Testando o COCAR...

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Prezado Márcio,

aconteceram fatos "estranhos", quando dos testes com o COCAR 16-02 e 16-05. Normalmente faço testes com um mapa de cada vez, anotando posteriormente as "ocorrências", a saber:
Utilizei para a versão 02-16, o Nuvi 2565 (acoplado ao painel), a 05-16, o 52, (acoplado no para brisa). O por que dessas versões? Acredito que para o meu uso, nos trajetos rotineiros que realizo, a versão 02-16 estava mais apropriada. As versões 03 e 04, nos percursos usuais estavam iguais à 05.

1) Partindo da rua Noemia Nunes, 530, em direção à rua doutor Nunes, 217, e propositalmente, não entro na rua Firmino Gameleira, como recomendado, ele recalcula para ingressar na rua Professor Plínio Bastos, e não na rua Filomena Nunes que é a mais próxima, e se encontra com a direção correta (OSM). Informo que sem necessidade de qualquer medição, o ingresso na rua Filomena Nunes é bem mais próximo do destino. As últimas versões recomendam o mesmo trajeto ;

2) Partindo da Estrada do Galeão 1545, para a rua Doutor Nunes, 217, ele me remete para o bairro da Penha (05-16). A versão 02-16 fazia o percurso correto, para que eu entrasse na rua Rua Sargento Silva Nunes...No terceiro teste a versão 02-16 "incorporou" a versão 05-16;

3) partindo da rua doutor Nunes em direção ao Norteshopping, não obedecendo a recomendação inicial (ir por dentro), peguei a avenida Brasil para a Linha Amarela. Melhor saída é a 6 (02-16), correto, e a 05-16 me remetia para a saída 5 (primeiro teste); no segundo teste, a 02-16 me remetia para a saída 5 e a 05-16 para a saída 4. No último teste ambas as versões me remetiam para as saídas 5 e 4 , ou seja, a 02-16 "incorporou" a versão 05-16.

Nos testes inciais realizados com um GPS de cada vez, os trajetos eram corretos dentro do que foi definido pelo OSM. Pergunto essa "incorporação" tem a ver com o fato dos GPS estarem posicionados próximos dentro do veículo?
Informo ainda, que com a versão do CN 17-10, os percursos estavam corretos para o meu uso.
Abs,
J.Matos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Thundercel »

1) Partindo da rua Noemia Nunes, 530, em direção à rua doutor Nunes, 217, e propositalmente, não entro na rua Firmino Gameleira, como recomendado, ele recalcula para ingressar na rua Professor Plínio Bastos, e não na rua Filomena Nunes que é a mais próxima, e se encontra com a direção correta (OSM). Informo que sem necessidade de qualquer medição, o ingresso na rua Filomena Nunes é bem mais próximo do destino. As últimas versões recomendam o mesmo trajeto ;
Estando voce selecionado no GPS navegação mais rápida é natural que não ingressando na Firmino Gameleira ele opte para novo percurso entrar na Professor Plinio Bastos porque essa está configurada com classe de via superior a classe configurada para a Filomena Nunes.
Acredito que se alterar a configuração do seu navegador para "caminho mais curto" o roteamento se dará pela Filomena Nunes.
2) Partindo da Estrada do Galeão 1545, para a rua Doutor Nunes, 217, ele me remete para o bairro da Penha (05-16). A versão 02-16 fazia o percurso correto, para que eu entrasse na rua Rua Sargento Silva Nunes...No terceiro teste a versão 02-16 "incorporou" a versão 05-16;
Não compreendi.
Identifico que o roteamento segue até a penha porque, saindo da Ilha, para cruzar a Av Brasil, só existem duas possibilidades: Ponte da Ilha e Penha. Ele opta pela Penha porque pela Ponte da Ilha fará muito mais curvas acentuadas para se chegar ao destino.
Não vejo como entrar na Sargento Silva Nunes porque é uma via de sentido único em direção a Av Brasil. Assim não se pode entrar nela.
3) partindo da rua doutor Nunes em direção ao Norteshopping, não obedecendo a recomendação inicial (ir por dentro), peguei a avenida Brasil para a Linha Amarela. Melhor saída é a 6 (02-16), correto, e a 05-16 me remetia para a saída 5 (primeiro teste); no segundo teste, a 02-16 me remetia para a saída 5 e a 05-16 para a saída 4. No último teste ambas as versões me remetiam para as saídas 5 e 4 , ou seja, a 02-16 "incorporou" a versão 05-16.
Na minha opinião, saindo da Av Brasil, pegando a Linha Amarela com destino ao Norte Shopping, a melhor saída é a 4.
Sempre pego essa saída nesse percurso.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Olá Márcio,

1) Entendi
2) Rua "Sargento Silva Nunes", leia-se, Rua Teixeira Ribeiro
3) A minha preferência é a 6. Já fui pela 4, mas achei um pouco confuso. Tudo é uma questão de preferência.
O que me intriga foi essa inconstância nas saidas para a Linha Amarela: ora, a saida 4, ora, a saída 5 . Pode ser satélites (interrogação). Antesde instalar o win 10, a minha interrogação era o "Alt Gr", agora não é mais. Vou pesquisar....rs.
Abraço.
J.Matos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Thundercel »

Jorge,
compreenda que o navegador segue a configuração estabelecida pelo utilizador, se caminho mais rápido ou mais curto.

Eu não emprego e não recomendo o uso de caminho mais curto, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, porque nessa situação o roteamento desconsidera as vias principais e por vezes pode orientar trajetos por dentro de comunidades perigosas.

Quem define as vias principais é o produtor do mapa e no caso do mapa Cocar, que emprega a base OSM, são os utilizadores que editam o mapa.

Estabelecer via principal dentro de bairro não é uma tarefa facil e é de suma importância que o editor conheça bem a área para poder fazer isso.

A base de dados OSM está em constante evolução com inumeros colaboradores ingressando no projeto e editando o mapa. Por isso é natural que roteamentos empregando o mapa Cocar sejam alterados quando do emprego de nova versão do mapa. Para isso basta que algum editor altere a classificação de alguma via na área.

Muitas vezes um condutor que conhece a área não segue o roteamento sugerido pelo Gps e quando isso ocorre o proprio aparelho recalcula automaticamente a rota para o destino.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Obrigado, Márcio. Entendido.
Abs.
J.Matos
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Olá, Márcio!

Essa ocorrência é bem estranha: partindo da rua doutor Nunes em direção ao Norteshopping, não obedecendo a recomendação inicial (ir por dentro), peguei a avenida Brasil para a Linha Amarela. para mim a melhor saída é a 6, como disse anteriormente. Utilizando a versão 16-07, pela primeira vez, indicou a saída 6. Pensei: - Agora ficou bom. Para minha surpresa na terceira vez que por lá passei indicou a saída 5. Ops! O que houve se a versão é a mesma? Nenhuma atualização/download foi baixada posteriormente. E até o momento, após ter passado diversas vezes por lá a indicação continua sendo a saída 5.
P.S: não tenho certeza se foi antes ou depois da instalação da nova versão, fui ao GarminExpress atualizar o software.

Abs,
J.Matos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Thundercel »

Para minha surpresa na terceira vez que por lá passei indicou a saída 5. Ops! O que houve se a versão é a mesma?
Se a versão do mapa é a mesma deduzo que alguma alteração de software foi feita no aparelho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Márcio,

Claro, eu não sou expert no assunto, mas, por analogia, as atualizações que se fazem através de um up grade em um aplicativo, no meu trabalho, não se permite em hipótese alguma, efeitos colaterais que venham "corromper" ao que foi especificado, para evitarmos um retrabalho. Mas, se há essa possibilidade pela Garmin, acho lamentável, e pode ter sido isso mesmo o resultado dessa mudança. Mesmo assim, vou observar mais atentamente da próxima vez. Obrigado!
Abs.
J.Matos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Thundercel »

Jorge,
não vejo por esse lado.

Um software de navegação não pode ser nivelado dessa forma. Ele trata dados e dos dados aponta para o melhor dentro das configurações ordenadas a ele.

São inumeras condicionantes que entram nesse tratamento para se ter um resultado final que é o roteamento.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Márcio,
devo concluir: que não se pode comparar programas estáticos na sua essência, com programas que possuem uma filosofia dinâmica dentro das suas configurações/condicionantes, para o seu funcionamento.
Entendido, Mestre.
Abs.
J.Matos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Thundercel »

Estive dando uma olhada no mapa e identifico que a Dom helder camera exerce uma grande influencia na região.

Ela é uma importante via, praticamente com longo trecho paralelo a Linha Amarela e classificada no OSM como VIA PRIMARIA.

Trafegando pela Linha amarela com destino ao Norte Shopping é natural que o roteamento analise a classe dessa via Primary e a prefira em detrimento de outras saídas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Eu tenho por hábito, dirigir com dois GPS (2565 e 2659), um com o OSM e o outro com o HERE. É claro, que a maioria das vezes as orientações de direção coincidem. Então posso afirmar que cada um tem as suas condicionantes, em detrenimento de um padrão?
J.Matos
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Olá, Márcio
partindo da rua joão Viana, Rio das Ostras, em direção à rua Araruama, Rio das Ostras, por exemplo, o OSM me direciona para entrar à direita da Rodovia Amaral Peixoto, esquina com a João Viana, para que eu faça o contorno, bem distante, para pegar a pista da direita, ao invés de direcionar à esquerda, atravessando o semáfaro, direcionando para a pista da direita (?)
Abs.
J.Matos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Thundercel »

Olá Jorge,
essa situação ocorria porque não haviam desenhado o acesso a pista sentido oeste da Amaral Peixoto saindo da João Viana.

Incluimos agora.

Veja em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: Testando o COCAR...

Mensagem por Jorge+matos »

Obrigado, Márcio.
J.Matos
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.