Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Forum de Mapas para Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu:Angelone, já havia pesquisado e instalado alguns programas conversores, mas não obtive sucesso na conversão para JNX.
Hoje, além de outros, também Instalei o Global Mapper 17 para ver as funcionalidades e tem a opção em: "File/Export/Export Raster/Image Format", mas só é possível converter na versão paga.
Seria possível o colega converter apenas um único arquivo pra mim em JNX para que eu postar testar no GPS e ver se dar certo? eu poderia disponibilizar o arquivo em nuvem (Google Drive, One drive, Box, Dropbox ou Mega), se for possível.
Att,
Converto sim.. Me passe o link do mega via MP..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Muhhamed
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Dez 2013, 09:40

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Muhhamed »

Boa tarde Angelone,

Primeiramente parabéns pela sua constante disponibilidade e paciência em ajudar as pessoas com o seus posts sempre bem detalhados.

Estou querendo georreferenciar imagens no meu Etrex 30, e achei esse Tópico, fiz a leitura atenta e em seguida parti para a prática, e de cara me deparei com o seguinte problema. Não seu se antigamente era possível baixar o firmware no site da Garmin, fato é, que agora através do webuptader o próprio aplicativo da garmin, faz a atualização do firmware diretamente sem me possibilitar baixar o arquivo.

Assim a minha pergunta é: Como faço para conseguir baixar o arquivo firmware para minha pasta, de forma a conseguir aplicar a modificação através do patch?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Você pode baixar de um repositório de fw Garmin como esse[Link externo oculto para visitantes] ou usando o Webupdater selecionando a opção para reinstalar o firmware, caso tenha instalada a mesma versão. Aguarde o download terminar e não desconecte o cabo USB (para impedir a reinicialização do gps). Então procure na pasta .System o arquivo gupdate.gcd, q é o firmware, para aplicar o patcher, mantendo o mesmo nome do arquivo. Terminada essas etapas, ao reinicializar o gps o fw patcheado será instalado..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Muhhamed
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Dez 2013, 09:40

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Muhhamed »

Obrigado Angelone, vou tentar fazer aqui.
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por rascher »

Olá pessoal !

Criei uma conta e quero participar dos testes !

Acabei de comprar um Oregon 650.

Como esta a questão de enviar mapas satélites para o GPS atualmente ? testei enviar JNX mas diz que é inválido. Não tenho muita coragem de aplicar um patch desses no GPS que botei as mãos hoje rsrsrs

Se tiver novas formas de faze-lo gostaria muito de saber !

Abraço pessoal
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por rascher »

apliquei o patch com o C na mão !!! rsrsrssrsr

Deu tudo certo....

E agora como eu adiciono os mapas satélites ?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Primeiro vc tem que converter os mapas raster (fotos de satélite ou escaneados) no formato jnx. Para tanto existem alguns programas como o Sasplanet (acho o mais fácil), OKmap e Global Mapper (mais profissional). Sugiro dar uma boa olhada no site do desenvolvedor do patcher, lá vc encontra links e informaçoes super uteis sobre esses programas e complementares.

[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por rascher »

Angelone escreveu:Primeiro vc tem que converter os mapas raster (fotos de satélite ou escaneados) no formato jnx. Para tanto existem alguns programas como o Sasplanet (acho o mais fácil), OKmap e Global Mapper (mais profissional). Sugiro dar uma boa olhada no site do Alex Whiter, o desenvolvedor do patcher do fw, lá vc encontra links e informaçoes super uteis sobre esses programas e complementares.

[Link externo oculto para visitantes]

Olá Angelone !

Eu consegui usando o Terra Incognita ! Mas a qualidade do mapa satélite é EXTREMAMENTE HORRÍVEL ! não da para distinguir nada quase !!

Com o SasPlanet eu gerei o arquivo mandei para o GPS mas não aparece na lista ! Só usando o Terra Incognita que o mapa apareceu na lista !

Como faço para ter os mapas com qualidade ?

No SasPlanet tem muitos parâmetros para modificar, acredito que tenha que configurar alguma coisa antes de gerar o JNX pelo SasPlanet
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por rascher »

Estou tentando usar o SasPlanet na minha cidade (Cuiabá), porém em boa parte dela em proximidade de 100M, 50M da essa mensagem -( tile is recognized as empty SasPlanet) e (Google Maps - Download error, satus code 503. O download da erro infinitamente e nunca termina.

Alguma luz pra resolver isso ?

Obrigado pessoal
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Faz bastante tempo que nao mexo com esses programas e parece que muita coisa mudou, sendo a principal delas bloqueios de acesso aos servidores da Google, principalmente de imagens de satélite. Baixei e instalei a ultima versao do Terra Incógnita e tive o mesmo problema que voce, por enquanto nao encontrei a soluçao (que deve ser um redicionamento para um site alternativo depositário de imagens do Google). Sei que existe porque o mesmo problema ocorre com MOBAC (Mobile Atlas Creator) que foi proibido pela Google (entre outros) de acessar suas imagens de satélite, mas frequentemente apareciam na net configuraçao alternativa para acessa-la. O Mobac grava jnx em vários níveis e com programas auxiliares permite uma excelente qualidade dos jnx, funciona ok até a versão 1.9 beta 1 e anteriores, no final segue um tutorial sobre ele. Na falta das imagens do Google Earth configure para as do Bing (Microsoft Virtual Earth) que deve resolver, tem boa resoluçao também. A mesma opçao pode ser tentada no Terra Incognita e Sas.Planet. Desse tem um tutorial geral em portugues aqui:
http://www.processamentodigital.com.br/ ... ayers1.pdf.
Na medida que tiver tempo vou pesquisar sobre o assunto, mas nao deixe de comentar o seu progresso na soluçao do problema.
abs

Mobac:
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por rascher »

Angelone,

Tem como aumentar a velocidade de download no SasPlanet ?

Ele vaixa as imagens a 10 kb/s LENTO DEMAIS
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por rascher »

Olá o forum está funcionando ?

Alguém pode me ajudar por favor ?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

rascher escreveu:Angelone,

Tem como aumentar a velocidade de download no SasPlanet ?

Ele vaixa as imagens a 10 kb/s LENTO DEMAIS
Então, aqui a velocidade esta normal. É bem provável que seja algum problema localizado do servidor..
Quanto as outras questoes que voce colocou no outro forum posso responder na medida do possivel, mas dou preferencia em responder por aqui.. Assim, caso nao respondam por lá, poste no GPSinfo..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa noite!
Amigos, passando aqui mais uma vez para pedir ajuda sobre como instalar o patcher no meu Oregon 650, eu decidi fazer a instalação, mas não estou entendo muito bem, já li os post novamente e confesso que não compreendi a sequência dos procedimentos. O colega Angelone ou o Rascher poderiam me ajudar? Acho que vou precisar de um passo-a-passo, rs.
Grato,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu:Boa noite!
Amigos, passando aqui mais uma vez para pedir ajuda sobre como instalar o patcher no meu Oregon 650, eu decidi fazer a instalação, mas não estou entendo muito bem, já li os post novamente e confesso que não compreendi a sequência dos procedimentos. O colega Angelone ou o Rascher poderiam me ajudar? Acho que vou precisar de um passo-a-passo, rs.
Grato,
Voce conferiu bem os links indicados no meu post do dia 8 julho de 2015, da pagina 1 desse tópico? Nos links tem a indicaçao patcher e como usa-lo. Para aplicar no seu firmware vc tem que baixa-lo primeiramente, ou diretamente pelo webupdater (ele vira na forma do arquivo gupdate.gcd) ou de algum site depositário de firmwares garmin. Via webupdater é mais seguro, o único cuidado é ao terminar de fazer o download nao desconectar da usb nem reiniciar o gps, pois senao o firmware será instalado no aparelho automaticamente. Antes, ele tem que ser movido para uma pasta qualquer do PC para de aplicar o patcher para posteriormente ser copiado para a pasta Garmin para ser instalado pelo sistema. Se nao conseguir, explicite o que nao entendeu..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.