TrackSource ou Projeto Cocar ??

Forum de Mapas para Garmin
Responder
debueno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2016, 14:29

TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por debueno »

Bom dia,

tenho um gps garmin nuv 40 que comprei em 2012, que estavam com os dados atualizados de 2012, veja só o problema que eu tinha em minhas viagens.

Como tenho uma viagem marcada para Ubatuba/SP na próxima semana, pesquisei sobre atualizações de gps e instalei o mapa da tracksource e os POI's aqui do gpsinfo;

Mas hoje, fazendo mais pesquisas vi que tem mais um mapa disponível, o do projeto cocar osm...

gostaria de saber qual mapa é o melhor atualmente, o cacar ou o tracksource? (minha viagem será apenas no estado de sp, pois sairei de tupi paulista/sp e irei até ubatuba/sp)
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por pvezu »

Olá Debueno !

Simulando no próprio GPS Garmin utilizando os mapas disponíveis, Tracksurce 16.08, CNSA 2017.20, Cocar 16.09 e Auto Guia 4.16, constatei, partindo de Tupi Paulista-SP com destino a Ubatuba-SP:

1) - SP-563 Euclides de Oliveira Figueiredo;
- SP-270 Rodovia Raposo Tavares até Ourinhos;
- SP-280 Rodovia Castelo Branco até SPaulo;
- Marginal Tietê;
- SP-070 Rodovia Airton Senna;
- SP-099 Rodovia dos Tamoios

2) A diferença está no mapa Cocar 16.09 que para chegar em Ubatuba-SP saiu da Tamoios e utilizou a "Estrada do Rio Escuro" que corta a mata atlântica e os demais mapas foram pelo litoral até chegar ao centro de Ubatuba.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por Thundercel »

debueno escreveu:gostaria de saber qual mapa é o melhor atualmente, o cocar ou o tracksource? (minha viagem será apenas no estado de sp, pois sairei de tupi paulista/sp e irei até ubatuba/sp)
Na minha opinião os 4 mapas do Brasil disponiveis na praça para Garmin estão em constante evolução obrigando ao utilizador ter os 4 carregados em seu aparelho e empregar aquele que no momento apresenta menos erros na área que se navega.

Recomendo que tenha em seu PC esses 4 mapas carregados para serem vistos pelo Mapsource ou Basecamp e por meio de qualquer um desses programas identificar a rota esperada a ser exibida no Gps com aquele mapa.

Em uma rapida analise, empregando as ultimas versões dos mapas, para a rota Tupi / Ubatuba, identifico para caminho mais rápido as seguintes distâncias;

Cocar - 865 km
TRC - 889 km
AutoGuia - 890 Km
Cnsa - 890 km

Essas distancias não significam muito porque nem sempre um caminho mais curto é o mais rápido para se chegar ao destino, entretanto serve como primeiro indicador de analise.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
debueno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2016, 14:29

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por debueno »

Obrigado amigos.
Vou o baixar mapa cocar tb, deixarei os 2 no gps. Ja que são gratuitos.
Avatar do usuário
zepelim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 29
Registrado em: 28 Fev 2010, 00:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por zepelim »

Gostaria de ter uma idéia de porquê os mapas TS (Drive 50) são bem menos detalhados e mais confusos do que um Google Maps no celular.
Buscando um local frequentemente tenho que pedir à minha esposa que ajude com o celular, e mesmo eu sendo mais familiarizado com meu GPS Garmin, mesmo de canto de olho o Maps parece bem mais inteligível e detalhado.
Porque o TS é menos detalhado e com gráfico mais 'grosseiro' ?
Enquanto isso baixarei também o COCAR, o Autoguia e o CNSA, para comparar.

Aproveito o contato para indagar, se possível, porque o buscador de locais no meu Drive 50 com TS atualizado não encontra nada - nem os locais que ele mesmo sugere, nas buscas genéricas ? É problema do aparelho ou do mapa TS ?

Muito obrigado,
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por Thundercel »

O Google Maps é um produto comercial e conta com funcionarios exclusivos.

O TS e Cocar são mapas gratuitos e dependem de colaboradores para que as informações sejam inseridas em seus mapas.

Não compreendi sobre o que quer dizer voce como mapa completo, se está se referindo a pontos de interesse ou navegação. Se for pontos de interesse tente observar que o Google insere ems eu mapa geralmente o ponto nomeado pela razão social e não pelo nome fantasia. Isso se deve porque geralmente ele emprega dados dos orgãos fiscalizadores. Já o TS e Cocar os dados foram coletados por quem conhece o objeto.

Quanto a navegação, na minha opinião, os mapas TS e Cocar são melhores em função de retratarem em tempo menor as alterações feitas nas malhas rodoviarias.

Por fim, particularmente prefiro o mapa Cocar porque esse emprega a base de dados OSM (Open Street Map) onde a qualquer cidadão é facultado ir nela e alterar os dados corrigindo-o. O TS mantem um intermediario que é o desenvolvedor municipal e as correções dependem desse após recebida a informação de erro no mapa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
zepelim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 29
Registrado em: 28 Fev 2010, 00:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por zepelim »

Obrigado, Márcio,
Eu me referia ao gráfico, o desenho do mapa mesmo.
De traçar rotas já desisti: antes achava que era meu Nuvi 260 que era de 2011, mas o novo Drive 50 é igualmente hermético, sei lá.
Aliás tive uma certa decepção ao trocar meu Garmin por produto sete anos mais novo, não há quase diferença, nem acrescentaram algo básico como altitude...
Você teria uma idéia da minha última dúvida, sobre o buscador não achar nada ? Se é do aparelho ou dos mapas ?
Um abraço,
Nelson
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por Angelone »

Se voce tem mais de um mapa instalado no gps, e ambos estao habilitados para uso, pode estar havendo conflito e /ou bloqueio ao banco de dados de um deles.. Sempre deixe somente um mapa habilitado por vez
Pode ser tambem q o banco de dados do mapa esteja corrompido: apague, faça um novo download e reinstale no gps.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por Thundercel »

Você teria uma idéia da minha última dúvida, sobre o buscador não achar nada ? Se é do aparelho ou dos mapas ?
O buscador so vai encontrar o que esta inserido no mapa e exatamente como inserido em texto.

Um caracter diferente do inserido na nomenclatura no mapa não vai ser encontrado o objeto.

lembro também que nem todos os objetos estão inseridos no mapa. Procure verificar se está o objeto inserido empregando o Mapsource/basecamp. Em não estando e somente para o mapa Cocar, procure inserir aquele objeto no mapa voce mesmo editando o mapa OSM.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
zepelim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 29
Registrado em: 28 Fev 2010, 00:00

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por zepelim »

Márcio,
Não é esse caso, se busco 'Rio de Janeiro' ele não encontra. Mesmo quando ele mesmo apresenta sugestões na barrinha, clico na sugestão DELE, e não encontra...
Só encontra se entrar em "lugares de interesse".
Um abraço,
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Moderador
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Dez 2012, 09:29

Re: TrackSource ou Projeto Cocar ??

Mensagem por afmenez »

Na minha experiência, para busca por endereço o melhor é o original mesmo (City Navigator).
Já o Tracksource e o Cocar dependem de os colaboradores já terem mapeado a numeração do local onde tu está procurando, e isso está bem no início ainda.
Eu uso mais o Cocar, e colaboro bastante com informações no mapa. Tanto que no meu bairro e nos locais que mais frequento, a busca por endereço funciona muito bem. Mas quando preciso buscar um endereço em algum lugar novo, muitas vezes acabo mudando para o CNSA antigo que mantenho no aparelho, sempre junto com uma versão recente do Cocar.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.