Garmin Nuvi 5000 - voz POI de alerta

Duvidas e Informações sobre alertas em geral
Responder
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Garmin Nuvi 5000 - voz POI de alerta

Mensagem por jauvane »

Desde que comecei a usar os arquivos de radar do GPSInfo que notei que no meu Nuvi5000 o som das instruções de direção e de radar tocam em paralelo (isto é, as duas vozes são tocadas ao mesmo tempo). Pessoalmente achei melhor que o que ocorria antes quando usava outro arquivo de radares, onde a voz de direções acabava sobreposta pela de aviso de radar, o que muitas vezes travava o Nuvi5000.

Não sei bem como funciona o Nuvi 205W, mas uma atualização do software seria de fato a melhor alternativa, se disponível... Sobre usar OGG ou WAV, o WAV é mais simples de decodificar, pois é um formato sem compressão e de facílima recuperação das amostras de áudio. Seria mais fácil OGG não funcionar e WAV funcionar... Não conheço detalhes do formato OGG, mas creio que ele tenha algum tipo de compressão (como é o caso do formato MPEG2 camada 3 - vulgo MP3).

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Garmin Nuvi 5000 - voz POI de alerta

Mensagem por Thundercel »

Jauvane escreveu:Pessoalmente achei melhor que o que ocorria antes quando usava outro arquivo de radares, onde a voz de direções acabava sobreposta pela de aviso de radar, o que muitas vezes travava o Nuvi5000.
Jauvane,
como nas proximidades de minha residência existem lombadas, constantemente sou mostrado da faculdade do sistema em priorizar a instrução de manobra sobre a de alerta.

Interessante que ainda não observei duplicidade de avisos (manobra + alerta) em nenhum dos 3 aparelhos que disponho para teste (255W, 760 e 885T).
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Márcio,

Gravei um pequeno vídeo mostrando as mensagens sendo tocadas ao mesmo tempo. Dá uma olhada em [Link externo oculto para visitantes] (a partir do tempo 0:56 podes escutar as mensagens juntas). Pessoalmente prefiro que elas apareçam juntas assim que uma não apareça (como acontecia com outro arquivo de POIs que usei antes do que criaste).

Abraços,
Editado pela última vez por jauvane em 29 Abr 2010, 17:38, em um total de 1 vez.
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Jauvane,
observei ao final do video a mensagem de alerta de semaforo saindo no meio dos "recalculos de rota".

Como citei tenho 3 modelos de nuvi (255W, 760 e 885T) e nos 3 as mensagens de instrução e de alerta não saem juntas. A de instrução tem prioridade e a de alerta fica na espera até o termino da de instrução. Por vezes essa espera é tão grande que a mensagem de alerta é transmitida após a passagem do ponto.

Até aonde sei isso é questão de algoritmo Garmin e não existe, portanto, possibilidade do usuário modificar.

Acredito que para esse teste utilizou você o nuvi 5000 e pode ser que o algoritmo empregado nele seja diferente do empregado nos modelos que citei e que disponho. De qualquer forma fica dificil a conclusão uma vez que ali o sistema estava constantemente recalculando rota o que nos impede de identificar se a voz de alerta tinha sido comandada entre um recalculo e outro.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jauvane
Moderador
Moderador
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Nov 2009, 23:00

Mensagem por jauvane »

Eu coloquei uma rota no sentido oposto de propósito, para aumentar a chance de coincidir o momento das duas mensagens. Isso ocorre com frequência, sempre que um ou outro precisa enviar uma das mensagens, uma acontece aparentemente independente da outra. Este é de fato o Nuvi5000 e pelo visto o algoritmo é distinto mesmo. Eu acho isso bem conveniente, justamente porque assim o aviso de radar não acaba atrasado demais. Tanto já observei um aviso de POI começar e no meio uma instrução de manobra ser apresentada como o contrário, i.e. um aviso de manobra estar sendo dado e no meio aparecer um aviso de POI. Depois verei se nos menus existe alguma configuração a respeito. Só sei que o comportamento usando arquivo POI de outra fonte, a raquel não conseguia dar sinais de manobra no meio de apitos de radar.

seja como for, estou satisfeito com este comportamento. Mais um ponto para o Nuvi5000 :)

Abraços,
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.