Sobre o projeto da Cocar

Forum de Mapas para Garmin
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Ola pessoal

não encontrei no forum muitas informações sobre o projeto da Cocar.

pelo que eu entendi do video do Thundercel, esse projeto está sendo "ligado" ao openStreetMap que é um projeto mundial, é mais ou menos isso?

Uso um aparelho Garmin. Até entao eu estou usando o Tracksource, mas fiquei bastante interessado em começar a utilizar o Cocar. Tenho uma viagem (mais ou menos curta) na proxima semana, sera que seria uma boa usar para testa-lo? (Estou no Rio Grande do Sul)
Ou melhor usar sem "compromisso" (sem viagem planejada, apenas pela cidade etc) antes?

Os POI de alerta de radares etc, funcionam normalmente no Cocar, como nos outros mapas usados no Garmin, imagino que sim né?

Enfim, as pessoas que estão usando Cocar, e usavam Tracksource (ou mesmo CNBr... ou outros), o que acham?

E , curiosidade que tenho, o que vai acontecer com o Tracksource? com a evolução do Cocar (que me pareceu mais abrangente e robusta, principalmente pela interatividade do site do openStreetMap, etc, possibilitando colaborações mais facilmente)... tende a sumir o tracksource?

Obrigado!!!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por Thundercel »

não encontrei no forum muitas informações sobre o projeto da Cocar.
Veja em http://cocardl.com.br
pelo que eu entendi do video do Thundercel, esse projeto está sendo "ligado" ao openStreetMap que é um projeto mundial, é mais ou menos isso?
Sim, o Cocar produz o mapa empregando a base de dados openStreetMap (OSM).
Uso um aparelho Garmin. Até entao eu estou usando o Tracksource, mas fiquei bastante interessado em começar a utilizar o Cocar. Tenho uma viagem (mais ou menos curta) na proxima semana, sera que seria uma boa usar para testa-lo? (Estou no Rio Grande do Sul)
Ou melhor usar sem "compromisso" (sem viagem planejada, apenas pela cidade etc) antes?
Recomendamos que use em qualquer situação, identifique falhas e corrija voce mesmo as falhas identificadas editando o mapa OSM.
Os POI de alerta de radares etc, funcionam normalmente no Cocar, como nos outros mapas usados no Garmin, imagino que sim né?
Sim, os POIs de alerta funcionam em qualquer mapa até porque eles independem do mapa.
Enfim, as pessoas que estão usando Cocar, e usavam Tracksource (ou mesmo CNBr... ou outros), o que acham?
Me simpatizei com o Projeto OSM e por essa razão comecei a empregar o mapa Cocar no Rio de janeiro onde eu residia. Para a cidade do Rio de janeiro, na minha opinião, o mapa Cocar desponta entre seus concorrentes.
Agora estou residindo em Vila Velha - ES e só emprego aqui o mapa Cocar quando tenho a oportunidade de identificar falhas e as corrigir eu mesmo.
E , curiosidade que tenho, o que vai acontecer com o Tracksource? com a evolução do Cocar (que me pareceu mais abrangente e robusta, principalmente pela interatividade do site do openStreetMap, etc, possibilitando colaborações mais facilmente)... tende a sumir o tracksource?
Não diria sumir, mas ser ultrapassado sim. Para navegação no Rio de janeiro já foi ultrapassado.

Finalmente observe que voce, residindo no Sul do Brasil, fica limitado navegar para o Sul porque o mapa Tracksource só lhe leva até a fronteira com o Uruguai. Já como o mapa Cocar pode navegar por toda américa latina uma vez que é disponibilizado o mapa Cocar América do Sul e não somente o mapa Cocar Brasil.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Obrigadão, Marcio

sim, intento usar o mapa, e claro, ir corrigindo os problemas que encontrar.. mas a minha duvida era ainda mais primitiva, por desconhecer (até então) o trabalho feito, não sabia se o mapa está em uso, na minha região, se funcionaria, etc.. mas agora lendo outras coisas, e tbm , pelo que voce comentou da america latina, entendi que está , e no que toca a limitação de Brasil do TRC, é interessante mesmo poder usar fora do país (ponto que eu ja estava estudando como fazer, em viagens que pretendo fazer logo adiante).

Obrigado pelas respostas e comentarios.

Até
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Ola,

retomando esse assunto.

Estive usando (pouco) o mapa do projeto Cocar,

Tenho umas duvidas, e não sei nem onde postar (se não for o local adequado, depois eu posto novamente em outro)

[Link externo oculto para visitantes]

(olhar no link) Na BR 116, onde vai para Nova Petropolis... está pontilhadinho... como se não fosse pavimentada, é isso?
aproximando o zoom, a estrada fica completa (não pontilhada). Estranho, mas tudo bem.

Traçando uma suposta rota de Carlos Barbosa a Gramado, por esse site, dá certo (ele usa esse trecho da 116, mesmo assim, que é o melhor)
[Link externo oculto para visitantes]

Porém, traçando a mesma rota no MapSource, com o Cocar, não dá certo. ele fica louco, procurando uma via alternativa que, eu sei que não é a melhor.
Imagem:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rota_116-jpg

Não consegui achar no MapSource opção de rota de menor distancia, ou melhor estrada, etc...

De repente é algo assim...
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Update:

Para confirmar, instalei o TS Brasil no mesmo PC, abri o mapa que eu tenho com esta rota que fica "errada" com o Cocar, só mudei para o mapa do TS, mandei recalcular a rota, e dai fica certo.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rota_errada-jpg

Ali na imagem, ainda fica destacada a rota em Verde, que é a de Ida (ainda não recalculada), pela estrada errada.
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Moderador
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Dez 2012, 09:29

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por afmenez »

jcosti82 escreveu:Ola,
retomando esse assunto.
Estive usando (pouco) o mapa do projeto Cocar,
Tenho umas duvidas, e não sei nem onde postar (se não for o local adequado, depois eu posto novamente em outro)
Podes postar aqui, no fórum do Cocar-DL http://cocardl.com.br/index.php ou no OSM http://www.openstreetmap.com.br/comunidade/
jcosti82 escreveu: [Link externo oculto para visitantes]

(olhar no link) Na BR 116, onde vai para Nova Petropolis... está pontilhadinho... como se não fosse pavimentada, é isso?
aproximando o zoom, a estrada fica completa (não pontilhada). Estranho, mas tudo bem.
Esse trecho estava marcado como estando em obras (por isso o tracejado), mas agora não está mais. Ainda não deu tempo de serem re-geradas todas as imagens pré-computadas, por isso as diferenças quando é feito o zoom no site. Aguarde alguns dias até que as imagens sejam re-geradas e vais ver tudo sem o tracejado.
jcosti82 escreveu: Traçando uma suposta rota de Carlos Barbosa a Gramado, por esse site, dá certo (ele usa esse trecho da 116, mesmo assim, que é o melhor)
[Link externo oculto para visitantes]

Porém, traçando a mesma rota no MapSource, com o Cocar, não dá certo. ele fica louco, procurando uma via alternativa que, eu sei que não é a melhor.
Imagem:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rota_116-jpg
Meu chute é que a versão do Cocar que tu estás usando foi gerada enquanto esse trecho ainda estava marcado com "em obras", e portanto era não-roteável. Se tu gerares um mapa agora o problema deve estar corrigido (O kit para gerar o mapa está aqui: http://cocardl.com.br/downloads.php?cat=1). Ou aguarde a geração da versão "oficial" de maio, que deve sair na segunda ou terça-feira.
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

"Ainda não deu tempo de serem re-geradas todas as imagens pré-computadas, por isso as diferenças quando é feito o zoom no site."

Entendi, agora está tudo explicado :) As imagens mais detalhadas ja estão ok, mas as mais "altas" não.
Essa foi a minha maior duvida, na verdade, pois vi que a estrada estava Ok (aproximando), mas tracejada na visão mais alta.

Nesse caso, ponto positivo para o cocar , afinal, no momento em que estaria em obras, realmente essa rota alternativa poderia ser desejável. (embora eu ainda faria o trajeto de outra forma). Mais interativo (comparando com o TS, no caso).

(só pensando) Então presumo que a rota (que o mapSource usou) deve ter sido gerada com base na imagem mais alta do Open Street Map

Vou viajar amanhã, agora não vai dar tempo de mexer no kit, talvez no final do dia sobre um tempo, daí eu mexo, senão vou pegar em maio.

Nâo tava ligado na possibilidade de gerar o mapa mais atual possivel, vou ter isso planejado para fazer nas proximas.

Muito obrigado pelo esclarecimento !!
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

ps.: mas então, "na duvida" se é um problema do mapa ou uma situação momentanea realmente esperada, devo tentar traçar a rota no site openstreet, como eu fiz, para verificar?
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Moderador
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Dez 2012, 09:29

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por afmenez »

É um pouco mais complicado do que isso. Existe um banco de dados do OSM, que tem os dados mais atualizados. Esse banco de dados é a fonte dos dados para o site do OSM, para o Cocar, e para dezenas de outros consumidores. Mas todos esses consumidores atualizam seus dados em períodos diferentes (a cada 24h para o mapa do site do OSM, mensal para o mapa "oficial" do cocar). O roteamento do site OSM é feito por um outro site, o OSRM, que acredito que atualiza uma vez por semana. Então mesmo que tu atualizes um determinado ponto do mapa, ele vai demorar um tempo até aparecer nos clientes. No caso do Cocar, a fonte de dados que usamos atualiza também a cada 24h, então é preciso esperar pelo menos esse tempo antes de gerar o teu próprio mapa com o kit. O procedimento que eu uso quando vou para um lugar novo é testar a rota no site do OSM uma semana antes, fazer as correções se necessárias, e gerar um novo mapa um ou dois dias antes da viagem.

Note que esse tempo de propagação faz com que sejam inúteis alterações de bloqueios muito rápidos, tipo uma rua bloqueada dois dias para um conserto. Só vale a pena colocar no mapa bloqueios prolongados, como as "obras da copa" aqui em PoA que estão em andamento desde 2012. :oops:
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

afmenez escreveu:É um pouco mais complicado do que isso. Existe um banco de dados do OSM, que tem os dados mais atualizados. Esse banco de dados é a fonte dos dados para o site do OSM, para o Cocar, e para dezenas de outros consumidores. Mas todos esses consumidores atualizam seus dados em períodos diferentes (a cada 24h para o mapa do site do OSM, mensal para o mapa "oficial" do cocar). O roteamento do site OSM é feito por um outro site, o OSRM, que acredito que atualiza uma vez por semana. Então mesmo que tu atualize um determinado ponto do mapa, ele vai demorar um tempo até aparecer nos clientes. No caso do Cocar, a fonte de dados que usamos atualiza também a cada 24h, então é preciso esperar pelo menos esse tempo antes de gerar o teu próprio mapa com o kit. O procedimento que uso quando vou para um lugar novo é testar a rota no site do OSM uma semana antes, fazer as correções se necessárias, e gerar um novo mapa um ou dois dias antes da viagem.

Note que esse tempo de propagação faz com que sejam inúteis alterações de bloqueios muito rápidos, tipo uma rua bloqueada dois dias para um conserto. Só vale a pena colocar no mapa bloqueios prolongados, como as "obras da copa" aqui em PoA que estã em andamento desde 2012. :oops:
Tudo entendido!

Sim, as obras prolongadas como as pra "copa de 2014" que ainda não estão prontas.... :oops: :oops: :oops: :x :x

E como esta de Nova Petropolis, que ia demorar bastante tambe... entendi.
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Dando um retorno aqui .

tinha esquecido de escrever...

O "problema" que tinha no meu trajeto era realmente um trecho da pista interrompido.. inclusive quando passei por la, estava liberado, mas ainda estava em obras (meia pista).

Agora que vou mexer no kit (não viajei mais de carro, depois dessa ocasião).
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Opa, tudo bem

baixei o Kit , mas e agora? nao achei instruções.. valeu!
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Moderador
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Dez 2012, 09:29

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por afmenez »

Olá,

Se baixaste o kit Brasil ou America do Sul, as instruções estão aqui: http://cocardl.com.br/viewtopic.php?f=70&t=339
Se baixaste o kit estadual, dá um pouco mais de trabalho, siga este guia: http://cocardl.com.br/viewtopic.php?f=70&t=350
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

Ola, blz!! show de bola, tinha baixado um estadual mesmo, mas fui pro da AL

deu certo a principio.. (me achei nos procedimentos)

porém, no final deu:
!define: "MUI_INSERT_NSISCONF"=""

Can't open script "CRSA\CRSA.nsi"
HOUVE UM PROBLEMA: CocarSA.exe não foi compilado.


" Crie no drive C do seu PC uma pasta e a nomeie como CocarBR;"
- Eu não segui a risca essa instrução. Não coloquei no drive C:\, e a pasta ficou com outro nome. Sera que tem problema isso?

Valeu
jcosti82
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:45

Re: Sobre o projeto da Cocar

Mensagem por jcosti82 »

antes, tbm deu outras mensagens

""Cortando dados que possam estar fora do poly (limite) da America do Sul..."
1 arquivo(s) movido(s).
Convertendo mapa-base da AmÚrica do Sul para o5m...
Extraindo limites administrativos para geraþÒo do Ýndice...
Convertendo limites para OSM para permitir conferÛncia no JOSM...
Preprocessamento dos limites administrativos...
Error occurred during initialization of VM
Could not reserve enough space for 4096000KB object heap
Quadriculando CR-SA...
Error occurred during initialization of VM
Could not reserve enough space for 4096000KB object heap
"Compilando CR-SA... mkgmap versão: -r3676 e splitter versão: -r437"
"aguarde varios minutos... Dependendo da maquina pode demorar ate 60 minutos."
Error occurred during initialization of VM
Could not reserve enough space for 4096000KB object heap
'--family-name' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
'--overview-mapname' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
'--bounds' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
HOUVE UM PROBLEMA: gmapsupp.img não foi compilado.
1 arquivo(s) copiado(s).
1 arquivo(s) copiado(s).
1 arquivo(s) copiado(s).
1 arquivo(s) copiado(s).
Error occurred during initialization of VM
Could not reserve enough space for 4096000KB object heap
'Could' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
MakeNSIS v2.46 - Copyright 1995-2009 Contributors
See the file COPYING for license details.
Credits can be found in the Users Manual."
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.