GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Marcelo B
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2016, 18:03

GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Marcelo B »

Prezados,

Preciso muito da ajuda urgente dos colegas do site. Tenho um Garmin NUVI 2659 com o mapa Brasil de fábrica e o mapa dos EUA comprado no site da Garmin instalados na memória do aparelho.

Vou viajar para a Europa esta semana e comprei o mapa de todo o continente europeu no site da Garmin. Como o mapa é grande precisei baixá-lo para o cartão SD do aparelho, pois o arquivo deste mapa é muito grande para a memória interna que já está cheia (aproximadamente 2,5 GB).

Ocorre que após baixar o mapa, quando eu ligo o aparelho vem uma mensagem "Não é possível desbloquear o mapa", apesar de ser um mapa original.

Já troquei o cartão SD e baixei novamente o mapa no site, mas o problema continua. Mandei mensagem para a Garmin, mas eles não me responderam até o momento e eu viajo na quinta-feira!

Li no fórum que o problema está no arquivo .UNL, mas a solução que foi dada pelo colega Thundercel envolve a alteração do arquivo .UNL, porém não ficou claro como fazer.

Estou angustiado pois paguei uma grana no mapa (U$ 100,00) e agora não consigo utilizá-lo e a minha viagem está muito próxima.

Conto com a ajuda dos colegas!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Thundercel »

Marcelo,
até onde sei, quando um mapa original é instalado no SD card, junto com o arquivo gmapprom.img tem dois arquivos de mesmo nome, mas com extensões UNL e GMA.

Verifique isso.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Marcelo B
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2016, 18:03

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Marcelo B »

Thundercel,

Os dois arquivos (.unl e .gma) foram baixados para o cartão SD, junto com o arquivo do mapa (.img) diretamente do site da Garmin, porém o GPS apresenta a mensagem que "não foi possível desbloquear os mapas" quando eu ligo o aparelho. Então apenas os mapas anteriores são enxergados no aparelho (o do Brasil e dos EUA), ambos instalados na memória interna do aparelho. O mapa da Europa que está no SD não é "visto".
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Thundercel »

No Sd card, em que pasta se encontram esses arquivos baixados?

Se possivel tire um print da estrutura de pastas e arquivos do Sd card e poste aqui.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Marcelo B
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2016, 18:03

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Marcelo B »

Prezado,

Segue a estrutura dos arquivos no cartão. Porém o cartão SD eu formatei para isto. Ou seja, não há nada mais no cartão a não ser os 3 arquivos baixados da Garmin.
estrutura SD GPS 1.png
estrutura SD GPS 2.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcelo B
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2016, 18:03

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Marcelo B »

Thunder,

Eu imagino que o problema seja semelhante a solução que você deu neste outro caso:

http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?t=4170

Mas você não falou o que foi feito no arquivo .UNL naquela ocasião.

O problema que eu estou vivenciando parece-me igual.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Thundercel »

Faça um teste transferindo os arquivos GMA e UNL para a pasta .system da memoria interna do aparelho deixando tão somente o arquivo IMG na pasta Map do SD card.

Se não der certo tentarei lhe ajudar por voz e pelo skype. Estarei lhe enviando meu contato por mensagem privada.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Angelone »

Permitam-me a intromissão com uma pequena sugestão: crie uma pasta Garmin no cartão SD, nao se preocupe de deixa-la vazia. Pode ocorrer do sistema nao reconhecer o cartão por ele nao ter nenhuma a pasta garmin (mera suposiçao). Antes de criar essa pasta, tente colocar qualquer mapa desbloqueado (como os gratuitos Tracksource ou Cocar) para ver se sao reconhecidos. Se nao forem talvez a minha sugestão tenha sentido. Outra possibilidade é o cartao nao ser 100% compativel, principalmente de for de capacidade muito elevada ou padroes de velocidade alta e muito recentes como os SDxc UHS- I II.. Enfim, sao medidas fáceis de conferir..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Marcelo B
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Fev 2016, 18:03

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Marcelo B »

Prezados,

Consegui resolver o problema, graças as dicas dos colegas. Primeiramente gostaria de agradecer ao Thundercel e ao Angelone por se disporem a me auxiliar em pleno carnaval!

Vejam que agora o GPS está apresentando todos os mapas instalados: (Configurações / Mapa e veículo / Meus mapas)
gps_mapasinstalados.jpg
Para contribuir com o site, gostaria de tentar explicar com bastante detalhes qual foi a solução que obtive.

Meu erro inicial foi acreditar que as ações que havia feito anteriormente já haviam "eliminado" algumas das possíveis falhas.

Eu havia feito o download do arquivo três vezes e também já havia trocado o cartão SD que utilizara na primeira vez. Logo, achei que estes possíveis problemas já estavam "eliminados". Ao ler os conselhos do Angelone, resolvi fazer mais uma tentativa de baixar o mapa do site da Garmin, usando um terceiro cartão SD um pouco mais antigo.

Os dois cartões anteriores que eu utilizei eram de 8GB e tentei agora com um de 4GB, para ver se daria certo.

Outra coisa que eu alterei no processo foi a forma como eu fazia o download. Antes eu estava realizando o download do meu laptop, ligado a minha rede por WiFi. Ocorre que o processo de download é muito lento e tive um "click" ontem a noite e resolvi tentar esta vez do meu desktop ligado diretamente ao meu modem da NET por cabo LAN.

O download do site da Garmin é lento em ambos os casos, mas o problema estava justamente ai. Quando você realiza o download o site da Garmin utiliza um plug-in (Garmin Communicator) que controla a transferência do arquivo. Ao iniciar o processo de transferência este Garmin Communicator checa o espaço disponível e no meu caso informava que não havia espaço disponível na memória interna do aparelho, e apresentava a opção de baixar para o cartão SD.

Ate aí tudo lindo. Vinha então uma tela de progresso que mostrava o download acontecendo, porém era tão lento que se tornava impossível acompanhar. Depois de horas, eu vi no navegador que a tela apresentava a informação de transferência concluída e pronto... lá estavam os arquivos do mapa no cartão SD. O problema é que não funcionavam.

A grande sacada é que não há no site da Garmin a informação do tamanho dos arquivos de mapa que você está baixando. Quando eu baixei das primeiras vezes e vi a mensagem de que a transferência estava concluída, achei que o plugin havia feito um check no arquivo baixado, porém isto não ocorre. Os arquivos .img que eu havia baixado antes estavam com o tamanho de 2,5 GB aproximadamente. O arquivo que baixou desta última vez tem o tamanho de 3,5 GB aproximadamente!!

Vejam a diferença:
mapa europa ruim.jpg
Mapa correto:
mapa europa ok.jpg
Como o "bendito" site da Garmin não informa o tamanho do arquivo que você está baixando, eu fiquei sem parâmetros para confirmar se o arquivo que eu tinha baixado estava ok ou não. E para complicar a mensagem do plug-in informando que o a transferência havia sido concluída com sucesso me deixava com a falsa sensação de que o arquivo estava ok, quando não estava. Somente quando fiz o download diretamente do LAN (sem usar o WiFi) é que eu consegui o arquivo completo!

Para tirar uma última dúvida, fiz mais uma experiência. Formatei o cartão que eu estava usando antes (de 8GB) e copiei o mapa para ele. Como todos que leram este longo post até aqui podem suspeitar: deu certo. Ou seja, não havia nada de errado com o cartão SD.

Para terminar gostaria de deixar apenas mais uma dica, pois o neófito aqui apanhou bastante. Não tem nada a ver com o problema relatado, mas fez parte das minhas pesquisas até aqui. Quando o Thundercel me falou para colocar os arquivos .UNL e .GMA na pasta .Sytem do aparelho, eu já havia apanhado muito para enxergar esta pasta.

Observei que em vários lugares, fala-se apenas de que é necessário ir no gerenciador de arquivos do windows e habilitar a opção mostrar pastas e arquivos ocultos (Gerenciador de Arquivos / Exibir / Opções / Alterar opções de pasta e pesquisa / Mostrar arquivos e pastas ocultas).

Em outros lugares já se recomenda mais uma passo (também necessário) que é desmarcar a opção "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional".

Acontece que eu fazia isto tudo, mas mesmo assim a pasta .System não ficava visível. Custei muito até encontrar um site que explicava mais ou menos o pulo do gato. Nestes modelos de GPS da Garmin é necessário também habilitar a opção de "Mass Store" para que seja possível ver a pasta. Como eu sofri até descobrir isto!!

Pensando nisto, ai vai um passo a passo para quem precisar:

1) Entrar na opção "Diagnostics Page" do GPS. Para isto clique no ícone de volume na página inicial e depois clique no canto superior direito da página de volume por uns 30 segundos.
pagina inicial do GPS.jpg
tela de volume.jpg
2) Escolher a opção "Configurantion and Settings"
diagnostics page.jpg
3) Escolher a opção "MTP Settings" e 4) Marcar a opção "Mass Storage" e salvar.
mtp settings.jpg
Pronto! Agora unindo as configurações feitas no Windows Explorer (ver arquivos ocultos e ver arquivos do sistema) com esta opção é possível finalmente ver a pasta .System.

Galera, mais uma vez obrigado pela ajuda de vocês. Vou amanhã para minhas férias mais tranquilo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN NUVI 2659 não desbloqueia mapa original

Mensagem por Thundercel »

Marcelo B,
ficamos satisfeitos por ter resolvido o problema e agradecemos o feedback da solução encontrada, compartilhando o conhecimento adquirido com a comunidade.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.