conferir se nao tem nenhum outro .gpi no meu navegador.

Tambem, infelizmente, eu nao tenho como usar o mapsource pq meu aparelho eh um kenwood dnx9140, que fica fixo no painel do carro. Assim que tiver os posicionamentos vou anotar e trazer para voces.

Para os que vao passar pela Via Lagos, nao precisa se preocupar tanto. Os radares moveis nao esta nada disfarcados, e a Via Lagos (que parece ser contra essa operacao) esta colocando diversas placas avisando sobre a fiscalizacao ~500m antes do radar.
Os radares estao dentro de Fiorinos verdes e brancas, que ficam atras de alguns cones no acostamento. Elas geralmente tem sirenes luminosas.


Edit: Ainda sobre policia rodoviaria, a de Iguaba Grande (-22.842253,-42.206318) tambem foi avisada somente no momento em q passei por ela, em ambos os sentidos.
E a de Sao Pedro da Aldeia (-22.828776,-42.110832) nem avisada foi. Ela pega ambos os sentidos e nem esta na base do Maparadar.com.
Como eu nao tenho orkut, poderia fazer o favor de informa-los?!

[]s
Editado pela última vez por pedrolopes665 em 03 Jun 2010, 18:05, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

A lei exige que exista aviso sobre radares a pelo menos 350m do radar em áreas urbanas e 1Km em áreas rurais. Deste modo, não é que a Via Lagos não goste da idéia e esteja colocando os avisos, é que a lei exige os avisos. Se não houverem avisos as multas podem ser cancaladas...

Para não receber multas basta manter a velocidade dentro do limite da via...

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

jauvane escreveu:A lei exige que exista aviso sobre radares a pelo menos 350m do radar em áreas urbanas e 1Km em áreas rurais. Deste modo, não é que a Via Lagos não goste da idéia e esteja colocando os avisos, é que a lei exige os avisos. Se não houverem avisos as multas podem ser cancaladas...

Para não receber multas basta manter a velocidade dentro do limite da via...

Abraços,

O problema é conseguir provar que nao existiam avisos sobre os radares.
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Pelo contrário... Uma vez na subida de Petrópolis recebi uma multa por estar a 72Km/h (já descontado o fator de erro, o limite na subida é de 70Km/h). Quando subi novamente verifiquei que só existem placas no início da subida e depois do posto da PRF. Com isso havia bem mais que o máximo previsto em lei entre a última placa e o local do evento. No recurso mencionei estes fatos e a multa está suspensa... Difícil é provar algo que não seja tão substancial quanto a posição de uma placa em uma rodovia...

Normalmente, entretanto, os radares móveis são colocados em posições que observam os limites exigidos em lei, com instalação prévia de placas sinalizadoras quando necessário, como mencionaste ter observado na Via Lagos. O mais seguro (tanto no quesito notificação quanto no quesito segurança em si) é manter a velocidade dentro do limite da via... De qualquer modo, este diálogo está fugindo ao tema do forum que é o conjunto de arquivos POI e sugestões sobre os mesmos.

Márcio, atualizei os últimos arquivos e o resultado tem sido excelente. Espero verificar em algumas estradas onde costumava ver alguns problemas (como na Av. das Américas que vez por outra sinaliza radares das vias laterais e em um momento sinaliza um radar de 50Km/h que fica em uma via próxima (mas curiosamente localizada a mais de 30m da Av. das Américas - já chegando ao Recreio). Devo passar por lá entre esta semana e a semana que vem e verificarei o comportamento do novo conjunto de arquivos.

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

pedrolopes665 escreveu:Ainda sobre policia rodoviaria, a de Iguaba Grande (-22.842253,-42.206318) tambem foi avisada somente no momento em q passei por ela, em ambos os sentidos.
E a de Sao Pedro da Aldeia (-22.828776,-42.110832) nem avisada foi. Ela pega ambos os sentidos e nem esta na base do Maparadar.com.
Como eu nao tenho orkut, poderia fazer o favor de informa-los?!
Pode ficar tranquilo que além de atualizar esses pontos em nossa base de dados informaremos ao MapaRadar e ao TrackSource para que atualizem na deles também.
Obrigado.
Jauvane escreveu:A lei exige que exista aviso sobre radares a pelo menos 350m do radar em áreas urbanas e 1Km em áreas rurais. Deste modo, não é que a Via Lagos não goste da idéia e esteja colocando os avisos, é que a lei exige os avisos. Se não houverem avisos as multas podem ser cancaladas...
Me alinho ao dito pelo Jauvane.
Já recebi notificação de multa no Km 42 da Dutra (RJ/SP) por 2 vezes, em datas diferentes, fragado acima da velocidade por um radar movel da policia rodoviária federal que sempre estava lá embaixo de uma árvore fora da estrada e escondido sem sinalização nenhuma na via.
Ponderei e ambas as multas foram revogadas.
Jauvane escreveu:Márcio, atualizei os últimos arquivos e o resultado tem sido excelente. Espero verificar em algumas estradas onde costumava ver alguns problemas (como na Av. das Américas que vez por outra sinaliza radares das vias laterais e em um momento sinaliza um radar de 50Km/h que fica em uma via próxima (mas curiosamente localizada a mais de 30m da Av. das Américas - já chegando ao Recreio). Devo passar por lá entre esta semana e a semana que vem e verificarei o comportamento do novo conjunto de arquivos.
Jauvane ainda não estão como desejamos porque não foi fácil em 4 dias analisar , de forma artezanal, mais de 9000 pontos.
O mais importante do trabalho é que ele não se perde e está bem guardado aqui na minha máquina, na base de dados que criamos em nosso servidor da máquina.
Agora estamos corrigindo as nossas falhas de acordo com as contribuições recebidas.
Breve iremos fazer o download dos dados atualizados das bases TrackSource e MapaRadar e comparar com os existentes em nossa base.
Isso será automático já que nosso amigo Schmidt se comprometeu conosco em desenvolver novo programa que irá comparar as 3 bases.
Com isso saberemos quais novos pontos entraram ou foram retirados e poderemos atualizar em tempo util nossa base disponibilizando com ela os arquivos de alerta.
Estamos longe no nosso "dever ser", mas bem mais perto dele do que ontem estávamos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Legal! Pela descrição estás com um bom mecanismo para enriquecer o conteúdo dos arquivos. Se necessário também posso ajudar com programação C/C++.

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Jauvane,

entende você alguma coisa de Google Maps API + Mysql?

Minha pergunta se deve a que estou quebrando a cabeça de tanto estudar e testar, sem sucesso, a disponibilização dos pontos corrigidos tendo como referência o Google Maps API, como faz o site [Link externo oculto para visitantes]

Dessa forma todos poderão identificar os erros de georeferenciamento do Google Maps e também poderão identificar, no mapa errado, em que posição aproximada estão os pontos. Os pontos estarão posicionados de acordo com a técnica que aprendemos e bem próximas das coordenadas do ponto extraídas pelo GPS.

Se conseguirmos fazer isso poderemos colher colaborações no proprio site e por meio de um grupo treinado com a técnica de posicionamento fazer com que o ponto recebido seja adequadamente posicionado e validar o mesmo.

Seria algo igual a apresentação do site [Link externo oculto para visitantes] , mas diferente desse porque colheríamos as colaborações no proprio site e não no Orkut como ele o faz. Muitos que poderiam colaborar ponderam que não gostam do Orkut e que nem conta nele tem.
Além disso, o maparadar, infelizmente, descaracteriza o ponto recebido arrastando esse para a via mal posicionada no google maps. Já ponderei isso com eles, mas....

Os que tem conta no orkut poderão ver minhas ponderações a respeito em
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... 1501965825
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Não usei o Google Maps API, mas um colega da cartografia certamente deve tê-lo feito. Vou tentar conversar com ele a respeito e dou um retorno em breve.

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
Gili
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 45
Registrado em: 17 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Gili »

Realmente está tendo radares móveis na via lagos ( na ultima vez que vim para Iguaba nao tinha ). Passei por 2 ontem, creio que nao estava acima da velocidade.

marquei os pontos, mas eskeci de trazer o cabo do gps. Assim que chegar ao RJ te passo os pontos Marcio.

abs
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

Os que eu sempre passo sao na primeira reta saindo de Rio Bonito;
Na grande reta antes de Boa Esperanca
Na reta em frente ao Museu Arqueologico de Araruama.

Uma unica vez vi esse radar na curva apos o Museu, mas sentido Araruama-Rio Bonito.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.