Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Forum de Mapas para Garmin
henricocarioca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:14

Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por henricocarioca »

Boa Tarde a todos!!!

Bem, eu comprei um Garmin 55 LM no Walmart em Miami. Já fiz os procedimentos de baixar o Tracksource e o Cocar e nada (criar a tal pasta garmin, renomear para .img, com e sem o SD no GPS). Não consigo por nada nesse planeta que esse GPS reproduza mapas do Brasil. Está sendo dinheiro mais perdido do ano pra mim.

Imploro ajuda!!! Adiciono no Skype até pq todos dizem que conseguem, menos eu. A mensagem de "Não é possível debloquear mapas" é frustrante. Enfim, alguma luz ou é lixeira?

Obrigado a todos envolvidos!!!
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por seggia »

Caro henricocarioca
embora nunca tenha colocado minhas mãos num gps deste modelo, tenho lido que a Garmin criou um sistema de identificar os mapas colocados dentro do gps e , se não forem originais, não funcionam.
Pelo que entendi só o Garmin original e o autoguia funcionariam.
Naturalmente a ideia deles e obrigar-nos comprar os mapas originais.
Os modelos mais antigos como os 3 que tenho não tem este problema. Resolvi não comprar nenhum novo e nem atualizar o firmware para impedir esta prática que considero muito desagradável.
Tente com um deles e veja se da certo. Lembre-se que os pirateados não vão funcionar mesmo sendo o navigator da garmin, por exemplo.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
jpgon

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por jpgon »

henricocarioca,
boa tarde

Vamos verificar se os mapas que voce baixou para o seu computador, descompactou, renomeou corretamente e depois disso gravou no cartão de memoria estão visíveis pelo sistema operacional do seu navegador.
Para isso voce precisa preparar o seu cartão de memória (verificar se a formatação do mesmo está correta= vem de fábrica em FAT32 e deve ser mantida, pois o SO do navegador somente lê nesta formatação), criar uma pasta na raiz do cartão de memoria com o nome Map, e dentro dela gravar os dois(2) mapas gratuitos.
Estes mapas podem ser o TRC (tracksource) e o Cocar.
Estes mapas devem estar renomeados de gmapsupp.img para TRC_ago2015.img e Cocar_ago2015.img
Isto poderá ser feito mais rápido estando o cartão de memória instalado no leitor de cartões do seu próprio computador.
Depois de feito este procedimento, remova o cartão procedendo com as instruções de modo seguro.
Para instalaçao no seu navegador, verifique se o mesmo está desligado, e não no modo standby.
Instale o cartão observando o posicionamento correto dos contatos dourados.
Ligue após o procedimento, e depois vá em configurações, e verifique se o navegador está mostrando quais os mapas estão instalados.
Marque somente um dos mapas novos do Brasil (não deve haver mais de um mapa de um mesmo pais ativo).
Volte para a tela de início.
Feito, vamos verificar o resultado do mapa mostrado na tela
Reporte se deu certo
Abs
henricocarioca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:14

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por henricocarioca »

BoaNoite, seggia e jpgon!

Desde já agradeço e muito. Porém, ainda continua aparecendo a mensagem: "Não é possível desbloquear mapas."

Parece que tem algo bloqueando e não tenho ideia de como desbloquear.

Conhecem alguém que tenha sofrido isso também e se conseguiu se safar?

Obrigado!
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por seggia »

Vc tem algum mapa original da Garmin dentro do gps? Aquele que veio nele?
Se a resposta for sim. Deixe apenas este mapa no gps. Apague aqueles que vc colocou. Agora compre um cartão micro sd e crie as pastas Garmin e Map na raiz do cartão. Coloque o mapa para teste dentro da pasta mapa com qualquernome.img .Ou seja vc pode escolher o nome que quiser desde que mantenha a extensão .img após o nome escolhido para o mapa.
Teste 1- ligue o gps sem o cartão. Veja se ele reconhece o mapa original que veio com o gps. Caso sim passe para o teste 2.
Teste2- coloque o cartão com o gps desligado. Ligue o gps e veja se ele aceita o mapa aparecendo na lista de mapas possíveis.
teste3- Crie no SD Card uma pasta de nome Garmin... dentro dela copie o mapa com o nome gmapsupp e teste"
Utilize os mapas gratuitos: OSM., Cocar, Tracsource para os testes. Os mapas piratas da Garmin ou autoguia não funcionarão.

Dê noticias do que ocorreu.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
henricocarioca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:14

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por henricocarioca »

Eu tentei com Tracksource e Cocar. O teste 3 já não havia funcionado.

Se eu clicar em "Atualizar mapas" será para atualizar o mapa da Garmin que veio pelo que aparece.

Ainda ferrado...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
jpgon

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por jpgon »

henricocarioca,
Boa noite.

Voce tem a nota fiscal da compra do seu navegador GPS Garmin nüvi 55LM?
Motivo: a opção LM lhe dá o direito de atualização gratuita dos mapas do país de origem da compra, no seu caso USA.
Este mapa que aparece na sua postagem está desatualizado, pois o mais atual é a versão 2016.20
Voce tem o programa gratuito GarminExpress instalado em seu computador?
Caso positivo, conectar o seu navegador ao seu computador e acione o programa. Espere que o mesmo reconheça o seu navegador, e verifique as atualizações disponíveis.
Acredito que ele indicará a atualização do mapa, e alguma coisa a mais disponíveis.
Faça este teste e reporte os resultados por aqui.
Abs
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por Thundercel »

henricocarioca,

criamos um tópico exclusivo para tratar do seu problema.

Além do citado pelo jpgon, o que cita você nos induz a imaginar que o mapa City Navigator North América que se encontra em seu aparelho é original, mas não tem o arquivo UNL de desbloqueio dele.

Antes de mais nada, e para que essa mensagem de mapa bloqueado saia, sugiro que conecte seu aparelho na USB do PC e retire da pasta .system dele o arquivo gmapprom.img
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por Angelone »

henricocarioca escreveu:Boa Tarde a todos!!!

Bem, eu comprei um Garmin 55 LM no Walmart em Miami. Já fiz os procedimentos de baixar o Tracksource e o Cocar e nada (criar a tal pasta garmin, renomear para .img, com e sem o SD no GPS). Não consigo por nada nesse planeta que esse GPS reproduza mapas do Brasil. Está sendo dinheiro mais perdido do ano pra mim.

Imploro ajuda!!! Adiciono no Skype até pq todos dizem que conseguem, menos eu. A mensagem de "Não é possível debloquear mapas" é frustrante. Enfim, alguma luz ou é lixeira?

Obrigado a todos envolvidos!!!

Pela imagem que vc postou o gps só identifica o CNNA e nem sinal do Cocar ou TRC. O aviso do gps, de nao conseguir desbloquear mapa, refere-se ou ao CNNA da imagem ou outro City Navigator. A causa pode ser a falta dos arquivos unl no caso do CNNA ou a assinatura digital do mapa nao conferir no caso de um City Navigator "desbloqueado", i.e, pirata. Nesse caso é uma trava que a Garmin implementou no firmware dessa série de gps, entretanto, por motivos desconhecidos, tais travas foram removidas nas versoes de firmware recentes nos modelos 5x, 6x. Então, a primeira medida que voce deve tomar é fazer todas as atualizaçoes disponíveis pelo Garmin Express. No caso dos mapas "desbloqueados" deve resolver.
Em relaçao aos 2 outros mapas do Brasil, Cocar e TRC, a causa do problema deve ser outra. Pelo que li, vc renomeou o arquivo para .img. Ocorre que o arquivo que voce baixa da internet vem comprimido, zipado, e antes de qualquer coisa tem que ser descomprimido. Se simplesmente voce renomear para qqnome.img nao vai ser reconhecido pelo gps, exatamente como mostra a imagem postada anteriormente. Supondo que vc descomprimiu e renomeou corretamente, voce pode ter colocado no local errado. Esses mapas (com terminaçao img e qq nome) devem ficar na pasta Map da memória interna do gps ou na pasta de mesmo nome no cartão SD (se permanecerem com o nome gmapsupp. img pode gerar conflito com o mapa originalmente instalado) . Caso nao tenha a pasta Map crie uma.
Observadas todas essas possibilidades, os mapas deverão ser reconhecidos pelo gps.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por tadferreira »

Aproveite antes de fazer as alterações e atualizações faca um Backup completo de seu aparelhos.
Habilite o GPS para modos Mass Storage através do Diagnostic page.
Depois faça seu pc mostra arquivos ocultos e os protegidos pelo sistema e então faça o Backup de todas as pastas e itens.

Após fazer todo o Backup siga as instruções do colega Thundercel e do colega Angelone após as atualizações feitas através do programa Garmin Express sem nenhum outro mapa além do atualizado que provavelmente será o CNNA2016.20 ligue seu GPS e veja se a msg de impossível desbloquear desaparece.

Para aí então seguir os conselhos do colega Seggia de cria as pastas e colocar os arquivos .img dentro da mesma.

Todos da equipe estaremos a disposição para lhe ajudar.
Avatar do usuário
Henriquee G Correa
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Out 2011, 10:21

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por Henriquee G Correa »

Colegas
Tenho a impressão de que está havendo um engano no mapa, possuo um 50LM - USA e a última atualização disponibilizada pela Garmin, em 25 Mai, pelo Garmin Express é o CNNA 2016.10. Penso que é único para todos os modelos Garmin.
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
henricocarioca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:14

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por henricocarioca »

Bom dia a todos envolvidos pela causa!!! Obrigado por tudo, de verdade mesmo!!!

Vamos lá...

1 - Fiz as atualizações e agora meu CNNA é 2016.10, como todos disseram.
2 - Fiz o tadferreira disse sobre Habilitar o GPS para modos Mass Storage através do Diagnostic page.
3- Tentei retirar o arquivo gmapprom.img que o Thundercel mencionou, mas na pasta .System não há gmapprom.img, existem as pastas: Diag (arquivos: mmp_etb_T.bin e mmp_loc_T), GPS ( pasta: nonvol com os arquivos: nvram_nonvol_1.bin e nvram_nonvol_2.bin) e SQLite (com arquivos: .bckup, settings, quick search, recent search e outros).
4 - Em relação ao que o Angelone disse, eu já havia descompactado, renomeado e criado as devidas pastas.

Pelo jeito agora é fazer aparecer o arquivo gmapprom.img que o Thundercel mencionou e retirá-lo. Só não sei como fazê-lo.

Obrigado e fico no aguardo!!!
jpgon

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por jpgon »

henricocarioca,
bom dia.

Se voce fez a atualização de mapa, não é necessário remover o arquivo gmapprom.img pois o mesmo é o mapa original 2016.10 que voce acaba de atualizar na memoria interna do seu navegador.
Cuidado portanto.
A recomendação do Thundercel era para a situação antes da atualização do mapa original.
Em mymaps verifique quantos mapas voce tem atualmente.
Abs
henricocarioca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:14

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por henricocarioca »

Galera!!!

Só tenho a agradecer a todos, principalmente ao Thundercel que viu o quanto eu não sabia de tudo...rs

Eu estava procurando a pasta .System no E e não no D.

Agora tenho um GPS e que funciona no Brasil!!!

Última questão: Para mapas de outros países é o mesmo procedimento? Ou é só incluir na pasta "Map" ?

Obrigado de verdade!!!
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin 55 LM - Mapa Bloqueado

Mensagem por tadferreira »

Que bom que conseguiu.
Os Próximos mapas desbloqueados basta inseri-los dentro da pasta Map.
Assim como os POI(.gpi) dentro da pasta de mesmo nome. Os do Brasil você pode baixar gratuitamente na seção download do Fórum.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.